Asiáticos Elétricos Japão Lançamentos Nissan

Nissan Leaf é o novo carro elétrico “popular” japonês

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-1 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Ontem a Nissan apresentou oficialmente o seu primeiro modelo elétrico de preço acessível à maioria dos consumidores. Trata-se do Leaf, veículo cujo nome significa folha em português.



O Leaf é baseado na plataforma do Tiida e foi desenvolvido para se tornar um carro elétrico viável para a maioria das pessoas. Cinco aspectos principais foram pensados para o Leaf:

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-2 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Motor e transmissão, design diferenciado, plataforma sem emissão de poluentes, autonomia de 160 km, monitoramento inteligente de transporte e preço acessível.

A Nissan não divulgou o preço, mas o Leaf deverá estar acessível a uma grande parcela dos consumidores, que poderão ter acesso ao novo elétrico da marca em meados de 2010.

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-3 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Seu conjunto propulsor é composto de um motor elétrico de 80KW ou 109 cv, tendo um ótimo torque de 28,5 kgfm. O Leaf possui um grupo de baterias de lítio com capacidade de 90KW (122 cv) que podem ser recarregadas em uma tomada comum de 220V.

O tempo de recarga total do Leaf não é menor que o de carros elétricos com baterias de chumbo-ácido, portanto 8 horas são necessárias para essa tarefa.

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-4 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Mas, para uma carga rápida de até 80% do total através de uma estação de recarga, dura em média 30 minutos. Os plugs de recarga estão no centro do capô, um para 220 V e o outro para carga rápida.

A autonomia do Leaf foi pensada para atender as necessidades de 70% dos consumidores, que geralmente percorrem distâncias inferiores a 160 km diariamente.

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-5 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Por isso essa autonomia será o principal limitador do Leaf caso se necessite percorrer maiores distâncias sem pausas para carga rápida. Pode ser que a Nissan ofereça baterias com maior autonomia futuramente.

Para chegar a esse alcance, a Nissan agregou novas tecnologias para tornar o Leaf mais eficiente energeticamente.

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-6 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Foram introduzidos freios regenerativos, design mais aerodinâmico para reduzir o arrasto e equipamentos com baixo consumo de energia. Quem sabe esse novo design não seja uma mostra de um futuro Tiida?

Outro destaque do novo elétrico da Nissan é o sistema Connected TI que monitora eletronicamente o consumo de energia e sua carga, envia informações globais ao motorista, monitora o trajeto e informa a localização de postos de recarga e o preço cobrado por eles.

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-7 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Ainda há a funções bastante interessantes, como se programar o veículo automaticamente para se recarregar sozinho ou mesmo acionar previamente sistemas como o ar condicionado, tudo acionado de modo remoto pelo celular.

A Nissan vai produzir o Leaf em duas fábricas, sendo uma em Oppama, no Japão e outra nos EUA, na cidade de Smyrna no Estado do Tennessee. As baterias de lítio serão feitas no Japão, EUA, Reino Unido e Portugal.

nissan-leaf-e-o-carro-eletrico-japones-popular-8 Nissan Leaf é o novo carro elétrico "popular" japonês

Estes deverão ser os primeiros mercados a receber o Leaf. Será que um dia teremos este Nissan rodando pelo país? Seria viável vender o Leaf aqui com as características que ele apresenta?

Fonte: Nissan.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend