Governamental/Legal Motos Trânsito

Não é mais necessária a habitação para pilotar ciclomotores de 50 cm3

shineray-50

A 5ª Vara de Justiça Federal de Pernambuco suspendeu a obrigatoriedade de porte de ACC (Autorização para Condução de Ciclomotores) para veículos de até 50 cm3.

A suspensão é válida para todo o país, mas a decisão preliminar ainda cabe recurso. A obrigatoriedade era estipulada pela Resolução 168/04 do Contran. Além da AAC, os usuários podiam também portar a CNH.

Já o Denatran, ainda não confirmou o recebimento da notificação e só vai se pronunciar depois de ocorrido. A suspensão foi motivada por uma ação da Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (ANUC).

No entanto, licenciamento e emplacamento continuam valendo em todo o território nacional, já que a ação civil pública foi motivada apenas para eliminar a exigência da ACC ou CNH para condução de ciclomotores.

A justiça pernambucana entendeu que não há regulamentação para obtenção da ACC e que, devido a baixa potência e às características do veículo, se torna desnecessário o porte de habitação para condução do mesmo. A União tem 48 horas após o recebimento para recorrer.

[Fonte: G1]





  • everton nogueira

    Não concordo, acho que este VEÍCULO também pode atropelar e matar de acordo com a velocidade que ele possa estar, mas aqui é a banania…….

    • Vinicius

      Pois é.

      • th!nk.t4nk

        Diz isso pro estado de Pernambuco.

    • Junoba

      Pra mim foi somente uma medida pra arrancar dinheiro do povo.

    • Rodrixsh

      Bicicletas também…

      • DougSampaNA

        Exato. Bikes acima de 50 kms/h tambem matam ou aleijam o pedestre numa faixa ou em alguma travessia.
        E ultimamente a web tem inumeros videos de bikes nas Marginais e avenidas de Sp ultrapassando carros a 50 kms/h.

        • Guilherme Eduardo

          Isso sem falar nas bikes elétricas que estão ficando cada vez mais velozes.

          • Pacheco

            Tem q existir um Cod de Transito para isso… se vai liberar sem habilitação, precisa criar vias restritas e fiscalizar.

        • T-800

          Eu mesmo já consegui mais de 50km/h com uma bike speedy.
          Portanto, acho mais que justo que os ciclomotores abaixo de 50cc sejam desobrigados ao porte de CHN ou qualquer outro documento equivalente.

          É simplesmente ridículo.

          • Vattt

            Como uma pessoa que não estudou e fez avaliações sobre as leis e normas do transito podem circular nas ruas??? Isso é impossível e ilegal. Ainda mais sabendo de que nada pode ser feito e responsabilizados em caso de acidentes??? Digo isso que em frente a agencia que trabalhei a um tempo atrás, um cara com uma cinquentinha vinha na contra mão em uma via dupla com árvores no meio, dai mudou de uma faixa para outra entre as árvores e bateu de frente com um Fiesta, e insistiu e dizer que a culpa era do carro e depois mentil dizendo que vinha no mesmo sentido, pegou a lambretinha e foi embora. IMPUNIDADE É O NEGÓCIO PREFERIDO DO BRASILEIRO.

            • T-800

              Ilegal é privar o cidadão do direito de ir e vir.
              Educação não se consegue à base de decreto, e sim com investimento.
              A meu ver o problema que vc relatou não tem relação com a falta de habilitação da pessoa, e sim com falta de educação e cidadania.
              É claro que umas aulas de autoescola não fariam mal, mas o problema das nossas vias vai muito além disso.
              Haja visto que temos muitos motoristas habilitados que simplesmente compraram suas carteiras, e por portarem tal documento, comentem infrações por vezes mais graves que esta, ignorando completamente o CTB.

              A meu ver, uma pessoa que compra sua carteira de habilitação é muito mais negligente do que uma pessoa que anda de cinquentinha sem habilitação, pois o perigo aumenta consideravelmente.

              Então, antes de criticar, sugiro que reflita sobre o sistema atual, que por si só, já é um problema.

      • Yuri Chaves Souza

        Exato!
        Embora eu penso que deveria haver, não uma habilitação como as tradicionais, mas, pelo menos um curso com as orientações básicas para os condutores de “cinquentinha”.
        O que tem desses caras fazendo kg@d@ no trânsito não é brincadeira. São um risco para eles mesmos!
        Idem aos ciclistas.

