Hatches Minivans Nissan Pickups Recalls Sedãs

Nissan anuncia recall para 193 mil carros no Brasil

Nissan-Tiida2 Nissan anuncia recall para 193 mil carros no Brasil

A Nissan anunciou nesta sexta-feira, 28, um recall para 193.587 veículos no Brasil. São 80.378 exemplares dos modelos Tiida, Tiida Sedan, Livina, Grand Livina, Livina X-Gear e Frontier, produzidos no Brasil e no México entre 2012 e 2014, que podem apresentar um defeito no airbag do motorista, e outros 113.209 do Tiida, Tiida Sedan e Frontier, produzidos no Brasil, México e Tailândia, que devem efetuar a troca de um componente do airbag do passageiro dianteiro.



Segundo o divulgado da Nissan, em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do airbag do motorista ou do passageiro dianteiro pode provocar uma pressão excessiva. Isso poderá acarretar em ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos no interior do carro, com possibilidade de causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo em casos extremos.

nissan-frontier-2015-2 Nissan anuncia recall para 193 mil carros no Brasil

Esse defeito é devido a uma falha do gerador de gases dos airbags da marca Takata. Ainda de acordo com a fabricante japonesa, ainda não há conhecimento de quaisquer incidentes relacionados a estes componentes em seus veículos no Brasil.

Confira abaixo os chassis dos carros envolvidos:

Substituição do Gerador de Gases do Airbag – Motorista
ModeloIntervalo de chassiFabricaçãoUnidades convocadasPaís de origem
Tiida3N1BC1AD0DK191329 a
3N1BC1CDXDK203158
não sequenciais
Jan/2012 a Out/20126.820México
Tiida Sedan724
Livina94DJBAL10DJ186650 a
94DTBAL10EJ948551
não sequenciais
Jan/2012 a Out/201413.040Brasil
Grand Livina6.682
Livina X-Gear9.403
Frontier94DVCGD40DJ186553 a
94DVDUD40FJ676125
não sequenciais
Jan/2012 a Out/201443.709Brasil
Substituição do Gerador de Gases do Airbag – Passageiro Dianteiro
ModeloIntervalo de chassiFabricaçãoUnidades convocadasPaís de origem
Tiida3N1BC13D08K190006 a 3N1BC1CDXDK203158
não sequenciais
Mai/2007 a Out/201233.431México
Tiida SedanAgo/2011 a Jul/20121.982
Frontier94DVCGD409J030320 a
94DVDUD40FJ676125
não sequenciais
Dez/2007 a Out/201476.508Brasil
FrontierMNTVCUD4086000001 a
MNTVCUD4096005339
não sequenciais
Mar/2007 a Dez/20084.856Tailândia

nissan-livina2 Nissan anuncia recall para 193 mil carros no Brasil

A Nissan vai substituir o airbag do motorista dos modelos Tiida, Tiida Sedan, Livina, Grand Livina, Livina X-Gear e Frontier a partir do dia 1º de agosto. Já a substituição do airbag do passageiro dianteiro dos carros Tiida e Tiida Sedan será realizada a partir do dia 23 de outubro, e da Frontier, a partir de 11 de dezembro. O reparo é gratuito e tem tempo estimado de uma hora.

Para maiores informações, a Nissan disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 011 1090, e também o site www.nissan.com.br.

  • Wellington Myph13

    “A Nissan vai substituir o airbag do motorista dos modelos Tiida, Tiida Sedan, Livina, Grand Livina, Livina X-Gear e Frontier a partir do dia 1º de agosto. Já a substituição do airbag do passageiro dianteiro dos carros Tiida e Tiida Sedan será realizada a partir do dia 23 de outubro, e da Frontier, a partir de 11 de dezembro. O reparo é gratuito e tem tempo estimado de uma hora.”

    Até la prezados clientes, deixem seus carros guardados pra evitar acidente. Nós já sabemos do problema, mas só alguns serão atendidos em agosto, a segunda leva só no FINAL de Outubro e os últimos, no dia 11 de dezembro, pra vocês poderem viajar no final do ano…

    Juro que não entendo como fazem uma chamada de Recall pro cara só ir reparar o carro 2-3 meses depois… Não acabaram de descobrir que pode ter problemas graves se algo acontecer?!

    • Felipe

      A Takata não tem como atender toda a demanda de uma só vez: Para veículos 0km, para o mercado de reposição e para os recalls de diversas montadoras… Por isso tá fracionado assim.
      Se é pra ficar sem entender, o que eu não compreendo é a prioridade em atender a demanda de veículos 0km em detrimento à segurança de quem já está com air bag defeituoso em um veículo na rua.

      • FearWRX

        fico pensando como estão conseguindo suprir a demanda atual e “refabricar” milhões de airbags de anos de produção de anos passados…

        • Felipe

          A resposta é a matéria. Fracionamento de atendimento de recalls.
          Sobre o seu pensamento, vou além: Qual será a qualidade desses novos air bags (para ambas as demandas)?

          • FearWRX

            Mas pensa bem, são milhões e milhões de veículos, aqui estamos falando de alguns milhares no Brasil, mas são no mundo todo, não é pouca coisa e são uns bons anos de airbags que vão precisar repor… eu estava pensando nos do mundo inteiro, não do Brasil apenas.

            • Felipe

              É… são as fábricas do mundo todo operando à todo vapor pra repor air bags defeituosos fabricados por anos e anos… Não dá pra atender tudo de um ano pro outro, por que ainda há a demanda de carros 0km e peças de reposição pra atender… Enfim, não sei ao certo como está funcionando a logística da Takata mas uma coisa é clara: O fracionamento dos recalls se fez necessário diante da impossibilidade dela substituir simultaneamente os equipamentos defeituosos de todas as marcas/modelos pra quem ela fornece.

    • Pedro Henrique

      amigo, é air bag pra baralho… de graça…
      isso tudo depende do fornecimento, se n produz não tem… e a fabrica de air bag não vive de ar nem de doações.. precisa produzir oque gera lucro também…

  • NaoFaloComBandeirantes

    Em dezembro de 2016 já teve um recall de airbag do Motorista para Tiida e Tiida Sedan.
    Não entendi bem o que mudou neste recall de agora.

    • Louis

      Não sei se estão realizando por partes, já levei para recall do Air bag do motorista dá minha Livina 2010, agora estão chamando os mais novos. Meu medo é que não trocaram o do passageiro, e estão trocando os do passageiro do tiida….

      • NaoFaloComBandeirantes

        Pensei a mesma coisa. É exatamente a minha preocupação.

    • Felipe

      A Takata é a maior fornecedora de air bags do Brasil (Não sei se ainda é mundialmente).
      Com a demanda pelos recalls mais a demanda das montadoras para os 0KM, creio que não conseguiriam atender as duas demandas de uma só vez, então, eles atendem as montadoras com air bags para 0KM e fracionam a demanda dos recalls.
      Por isso esse novo chamado para modelos que embora já haviam sido chamados antes, só a sequencia de chassis mais antigos foi atendida. Agora a sequencia mais nova também será.

      • NaoFaloComBandeirantes

        Obrigado pela explicação

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend