Carros Conceito Crossovers Cupês Mercado Nissan

Nissan ainda considera trocar 370Z por um crossover esportivo

nissan gripz concept 1

De acordo com o site CarAdvice, a Nissan ainda considera substituir seu cupê esportivo compacto 370Z – que já foi vendido no Brasil – por um crossover esportivo. A ideia ainda é aproveitar o conceito Gripz de 2015.

Com as vendas de utilitários esportivos crescendo cada vez mais no mercado mundial, aproveitar todas as chances para ter um lineup mais diversificado possível parece ser uma meta dentro da Nissan, que já prepara o Novo Juke, lançou recentemente o Kicks e tem uma gama bem completa de SUVs.

No entanto, o segmento de carros esportivos compactos já não corresponde tanto quanto há décadas atrás, onde praticamente era obrigatório ter um cupê descolado para atender os consumidores jovens.

datsun_240z

O projeto do conceito Gripz leva em consideração um carro com linha de cintura alta, inspirada no clássico Datsun 240Z que ganhou os Safari Rallies de 1971 e 1973, realizados na África. Já o atual 370Z já está com o visual cansado e acredita-se que terá um fim definitivo em 2018.

Para entrar em seu lugar, uma proposta mais radical e atual seria a chance de conquistar novos consumidores e o segmento de SUV parece o mais promissor nesse caso. Existem muitos exemplos no segmento, tais como os BMW X4 e X6, além dos GLC e GLE Coupé, por exemplo.

O número de utilitários esportivos com proposta mais individualista e esportiva não para de crescer. A Nissan tem o Juke, que apresenta um visual impactante e ao mesmo tempo bem esportivo. Ainda não se sabe como ele ficará, apesar de que muitos apostam em um crossover mais “normal”.

nissan-370z-nismo-2015-1

A Nissan não nega e nem confirma que o Gripz pode virar um modelo de produção, mas tudo leva a crer que sim. Em busca do passado, a marca japonesa apresentou os conceitos IDX como sucessores dos clássicos Silvia e 200SX, mas até agora nada foi revelado além das propostas. Muitos ainda acreditam que algo deve surgir dali.

Mas, a estratégia da Nissan – de acordo com Paul Wilcox, chefe da marca na Europa – é focar em produtos de segmentos que crescem (utilitários esportivos) e evitar a fragmentação e foco em produtos de nicho, independentemente de seu legado. Então, isso poderia soar como um balde de água fria nos IDX.

nissan-idx-1

“Se fizermos isso, a economia, engenharia e design tentarão fazer um retorno do investimento… mas não funciona assim. Temos que ser absolutamente críticos para garantir que o carro pode entregar o volume … nós não estamos olhando para a fragmentação maciça”, disse Wilcox.

“Ter mais produtos pode significar, para as empresas (incluindo a Nissan), cometer alguns erros. Nós vamos focar em [veículos como] crossovers, e ter os produtos certos para complementar isso.”, finalizou.

nissan-gripz-concept-9

Nissan Gripz Concept – Estilo

Com 4,10 m de comprimento, 1,89 de largura, 1,50 de altura e 2,58 de entre eixos, o Nissan Gripz Concept é um pouco maior que o lendário 240Z, tendo visual bastante agressivo e jovial, chamando a atenção pelas formas bem aerodinâmicas e rodas grandes.

nissan-gripz-concept-2

É fácil observar as características estéticas do atual layout global da Nissan, entre elas grade “V-Motion” devidamente cromada, LEDs que simulam faróis em formato de bumerangue, que é o mesmo desenho proposto para as lanternas traseiras envolventes, semelhantes às do Kicks, por exemplo.

nissan-gripz-concept-4

Por dentro, o Nissan Gripz Concept remonta ao 240Z, inspirando-se nos carros dos anos 70, com volante circular e com raios duplos feitos de fibra de carbono, além de instrumentação analógica. A multimídia é elevada e os difusores de ar apoiados em uma travessa sustentada pelo túnel também chamam a atenção. Seu motor é um elétrico de 108 cv e 25,7 kgfm.

Nissan Gripz Concept – Galeria de fotos

[Fonte: CarAdvice]







Send this to friend