Etc Mercado

Ninguém mais quer carro de duas portas

ford-versailles-ghia

Se você tem mais de 25 anos de idade com certeza se lembra da época em que carro de quatro portas era visto como carro de taxista no Brasil, e ningúem queria as duas portas extras. Que idéia ridícula, se pararmos pra pensar. Ainda bem que essa idéia tosca se foi, pois hoje cerca de 85% dos carros vendidos no Brasil tem quatro portas.


O que sobra com apenas duas portas se dividem em basicamente dois segmentos. O de carros esportivos e o de carros extremamente básicos, pelados, populares, que tiram duas portas pra economizar coisa de 500 a 1.000 reais. Você sabe de algum sedã feito no Brasil que tenha versão de duas portas, assim como tínhamos Monza, Santana, Versailles, etc??? Claro que não.

Hoje, a principal função dos modelos de duas portas é a de chamariz, para atrair o consumidor que busca um primeiro carro o mais barato possível, ou o frotista que procura economia em escala. Se analisarmos entre os carros nacionais, apenas um deles vendeu mais na versão de duas portas do que na versão de quatro. Foi o Chevrolet Celta, que vende cerca de 36.000 unidades de duas portas, contra 32.000 de quatro portas. A diferença de preço entre os dois é de aproximadamente 1.500 reais, um absurdo, cerca de 5% do valor do carro.

Já o Uno Mille vende bem mais unidades de quatro portas do que de duas. E conforme o carro sobe de preço, ele vende ainda menos, com duas portas. O VW Fox vende apenas 20% em versões de duas portas. “O modelo de duas portas ainda é consumido pelo jovem, que usa o carro praticamente sozinho, que quer uma porta ampla para poder entrar”, acredita o consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive.


Temos também modelos pseudo-esportivos, que têm apenas duas portas por causa de seu segmento específico. Podemos citar exemplos como Citroen C4 VTR, Volkswagen Polo GTi e Palio 1.8R. Outros modelos, apesar de ter potência ainda maior que estes anteriores citados, como VW Golf GTI e Honda Civic Si, não tem versões de duas portas.

A Honda até mesmo chegou a pensar em criar o Honda Civic Si de duas portas, mas as vendas de apenas 120 unidades por mês não justificam os custos de criação e desenvolvimento.

Um modelo que foi lançado apenas com duas portas, o Chevrolet Astra, hoje só existe na versão de quatro portas. Uma prova de como o mercado mudou.

Matéria baseada em reportagem do UOL.

COMPARTILHAR:
  • markinjs

    Chamar palio 1.8R de esportivo e golf gti e civi SI de pseudo-esportivo foi tenso hehehehe…espero que tenha sido um erro na hora de escrever mesmo :rolleyes:

  • Dark_Flood

    Mas fica dificil pra um cara alto querer entrar num carro 2 portas e sentar atrás, 4 portas é muito melhor, e naum acho feio..

  • na verdade todos eles são pseudo-esportivos. vou corrigir. é que o Palio 1.8R tem intenções esportivas, isso sim.

  • Ricardo

    Sinceramente, quatro portas pra mim só servem pra dar dor de cabeça. As pessoas que vão atrás nunca têm cuidado, batem as portas em guias altas e outros obstáculos. Com crianças então é terrível. As portas extras também são uma fonte de barulho a mais, e as travas elétricas geralmente dão problema nas portas de trás primeiro. Não tenho carro quatro portas, e nem sinto necessidade, ao menos por enquanto. Gostaria que os carros tivessem portas traseiras de correr, como as vans, isso sim seria um progresso.

  • Turista

    Chamar os carros de pseudo esportivos eu achei ótimo, parabéns.

    E tinha mais uma antigamente, não sei se era só Rio de janeiro, mas as pessoas diziam que carro quatro portas não prestava, dava muito problema. E isso se ouvia com frequencia nas ruas. Hoje é engraçado lembrar disso.

