Chevrolet Fiat Hatches Honda Minivans

New Fit LX: como ele se sai contra Meriva Maxx e Punto ELX?

honda-new-fit-2009-lancamento-brasil-1 New Fit LX: como ele se sai contra Meriva Maxx e Punto ELX?







O New Fit é o carro do momento no segmento dos hatches e minivans na faixa de 45.000 a 55.000 reais. Quem estava pensando em comprar algum outro modelo dessa faixa, como Meriva e Punto, ficou balançado pelo novo modelo da Honda. Mas será que ele é melhor que os concorrentes? É o que vamos ver agora.

O Honda Fit agrada aos que querem um hatch e agrada aos que querem uma pequena minivan, pois desde 2003 inaugurou um segmento antes inexistente em nosso mercado. E a versão mais em conta, LX, agora com a redução de IPI tem um preço razoável, de 49.580 reais.

Já o Punto ELX sai por 42.100 reais, enquanto a Meriva Maxx fica em 45.500. Uma diferença razoável contra o New Fit. Só que ele também tem o fato de ser lançamento, um modelo que vai ficar em linha por muito mais tempo. Vamos primeiro comparar o Fit com a Meriva e ver quem ganha.

chevrolet-meriva-1.4-2009-easytronic-econoflex-4 New Fit LX: como ele se sai contra Meriva Maxx e Punto ELX?

Os compradores de Meriva são geralmente famílias. E essas mesmas famílias muitas vezes partem na direção do Fit por causa de seu espaço e praticidade. Os bancos traseiros do Fit agora rebatem sem ter que puxar os dianteiros para frente. Praticidade. Mas a Meriva tem espaço interno maior, e oferece mesinhas de avião para os ocupantes do banco traseiro.

Só que no acabamento a Meriva perde e feio. O Honda Fit emprega materiais melhores, tem painel mais moderno, dois porta-luvas, maior quantidade de porta-trecos, etc. O porta-malas, item importante nessa categoria, é maior no Fit, com 345 litros contra 339.

Já na performance, as coisas ficam equiparadas. O Fit tem motor 1.35 com 16v, chegando a 101 cavalos com álcool, mas a Meriva consegue extrair 105 cavalos de um motor 1.4 com apenas 8 válvulas. E o torque da Meriva é maior, de 13,4 kgfm contra 13, e ela consegue esse torque mais cedo, a apenas 2.800 rpm, entregando uma condução mais agradável ao brasileiro.

citroen-c3-1.4-x-fiat-punto-1.4-quem-ganha-4 New Fit LX: como ele se sai contra Meriva Maxx e Punto ELX?

Na aceleração de 0-100 o Fit ganha, fazendo 12,5 segundos contra 13,8, já nas retomadas o Chevrolet vence. O peso do Fit é bem menor, 150 quilos a menos, mas na estrada a Meriva bebeu menos.

Se computarmos, porém, os pontos totais de cada carro, o Fit vence, como esperado. Mas se você estiver com um orçamento meio apertado, saiba que um Fit recheado de equipamentos pode sair a 4.000 reais a mais que uma Meriva no mesmo nível.

Vamos então ao lado jovial do Fit. Comparando ele ao Punto ELX 1.4. Será que o Fit pode tomar compradores dos hatches premium? Para que isso aconteça, ele tem de entregar um bom visual e um bom desempenho. Em termos de aparência, ele melhorou bastante, fazendo com que pessoas que não gostavam dele agora o achem bonito.

E neste sentido, o Punto se dá muito bem, pois sempre usou seu estilo como argumento de venda. Já no interior o Punto vence, por ter um quadro de instrumentos mais completo, e computador de bordo com mais funções. A posição de dirigir do Punto é melhor, mais baixa e mais esportiva, já o Fit tem mais visibilidade.

O motor de ambos, infelizmente, é bem acanhado. O ruído deles a velocidades altas chega a incomodar. Ambos giram a 3.600 rpm quando a 120 por hora na estrada. E a grande diferença na potência e torque fez com que o Fit vencesse em todas as medições. São 86 cavalos contra 101, e 12,6 kgfm contra 13. No consumo o Fit também vence.

