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New Stratos resgata clássico da Lancia que foi tricampeão de rali nos anos 70

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Nos anos 70, a Lancia – atualmente limitada ao modelo Epsilon – apresentou um modelo específico para competições de rali, batizado de Stratos. O bólido foi desenhado por Bertone, o que na época contradizia a filosofia da marca, que sempre foi ligada ao estúdio Pininfarina. Com desenho bem aerodinâmico e especialmente esportivo, o protótipo apresentado em 1970 logo acabou ganhando força e acabou gerando um modelo definitivo.


Vencedor dos campeonatos mundiais de rali de 74, 75 e 76, o Lancia Stratos rapidamente foi catapultado ao estrelado e se tornou um dos carros históricos do mundo automotivo. O ícone das pistas de rali morreu jovem, em 1978. Desde então, sempre ventilou-se que poderia voltar à vida. Com o passar dos anos, ficou evidente que o clássico de competição não teria nada além de suas 492 unidades produzidas.

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Assim, surgiram diversas réplicas e até kit cars inspirados no Lancia Stratos HF. Em 2010, no entanto, a Pininfarina decidiu resgatar o projeto de Bertone e o projeto até usaria a Ferrari F430 Scuderia como base. Houve uma disputa de interesses entre as partes e com outras pessoas envolvidas, o que atrasou muito o projeto.


Em 2014, foi fundada a Manifattura Automobili Torino (MAT), que decidiu assumir o projeto do Stratos, rebatizando-o de New Stratos. Levado a adiante, o desenvolvido se baseou no que a Pininfarina havia feito em 2010, ou seja, usando a Ferrari F430 Scuderia como base para o novo carro, que manteve o motor V8 4.3 de 540 cavalos e mais de 52 kgfm em posição central.

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Porém, a MAT só tem direito de produzir 25 exemplares do New Stratos. Nesse ponto, ainda não se sabe como será a mecânica, visto que não devem existir 25 bólidos da Ferrari esperando para serem convertidos. Assim, especula-se que apenas o coração será Ferrari. No passado, o Lancia Stratos tinha motor V6 Dino 2.4 da Ferrari de mesmo nome, entregando 190 cv. Mas, o chassi era tubular em aço e não um monocoque feito em Maranello.

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Antes, o Lancia não pesava nem 1.000 kg, mas o New Stratos tem 1.247 kg, mas isso não é nada diante da cavalaria da Ferrari, que o impulsiona de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e com máxima de 320 km/h. Com preço provavelmente a peso de ouro, o novo carro promete muito dentro e fora da estrada. A MAT tem ainda projeto para os outros dois modelos.

Em Genebra, o New Stratos foi exibido em roupa de rua, mas a empresa divulgou como será a versão de competição, onde o bólido tem direito até a barras de proteção frontal e traseira.

New Stratos – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Thiago.

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  • CharlesAle

    Lancia Stratos e Ford GT40 (desenhos originais, de época) são carros atemporais. Muito bem desenhados e geniais..

    • Ricardo Blume

      Concordo, o design do Stratos é lindo! No novo Stratos, os designers conseguiram manter muito de sua essência original.

      • vicegag

        Mas será que novo poderá com a mesma destreza, encarar um rali?

        • Unknown

          Difícil, pois os carros e rali hoje em dia parecem necessitar de maior altura do solo, coisa que este carro parece não possuir.

    • Pedro Mello

      Ícones imortais.

    • Unknown

      Concordo! Dois clássicos atemporais de linhas maravilhosas!

  • Pipo pipo

    Meu irmão teve um carrinho de controle remoto do Status. Muito lindo.

  • PEDAORM

    Adoraria ver o ressurgimento da Lancia, a FCA ja provou que é possível com a Alfa. Imagina um integrale para os tempos de hoje, super hatch para brigar com alemães, ainda com alto potencial de empurrar Suvs pela tradição nos ralis. É triste situação da marca hoje.

    • fschulz84

      Exato, um HF Integrale com uns 300cvs iria ser um monstrinho bem divertido

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Lamentável o que aconteceu com Lancia ( produtores de ” carrões ” deste Stratus á Delta ) inclusive existindo no passado existia uma conhecida rixa entre Lancistas ( proprietários/admiradores Lancia ) versus Alfistas ( proprietários/admiradores Alfa ) do qual a principal diferença era que Lancia era considerada luxuosa ao passo que a Alfa era considerada esportiva

    Inclusive já comentei várias vezes neste site : Acho que seria preferível a Hyundai ter comprado áLancia

  • Samluzbh

    Incrível como essas cores escolhidas fizeram parecer dois carros distintos, o escuro ficou feio, o outro maravilhoso.

  • Mr Tony

    Eu tive um desses… Da Estrela.. O primeiro carro por rádio-controle no Brasil.

    • Felipe Gomes

      Eu tb, foi o meu primeiro. Acho que em 1985.

  • pedro

    Inusitado é o “porta-objetos” das portas. Cabe um capacete, ficou legal.

  • Pedro Mello

    Marcou época assim como o Delta Integrale.

  • Handlay P.B.

    É execrável quando uma marca enxerta a palavra “new” em um carro, mormente quando esse vocábulo nem aparece na lata do veículo. Já que não se fabrica mais a F430 Scuderia, fio que a MAT pegará unidades usadas de tal carro para converter, daí um novel Stratus poderia nascer com um motor com milhares de km. Depreendo a proposta, mas essas barras de metal na dianteira do Stratus de rali me suscitaram um travo.

  • Seven23

    Deviam criar um novo carro, do que reviver outro.

  • Catucadao

    gostei

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