        Em minha cidade, há uma longa avenida com ciclofaixa, mas sempre tem os que insistem em pedalar por ali junto com carros. Pior, no mesmo sentido dos carros, sem retrovisor nem nada.

        • 0terceiro

          Estão errados de andar fora da ciclofaixa, mas não estão errados de andar no mesmo sentido dos carros.

          Quando criança me ensinaram que deveria andar em sentido contrário aos carros. Aí peguei um daqueles livrinhos de auto-escola pra ler, e vi que lá diz exatamente o contrário: as bicicletas também são veículos e, como tal, devem andar no sentido da via, tal como os carros e veículos de tração animal.

          • Yuri Chaves Souza

            Tens razão!
            Mas, nesse caso, o retrovisor nas bikes é de extrema importância.

      • BillyTheKid

        Sim, bicicletas também podem matar, mas bicicletas não pesam 100kg… É muito mais fácil machucar alguém andando a 50km/h com uma moto de 100kg do que com uma bicicleta de uns 20kg

    • vicegag

      Uma pergunta off topic, por quê não se fala dirigir (por uma direção), quando se fala de moto, se diz pilotar, posso dizer então pilotar uma bike?
      No carro se diz piloto quando é carro de corrida, então conclui se que moto tem de andar rapidamente (como um avião (piloto de avião)), ou foram os malucos que andam a milhão sobre as duas rodas que ajudaram a popularizar o termo.

      • T-800

        Porque motocicletas são veículos especiais, que demandam mais técnica e habilidade por parte do condutor (do que um carro de passeio, por exemplo).

        • vicegag

          Veículo especial?? Então o carro em relação a moto é um veículo especial, técnica e habilidade são necessários nos dois veículos, para mim o único grande diferencial é o equilíbrio necessário na moto, mas quem já anda de bicicleta não tem grandes problemas neste sentido. Então acho que pilotar deveria ser deixado para motos e carros de corrida, aviões.

          • T-800

            vicegag, você tinha uma dúvida do ponto de vista técnico, e eu respondi. Esta é a resposta para sua pergunta. Um carro de passeio comum não é considerado um veículo especial como uma motocicleta, pois a habilidade necessária para operação deste é menor e mais simples.

            A sua afirmação não pode ser considerada verdadeira, quando vc diz que o carro em relação a moto é um veículo especial, pois a técnica e habilidade para ambos são diferentes em vários aspectos, e a motocicleta requer habilidades que são impossíveis de se conseguir através da experiência com automóveis.

            • vicegag

              Desculpe insistir, está sua resposta técnica é baseada em quê?
              Tudo que você diz vale o inverso nos autos, o auto requer habilidades que são impossíveis de se conseguir da experiência com motos, uma delas é percepção de espaço pois as dimensões dos autos são maiores, sinceramente e sem querer ofender ninguém, eu acho mais piloto um motorista de caminhão/carreta/ônibus que um motociclista, pois acho mais fácil um motorista de um bruto que já sabe andar de bicicleta aprender a dirigir moto do que um motoboy aprender a pilotar um bruto. Um abraço.

      • Castle_Bravo

        Acho que é só uma questão semântica, linguística. Como também consideram errado falar em “dirigir um avião”, o que na prática é isso mesmo que um piloto faz.

    • Franco da Silva

      Sim! Quando essas motocicletas andam na contramão, sobem nos passeios, ignoram semáforos e preferenciais, elas são perigosas como uma 1000cc! É o “baixo” preço dessas coisinhas faz elas serem pilotadas por cada ser…

      • Pacheco

        Exatamente… O que tem de Ciclista fazendo besteira na rua.

        Quando vejo um acidente de Bike com Onibus, eu já imagino: Motorista nem deve ter visto o Ciclista aprontando uma do lado dele.

        Infelizmente a Auto-Escola não prepara ninguem, mas pelo menos nos da direito a punição. Agora sem doc, o que vai ter de gente irresponsavel e sem a minima noção de transito pilotando isso dai.

        Lembrando que moto de 50cc chega a uns 70Km/h. Da pra pegar todas as avenidas de SP. Será q está capacitado para andar na Marginal?

    • Pacheco

      Pra mim deveria existir um Cod de transito para bicicletas e proibição em algumas avenidas e locais.

      Já vi Ciclista na Marginal, 23 de Maio, Radial Leste, Dultra… isso está errado.
      Temos q separar as coisas…. sou a favor do transporte alternativo, mas deixar largado não da.