    Acho que duas portas é uma questão muito racional, também muito caro 5% em duas portas adicionais, mas honestamente não sei o quanto de trabalho dá pra colocar esses duas outras portas na linha de produção.

    Eu também acho um pena o si não ter uma versão duas portas, ponto contra a honda, infelizmente.

    Abraços e parabéns pelo site, muito bom.

  • valeu turista! em suas viagens, sempre dê uma passada aqui no NA!

  • nelson

    Eu tb acho que esses preconceitos contra carros 4 portas são ridiculos, agora legitimos esportivos tem q ser duas portas!! Pseudo esportivo foi otima!! rsrsrs

  • Filipe Augustus

    Bem que a Honda poderia trazer o Civic Coupe,nem que fosse importado dos EUA,por uns 120 mil,+ agora a VW parar de fabricar o Golf duas portas foi triste msm.

  • Uri

    Pessoalmente acho os carros de quatro portas bem mais práticos na hora de transportar a criançada… mas num carro esportivo é forçar a barra! Se bem que nos pseudo-esportivos não tem problema… uma pena que nosso mercado seja pobre demais para consumir a variedade de produtos à qual os europeus, por exemplo, têm acesso, seja com duas, três, quatro ou cinco portas.

  • Nilson

    Hj só penso em 4portas, muito mais racional, só q 5% a mais é um roubo…

  • Marcos

    Essa idéia de que carros de 2 portas são ruins, é típica de terceiro mundo. Na Europa os modelos 2 portas são bastante valorizados, e em geral mais bonitos. Procurem no Google fotos do Grande Punto 2 portas, e do 4 portas. É inegável que o 2 portas tenha mais esportividade. Infelizmente aqui no Brasil criou-se mais uma idéia de oposição (“isso não presta, aquilo não presta”), adicionando-se às muitas que já temos.

  • Moriah

    Tb..o Celta 4 portas é bem feinho…heheh Mas o preço influi mesmo. Ja se foi o tempo do Logus e Verona…hehe

  • MG

    Uma vez um vendedor de uma concessionária VW de Belo Horizonte me disse que quase não vendia mais Fox 2P, mas que no Rio o modelo vendia bem. Ele alegou que as pessoas optavam por 2P por acreditarem que isso evitaria sequestro relâmpago, onde muitas vezes um dos sequestradores vai no banco traseiro.

  • JJ

    [quote comment=”34464″]Uma vez um vendedor de uma concessionária VW de Belo Horizonte me disse que quase não vendia mais Fox 2P, mas que no Rio o modelo vendia bem. Ele alegou que as pessoas optavam por 2P por acreditarem que isso evitaria sequestro relâmpago, onde muitas vezes um dos sequestradores vai no banco traseiro.[/quote]

    Concordo com MG, os bandidos tem uma maior tendência à praticar o sequestro relâmpago em véiculos 4pts, justamente em razão do fácil acesso e saída, o modelo de 2pts é uma opção para um pouco mais de segurança em nossas ruas

  • marcos

    Essa discussão me faz lembrar uma coisa curiosa:
    O Logus (sedã) só tinha duas portas, e o Pointer (hatch) é que tinha 4 portas. Qual seria a lógica da Volks?

  • Ricardo

    [quote comment=”34472″]Essa discussão me faz lembrar uma coisa curiosa:
    O Logus (sedã) só tinha duas portas, e o Pointer (hatch) é que tinha 4 portas. Qual seria a lógica da Volks?[/quote]

    A lógica era não ter modelos sobrepostos com a Ford (Verona – sedã 4 portas e Escort – hatch 2 portas).