Bom, já que ambos não são lá muito esportivos, eles também não decepcionam, e tem suas qualidades. O Honda Fit tem direção elétrica leve e câmbio bem preciso, além de suspensão firme com rodas aro 15. O Punto tem as mesmas rodas aro 15 mas com pneus mais largos, fazendo curvas melhor. A direção é mais pesada e mais confiável na estrada, e a suspensão é mais macia.

Mas entre os dois, você vai querer ficar com o Punto. A diferença de preço é muito grande, e com ela você enche o Punto de equipamentos interessantes, como teto solar, Blue&Me, airbags, ABS, etc.

[Fonte: Revista Auto Esporte]



  • voli

    eu não consigo achar graça nesse punto pelo contraio eu acho é muito feio! :down:

  • luky

    O único problema do FIT chama-se: PREÇO!!!

  • IGAUM

    UM GRANDE “problema” da Honda é ser fechada para o mercado “paralelo”.

    Vc precisa de pastilhas de freio para o seu Punto 2007 fora de garantia?

    Ok, vá em 3 boas lojas do ramo e vc encontra por 60~70 reais. Fora a mao de obra.

    E, apesar de nao estar escrito: “Fiat Original Parts”… pode ter certeza q a peça é a mesma…só muda a caixinha. Quem fabrica é Fras-le…etc…etc…

    Seu Fit 2007….fora de garantia? FERROU AMIGO! Pode perder amor a quase 200 reais…pois vc só acha as pastilhas numa concessionaria Honda.

    Subiu na calçada com pouco cuidado e estragou o “inferno da bieleta”??? SÓ LAMENTO!!!

    De um Stilo, um jogo sai menos de 100,00…. já de um Fit ou Civic.. 600~700 reais.

    E por ai vai.

    :saad:

  • xande1998

    [Comentario #128249 sera citado aqui]

    Concerteza vc nem pesquisou para dizer q n exite pastilha e bieletas da barra estabilizadora do Fit e Civic no mercado paralelo! :nanao: :nanao:

  • IGAUM

    Aqui em Campo Grande-MS…

    nao!

    talves em SP… a apenas 1.100Km daqui. Mas como todo mundo so pensa q existe o estado de Sp.

  • pp

    o punto é muito bonito e me surpreendeu vencer o fit em outros quesitos. para mim ele é um dos melhores carros existentes no mercado e pelo seu preço , vale muito a pena.

    meu sonho é ter um t jet

  • LucasGomes

    “A diferença de preço é muito grande, e com ela você enche o Punto de equipamentos interessantes, como teto solar, Blue&Me, airbags, ABS, etc.”

    Ou até mesmo o HLX 1.8, não? :??:

  • LFSP2

    Essa FitLatria, Civiclatria, Hondalatria me cansou, ultimamente para aparecer a receita é, comprar um carro Honda e as pessoas já ficam olhando com mais respeito para você.
    Não que eu não goste de Honda, acho uma excelente montadora, das que operam aqui, uma das melhores e dez vezes mais superior que as 4 tradicionais.
    Mas ela abusa no preço de seus carros, o Fit básico é um carro que já vem com bons equipamentos de série mas a Honda se acha no direito de cobrar mais de 5900 mil por ser novidade e por causa do sucesso da geração passada, com o Civic a mesma coisa, no Civic a mesma coisa, ele não tem computador de bordo, mas o Palio, por exemplo, tem, não tem dobradiças pantográficas no porta-malas, o Fiesta Sedã, por exemplo, tem. E vende como água apenas por causa do design.
    Agora sobre os outros carros, a Meriva está totalmente defasada, esse retoque mal-feito prova isso, mas é um bom carro para viajar, o Punto me agada pelo design, tem bom acabamento, inovações como o sistema Blue & Me mas um motor lerdo pra caramba.

  • Guilherme Guimaraes

    [Comentario #128254 sera citado aqui]

    E você COM CERTEZA fugiu da escola heim! :lips:

    Entre os 3 eu ficaria com o Fit, é o mais bonito, mais atual, mais moderno, melhor acabado e talvez tenha o melhor mercado também. Único contra ao meu ver é a manutenção mais cara!