      Essas motos ai, são um risco. O q vai ter de pai dando para filho ir pra escola. Imagina a merda?

    • Rafaelprado

      o problema não é ele matar, é morrer porque o energumeno pegou estrada com ele e você passou a 100km/h do lado dele e o deslocamento de ar jogou ele longe!!

    • Castle_Bravo

      Por mim até para andar de bicicletas em vias públicas deveria ser necessária a habilitação.

  • Matheus Lelis

    Quem pagou pra ter essa habilitação jogou dinheiro fora igual quem trocou os extintores, comprou kit 1º socorros, dentre outros. É apenas mais um jeitinho de tirar dinheiro do povo, daqui uns tempos volta a exigir e a galera tira de novo.

    (OBS: Eu acho que deveria ser obrigatório portar habilitação pra esse treco ai)

    Uma dúvida, não sendo obrigatório, menor de idade poderia conduzir?

    • Junoba

      ´´Conforme já mencionado no texto das Resoluções nº 168 – 169 do Contran, o condutor de ciclomotor deve ser penalmente imputável, ou seja, legitimamente capaz de responder por ato definido como crime. E essa condição só se adquire legalmente, à luz da Constituição Brasileira, a partir do momento em que se completa 18 anos de idade. Portanto, o menor não pode conduzir veículo automotor.“

    • Paulo

      Quem pagou pela habilitação, está habilitado a pilotar essas motos, fez aulas teóricas e práticas, é conhecimento, isso não pode ser desprezado.

      • Matheus Lelis

        Não sei na sua região, mas por aqui nem pra tirar carteira B ou A precisa de aula teórica, creio que em muitas regiões seja assim, o aluno só vai la, faz a digital, sai e depois de 50 minutos voltam. Mas todo conhecimento é bem vindo, o problema é que nem sempre é adquirido.

        • Pacheco

          Mas tem um prova no final… onde existe uma avaliação. Então mesmo que a pessoa coloque a Digital e passe o tempo no bar bebendo, ela já tem o conhecimento basico para passar na prova.

          Pelo menos em SP, a prova é feita e reprovam. Porem existem os “quebras”.

  • Jorge

    Quer dizer que agora não é mais necessário ter uma casa (habitação) para pilotar ciclomotores de 50 cm³?

    E a habilitação, será que precisa?

    Corrijam o título da notícia ;)

    Não é mais necessária a habitação para pilotar ciclomotores de 50 cm3

    • Mr. Bola de FOGO!

      Pode ser um “Apê” também… kkkk

    • motstand01

      Tem faltando atenção aos redatores do NA. Entendam como uma crítica construtiva. Pois ultimamente todas as matérias estão vindo com erros, seja de digitação, ortografia ou de informação mesmo, ou até frases inteiras sem sentido. Isso não combina com um site desse porte.

      • Arthur Lima

        Mas o pior é que os caras nunca corrigem os erros que citamos aqui.
        Não sei se por falta de tempo para fazer revisões, por falta de tempo para ler as críticas nos comentários ou simplesmente por arrogância, mas o fato é que uma vez publicada com erro, a matéria continua com erro mesmo após os avisos.

      • Bruno Silva

        Tem algumas matérias recentes, que nem sequer passaram por alguma revisão, ou essa não teve eficácia. Palavras desconexas, texto confuso ou com conteúdo raso. Acompanho NA desde 2009, por isso afirmo que teve uma nítida queda de qualidade a partir do ano passado.

        • Pacheco

          Eu tenho saudade das avaliações. Era o mais completo possivel. Agora são informações totalmente basicas e idênticas a concorrencia.

        • Carlos H. Ferreira

          Eu acompanho desde está época também , e tenho esta mesma percepção, acho que a qualidade tem caído.

  • BillyTheKid

    Isso é uma ótima notícia! Já é difícil adquirir um veículo, agora ter que comprar uma casa pra poder pilotar ele é o fim da picada mesmo! Brasil vem com cada lei hein…

  • Mr. Bola de FOGO!

