Asiáticos Elétricos Europa Minivans Tecnologia

Nissan Cube poderá ser o carro elétrico português?

nissan-cube-podera-ser-o-carro-eletrico-portugues Nissan Cube poderá ser o carro elétrico português?







Como sabemos, alguns poucos países do mundo firmaram acordos com a montadora Renault-Nissan, para efetivarem a criação de uma rede de recarregamento elétrico para automóveis a nível nacional.

Entre eles está Portugal, que recentemente firmou um acordo do tipo com o grupo franco-nipônico. Portugal se comprometeu a criar um rede de 1.300 pontos de recarga por todo o país até 2011, sendo que 320 deles já estarão operacionais em 2010.

O governo dará incentivos fiscais aos veículos elétricos e aos fabricantes dos mesmos, contribuindo para a renovação da frota portuguesa já com idade média crescendo a cada ano.

O evento Portugal Tecnológico 2008, irá reunir todos os trabalhos portugueses envolvidos com tecnologia de ponta e a Renault-Nissan estará presente com o projeto da rede elétrica nacional.

Mas o destaque do estande da montadora, será o Nissan Denki Cube, um protótipo elétrico derivado do Nissan Cube. Embora não confirme este ou outros modelos, a marca poderá avaliar a recepção do modelo pelo público, que terá um peso importante na decisão final.

Fonte: Renault-Nissan.



  • LFSP2

    Esses projetos de redes de recarga só funcionam em países pequenos, que foram os únciso que os adotaram, caso de Portugal e de Israel também.
    Sou a favor dos carros elétricos, mas há muitas coisas há se fazer para torná-los viáveis: diminuir os custos de produção e das baterias, aumentar a autonomia, e achar um destino para as baterias que não serão usadas, senão elas podem se tornar lixo eletrônico e em vez de ajudarem a natureza, contaminarem-a ainda mais.
    O maior problema mesmo é a autonomia, por isso é tão difícil ter carro elétrico em países continentais como o Brasil, que sempre fica por último nessas novas tecnologias.

  • rivo

    Li em lgum canto que estes carros levavam algumas horas para recarregar a bateria, imagino um carro 100% eletrico, bateria em baixa e vc no meio da estrada, para no posto e passa algumas “divertidas” horas curtindo um posto na beira de uma estrada, no meio do nada…
    Isto sim, tem de recarga da bateria, deve ser tratado e rápido, vc chega num posto de gasolina e não levando em consideração a lotação desta, perde alguns minutos apenas abastecendo seu carro, muito mais rápido que recarregar bateria.

    :rayban:

  • Roadrazer

    Eu sou português e estou a par desta história. Vai ser sim um carro eléctrico mas não vai ser como os actuais como os que o Rivo referiu. Estes novos postos são de “carga-rápida” isto é o carro vai ficar carregado em poucos minutos em cada paragem (já estão alguns em funcionamento em Lisboa inclusive). Ao que consta por aqui o carro está agendado para por volta de 2011, porque a Nissan e a Renault ainda estão a desenvolver as baterias para aguentarem estas cargas. Estão a tentar por o custo de venda do carro abaixo dos 10.000€ o que equivale a cerca de 12.938 dollars.
    Abraço :drinkk:

  • tonywalker

    Show de bola!!! Europa dando show! Espero que os EUA se recuperem investindo em seus carros elétricos tb

    Quanto a autonomia e tempo de recarga, o Lightning GT tem autonomia de 320 Km e precisa de apenas 10 minutos para se recarregar.

    É questão de tempo para esses problemas de tamanho e autonomia das baterias se resolverem e isso explodir no mundo todo! :clapp: :clapp:

  • Giovanni

    Parabéns Nissan-Renault, pela bela iniciativa e pioneirismo. Enquanto outras estão falindo (GM, Ford), os europeus e japoneses estão muito à frente :clapp:


Send this to a friend