Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes
Nissan March

O Nissan March 2021, modelo mais barato da marca japonesa no Brasil, pode ser encontrado nas concessionárias em somente duas versões de acabamento, a SV e a SL, sendo a primeira com motor 1.6 com câmbio manual ou transmissão automática do tipo CVT e a segunda somente na configuração 1.6 CVT.

Por a partir de R$ 64.290, o Nissan March na linha 2021 oferece uma boa dose de equipamentos desde a versão de entrada, além de motores eficientes. Todavia, o carro peca por já estar um tanto quanto defasado diante dos rivais, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.


O March começou a ser vendido por aqui em 2011 sob importação do México e passou a ser produzido localmente em Resende (RJ) e ganhou mudanças visuais em abril de 2014.

Desde então, o carro recebeu poucas novidades, sendo que a mais importante delas foi a introdução das configurações com motor 1.6 litro flex e câmbio automático Xtronic CVT, este herdado do sedã médio Sentra.

Porém, com sete anos de mercado, a atual geração do Nissan March 2021 sente o peso da idade. Em relação aos rivais, ele deve em alguns pontos, como um interior mais espaçoso e refinado, visual mais atual e equipamentos como controles de estabilidade e tração (já ofertados por Etios, Ka e Argo), entre outros.

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – detalhes

Agora feito em Resende, interior do Rio de Janeiro, o Nissan March 2021 apresenta um estilo que pouco mudou desde que chegou do México, tendo faróis com formato mais agressivo, grade com o V-Motion cromado, assim como para-choques bem envolvente.

Na traseira, lanternas verticais ampliam a abertura do porta-malas, tendo ainda defletor de ar no teto e câmera de ré na versão SL.

O Nissan March 2021 mantém semicírculos moldados no teto para reduzir o ruído do vento nessa parte. Janelas grandes e vigia traseira com grande área envidraçada também ajudam na boa visibilidade.

O painel, cujo destaque é o console central com difusores de ar retangulares e um novo volante, semelhante em aspecto ao do Sentra, dão ao compacto uma cara mais sofisticada em seu ambiente interior.

Com 3,83 m de comprimento, 1,68 de largura, 1,53 de altura e 2,45 de entre-eixos, o Nissan March 2021 tem 265 litros no porta-malas (expansíveis para 1.132 litros com o banco traseiro rebatido), continuando a oferecer espaço interno condizente com a proposta do segmento, além de um tanque de 41 litros de combustível, pouco quando o carro está abastecido com etanol.

O menor raio de giro da categoria, apenas 4,5 m, também é outro ponto positivo no hatch da Nissan.

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – novidades

A linha 2021 do Nissan March chegou sem alarde e sem novidades. No passado, o modelo (juntamente com o Nissan Versa) foi anunciado no dia 20 de agosto de 2018 com pequenas novidades. Ambos os compactos passaram a dispor de uma nova central multimídia, a Nissan Multi-App, agora com recursos com Android Auto e Apple CarPlay, se equiparando aos rivais.

Este recurso dispõe ainda de uma tela sensível ao toque maior, de 6,75 polegadas, além de download de aplicativos como jogos, clima, navegação (o Waze), rádio online, streaming de áudio, comunicação, entre outros. Há também conexão Bluetooth, visualização de fotos e vídeos, HD interno de 12 GB para a transferência de arquivos, fotos e vídeos do smartphone para “o painel” do carro, navegador GPS nativo, câmera de ré, entre outros.

No ano anterior, a linha 2018 do March foi anunciada também com pequenas novidades. O hatch compacto da marca japonesa adotou novas rodas de liga-leve com cinco raios duplos, acabamento diamantado e fundo preto.

Fora isso, o March deixou de ofertar o modelo Conforto como opção de entrada. O Nissan March Conforto 2018 era a única configuração da gama que ainda contava com a visual antigo do modelo, algo parecido com o que a Chevrolet faz com o Onix Joy. Ele tinha também uma lista de equipamentos mais enxuta, além de somente o motor 1.0 litro flex de três cilindros com transmissão manual.