  • Marcelo

    Eu tenho mais de 25 anos, e lembro que antigamente nem os taxistas queriam carros 4p… hehheheh
    E reclamavam que os passageiros não tinham geladeira em casa, “pq batiam mto forte na hora de fechar…” rssss
    Bem, eu particularmente prefiro um 4 portas… e não vejo a hora o cambio automático passar por essa mesma revolução de conceitos, e cair de vez no gosto do consumidor brasileiro. Não dá pra entender gente que tolera engarrafamento pisando na embreagem!!!
    []´s

  • Pardal

    A intenção da FIAT é boa com o seu Palio 1.8R, mas apesar de todo o visual ele anda como qualquer 1.8 “pawertrain” ( leia, corsa 1.8, montana 1.8, strada 1.8, Palio HLX 1.8, entre outros). Para o Palio 1.8R (que diga-se de passagem é um ótimo carro) ser esportivo de alma precisa de pelo menos uns 140 cavalos. Ele é o que se chama de “carneiro em pele de lobo”.

  • Pardal

    Desculpem o tópico anterior, mas voltando ao assunto central, mas acho que os carros duas portas tem seu “charme” enquanto esportivo, mas para familia… realmente tem que ter 4 portas.

  • king diamond

    bom, eu tenho um carro 4pts e só comprei pq não tinha a opção do mesmo modelo 2 pts, pq ando sozinho no carro em 95% do tempo… da p/ contar nos dedos qnts vezes a porta de trás foi aberta p/ entrar passageiros… rs

    mas o mercado é isso ae, hoje se vc compra um modelo 2 pts (não esportivo), corre o risco de ter comprado um mico!

  • Guilherme

    Tem um Golf GTI 2p aqui na minha cidade e é muito show de bola!!! Eu babo toda vez que eu vejo! :evil:
    A Honda bem que podia trazer o Civic Coupé importado mesmo… =/

  • FRED

    CARRO 2 PORTAS EM PLENO SÉCULO XXI?! :blink: FALA SÉRIO!!!!!!!!!!!!! :glass:

    • rafa_marcao

      Nossa.. comentário inútil

  • Gabriel,the “mal”

    eu adoro carro 2 portas,e 4 também…

    vai falar que ninguem gostava do Voyaginho??????
    outro 2 portas:
    FUSCA!

    outro 2 portas:
    porsche(sonhei alto heheeh)

  • Raphael

    Na verdade,acho que deveriam haver versões tanto de 2 quanto de 4 portas,se não de todos os carros,pelo menos de boa parte deles.Os de 2 ainda conservam um certo caratér esportivo.

  • HugoVictor

    Eu só quero carro de quatro portas!
    Axo muuuito conviniente e estiloso. Axo que uma das ultimas a se acostumar com isso e á VW,vejam os populares, Fiesta 4p de serie, Corsa 4p de serie, Peugeot 2006 aonda tem 2p? (não lembro) O palio vá lá pq o projeto eh antigo,mas a VW trazer o Fox e lança-lo primeiro só com duas portas? Covardia…

  • mano

    Acho que o fato de a produção nacional (e as vendas de veículos também) de algum tempo atrás ser maior nos modelos deve-se em grande parte à formação de nossa indústria automobilística. Entre os pioneiros vamos lembrar: Vemaguete (perua 2 portas), Fusca (2 portas) Jeep (2 portas), Rural (perua 2 portas). Claro que havia os Simca, DKW Belcar, Gordini, Aero-Willys e tantos outros que eram 4 portas. Mas a formação automobilística de grande parte dos brasileiros que foram os primeiros consumidores de nossa então novata indústria de automóveis deu-se com o Fusca e, talvez por isso, prevaleceu a preferência pelos duas portas durante tanto tempo.
    Além disso, as propagandas sempre alardeavam o estilo mais esportivo dos veículos duas portas e chamavam os quatro portas de “familiares”, o que, naquela época, significava dizer “carro de velho”.
    Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar de comentários como esse.

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment=”34422″]Sinceramente, quatro portas pra mim só servem pra dar dor de cabeça. As pessoas que vão atrás nunca têm cuidado, batem as portas em guias altas e outros obstáculos. Com crianças então é terrível. As portas extras também são uma fonte de barulho a mais, e as travas elétricas geralmente dão problema nas portas de trás primeiro. Não tenho carro quatro portas, e nem sinto necessidade, ao menos por enquanto. Gostaria que os carros tivessem portas traseiras de correr, como as vans, isso sim seria um progresso.[/quote]
    Já pensou em comprar um Fiat Doblò?