    O pessoal da encomendas agradece, na minha cidade o povo em sua maioria, faz uso desse tipo de veículo para entregas de produtos, gerando emprego até para jovens, reduzindo assim os custos com esse tipo de serviço e diminuindo o riscos deles se envolverem com a bandidagem, como dizia o ditado:
    Mente vazia, oficina do diabo…

    • Junoba

      Com a crise no país, está difícil pra arrumar um emprego, já pensei de tudo por causa disso. Mas digo uma coisa, entra pro crime quem quer, eu nunca roubaria nada de ninguém. Gosto de descer a lenha em brasileiro de modo geral, então tenho que dar exemplo…

  • Cláudio Lima

    Se não precisa de habilitação significa que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode pilotar esses motos por ai?

    • Junoba

      Não, precisa ter mais de 18 anos, porque tem que responder por crime, caso faça alguma besteira no trânsito.

  • ARENANB

    Ufa, com essa bolha imobiliária e com os bancos aumentando as taxas de financiamento seria quase impossível eu comprar um casa ou um AP só pra poder ‘pilotar’ uma dessas!

  • Khusller

    Sério a existência dessa Associação ai ? kkkkk. Cadê a Associação de Compradores de Carros para mudar os preços ?

    • Pacheco

      Associação e Sindicato, não falta nesse pais meu amigo… kkkkkk

    • Castle_Bravo

      Deve haver, mas ela certamente é mais fraca que a ANFAVEA.

  • Autofahrer!

    Será que o filho de quem importante em Pernambuco queria andar de moto? Hahaha…

    • Junoba

      Acontece que o principal mercado das cinquentinhas ( entenda Shineray ), é o Nordeste do país. Logo, atinge os ´´interesses“ de muitas pessoas. Lembrando que a fábrica da Shineray fica em Pernambuco, então da pra entender.

      • Paulo

        Lembrando que lá já é uma terra sem lei, pilota de capacete quem quer.

      • Pacheco

        E lá tbm tem o caso das motos que estão substituindo os Animais (Cavalo e Jumento). Então o pessoal usa essas motos pra carregar as coisas, levar a familia…
        Deve estar lotando os patios dessas motos e resolveram liberar pra diminuir o problema dos agentes de transito e Policia.

  • João Carlos

    Para andar na cidade de São 50 km/h Paulo, é o que basta. Pois seu limite é justamente o limite Haddad/Tatto. Que triste termos dois ignorantes no assunto ditando as regras. Se serve de consolo para a síndrome de vira-latas, temos outro no primeiro mundo, o Bill de Blasio…

    • Sergio

      daqui a pouco, do jeito que a coisa anda, aquelas bikes eletricas que andam no maximo a 20km/h vai ser suficiente

      • Pacheco

        Essa é a Ideia do Haddad… pq nunca vi tanta Ciclovia e redução de Velocidade como nesse ano.

        • Castle_Bravo

          Os “gênios” urbanistas vão ferrar cada vez mais a vida dos motoristas para “desestimular” o uso de automóveis. O “peão” otário precisa andar de ônibus, não pode andar num carro. As ruas precisam estar liberadas para a elite administrativa do Estado.

  • Minerius Valioso

    Não é mais necessária a habitação? Então um morador de rua pode andar nessas motos?

    Brincadeiras à parte, está faltando uma revisão nos textos.

    • Alexandre Maciel

      Já faz tempo que falta. Esse equívoco na digitação das palavras é até palatável. O problema maior, a meu ver, é a questão da pontuação, principalmente uso excessivo de vírgulas, e da sintaxe.

  • Wellington Myph13

    É uma beleza mesmo… A falta de inteligência desse povo que fica alterando as leis é de fod..r mesmo…
    Então o Infeliz que nem sabe nada de transito, só acha que sabe pelo que vê por ai, acha que já entende de tudo, vai poder atrapalhar no transito sem nem passar por qualquer tipo de treinamento/ensinamento básico de trânsito?
    Dai eles andam em cima de calçada, cruzam avenidas em locais proibidos (Onde os pedestres andam), e quem vai reclamar? O desgraçado não sabe nada mesmo, pra ele ta certo, ele vê motoqueiros fazendo, que tem carta… Eles não precisam obedecer nada…

    Pais dos infernos, ta largado mesmo essa poha…

  • Clésio Luiz

    Eu sou um dos que acham que deve ser obrigatório carteira para andar nesses veículos. Basta ver um andando na rua para entender o porque: são verdadeiros Walking Deads, zumbis sem noção nenhuma fazendo bagunça no transito. Sem carteira nem placas, pintam e bordam sem ligar para multas.

