Elétricos EUA Governamental/Legal Híbridos Nikola Tesla Veículos Comerciais

Nikola: Tesla vira a mesa e acusa rival de copiar design da Rimac

Nikola: Tesla vira a mesa e acusa rival de copiar design da Rimac

A briga entre Nikola e Tesla poderia criar uma certa confusão mental no inventor sérvio se ele estivesse vivo. As duas marcas de veículos eletrificados nos EUA, inspiradas no gênio morto em 1943, está dando muito pano para manga.


Em 2018, a Nikola Motors acusou a Tesla de copiar o design da cabine de seu caminhão movido por hidrogênio e adicioná-lo no Tesla Semi. O caminhão em questão era o Nikola One.

Então, uma briga judicial começou, com a Nikola pedindo indenização de US$ 2 bilhões. Contudo, o que parecia estar ganho para a empresa de Phoenix, Arizona, agora pode se virar contra ela.

Após perder o CEO Trevor Milton, acusado de fraude nas declarações de desenvolvimento de produção e engenharia da Nikola, agora a Tesla acusa a companhia de ter copiado ilegalmente a croata Rimac, startup de carros elétricos superesportivos.

Nikola: Tesla vira a mesa e acusa rival de copiar design da Rimac

Na verdade, a própria Tesla alega que nenhuma das duas empresas criou o estilo, mas sim o designer croata Adriano Mudri a pedido da Rimac Automobili, em 2010. Com passagens pela Opel, Magna-Steyr e Qoros, Mudri teria gerado o design que a Nikola teria copiado. Ele surgiu a partir do caminhão conceito Rimac Road Runner.

A Tesla disse em sua alegação: “Adriano Mudri é o designer do caminhão conceito Road Runner. O caminhão Road Runner é um caminhão-conceito movido a hidrogênio. O caminhão-conceito Road Runner foi inscrito no Michelin Design Challenge 2010 e foi selecionado para exibição no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte de 2010. Várias imagens do caminhão-conceito Road Runner são reproduzidas abaixo. ”

Nikola: Tesla vira a mesa e acusa rival de copiar design da Rimac

Agora, a ação da Tesla é invalidar as alegações da Nikola, já que a mesma teria se aproveitado do design do caminhão da Rimac. Na acusação, a Tesla defende que o escritório de patentes não tinha conhecimento disso quando registrou a patente da rival, mas que se soubesse, não teria liberado.

Aliás, o Road Runner foi pensado para ser movido por hidrogênio… Por fim, a Tesla declarou que o design já existe há muitos anos, sendo usado por vários fabricantes de caminhões em seus conceitos. Agora, resta saber o que a justiça americana decidirá. A Rimac não se pronunciou sobre o caso.

Se a croata tivesse de escolher entre Nikola e Tesla, provavelmente optaria pela segunda, visto que está fechando negócio com o “amigo” alemão de Elon Musk. Quanto à primeira, é a segunda ação negativa contra a empresa esta semana, após as acusações contra Trevor Milton.

[Fonte: Electrek]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email