    [quote comment=”34423″]Chamar os carros de pseudo esportivos eu achei ótimo, parabéns.

    E tinha mais uma antigamente, não sei se era só Rio de janeiro, mas as pessoas diziam que carro quatro portas não prestava, dava muito problema. E isso se ouvia com frequencia nas ruas. Hoje é engraçado lembrar disso.

    Acho que duas portas é uma questão muito racional, também muito caro 5% em duas portas adicionais, mas honestamente não sei o quanto de trabalho dá pra colocar esses duas outras portas na linha de produção.

    Eu também acho um pena o si não ter uma versão duas portas, ponto contra a honda, infelizmente.

    Abraços e parabéns pelo site, muito bom.[/quote]
    Isso era muita influência da propaganda do Fusca quando chegou ao Brasil, que só era feito com duas portas. Os modelos americanos que eram predominantes na época tinham na maioria 4 portas.

    [quote comment=”34479″]Eu tenho mais de 25 anos, e lembro que antigamente nem os taxistas queriam carros 4p… hehheheh
    E reclamavam que os passageiros não tinham geladeira em casa, “pq batiam mto forte na hora de fechar…” rssss
    Bem, eu particularmente prefiro um 4 portas… e não vejo a hora o cambio automático passar por essa mesma revolução de conceitos, e cair de vez no gosto do consumidor brasileiro. Não dá pra entender gente que tolera engarrafamento pisando na embreagem!!!
    []´s[/quote]
    Concordo com a questão do câmbio automático, realmente é bem melhor que ficar pisando na embreagem.

    [quote comment=”34541″]Eu só quero carro de quatro portas!
    Axo muuuito conviniente e estiloso. Axo que uma das ultimas a se acostumar com isso e á VW,vejam os populares, Fiesta 4p de serie, Corsa 4p de serie, Peugeot 206 aonda tem 2p? (não lembro) O palio vá lá pq o projeto eh antigo,mas a VW trazer o Fox e lança-lo primeiro só com duas portas? Covardia…[/quote]
    Só o 206 com motor 1.4 (não tenho certeza quanto ao 1.6), Uno, Fox, Gol e Celta estão vindo com duas portas. Ford Ku é carta fora do baralho, além de ser praticamente uma moto com 4 rodas vai sair de linha… Mas quanto ao Fox ter sido lançado antes com duas portas foi para não canibalizar vendas do Polo.

  • GG

    a maioria dos carros no brasil as vendas sao maiores que os dos duas portas :))

  • é, os carros de 2 portas tem seu charme.

  • Du

    Já tive 2 portas. O 4 é mais cômodo, mas eu acho bem mais bonito o 2 portas. É bem mais esportivo. O ar de cupê é muito charmoso mesmo.

  • Mercenário

    Para vosso conhecimento, conheço algumas mulheres que preferem carros 2 portas por segurança, pois os bandidos preferem os 4 portas.

    Olha que ironia do destino: meu opalão é 2 portas!

  • Diogo

    [quote comment=”34431″]Bem que a Honda poderia trazer o Civic Coupe,nem que fosse importado dos EUA,por uns 120 mil,+ agora a VW parar de fabricar o Golf duas portas foi triste msm.[/quote]

    Que eu saiba, a VW nunca fabricou o golf 2p por aqui…. :S:

  • Diogo

    [quote comment=”34470″][quote comment=”34464″]Uma vez um vendedor de uma concessionária VW de Belo Horizonte me disse que quase não vendia mais Fox 2P, mas que no Rio o modelo vendia bem. Ele alegou que as pessoas optavam por 2P por acreditarem que isso evitaria sequestro relâmpago, onde muitas vezes um dos sequestradores vai no banco traseiro.[/quote]