  • macarrone

    [Comentario #128255 sera citado aqui]

    Concordo!! A Honda não está preparada para atender o Brasil todo. O Fit é um ótimo carro, mas saiu de SP, a coisa fica preta. :drinkk:

  • LFSP2

    [Comentario #128264 sera citado aqui]

    Só uma correção:
    5900mil= na verdade quis dizer 50 mil.

  • pablorocha

    Questão de gosto pessoal,mais o Punto é mais “carro” que os rivais acima citados,o Fit ficou bonito mas parece carro de mulher,e a Meriva já tá com seu desenho ultrapassado e a mecanica é muito aquém dos outros dois…

  • IGAUM

    [Comentario #128272 sera citado aqui]

    meu Deus… pessoal vai descer a lenha…

    to ate vendo… na bola de cristal aqui…

    :tong:

  • eduardo82

    [Comentario #128272 sera citado aqui]

    Design é uma coisa subjetiva – logo, o bonito está nos olhos de quem vê. Agora, dizer que a mecânica da Meriva está muito aquém é dizer bobagem. O Punto 1.4 toma pau de Celta. Cada coisa que eu leio…

  • Commando

    Desses 3 prefiro o Punto. O 1.4 pode ser fraco, mas pelo que li perde pouco para o Fit em consumo. Ficaria com o 1.8 razoavelmente equipado.

    Agora torço para que a Fiat largue desses 1.8 e 1.4 fracos e beberrões e use os da Tritec. Espero que seja em breve.

  • IGAUM

    [Comentario #128285 sera citado aqui]

    Só um comentario:

    Tenho uma Strada 1.4 de 81cv. e NAO ACHO FRACO…alias acho ate q tem mais q isso…

    Ou isso… ou eu q sou bom demais de braço e dou kct no povo por aqui.

    hahaha.

    Claro, o Punto pesa 1.115Kg… e a Strada 1.030Kg. Alem das 3 primeiras marchas do utilitario serem bem curtos.

    :drinkk:

  • D.Lobo

    Desse três pra mim a Meriva está descartada pelo fato de está desatualizada, com relação aos outros dois o Punto é um bom carro em termos de acabamento, design, mecânica mas peca por ter um motor fraco(no caso do 1.4), já o Fit tá bem melhor em termos de design, com relação a geração anterior ele ficou aparentemente mais robusto e a mecânica continua muito boa, seu único problema é preço e isso falando tanto do preço de venda quanto da manutenção, aí fica complicado.Apesar de gostar muito do Fit, pensando no meu bolso, eu ficaria com o Punto :blink:

  • JBAFilho

    Prefiro o Polo.

  • D.Lobo

    [Comentario #128304 sera citado aqui]

    Sem dúvida tbm é uma boa pedida.Muito bom vc ter lembrado dele

  • c_c_ci

    o polo é o melhor e outra vcs estão “emaconhiado” em dizer q esse punto carro cara de cachorro chines e traseira de focus II é bonito!

    o polo é lindão!ve um gti no olho, aquele farol com o simbolo da vw dentro e aquela grade em v e me peguei pensando:poxa eu num desse vermelho acelerando e escutando um capital inicial e as garotas tudo me olhando!
    SHOW CARA! :clapp:

  • leobozo

    [Comentario #128322 sera citado aqui]

    putz! Capital inicial? garotas te olhando ? rí demais quando lí isso…

    cara não precisa ter um carro desse pras garotas te olharem… a menos que tu seja muito feio (aí tem lábia pra resolver isso)…

    sem querer ofender mas a frase parece saída de um filme de nerds

  • luiz_otavio15

    [Comentario #128331 sera citado aqui]

    nao é de um NERD,MAS SIM DE VOLKSLUNATICOS!!!
    [Comentario #128304 sera citado aqui]

  • luiz_otavio15

    E pelo preço levo um punto HLX 1.8 com uns opcionais…

  • duhehe

    Com certeza eu compraria o fit , por 3 anos de garantia ,e ser honda (blablabla)
    mas compraria o 1.5 pq o 1.4 seja em qualquer carro ( ja dirigi um palio ) é “manco” demais ,

    Metendo a lenha nos concorrentes .
    Eu acho o Punto muito bunito ( mais que o fit ) mais o 1.4 é manco e o 1.8 é manco e beberrão e se não bastasse ainda é um FIAT .

