Elétricos Híbridos Tesla Veículos Comerciais

Nikola Motors processa Tesla por design e vende 800 caminhões híbridos para cliente

Tesla-Semi-2-1024x576

Elon Musk enfrenta diversos problemas relacionados com os constantes prejuízos e atrasos na produção do Tesla Model 3 e sofre a pressão cada vez mais forte dos investidores para mudar o jogo. Apesar disso, o chefe da Tesla estava tranquilo quanto ao desenvolvimento de seu caminhão extrapesado elétrico, o chamado Tesla Semi.


Aliás, o modelo vem conquistando operadores dentro e fora dos EUA, tendo superado a marca de 2.000 pedidos há algum tempo, mesmo que a maioria dos frotistas, os mais tradicionais, ainda vejam com reservas a operação de um carro desse porte 100% elétrico. Recentemente, Musk anunciou que o Semi terá autonomia máxima de 965 km, bem acima dos 800 km anunciados inicialmente.

Mas, parece que as coisas podem mudar radicalmente para a Tesla no caso do Semi. É que a fabricante rival de caminhões ecológicos, a Nikola Motors (que também leva o nome do célebre inventor sérvio), entrou com uma ação na justiça americana por quebra de patente de design relacionada com seu caminhão One. Na visão da empresa, Musk copiou o estilo de seu produto para colocar em um modelo rival.

nikola-one-1-1024x575


Por conta disso, a Nikola Motors pede US$ 2 bilhões em reparações. Mas, antes de ação, a empresa informou à Tesla que alguns itens de seu caminhão Semi era idênticos aos do One, entre eles o para-brisa envolvente, o para-lama dianteiro, porta de acesso à cabine e carroceria aerodinâmica. Além disso, a empresa exigiu que o lançamento fosse adiado para que se resolvesse a questão, mas a montadora de Elon Musk não respondeu às exigências da rival e apresentou seu caminhão elétrico, mantendo o cronograma original.

Segundo um advogado da Tesla: “É óbvio que não há mérito neste processo”. Por ora, o Semi continua seu desenvolvimento com testes realizados transportando carga e as entregas estão programadas para 2020, se não ocorrer imprevisto. Entre os clientes famosos da marca, está a cervejaria Anheuser-Busch. É ela que recentemente fez a alegria do pessoal de Salt Lake City, Utah, sede da Nikola Motors.

nikola-one-2-1024x575

A empresa fez uma mega encomenda de 800 caminhões híbridos de hidrogênio do modelo One. O objetivo da cervejaria é que toda sua frota de veículos seja ecológica até 2025. Antes, ela encomendou apenas 40 exemplares do Tesla Semi. Mas, além de cliente da Nikola, a Anheuser-Busch será parceira na introdução dos primeiros 28 postos de reabastecimento de hidrogênio nos EUA, cuja rede planejada pelo fabricante do caminhão será de 700 unidades espalhadas pelo país e também no Canadá.

O Nikola One é um caminhão extrapesado do segmento “semi” americano, que possui células de combustível com hidrogênio e um propulsor elétrico de 1.000 cavalos. Ele utiliza baterias de lítio de 320 kWh de densidade e autonomia entre 805 e 1.609 km (mil milhas), indo de 0 a 96 km/h em 30 segundos.

O interessante na aquisição do modelo é que o cliente entra num leasing de 72 meses pagando de US$ 5.000 a US$ 7.000 mensais com milhagem ilimitada e combustível gratuito. Os clientes podem ainda comprar o Nikola One em definitivo após esse período ou quando o hodômetro alcançar 1,6 milhão de km. Haverá ainda o modelo Two para operações em distâncias curtas.

[Fonte: Carscoops]

COMPARTILHAR:
  • Maycon Farias

    Nossa idêntico. Os dois tem parabrisas, rodas e farol.

    • New World

      klkkkkkkk esses processos de design são uma piada , isso não vai dá em nada

      • Nicolas_RS

        Você que acha, isso no meio dos das empresas de celulares da uma treta braba.

    • Diego HONORATO

      Na verdade a versão mostrada ta diferente, mas há uma versão curta que é bem igual

  • Alexandre

    nao acredito que as duas me usam o nome do mesmo cara – Nikola Testa, que bizarro hahaha

    • El Cabron

      Em uma eventual associação das duas, já podemos imaginar o nome da empresa resultante… Tava pensando aqui, não seria de todo injusto colocar o nome de Thomas Edison, afinal, na guerra das correntes, ele que defendiam a corrente CC. Que pelo que sei, é a utlizada nos motores deste tipo de aplicação.

      • Luis Burro

        Ah droga!Só tinha lido a primeira frase do teu comentário e ia sugerir q a empresa podia se chamar Thomas Edison,só de zueira.

    • leitor

      Já estava para escrever isso quando vim ler os comentários. Nikolas processando Tesla. É como se Ayrton processasse Senna.

  • Luis Burro

    Ai,ai,ai,nd a ver,q apelação hein!
    Todo projeto de elétricos levará a aerodinâmica em muita consideração,então o formato serão todos meio parecidos.

  • Mr Tony

    Realmente, design de caminhões são bem diferentes.. Pra mim é tudo igual!

  • zekinha71

    A Boeing deveria processar a Airbus, Embraer, Bombardier por fazer os aviões parecidos aos dela.

  • Marcos Silva

    Teu caminhão tem roda, tá imitando o meu. kkkkk

  • Lareiro

    É nada, tá tudo imitando o Optimus Prime.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email