Nissan March 2015: fotos, motor, consumo, versões, preços, etc

Nissan March 2015: fotos, motor, consumo, versões, preços, etc

O Nissan March 2015 chegou ao mercado nacional como o primeiro modelo da marca a ser fabricado no novo complexo industrial da montadora em Resende-RJ. Nacionalizado, visto vir do México, ampliou a oferta e mudou de motor.


Inaugurando a enorme fábrica fluminense, o March estreou sua linha com versões Conforto, S, SV e SL, empregando inicialmente o motor 1.0 16V de origem Renault e o 1.6 16V da própria Nissan, porém, o primeiro foi substituído.

Ainda no ano/modelo 2015, o March recebeu o novo motor HR10 1.0 12V de três cilindros, que passou a ser fabricado no Brasil, sendo ele um derivado de outro com 1.2 litro, mas vendido no exterior.

Ele chegou para rivalizar melhor com os Chevrolet Onix e Volkswagen Gol, tendo seis versões em uma faixa de preço entre R$ 32.990 e R$ 42.990, em valores do lançamento.

Com ajustes, o hatch compacto ficou mais econômico e ainda ganhou multimídia com conexão com internet, usando o smartphone para acessar aplicativos e programas, permitindo navegação e download na web.

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Além disso, a Nissan aproveitou para inserir uma atualização de estilo no compacto, que ficou mais atraente na alteração. Também teve o custo de manutenção reduzido e hoje as seis revisões até 60.000 km têm custo de R$ 2.748,00.

Nissan March 2015 – detalhes

Feito sobre a plataforma V, o Nissan March 2015 apareceu com novos faróis de formato mais fluido, grade ampliada com o V-Motion da marca, para-choque volumoso com molduras laterais dotadas de faróis de neblina e grade inferior maior.

Na traseira, as lanternas permaneceram as mesmas, mas o para-choque foi redesenhado. Com linhas arredondadas, o Nissan March desta geração tinha teto curvado e com semicírculos estilizados no centro, próximo da elevação traseira.

Leve, o March pesava entre 956 kg e 982 kg, tendo interior com linhas igualmente ovalizadas e tendo como novidade a multimídia Nissan Connect. Ela vinha com tela de 5,8 polegadas e sistema de navegação por GPS.

Com integração com smartphone, a Nissan Connect permitia levar a internet para dentro do carro em aparelhos Android e iOS, tendo assim aplicativos para Facebook e Google, por exemplo, permitindo assim a navegação na web como num PC.

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Razoavelmente equipado, o Nissan March 2015 vinha com vários itens de série, dependendo da versão, incluindo ar-condicionado automático, rodas de liga leve aros 15 ou 16 polegadas, direção elétrica, alarme e computador de bordo.

Vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, bancos em couro, airbag duplo, freios ABS, entre outros. Faltava-lhe transmissão CVT X-Tronic (a partir do 2016) e controles de tração e estabilidade, que dariam mais segurança ao carro.

Com 3,83 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,53 m de altura e 2,45 m de entre-eixos, o Nissan March tinha 265 litros no porta-malas, 20 litros a menos que a média do segmento. Ainda assim tinha bom espaço interno.

No mercado de usados é um carro interessante, mas a melhor opção é aquela com motor HR10 de três cilindros, que é mais moderna, potente, econômica e de resposta adequada, além de ser mais silencioso que o barulhento motor Renault.

Assim, o March 1.0 2015 com motor Nissan é uma boa pegada, assim como o 1.6, que tem um desempenho ótimo, fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, dado os 111 cavalos e o peso inferior a uma tonelada. Esse é o motor do Kicks.

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O Nissan March 2015 ganhou um visual atualizado em sua versão nacional, adicionando faróis simples com forma de flecha, integrando uma parábola, lanternas e repetidores de direção.

O novo design alongou a frente, criando uma grade maior com barras cromadas ao centro formando o V-Motion, marca registrada da Nissan. Pronunciado, o para-choque redesenhado recebeu grade maior e com frisos cromados.

Além disso, a frente adicionou molduras cromadas com faróis de neblina. Nas laterais, maçanetas e retrovisores são na cor do carro, tendo ainda rodas de aço com calotas nas versões básicas e liga leve com aros 15 e 16 polegadas nas mais caras.

Os pneus usados eram 165/70 R14 com aço, além de 185/60 R15 ou 185/55 R16. Na traseira, lanternas verticais ficavam ao lado da tampa com grande vigia, que incluía ainda maçaneta embutida e câmera de ré destacada na versão SL.