    Meriva…deus me livre !….P**ta carro de “c**rno” , horrivel de dirigir o 1.8 o mesmo no punto “manco” demais ..a 1.4 nunca dirigi mais acredito não estar perdendo nada , sem falar que ela em conforto interno é uma carroça !

    PS : Opnião minha , assim como todos aqui dão as suas . agradando ou não os fiateiros e os GManiacos .

  • Luis.J.R.

    Bom 1ºfit, por ser mais atual e mecanica moderna?E 2ºpunto, também é um carro atual, mais faltou um motor mais potente e moderno.E por ultimo o meriva, que ficou desatualizada perto dos dois.Mais eu compraria um meriva sem problemas, quem tem uma minivan dessa dizem que está satisfeito, e a manuntenção não chega sr tão cara. :blink:

  • marcodoido

    Bem que a honda poderia descer do troninho e cobrar um preço mais justo por esse fit´por isso acho que a melhor escolha seja o punto.

  • leobozo

    luiz_otavio15

    bom… aí já entra a opinião pessoal

    eu mesmo compraria tanto o polo hatch quanto o punto, acho os dois carros muito bonitos

    qunato à marca… aí vem questão de sorte (de não pegar um premiado ou no recall ou que precise e ainda assim não tenha entrado no recall) e zelo do dono do carro

  • JBAFilho

    [Comentario #128322 sera citado aqui]

    Punto é triste mesmo. Que carro feioso!
    Tu vais matar as minas do coração com o Polo e Capital tocando. Mas, tem que ter capital no bolso também, senão elas caem fora. :hauhau:

    [Comentario #128379 sera citado aqui]

    Melhor pegar um VW, pois a VW faz recall. E não esqueça: Recall – Desconfie de quem não faz.

  • IGAUM

    PERAI…

    NAO ESTOU ENTENDENDO O FOCO!

    Para o pessoal TODOS SÃO CARROS MANCOS! Perai. Entao na cabecinha desses deve haver leis e ideias que TODO CARRO, independente do foco/mercado que se destine, TEM OBRIGATORIAMENTE Q :

    Acelerar 0-100 em 6s…estourando 8s????

    Fazer curvas como um Gallardo…

    E AINDA POR CIMA… depois desse rolê todo pela cidade… como o Fubacher…

    O CARRO TEM Q FAZER 20~30Km/l?????

    Boa heim! Tem tantos engenheiros aqui… q a INDUSTTRIA AUTOMOBILISTICA esta perdendo tempo e dinheiro.

    DEVERIAM CONTRATAR VCS! Olha… CLAP …CLAP….CLAP… bato palmas! Mandem seus curriculos para GRANDES EMPRESAS! Pois vcs estao bobeando!

    ….voltando para o planeta terra…

    Acho q tem gente q nao conhece FISICA e tbem fugiu das aulas de Geopolitica na escola…. sabe….para ter aquela noçao de mundo…economia… e coisa e tal…

    É MUITA VIAGAM PARA UM NATAL SÓ. Acho q ta é todo mundo bebado ja!

    :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • Carlos Prado

    Também sou mais o Polo, infelizmente deixado de lado neste comparativo. Pesquisei ontem o preço de um Sportline completo (incluindo ABS + Airbag + Ar digital e som “DoubleDin”), por 47 mil. Achei interessante e estou bem inclinado, mesmo sabendo que já tem um certo tempo no mercado e poderá sofrer uma reforma (apesar do vendedor negar isso, inclusive negou também um possível câmbio automatizado…). Carro muito elogiado pelas revistas e donos. Abraços.

