Grand Livina ou Zafira (qual a melhor para 7 pessoas?)

Chevrolet Zafira
Chevrolet Zafira

Por muito tempo, a Chevrolet Zafira se posicionou como uma das únicas opções no segmento de minivans capazes de levar até sete pessoas. Ela chegou ao Brasil em 2001 e reinou por longos oito anos. Porém, em 2009 ela passou a competir com a novata Nissan Grand Livina.

Com a chegada do novo modelo da Nissan, os consumidores com família grande passaram a ter uma nova opção de compra. Vale lembrar também que esses modelos competiam com o Fiat Doblo, mas que não oferecia muito conforto, visto que era praticamente um “furgão com bancos”.

Neste exato momento, você não encontrará nem a Nissan Grand Livina, tampouco a Chevrolet Zafira como modelos 0 km nas concessionárias de suas respectivas marcas. Isso porque a Grand Livina foi descontinuada em 2015, enquanto a Zafira saiu de linha em 2012.

Todavia, no caso da Chevrolet, há como sucessora a Spin, que em suas versões mais caras conta com sete lugares.

Entretanto, qual das duas é a melhor?

Grand Livina ou Zafira – visual e interior

Mesmo sendo um carro bem mais velho de projeto, a Chevrolet Zafira tem um visual mais bem resolvido que o da Nissan Grand Livina. Isso pelo fato de que ela foi projetada realmente para ser uma minivan de sete lugares (veja aqui os carros com sete lugares), enquanto a Nissan usou como base a Livina de cinco lugares e esticou o porta-malas para acomodar a terceira fileira.

Porém, nada encanta na Chevrolet Zafira. Ela apela bastante para o tradicional, sem muitos vincos e detalhes chamativos na carroceria. Já a Grand Livina tem vincos marcantes no capô, laterais e traseira.

Por outro lado, o interior da Grand Livina é mais bem resolvido que o da Zafira na questão visual. O modelo da Chevrolet joga contra pelo acabamento mais primoroso, com material emborrachado no painel.

O que interessa, contudo, é o espaço interno. Em ambos os casos, a terceira fileira foi projetada somente para acomodar duas crianças de baixa estatura, visto que o espaço para as pernas é extremamente limitado.

Na segunda fileira, porém, a Zafira é que a melhor acomoda os ocupantes, podendo levar até três adultos com certo conforto, enquanto a Grand Livina é ideal para somente dois adultos. Afinal, a Chevrolet tem 5 cm a mais na largura, 10 cm a mais na altura e 10 cm a mais no entre-eixos.

O porta-malas da Chevrolet Zafira tem capacidade para 150 litros com os sete lugares, 600 litros com cinco lugares ou 1.700 litros com apenas os dois assentos do motorista e passageiro. Já a Grand Livina tem 123 l, 607 l e 964 l, respectivamente.

chevrolet zafira 2

Grand Livina ou Zafira – equipamentos

A respeito dos equipamentos, vamos usar como referencia a Chevrolet Zafira Elegance e a Nissan Grand Livina SL.

No caso da Zafira Elegance, há recursos como airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado digital, banco do motorista ajustável em altura, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com MP3 player, faróis com ajuste elétrico de altura, piloto automático, rodas de liga-leve de 16 polegadas, alarme, volante em couro, entre outros.

Já a Grand Livina SL oferece airbag duplo, freios ABS com EBD, ar digital, volante ajustável em altura, chave presencial, partida do motor por botão, alarme, bancos e volante em couro, segunda fileira deslizante e reclinável, sistema de som com entrada auxiliar, entre outros.

nissan grand livina 2

Grand Livina ou Zafira – motor, desempenho e consumo

Em termos de motorização, a Zafira está bem melhor, com motor 2.0 de 140 cavalos, contra o de 116 cavalos de quando foi lançada. Mas chega aí uma concorrente de peso, moderna, mais econômica e mais ágil que a Zafira: a Grand Livina.

O motor 2.0 litros flex dos últimos exemplares da Zafira rende ainda até 19,7 kgfm de torque. Ele pode ser encontrado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

A versão brasileira da Nissan Grand Livina teve um trabalho de adaptação muito bom, fazendo com que ela ficasse mais firme e mais resistentes ás condições das ruas e estradas brasileiras.

Ela tem motor 1.8 16v Flex, de até 126 cavalos e 17,5 kgfm. Números de potência e torque próximos aos da Zafira, mas que faz com que ela seja bem mais rápida, graças a uns 200 quilos a menos no peso final.

Porém, mesmo com uma potência menor, a Grand Livina é também mais econômica que a Zafira.

Segundo dados da Nissan, a Grand Livina automática atinge os 100 km/h em 11,8 segundos e velocidade máxima de 181 km/h. No consumo, faz 6,2 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol e 8,9 e 11,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

Já a Zafira automática acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge máxima de 181 km/h. O consumo é de 5,1 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada com etanol e 7,5 e 9,6 km/l, respectivamente, com gasolina.

Portanto, quem quiser economia de combustível e um carro ágil nas estradas, mesmo carregado com sete pessoas, deve escolher o modelo japonês, sem dúvida. A vantagem da Zafira é oferecer mais espaço para as duas pessoas que vão na terceira fila de bancos.

chevrolet zafira 3

Grand Livina ou Zafira – preços

Confira abaixo os preços médios da Chevrolet Zafira e Nissan Grand Livina:

Chevrolet Zafira Elegance 2.0 AT: R$ 35.550 (2012)

Nissan Grand Livina SL 1.8 AT: R$ 32.900 (2012)

*preços com base na Tabela Fipe.

Grand Livina ou Zafira – qual escolher?

A Chevrolet Zafira é mais indicada para quem busca por um modelo mais bem equipado, espaçoso e confortável. Já a Nissan Grand Livina pode ser uma boa escolha para quem preza por desempenho e economia.

Qual seria a sua escolha?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.