    Eles não andam junto a guia não, cansei de ficar preso atrás deles no meio da faixa da esquerda, furam sinais vermelhos, etc, etc. Acabou de passar vários aqui, buzinando e acelerando, fazendo arruaça… E quando trombam no seu carro parado, ou fogem porque vc está preso no engarrafamento, ou vem com a cara amarela dizer que não tem dinheiro para arcar com o seu prejuízo. Se caem em movimento, aí você é um opressor que bateu no bichinho, mesmo ele estando pra lá de errado. Nunca me enrosquei com nenhum, mais o que não falta é gente que trouxe carro para mim desamassar por causa deles.

    Transito não é lugar para exercer justiça social não. Ou se coloca gente que saiba o que está fazendo no meio da rua, ou as emergências dos hospitais vão continuar superlotadas.

    • Pacheco

      Guarujá é assim amigo… Infelizmente os Ciclistas compram moto, fazer a Auto-Escola com o “quebra” e vc tem um bando de Motoqueiro na rua que só faz besteira…

      Entram na sua frente e ainda acham ruim quando vc buzina. Não tem uma vez q eu não vá para o Guarujá que não arrume briga com alguem. Motoqueiro de SP já é preparado para a loucura do transito, acostumamos com ele e não com esses sem preparado que conseguem esses meios de obter as coisas.

  • Cyro

    Quer dizer então que posso comprar uma dessa ai pra beber e “pilotar” de volta pra casa?

    • DougSampaNA

      Fique a vontade de faze-lo inclusive de bike as 11h da noite…o risco é o mesmo mas claro, bike pode tudo né?

      • Pacheco

        Exatamente… não existe Cod de Transito para isso. Vc pode andar de Bike embriagado que o Agente de transito não pode fazer nada.

  • FFSB

    “Habitação” mesmo? Vixe, e quem mora de aluguel, como que faz? :-)

  • Ander33x

    Habitação aham…. senta lá ohh estagiário! Lacra no 13!

  • Eduardo Brito
  • shdn2010

    Tem piscas, farol, usa gasolina ultrapassa 60km/h, com certeza tem a necessidade de tirar cnh para “pilotar”, dale um monte de “cabaço” sem habilitacao fazendo gagad8s por ai.

  • saosao

    Legal, agora os sem-teto também podem ter motinha.

  • Bruno Wendel Marcolino

    habitação? huehue

    • Marcos Lopes

      não adianta reclamar ,aqui (na NA) não rola revisão de texto muito menos se lê comentário dos usuários … vai ficar assim por um bom tempo …

  • leomix leo

    Ando de moto diariamente e o que mais vejo são essas motos de 50cc fazendo atrocidades, não que os motoqueiros não façam tb, só que eles fazem barbaridades, pois além de não ter noção alguma de leis de trânsito, ainda sabem da falta de impunidade que existe no pais.

  • dogmarley

    hahahaha na marginal pinheiros e tietê vai ficar lindo demais!! já imagino *_*

  • Bittencourt

    Um absurdo!
    O que mais vejo aqui em Salvador são essas 50’s nas grandes avenidas, em velocidade abaixo da mínima da via e com “pilotos” que não têm a mínima noção de direção, cometendo barbaridades.
    Outro dia um desse bateu em 3 carros num semáforo, tentando passar pelo corredor, parecia uma bola de pinball.

  • Paulo

    Mas esse juiz de Pernambuco é um expert em trânsito, uma moto 50cc pilotada por uma pessoa despreparada pode causar acidentes tão graves como uma biz 100. Uma coisa dessa a 50km/h pode matar, tanto o piloto quanto um pedestre.
    A questão é a seguinte, em regiões onde a lei é aplicada essa discussão não existe, cumpre-se a lei e acabou, porém em algumas regiões, principalmente no nordeste, a incompetência das autoridades reina, ninguém usa capacete em certas cidades, então fica mais fácil derrubar a lei do que fiscalizar.

    • Marcos Lopes

      não concordo nem discordo porem:
      Você acha q andar em linha reta fazer zig-zag e um oitinho prepara para andar no
      transito ? afinal essa é a ridícula prova que um pretendente a carteira ‘A’ precisa fazer
      pra poder pilotar até um 1200 por ai..

  • zekinha71

    Então sem teto pode agora pilotar uma cinquentinha, antes tinha que ter um barraco no mínimo.

  • Luis_Zo

    Lobby do governo Pernambucano com a Shineray… ainda mais depois que a empresa resolveu investir em uma fabrica no estado.