    Concordo com MG, os bandidos tem uma maior tendência à praticar o sequestro relâmpago em véiculos 4pts, justamente em razão do fácil acesso e saída, o modelo de 2pts é uma opção para um pouco mais de segurança em nossas ruas[/quote]

    Eu moro no RJ e conheço mta gente que compra carro 2 portas por causa da segurança…o bandido prefere mesmo o carro 4pt…

  • Diogo

    [quote comment=”34630″][quote comment=”34431″]Bem que a Honda poderia trazer o Civic Coupe,nem que fosse importado dos EUA,por uns 120 mil,+ agora a VW parar de fabricar o Golf duas portas foi triste msm.[/quote]

    Que eu saiba, a VW nunca fabricou o golf 2p por aqui…. :S:[/quote]

    oops, me enganei….acho q teve sim!!! foi malz….hehehehe :glass:

  • Diogo

    Eu acho que deveríamos ter o direito de escolher se queremos 2 ou 4 portas…principalmente nos carros hatch. E não lançar carros exclusivamente com 2 ou 4 portas.

    Isso acontece mto com os hatches médios. O stilo 2p e o focus 2p são mto maneiros…mas só os europeus têm ou tiveram a chance de comprar.

    Apesar de eu achar que alguns carros fiquem mais bonitos com 2p….o carro 4p é muito mais cômodo.

  • Ricadu

    Uma pena a Honda nao trazer o Civic hatch para o Brasil, ele é lindo, visual muito futurista, parece saído de desenho dos Jetsons. Eu vi um num filme e apaixonei!

  • Andre

    Pois aqui no Rio houve uma volta aos carros de 2 portas por uma questão de segurança.

    Os bandidos vão atrás de carros 4 portas para fazer os bondes.

    O Astra 3 portas estava vendendo bem nas concessionárias por causa disso, especialmente para mulheres.

  • LeO!

    [quote comment=”34418″]na verdade todos eles são pseudo-esportivos. vou corrigir. é que o Palio 1.8R tem intenções esportivas, isso sim.[/quote]

    [2]lol

    ~

    Ahh, isso aí dos carros tenderem aos modelos 4 portas era algo previsível. São mais práticos que os de 2… :laugh:

  • Luis Guilherme

    Quem gosta de 4 portas deve ter menos de 1.70 de altura ou familia, agora dizer que carro 4 portas é mais bonito que de 2 portas, me desculpe, pois não é mesmo !!! Carro duas portas dá um ar mais esportivo no veiculo, que tal uma Ferrari 4 portas ou um Porsche ?? Quem sabe até mesmo o Celta 4 portas (horrivel), parece que está dentro de uma lata de sardinha, com duas já é apertado imagina 4 !!!

    4 portas é bom para carro familia (sedãs) !!!

    Abraço !!!

    • BOX666

      Porsche 4 portas? Já existe: Cayenne, Panamera….. E até que não são feios!!

  • Marcelo

    Não sei se eu sou do contra, ou sou “turrão” em minhas opiniões… Mas eu não SUPORTO carros com 4 portas. Aprendi a dirigir em um Passat, e meus cinco ou seis primeiros carros todos eram de 2 portas.

    Pois bem, chegaram os anos 90, e virou essa “mania” de carros de 4 portas. Fui eu e comprei o meu primeiro e último carro de 4 portas: um Tipo prateado, muito bonito. Eu era o segundo dono (peguei de uma juíza), muito conservado, coisa e tal.

    As semanas foram passando, e não me acostumava com as portas trazeiras…

    Meus amigos, quando um passageiro no banco de trás abria o vidro, eu levava um susto!