O para-choque vinha com vincos pronunciados na parte inferior, além da placa. No teto, vincos em semicírculos chamavam atenção, assim como a elevação abrupta na altura da tampa traseira. Havia antena no teto.

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Por dentro, o painel do Nissan March 2015 se mantinha o mesmo do importado do México, chamando atenção para o ar-condicionado automático com formato circular, além de multimídia Nissan Connect com navegador GPS e câmera de ré.

Este vinha ainda com Bluetooth, USB e auxiliar, reproduzindo funções do Facebook e Google Search na tela do dispositivo. Havia ainda comandos de mídia e telefonia no volante, cuja coluna era ajustável em altura.

Com assistência elétrica, ela fazia parte de um bom pacote de equipamentos, que incluía bancos dianteiros Comfort Seats, assento do condutor ajustável em altura, vidros elétricos e travamento central elétrico, além de retrovisores elétricos.

Trazia ainda maçanetas cromadas, cintos de segurança de três pontos nas laterais, cintos dianteiros com pré-tensionadores, banco traseiro bipartido com apoios de cabeça, sistema de som com tweeters, alças no teto e alarme.

No teto, ainda havia retrovisor interno dia e noite, para-sois com espelhos e luzes de leitura, enquanto o porta-luvas era mediano, mas sem iluminação. No bagageiro de 265 litros, revestimento em tecido, iluminação e travamento na chave.

Nissan March 2015 – versões

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  • Nissan March Conforto 1.0 manual
  • Nissan March S 1.0 manual
  • Nissan March SV 1.0 manual
  • Nissan March S 1.6 manual
  • Nissan March SV 1.6 manual
  • Nissan March SL 1.6 manual

Equipamentos

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Nissan March Conforto 1.0 manual – Motor 1.0 e transmissão manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção elétrica, airbags frontais para motorista e passageiro, antena de teto, freios ABS, revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza, cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos, volante de três raios com regulagem de altura, computador de bordo, rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14, alarme sonoro para chave no contato e luzes acesa, calotas integrais, apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2), preparação para sistema de áudio, banco do motorista com regulagem de altura, porta-malas com iluminação, retrovisores externos na cor da carroceria, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, grade V-Motion, vidros verdes, para-brisa degradê, tomada de 12V e ampa de combustível com abertura interna.

Nissan March S 1.0 manual – Itens acima, mais retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista, travas elétricas das portas e do porta-malas, chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas, acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira, maçanetas internas de abertura das portas cromadas e revestimento das portas dianteiras em tecido.

Nissan March SV 1.0 manual – Itens acima, mais faróis de neblina com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15, rádio CD Player e USB/Bluetooth, quatro alto-falantes, comandos de áudio no volante, aerofólio, maçanetas externas na cor da carroceria, moldura da grade inferior cromada e revestimento dos bancos com acabamento diferenciado.

Nissan March S 1.6 manual – Itens do S 1.0, mais motor 1.6 16V.

Nissan March SV 1.6 manual – Itens do SV 1.0, mais motor 1.6 16V.

Nissan March SL 1.6 manual – Itens acima, mais faróis dianteiros e traseiros com máscara negra, rodas de liga leve escurecidas aro 16 e pneus 185/55 R16, ar-condicionado digital automático, revestimento dos bancos em couro, maçanetas externas de abertura das portas cromadas, sistema de áudio com tela de 5,8 polegadas, navegador GPS, câmera de ré, acesso à internet, acabamento preto brilhante no painel central e alarme perimétrico com acionamento na chave.

Preços

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  • Nissan March Conforto 1.0 manual – R$ 32.990
  • Nissan March S 1.0 manual – R$ 34.490
  • Nissan March SV 1.0 manual – R$ 36.990
  • Nissan March S 1.6 manual – R$ 37.490
  • Nissan March SV 1.6 manual – R$ 39.990
  • Nissan March SL 1.6 manual – R$ 42.990

Nissan March 2015 – motor

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O Nissan March 2015 teve três motores diferentes no mercado nacional. Isso porque chegou com o Renault D4D, seguido do Nissan HR10, que fez companhia ao HR16DE, que é o 1.6 litro. Os dois primeiros são 1.0 16V e 12V, respectivamente.

O propulsor de origem Renault chegou ao seu fim na marca japonesa a bordo do March 2015, tendo este motor bloco de ferro fundido de quatro cilindros com cabeçote de alumínio com 16 válvulas.

Este era acionado por comando único, que movia as válvulas através de balancins. Com correia dentada, o propulsor é de uma linhagem antiga da Renault, originada nos anos 90.