Mais recentemente, o Nissan March perdeu também a versão S 1.0, que custava R$ 44.490, ou R$ 2 mil a menos que o SV 1.0, que agora figura como a configuração mais em conta.

Apesar de toda a defasagem do projeto, o Nissan March 2021 segue sendo uma opção para quem busca por um compacto com câmbio automático. A variante mais em conta do Nissan sem o pedal de embreagem é a SV 1.6 CVT, que parte de R$ 70.290.

Para efeito de comparação, entre os hatches compactos com transmissão automática, há o Toyota Etios X Plus 1.5 AT por R$ 71.390, Volkswagen Gol 1.6 AT por R$ 66.050, Novo Chevrolet Onix 1.0 turbo AT6 por R$ 65.390, Hyundai HB20 Vision 1.6 AT6 por R$ 67.990, Ford Ka SE Plus 1.5 AT por R$ 68.090, entre outros.

O Nissan March já estreou uma nova geração lá fora, mas a marca não anunciou planos de trazê-lo para cá.

Nissan March 2021 – versões

  • Nissan March SV 1.6 MT 2021
  • Nissan March SV 1.6 CVT 2021
  • Nissan March SL 1.6 CVT 2021

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – equipamentos

Nissan March SV 1.6 MT ou CVT 2021 – equipado de série com rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 185/60 R15, airbags frontais, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), antena de teto, limpador de para-brisa com nove velocidades e controlador intermitente ajustável, retrovisores externos com regulagem elétrica, rebatíveis e na cor da carroceria, chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas, tampa de combustível com abertura interna, aerofólio com brake light, ar-condicionado, banco do motorista (Comfort Seat) com ajuste de altura, computador de bordo com funções de consumo instantâneo e relógio e volante com comandos de áudio e telefone.

Há ainda desembaçador do vidro traseiro com temporizador, direção elétrica progressiva, volante com ajuste de altura, porta-malas com iluminação, travas elétricas nas portas e no porta-malas, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “one touch” para o motorista, detalhes de acabamento na cor prata, bancos em tecido com costura dupla, sistema de som com entradas USB e para iPod, conexão Bluetooth e quatro alto-falantes, faróis de neblina dianteiros, entre outros.

Nissan March SL 1.6 CVT 2021 – adota ar-condicionado automático digital, bancos com revestimento em tecido especial premium, detalhes internos em prata, preto e preto brilhante, maçanetas internas cromadas, central multimídia Nissan Multi-App (com tela sensível ao toque de 6,75 polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, download de aplicativos, conexão à internet via WiFi, Bluetooth e sistema de navegação), faróis e lanternas com máscara negra, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 185/55 R16, câmera de ré com imagem integrada ao display do rádio, entre outros.

Nissan March 2021 – preços

Confira abaixo os preços do Nissan March 2021 nas versões disponíveis no mercado brasileiro:

  • Nissan March SV 1.6 MT 2021 – R$ 64.290
  • Nissan March SV 1.6 CVT 2021 – R$ 70.290
  • Nissan March SL 1.6 CVT 2021 – R$ 72.490

(preços com base no site da Nissan em dezembro de 2020)

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – motor

O Nissan March 2021 não tem mais dois motores disponíveis no Brasil, desde que o 1.0 saiu de cena. Esse propulsor tinha três cilindros e era bem elástico, entregando 77 cv com gasolina ou etanol a 6.200 rpm. O torque também era único: 77 kgfm a 4.000 rpm nos dois combustíveis.

A única opção agora é o motor 1.6 16V Flex. Este entrega 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm, também com os dois combustíveis. A transmissão é manual de cinco marchas ou CVT.

Ele possui bloco, cabeçote e cárter de alumínio, sendo um desenvolvimento da Nissan ainda em uso nos mais variados mercados, inclusive nos EUA. Tem ainda duplo comando de válvulas no cabeçote com sistema de variação eletrônica de abertura e fechamento de válvulas, garantindo assim melhor rendimento ao propulsor.

