Elétricos EUA Segurança Tecnologia Tesla Trânsito

NHTSA vai investigar acidente fatal com Autopilot do Tesla Model S

tesla-autopilot

Joshua Brown, era proprietário de um Tesla Model S na Flórida e morreu ao volante do sedã de luxo elétrico com o sistema de condução semiautônoma Autopilot ativado. Segundo apuração das causas do acidente, um caminhão com reboque atravessou no caminho do Model S, que não pôde evitar o impacto.

De acordo com investigação da Tesla, o caminhão tinha um reboque de cor branca, que refletiu bastante luz e por isso os sistemas do veículo não detectaram sua presença. Brown não teve tempo de reagir.

A Tesla Motors diz que está em solidariedade com a família Brown e diz que os carros com Autopilot já acumulam 209 milhões de km rodados sem acidentes fatais, embora colisões já tenham sido registradas inúmeras vezes, especialmente em Hong Kong, onde o dispositivo foi proibido.

A empresa de Elon Musk diz também que o Autopilot não é infalível e o condutor deve estar sempre atento ao volante, assim como deve fazer o uso correto do sistema. Embora a causa do acidente não possa ser atribuída ao dispositivo e nem ao condutor, já que foi provocada por terceiro, a NHTSA vai investigar o caso.





  • Hugo Henrique Silva Lange

    não sei das circunstancias do acidente, mas a vitima ja fez video mostrando o carro sendo guiado atonamente… pode ter sido so uma fatalidade, ou, pode ter sido excesso de confiança em um sistema novo e que não se pode ter total confiança ainda. lamentável.

    • Pacheco

      Lembre-se que ele não é 100% autonomo. É um sistema de auxilio. Com certeza tbm teve um erro humano em confiar plenamente no veiculo.

      • Hugo Henrique Silva Lange

        sim, não é 100% autonomo como maioria vem usando, isso iria acontecer uma hora, porem, ainda nao sabemos as circustancias do acidente… estaria ele sendo dirigido pelo dono, ou esta “sozinho” ?

        • Luiz camurça neto

          quando entra outro carro na frente, nem motorista , nem sistema impede.

        • Pacheco

          E temos que entender o que o caminhão fez para que ele não conseguisse agir.

      • tiago

        O piloto automático deveria desligar quando o motorista tira as duas mãos do volante…

        • Pacheco

          Ai lasca… eu dirijo com uma só quando estou com ou sem ele… kkkkkk

        • Martini Stripes

          MB Classe S é assim

  • zekinha71

    Se for como estou imaginando, um caminhão com reboque cruzando de repente na sua frente, não tem motorista ou sistema autônomo que dê conta.

    • th!nk.t4nk

      Sempre tem jeito de pelo menos atenuar a colisão. O problema nesse caso é que o sistema da Tesla é bem mais limitado do que as pessoas imaginam, já que ele nao é um real autopilot.

  • octavio cesar godoy

    Esses sistemas ainda nao são confiaveis, imagina todo carro branco atraves
    sando na sua frente

  • Fabio Marquez

    Já falei e sempre vou repetir. Infelizmente acidente de trânsito vai matar enquanto o ser humano estiver responsável pela condução de veiculo automotor, e o ponta pé para acabar com isso já foi dado.

    • Então, enquanto *todos* os veículos estiverem nas mãos de humanos sim. Mas para deixar todos automaticos, falta muito ainda. Ao meu ver, as vias precisam ser inteligentes (no sentido de fornecer informações ao carro, e não leitura de placas ou semáforos), deve existir uma rede de carros nas cidades, de modo que um fale com o outro, e por ai vai…

      • Pacheco

        No ano 4053 só. É um projeto muito avançado amigo. Mas não deixo de concordar contigo.

        • Martini Stripes

          Não é tanto não, tem estudos Ness estendido nos EUA, e a audi pediu acesso aos semáforos de uma cidade lá pra poder ajustar a velocidade do carro e não parar o veículo quase nunca.
          Concordo que não será amanhã, mas não tão longe janto pensamos, veja seu celular de 10 anos e hj. Tudo está nesse ritmo.

          • Pacheco

            EUA é outro mundo quando comparamos ao Brasil.

            Aqui, quem configura o tempo do Semáforo é o agente da CET que faz a manutenção. Ele mede dentro do que acha bom e ponto final.

            Em SP chove e o Semáforo desliga pra não estragar… kkkkkk

      • Rodrigo

        Exatamente. Tal qual o sistema aeroviário.

        • Gustavo73

          Que tem um número infinitamente menor de veículos em uma área infinitamente maior .

          • Rodrigo

            Além do que, não tem buracos, cachorro, pedestre, ciclista, nóia,…
            No máximo aves ou balões e em até determinada altitude.

      • Fabio Marquez

        Um ideia que tenho há anos, e que parece que estar sendo desenvolvida é a tecnologia de comunicação carro-a-carro, omde um carro forneceria para o outro condições de trafego, rodagem e outras informações fundamentais para a condução autonoma.