  • Louis

    Vamos inventar uma 50cc turbinada, vai andar igual a uma 200, mas sem precisar de habilitação hehehe

  • JCosta

    Habitação????

  • Essas merdas de 50cc, virou um inferno em minha cidade, são bicicletas com motor de 50cc modificados para 70cc até 80cc tem, não tem farol nada de segurança, andam na rua na mão de menores sem qualquer tipo de responsabilidade causando acidentes, fazendo manobras, e andando em cima da calçada, fora o barulho infernal pq eles poe um cano direto e inferniza a vida da gente a noite, então proíbe a porra dos menores de idade de andar nessa merda e exige farol, luz de freio nessas merdas.

  • Vattt

    Na paraíba só com HABILITAÇÃO. E acho um absurdo ter gente incapacitada e sem noção das leis de transito circularem com essas armas, desrespeitando samáforos, faixas de pedestres, sentido das vias entre muitas outras barbaridades, como assaltos e menores indelinquentes com escapamentos barulhentos, e transportando crianças como carga…!!!
    Ha mas os humanitários vão pensar, e o trabalhador??? Esse trabalha honestamente e quer fazer o certo! e com certeza 50tinha não faz parte desse perfil.
    Há, mas tem tanta gente com CNH fazendo besteira por ai, mas esses podem ser caçados e punidos atravez das placas e número de documento de habilitação.

  • Paulo Rodrigues

    Como sempre acontece na Banânia: criação de uma lei correta dentro de um país despreparado para tê-la.
    Explico: a grande maioria dos usuários de 50tinhas são menores de idade e com essa decisão, aumentarão ainda mais.
    Na contramão (literalmente), nossa irretocável legislação impede que os mesmos menores sejam responsabilizados por seus atos.
    Em resumo, é o de sempre.
    Seja 50tinha ou 1000cc, é uma arma na mão de quem não tem responsabilidade.
    Vai vender muita motinha…muita gente vai ganhar muito dinheiro…e muitas vidas se perderão.

  • dncmotors

    Têm que existir a consciência na cabeça. Pra usar bem a moto, bike o que for.

  • Lappa Pontocom

    Habitação?
    Olhem na Matéria

  • Robson

    . . . Shineray não gosta só de fabricar, shineray também gosta de vender!!

  • Zé Carioca

    Eu já acho o contrário, tem que exigir pelo menos um curso preparatório pra QUALQUER veículo que ande sobre rodas, esteira, pernas robóticas, levitação quântica, desdobramento do espaço-tempo ou qualquer coisa pelas vias destinadas aos veículos automotores. O que eu já vi de ciclistas furando sinal vermelho em cruzamentos extremamente movimentados aqui na minha cidade, praticamente implorando que alguém que esteja atravessando totalmente dentro da lei não tenha tempo de reagir e faça um strike glorioso…

  • afonso200

    ou seja vai ter bicicleta com motor COM PLACA, é isso ??

  • Ronaldo Prado

    hoje por alguns trocados é possível colocar motor em bicicleta. daqui a pouco vão querer emplacar bicicleta também.

  • Marcos Lopes

    2 dias a matéria com o titulo errado ! Vários e vários post relatando o erro e nada da NA corrigir !

  • Sandro

    Se as pessoas que andam com motos que precisam de habilitação já fazem uma cagada atrás da outra imagina com essa coisa aí que qualquer um pode subir e andar. Semana passada aqui em minha cidade em uma grande avenida de muito fluxo de carro vi uma moça em cima de uma 50cc que mal mal ela conseguia equilibrar em cima. Andava com as pernas esticadas como se fosse uma criança aprendendo a andar de bicicleta, e andava a menos de 50% da velocidade estipulada pela via. Deviam pelo menos proibir isso em grandes corredores de fluxo intenso.

  • Hildegard

    O Governo é esperto, dispensa a CNH (que não dá lucro) e deixa obrigatório o emplacamento que é um assalto a mão desarmada, deveria ter sim uma habilitação especifica para as 50cc e dispensar o emplacamento abusivo.

  • Marcos Souza

    Acho que deveriam continuar necessitando de habilitação para dirigir…
    E digo mais, bicicletas deveriam exigir do ciclista, capacete, espelhos retrovisores e faixas refletivas. Além de todas as bicicletas terem um número de chaci para poder ser contestado em possíveis furtos. É o mínimo.



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