Ainda assim, nem tudo são flores, tecnologicamente falando, em relação ao emprego do motor no Nissan March 2021.

O sistema de partida frio do Nissan March 2021 continua sendo o anterior, que utiliza tanquinho para gasolina e abastecimento por um bocal no acabamento de plástico entre o capô e o painel. De acordo com a Nissan, pesquisas com clientes consideram nenhum interesse em pagar mais por um sistema de pré-aquecimento.

Mas se o sistema de partida a frio é arcaico, pelo menos um dispositivo – igualmente antigo, mas muito eficiente nos dias atuais – é a transmissão CVT. Desde que a Nissan trouxe o March para o Brasil, ainda importado do México, as súplicas pelo câmbio eram enormes.

Havia sim, o temor de que a velha caixa automática de quatro marchas dos modelos anteriores fosse parar no interior do compacto. Ela era oferecida até nos EUA, a bordo do Versa, e aqui faria a japonesa trabalhar contra o cliente com uma caixa pouco eficiente.

Então, para não ficar como a Toyota com seu Etios de quatro marchas, a Nissan introduziu o esperado CVT limpo, ou seja, sem simulação de marchas.

O sistema tem gerenciamento para reduções e se adapta ao estilo de condução do motorista, tendo ainda a função overdrive desligado para se obter melhor desempenho. Além de conforto, ela proporciona economia. Dentre todos os itens oferecidos pelo Nissan March 2021, sem dúvida o CVT Xtronic é um dos dois principais, sendo o outro a multimídia MultiApps.

O Nissan March 2021 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3/10,6 segundos no 1.6, respectivamente com câmbio manual e CVT. A velocidade máxima é de 182 km/h.

O hatch da marca japonesa registra faz 8,5 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina no ciclo urbano. No CVT, o modelo faz 7,8 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina.

Na estrada, no caso dos 1.6 manual e CVT, os resultados são 9,9 km/litro no etanol e 14,4 km/litro na gasolina, no primeiro, e 9,8 km/litro no etanol e 14,5 km/litro na gasolina, no segundo. Com isso, o compacto ganhou classificação “A” para os dois propulsores no Inmetro.

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Nissan March 1.6 MT – 9,3 segundos e 182 km/h
  • Nissan March 1.6 CVT – 10,6 segundos e 182 km/h

O Nissan March 2021 tem um bom desempenho. O compacto é leve e tem motor de bom rendimento, traduzindo-se em performance com economia.

O modelo apresenta uma boa altura no habitáculo, que aliada à linha grande área envidraçada, passa a sensação de maior espaço interno. Os assentos tem espuma firme, porém agradável ao toque, mas o volante tem ajuste de altura, assim como o banco do motorista, cujo corpo fica razoavelmente encaixado.

Na traseira, o espaço para as pernas é reduzido, enquanto o encosto traseiro é mais vertical. No geral, o hatch da marca nipônica se destaca em termos de espaço e ergonomia.

Quando o assunto é o motor 1.6, o Nissan March 2021 apresenta melhor dirigibilidade em relação ao extinto modelo equipado com motor 1.0 12V. A linha de cintura baixa ajuda muito nas manobras, além do pequeno raio de giro (4,5 m) e câmera de ré, um item necessário no dia a dia, que chega a “sobrar” no compacto de 3,83 m.

A direção elétrica confere ao modelo um conforto sem igual, sendo bastante elogiável.

Pesando até 980 kg, o Nissan March 2021 continua sendo ágil no trânsito urbano. O motor 1.6 16V Flex de 111 cv – não importando o combustível – responde de imediato ao acelerador, garantindo também boas retomadas de velocidade e saídas vigorosas no meio urbano.

A transmissão manual tem bom escalonamento de marchas e não há buracos entre elas. Atingindo 3.200 rpm a 110 km/h, na rodovia, o compacto vai garantindo conforto ao dirigir.