  • Cão Preto

    É cedo para condenar o sistema. Pode ter sido um fato extraordinário.
    No mais, espero que seja cada vez mais aprimorado, pois é o futuro que nos aguarda nos centros urbanos! (e parece ótimo)

  • Lucas Furtado

    Eu bêbado dirijo muito melhor que esse tesla.

    • João Cagnoni

      E tem o mesmo final tbm.

      • Edson Fernandes

        O legal é o cara saber que dirige melhor sem ter a apuração dos fatos.

  • Hélio

    beta tester

  • th!nk.t4nk

    Não funcionou porque nao existe autopilot no Tesla. O nome vem sendo usado inapropriadamente. O que a Tesla possui é somente um sistema de auxílio de conduçao de última geração, mas muito longe de um real autopilot. Essa limitaçao nos tipos de sensores reflete isso. Com este sistema auxiliar o motorista nao pode NUNCA tirar os olhos da estrada, e deve estar preparado pra freiar e assumir o volante imediatamente. A Tesla poderia muito bem ser punida por estar levando o consumidor ao erro ao utilizar o nome “autopilot”, mas como é uma empresa americana vai ficar por isso mesmo.

    • CanalhaRS

      A marca sempre avisou que o sistema não está pronto e pode falhar. Mas tem nêgo dormindo com o Autopilot ligado, aí pede para morrer.

    • MMM

      Não é por nada mas se nomes comerciais fossem levados ao pé da letra a VW deveria ser punida por anunciar meros sensores de estacionamento como Park Pilot.

      • Edson Fernandes

        E as tais super calotas então? rs

        • Gustavo73

          Esse é muito fácil de explicar. As calotas era aquelas do Fusca e outros que só vobriam os parafusos. As super conbriam o aro inteiro.

      • Gustavo73

        Sem dúvida eles deveriam inverter. O Park Assist deveria se chamar park pilot e vise versa.

    • BillyTheKid

      “A Tesla poderia muito bem ser punida por estar levando o consumidor ao erro (…) mas como é uma empresa americana vai ficar por isso mesmo.”

      Acho que VW e Fiat são americanas também, então…

  • Mr. Car

    Carro meu, dirijo eu. Simples assim.

    • João Cagnoni

      Então espere até o Uber rodar com carros autônomos por 1/10 do preço rsrs

      • Mr. Car

        Vou continuar dirigindo o meu, he, he!

        • João Cagnoni

          Você levantou um ponto importante. Acredito que no futuro será proibido circular com os nossos carros na rua devido à segurança. Provavelmente você só poderá dirigir em um autódromo ou algo assim.

          • Mr. Car

            Este futuro sombrio eu não vou testemunhar. Ainda bem, he, he!

  • Pedro Rocha

    Nessas horas, lembro-me de uma famosa frase, perfeitamente aplicável ao sistema da Tesla:

    “Em todos esses anos nesta indústria vital, é a primeira vez que isso me acontece.”

    • Pacheco

      Você disse Pipoca?

      • Retrato do Papai

        aham, pipoca quente na manteiga

        • Pacheco

          E coberta de açúcar.

          • Edson Fernandes

            E quentinha.

            • Pedro Rocha

              Rsrsrsrsrs…

  • Juliano

    Pode ter mil problemas e mil restrições, mas ainda é mais seguro do que qualquer carro guiado por um motorista dirigindo com os joelhos segurando um smartphone.

  • Senhora Liberdade

    esse sistema da Tesla é similar ao cruise control, nao se deve coibir sua responsabilidade em 100 %

    • Jose Silva

      muito diferente de cruise control… nada haver kkk

  • Bruce Wayne

    Nada de alarmante, eles anunciam como semi autônomo e a galera quer dirigir fazendo cup noodles.
    Pelo menos já identificaram essa falha de percepção baseada em luz.

  • Ander33x

    Já era de se esperar que um “serumano” iria se F…. com esse sistema, no YT mesmo tem vídeos de pessoas pegas usando o modo AutoPilot dos Teslas dormindo/cochilando ao volante.

    Nego abusa até onde não der mais, o que é pra ser somente um recurso a mais pra trazer mais conforto e comodidade pra auxiliar na condução não, cidadão vai lá liga o recurso AP e já puxa o travesseiro, jornal, revista, smartphone…. e esquece da estrada, rodovia, etc.

    No mais,
    Vida longa aos Teslas.

  • Murilo Lucato

    Se ele estivesse em um Fiat Uno não teria morrido

  • Paulo Reis

    Assim como vários aviões foram “necessario” cair para aprimorar os aviões, idem para técnologia autônomo. Sempre terá surpresas: “reboque da cor branca não repletiu a luz”, tipo, não foi descoberto antes as variações da absorção de luz de acordo com a cor do objeto refletor…



Send this to friend