  • Hyago

    Eu fico com a Chevrolet Meriva :inluv:

  • luiz_2008

    [Comentario #128322 sera citado aqui]

    Não sei o que é pior: o Polo ou o Capital Inicial…
    Putz, que combinação medonha!

  • kikoki

    “MEU CAMINHO É CADA MANHÂ NAO PROCURE SABER ONDE ESTOU…”

    “TEM DEZESSETE ANOS E FUGIU DE CASA ÁS SETE HORAS DA MANHÃ…”

    “SOMOS OS FILHOS DA REVOLUÇAO,SOMOS BURGUESES SEM RELIGIÃO NOS SOMOS O FUTURO DA NAÇÃO GERAÇÃO COCA-COLA..”.

    “TALVEZ,ATÉ PQ NINGUEM LIGUE PRA VC…”

    CAPITAL É MASSA CARA E O POLO O MELHOR!!!! :clapp: :clapp: :clapp:

  • mauricio

    O Punto além de ser o mais bonito peca em potência, só 84 cv. Parabéns a GM com seus 105 cv em 8V. Agora Fit 1.3, só mesmo com 16V porque se fosse 1.35697452122222222 8 V seria como o Punto = 84cv. :banana:

  • fr_amaral

    [Comentario #128386 sera citado aqui]

    Vamo ver quem pega mais garotas, eu de Punto ou estes doi de Polo! shasuahsuahsuashaus
    Sem contar que eu sou mais bonito né!
    Se eu sair de moto olham para mim!

  • Commando

    [Comentario #128386 sera citado aqui]

    Faz recall mesmo??? E o caso Fox cortador-de-charuto? Ahh sei, a VW fez o Recall sob livre e espontânea vontade… :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

    Já sei, vc vai falar do Stilo né?! Foi erro da Fiat, mas é melhor esperar a decisão da justiça.

    A VW tb não é tão honesta como nos contos folclóricos que os volkslunáticos acreditam.

    E ri do cara que pagou de playboy com Polo no show do capital inicial. :lips: :lips: :lips: :lips:

  • Weddly

    Eu não compraria o New Fit enquanto a Honda se tocar, e perceber que o carro não vale isso.
    Prefiro um Polo, como o JBA falou.
    Muito mais moderno e com motor melhor que o Punto e mais bonito que a Meriva.

  • JBAFilho

    [Comentario #128506 sera citado aqui]

    :hauhau: :hauhau: :hauhau:
    As girls vão olhar para você e o carro tentando adivinhar qual dos dois é o mais feio. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • JBAFilho

    Você é limpeza, fr_amaral. Até quando me esculhamba, eu levo numa boa. Gosto dos seus comentários, pois são os mais sensatos.

  • Virtus

    Esse motor 1.4 da Fiat me envegonha.

  • Lipe

    [Comentario #128248 sera citado aqui]

    Deve ser um HONDISTA!!!!!!!!!!! :banana: :down: :hauhau: :asner: :bate::censor:

    Não acho graça em um FIT só mais um PUNTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :banana: :heart: :inluv: :rayban: :clapp: :drinkk:

  • Tex

    hehehehe me cadastrei aqui porque não aguentei: Polo com som do capital inicial pra fazer sucesso com a mulherada!! :down: Eu ri muito, é um brincalhão mesmo hehehe

    Acho que os gostos do cidadão estão meio desatualizados pra fazer moral com isso aí.

    Quanto ao comparativo, o Punto mandou bem mesmo hein. Competindo num segmento superior, fazendo frente ao novo Fit e derrubando Meriva! :cool:

  • Balança

    putzz só mais eu de NEW FIT que é honda escutando um Aviões do Forró as GATAS piram :banana:

  • juliano

    Meus amigos gosto não se descute, mas o Honda FIT é muito mais moderno que Meriva e punto.
    Outro detalhe é tres anos de garantia, não tem coisa melhor.
    Sem contar ainda que e um modelo recente e nao como os concorrentes que vivem mudando os (MODELOS). voçe compra passa um ano e ja esta com modelo(VELHO) entenderam.
    COMPREM HONDA FIT


Send this to a friend