Com 998 cm3, o D4D era originalmente embarcado no Renault Clio, mas também foi usado pelo Peugeot 206 no início de sua carreira no Brasil. Dotado de injeção eletrônica multiponto flex, ele foi ajustado para o padrão da Nissan.

A marca japonesa tem por hábito calibrar seus motores flex para potência e torque únicos, independente do combustível, com exceção do Sentra, que saiu de linha recentemente.

Assim, o D4D entregava 74 cavalos a 5.850 rpm e 10 kgfm a 4.350 rpm, mas encaixado numa transmissão manual da Nissan. Meses depois do lançamento do March 2015, foi trocado pelo mais moderno HR10DE, de três cilindros.

Este propulsor de alumínio tem duplo comando de válvulas variável (apenas admissão) com correia dentada e injeção eletrônica multiponto. Assim como no D4D, o HR10 também usa sistema de tanquinho para partida a frio no etanol.

Com 999 cm3, o HR10 entregava 77 cavalos a 6.200 rpm e 10 kgfm a 4.000 rpm. Tendo mais força em baixa que o D4D, o novo propulsor deu ao March 1.0 um desempenho e maior economia de combustível.

Já as versões com motor 1.6 eram equipadas com o HR16DE, o propulsor padrão da Nissan no Brasil, com construção igualmente em alumínio com duplo comando de válvulas acionado por corrente, com variação na admissão.

Tendo 1.598 cm3, esse motor entregava 111 cavalos a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm. O sistema de partida a frio flex é o mesmo dos demais motores citados, visto que a Nissan disse que os clientes não faziam questão do pré-aquecimento.

Nesse ano/modelo, o March ainda não tinha transmissão CVT X-tronic, ficando somente o câmbio manual de cinco marchas. Essas duas opções continuaram até o fim da produção e venda do hatch, em 2020.

Desempenho

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  • Nissan March 1.0 16V manual – 13,8 segundos e 167 km/h
  • Nissan March 1.0 12V manual – 13,5 segundos e 169 km/h
  • Nissan March 1.6 16V manual – 9,3 segundos e 191 km/h

Consumo

  • Nissan March 1.0 16V manual – 8,7/10,4 km/l e 12,5/14,8 km/l
  • Nissan March 1.0 12V manual – 8,8/10,4 km/l e 12,9/15,0 km/l
  • Nissan March 1.6 16V manual – 8,1/10,0 km/l e 12,1/14,5 km/l

Nissan March 2015 – manutenção e revisão

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O plano de manutenção do Nissan March 2015 envolvia um pacote com preços bem reduzidos, sendo os menores da época. Atualmente, para revisões até 60.000 km, o modelo na versão 1.0 16V tem custo de até R$ 3.396.

Com o novo motor, este cai para R$ 2.748. Já o 1.6 16V com R$ 2.971. Nas revisões, são inspecionados diversos itens, incluindo suspensão, direção, freios, parte elétrica, motor e câmbio, bem como sistemas de segurança.

São trocados itens como óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, fluido de freio, velas, entre outros.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.0 16VR$ 421,00R$ 711,00R$ 421,00R$ 711,00R$ 421,00R$ 711,00R$ 3.396,00
1.0 12VR$ 242,00R$ 529,00R$ 410,00R$ 628,00R$ 410,00R$ 529,00R$ 2.748,00
1.6 16VR$ 281,00R$ 617,00R$ 423,00R$ 617,00R$ 423,00R$ 610,00R$ 2.971,00

Nissan March 2015 – ficha técnica

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Motor1.0 16V1.0 12V1.6 16V
Tipo
Número de cilindros4 em linha3 em linha4 em linha
Cilindrada em cm39989991598
Válvulas161216
Taxa de compressão10:111,2:110,7:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndiretaIndireta
Potência máxima74 a 5.850 rpm (gasolina/etanol)77 a 6.200 rpm (gasolina/etanol)111 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo10,0 kgfm a 4.350 rpm (gasolina/etanol)10,0 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)15,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasManual de 5 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço ou liga leve aro 14 ou 15 polegadasAço ou liga leve aro 14 ou 15 polegadasAço ou liga leve aro 15 ou 16 polegadas
Pneus165/70 R14 ou 185/60 R15165/70 R14 ou 185/60 R15 185/60 R15 ou 185/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm)3.8273.8273.827
Largura (mm)1.6751.6751.675
Altura (mm)1.5281.5281.528
Entre eixos (mm)2.4502.4502.450
Capacidades
Porta-malas (L)265265265
Tanque de combustível (L)414141
Carga (Kg)NDNDND
Peso em ordem de marcha (Kg)956964979
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,330,330,33

Nissan March 2015 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.