    Para a criança sentada atrás descer, eu tinha que levantar do meu lugar e abrir a porta tal qual chofer, por causa das travas que impedem a abertura interna. Se sentava um adulto, eu havia esquecido de desarmar aquela trava, e tinha que levantar do mesmo jeito…
    Na hora de lavar, um baita trabalho dobrado para secar as portas por baixo…
    E vários outros detalhes devido às 4 portas que me irritaram. Irritaram tanto, que cheguei a conclusão: carro de 4 portas, só de graça!!! Para mim, carro de 4 portas é, e sempre será carro de taxista. Voltei aos carros de 2 portas e daqui não saio. Pena que só tem na Argentina o Focus de 2 portas: que belo carro!!!

  • Pablo

    Não é bem assim…e os esportivos?,alguém aí temeria em comprar um novo gol g5 1.8T com duas portas?

  • Cleovano

    Ola, amigos. Convenhamos que transportar cinco pessoas num carro e ter somente uma saida e demais (porta do motorista he do motorista). 4 portas tem muito a ver com seguranca e comodidade.
    Obs: Os carros de 2 portas deveriam ter espaco somente para duas pessoas.

  • Grimaldo A santos

    :banana: Aceito doação de carro mesmo de brinquedo

  • fbraggio

    Ao autor do texto:

    …"e ningúem queria as duas portas extras. Que idéia ridícula, se pararmos pra pensar. Ainda bem que essa idéia tosca se foi, pois hoje cerca de 85% dos carros vendidos no Brasil tem quatro portas"

    "Ninguém" quem, cara-pálida ?? Não faça sua opinião ser a de todos. Muita gente ainda tem opinião e gosto próprios e se recusa a ser "maria-vai-com-as-outras", e seguir a boiada como geralmente acontece no Brasil. Agora "decretaram" que a "moda" é 4P.. e "punto e basta!!" Quem gosta de carro 2P fica sem opção. Ou é pé-de-boi ou é um super esportivo importado.

    Fico indignado com a falta de opções que as montadoras brasileiras impõem aos consumidores. Existem centenas de modelos.. 99% 2 P !!

    Na Europa e EUA existem centenas de opções de carros 2P. Por que no Brasil tem que ser diferente ??

    • Andreas_777

      Aí sim vi qualidade em seu comentário amigo! Brasileiro é maria-vai-com-as-outras mesmo, carro quatro portas é muito feio. Imagine um palio ou um gol, que são hatchs com quatro portas… Carro quatro portas só para madame com motorista. Só falta agora lançarem a Ferrari com quatro portas, abraços.

  • fbraggio

    No Brasil é assim:

    Você TEM que adorar futebol e torcer fanaticamente para algum time
    Você TEM que seguir a moda atual, seja ela qual for
    Você TEM que adorar sol, calor, verão e praia
    Você TEM que adorar carnaval, barulho e confusão
    Você TEM que gostar de "música" lixo, como sertanOJO, pagode, funk, etc
    Você TEM que ser casado e ter váááários filhos
    Você TEM que ser meio bobo, meio pobre, meio esperto, meio malandro
    Você TEM que gostar de carro de 4 portas…

  • Celso

    Os veículos 2 portas são mais leves, mais baratos, quase sempre mais bonitos (vide Up e Gol 2 portas), mais esportivos, com acesso aos bancos dianteiros facilitado devido às portas dianteiras maiores. Como raríssimamente levo alguém nos bancos traseiros, seria minha opção… se existissem. O rareamento destas versões em nosso mercado é uma catástrofe.

  • Felipe José Duarte do Nascimen

    Forte equivoco pois as montadoras dão preferência a modelos de quatro portas pois são mais roubados. Imagine bandidos em açao batendo banco para saírem da parte de trás do carro. Agora pense na facilidade que e abrir as quatro portas para se abrigar e trocar tiros com os policiais. No fim de tudo, roubam o carro quatro portas, desmancham ou tocam fogo e a tadinha da montadora vende outro quatro portas porque os duas portas estão sumindo do mercado. Os únicos ganhadores não são os consumidores.

  • Gilberto Alves Filho

    Eu sinceramente não vou com a cara dos carros 4 portas, acho os 2 portas mais bonitos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email