Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

A Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou testes com carros elétricos como parte de um plano de eletrificação de viaturas para o patrulhamento urbano. Serão 90 dias de testes com os modelos Nissan Leaf (duas unidades) e BYD e5 (um exemplar).


Eles serão usados pelo CPA/M-5 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), na zona oeste da Capital, operando como viaturas da ronda escolar e atendimento ao 190 na área do 23o BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano).

Segundo a corporação, a “região foi definida por concentrar o maior número de pontos de recarga de carros elétrico na cidade”. Isso permitirá que a PM tenha mais acesso à energia para manter as células de lítio (Nissan) e fosfato de ferro-lítio (BYD) carregadas.

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

Silenciosas, as viaturas poderão se deslocar quase sem serem notadas devido à falta de ruído de um motor a combustão, aumentando assim a discrição durante a ronda.

A PM pretende analisar tempo de recarga das baterias, resposta na aceleração, custo de manutenção e sistemas de freios, assim como o baixo nível de ruído, já citado.

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

Sem custos para o Estado, as três viaturas elétricas foram cedidas pelos fabricantes, definidas em audiência civil pública e equipados com sistema de navegação por GPS, sinais luminosos, sirenes e radiocomunicação.

O Tenente Coronel Carlos Henrique Lucena, responsável pelo projeto, diz: “Nesse projeto-piloto vamos avaliar a operacionalidade e a gestão desse equipamento, como tempo de recarga e a resposta ao serviço de patrulhamento. Além de ser um veículo 100% movido a energia limpa, temos a expectativa de redução em custos de manutenção e também de equipar a Polícia Militar com alternativas de fontes de energia para suas viaturas. Existem protocolos internacionais de redução na fabricação de modelos movidos à combustão e também estaremos preparados para eventuais crises no fornecimento de combustíveis fósseis”.
Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)
Importados, os dois modelos estão disponíveis no mercado de formas distintas. O Nissan Leaf é oferecido por R$ 277.990, tendo 149 cavalos e autonomia de 272 km.
Já o BYD e5 só existe para empresas e instituições públicas. Clone do Corolla 10, o sedã tem 217 cavalos e autonomia de 300 km, mas nem é mais divulgado pelo site da empresa chinesa.

[Fonte: SSP-SP]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.