Com transmissão CVT, o Nissan March 2021 se comporta muito melhor. O rodar é mais suave devido ao funcionamento da caixa de relações continuamente variável, que reduz prontamente em desaceleração, garantindo segurança e também a possibilidade de retomada.

Falando nisso, o câmbio tem programação para bloqueio do overdrive, permitindo assim que o motorista possa ter o motor cheio para uma retomada quando o dispositivo entende que ele deseja fazer isso.

O funcionamento do motor 1.6 com CVT é linear, possibilitando que o Nissan March 2021 possa alcançar altas velocidades mantendo 2.000 rpm sempre. Com menor ruído, por conta do funcionamento em baixa rotação na maior parte do tempo, o modelo garante conforto ao rodar, permitindo viagens longas com pouco cansaço.

O CVT Xtronic também dá ao condutor a chance de relaxar braço e perna esquerda no meio urbano, altamente estressante para os motoristas. Assim, esse conforto – agora em duas versões – já é item de série na topo de linha SL, respondendo assim à tendência de aumento da demanda dos clientes que querem esse conforto, especialmente os PCD, que necessitam de um veículo adaptado para suas necessidades do dia a dia.

A direção elétrica é leve e progressiva em qualquer dos motores, enquanto os freios são apenas suficientes. A suspensão tem uma calibragem para o conforto e o Nissan March 2021 apresenta certa tendência de inclinar um pouco mais do que o esperado nas curvas, mas ainda assim mantêm-se de forma segurança.

O curso de molas e amortecedores é curto, fazendo com que saía do chão em determinados casos, provocando uma batida de fim de curso indesejável e semelhante ao de carros importados, não preparados para nossa dura realidade brasileira.

Por enquanto, o hatch e seu irmão sedã, o V-Drive 2021, não receberam controles de tração ou estabilidade, nem mesmo assistente de partida em rampa, mas logo isso deve ser resolvido.

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – consumo

Cidade

  • Nissan March 1.6 MT – 8,5 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina
  • Nissan March 1.6 CVT – 7,8 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Nissan March 1.6 MT – 9,9 km/litro no etanol e 14,4 km/litro na gasolina
  • Nissan March 1.6 CVT – 9,8 km/litro no etanol e 14,5 km/litro na gasolina

Nissan March 2021 – manutenção e revisão

As revisões da Nissan são feitas a cada 10.000 km, sendo que o custo R$ 2.736 com motor 1.0 no Nissan March 2020 e de R$ 2.953 no motor 1.6.

Em ambos, o serviço inclui mão de obra e são substituídos óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, velas de ignição, filtro de ar, fluído de freio e fluído de refrigeração. São inspecionados os demais itens, tais como pastilhas, discos de freio, molas, amortecedores, dobradiças, sistema elétrico, escapamento, pneus, rodas, ar-condicionado, freios, entre outros.

É recomendável agendar os serviços de revisão e também recall, se for necessário.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 (fora de linha)

Preços 1.6

10.000 km

R$ 242

R$ 281

20.000 km

R$ 525

R$ 610

30.000 km

R$ 410

R$ 423

40.000 km

R$ 624

R$ 610

50.000 km

R$ 410

R$ 423

60.000 km

R$ 525

R$ 606

Nissan March 2021: preço, motor, consumo, versões, detalhes

Nissan March 2021 – ficha técnica

Motor

1.0 (fora de linha)

1.6

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

11,2:1

10,7:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 77 cv @ 6200 rpm / Etanol: 77 cv @ 6200 rpm

Gasolina: 111 cv @ 5600 rpm / Etanol: 111 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 10,0 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 15,1 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 15,1 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / CVT

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Aço / Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

185/65 R15

195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3827

3827

Largura sem retrovisores (mm)

1675

1675

Altura (mm)

1528

1528

Distância entre os eixos (mm)

2450

2450

Capacidades

Porta-malas (litros)

265

265

Tanque (litros)

41

41

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

950

980 (MT) 999 (CVT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

Nissan March 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.