Hatches Linha 2019 Nissan

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos
Nissan March 2019

Atualmente o automóvel mais em conta da marca à venda no mercado nacional, o Nissan March 2019 pode ser encontrado nas concessionárias em somente duas versões de acabamento, a SV e a SL, sendo a primeira com motor 1.0 com câmbio manual ou 1.6 com transmissão manual ou automática do tipo CVT e a segunda somente na configuração 1.6 CVT.

Por a partir de R$ 47.490, o Nissan March na linha 2019 oferece uma boa dose de equipamentos desde a versão de entrada, além de motores eficientes. Todavia, o carro peca por já estar um tanto quanto defasado diante dos rivais, como Ford Ka, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.


O March começou a ser vendido por aqui em 2011 sob importação do México e passou a ser produzido localmente em Resende (RJ) e ganhou mudanças visuais em abril de 2014. Desde então, o carro recebeu poucas novidades, sendo que a mais importante delas foi a introdução das configurações com motor 1.6 litro flex e câmbio automático Xtronic CVT, este herdado do sedã médio Sentra.

Porém, com sete anos de mercado, a atual geração do Nissan March 2019 sente o peso da idade. Em relação aos rivais, ele deve em alguns pontos, como um interior mais espaçoso e refinado, visual mais atual e equipamentos como Isofix, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, controles de estabilidade e tração (já ofertados por Etios, Ka e Argo), entre outros.

Ainda assim, ele oferece boas soluções, como a central multimídia com espelhamento de smartphones e conexão à internet via WiFi e ar-condicionado automático digital na configuração mais cara.


Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019 – detalhes

Agora feito em Resende, interior do Rio de Janeiro, o Nissan March 2019 apresenta um estilo que pouco mudou desde que chegou do México, tendo faróis com formato mais agressivo, grade com o V-Motion cromado, assim como para-choques bem envolvente.

Na traseira, lanternas verticais ampliam a abertura do porta-malas, tendo ainda defletor de ar no teto e câmera de ré na versão SL.

O Nissan March 2019 mantém semicírculos moldados no teto para reduzir o ruído do vento nessa parte. Janelas grandes e vigia traseira com grande área envidraçada também ajudam na boa visibilidade.

O painel, cujo destaque é o console central com difusores de ar retangulares e um novo volante, semelhante em aspecto ao do Sentra, dão ao compacto uma cara mais sofisticada em seu ambiente interior.

Com 3,83 m de comprimento, 1,68 de largura, 1,53 de altura e 2,45 de entre-eixos, o Nissan March 2019 tem 265 litros no porta-malas (expansíveis para 1.132 litros com o banco traseiro rebatido), continuando a oferecer espaço interno condizente com a proposta do segmento, além de um tanque de 41 litros de combustível, pouco quando o carro está abastecido com etanol.

O menor raio de giro da categoria, apenas 4,5 m, também é outro ponto positivo no hatch da Nissan.

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019 – novidades

A linha 2019 do Nissan March e também do Nissan Versa foi anunciada no dia 20 de agosto de 2018 com pequenas novidades. Ambos os compactos passaram a dispor de uma nova central multimídia, a Nissan Multi-App, agora com recursos com Android Auto e Apple CarPlay, se equiparando aos rivais.

Este recurso dispõe ainda de uma tela sensível ao toque maior, de 6,75 polegadas, além de download de aplicativos como jogos, clima, navegação (o Waze), rádio online, streaming de áudio, comunicação, entre outros. Há também conexão Bluetooth, visualização de fotos e vídeos, HD interno de 12 GB para a transferência de arquivos, fotos e vídeos do smartphone para “o painel” do carro, navegador GPS nativo, câmera de ré, entre outros.

No ano passado, a linha 2018 do March foi anunciada também com pequenas novidades. O hatch compacto da marca japonesa adotou novas rodas de liga-leve com cinco raios duplos, acabamento diamantado e fundo preto.

Fora isso, o March 2018 deixou de ofertar o modelo Conforto como opção de entrada. O Nissan March Conforto 2018 era a única configuração da gama que ainda contava com a visual antigo do modelo, algo parecido com o que a Chevrolet faz com o Onix Joy. Ele tinha também uma lista de equipamentos mais enxuta, além de somente o motor 1.0 litro flex de três cilindros com transmissão manual.

Mais recentemente, o Nissan March perdeu também a versão S 1.0, que custava R$ 44.490, ou R$ 2 mil a menos que o SV 1.0, que agora figura como a configuração mais em conta.

Apesar de toda a defasagem do projeto, o Nissan March 2019 segue sendo uma opção para quem busca por um compacto com câmbio automático. A variante mais em conta do Nissan sem o pedal de embreagem é a SV 1.6 CVT, que parte de R$ 57.990.

Para efeito de comparação, entre os hatches compactos com transmissão automática, há o Toyota Etios X 1.3 AT por R$ 53.810, Volkswagen Gol 1.6 AT por R$ 54.580, Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT por R$ 55.290, Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 AT por R$ 58.950, Ford Ka SE 1.5 AT por R$ 56.490, entre outros.

O Nissan March já estreou uma nova geração lá fora. Porém, ainda não se sabe quando ela chegará ao Brasil.

Nissan March 2019 – versões

  • Nissan March SV 1.0 MT 2019
  • Nissan March SV 1.6 MT 2019
  • Nissan March SV 1.6 CVT 2019
  • Nissan March SL 1.6 CVT 2019

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019 – equipamentos

Nissan March SV 1.0 MT 2019 – equipado de série com rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 185/60 R15, airbags frontais, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), antena de teto, limpador de para-brisa com nove velocidades e controlador intermitente ajustável, retrovisores externos com regulagem elétrica, rebatíveis e na cor da carroceria, chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas, tampa de combustível com abertura interna, aerofólio com brake light, ar-condicionado, banco do motorista (Comfort Seat) com ajuste de altura, computador de bordo com funções de consumo instantâneo e relógio e volante com comandos de áudio e telefone.

Há ainda desembaçador do vidro traseiro com temporizador, direção elétrica progressiva, volante com ajuste de altura, porta-malas com iluminação, travas elétricas nas portas e no porta-malas, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “one touch” para o motorista, detalhes de acabamento na cor prata, bancos em tecido com costura dupla, sistema de som com entradas USB e para iPod, conexão Bluetooth e quatro alto-falantes, entre outros.

Nissan March SV 1.6 MT ou CVT 2019 – se diferencia pelos faróis de neblina dianteiros, além do motor 1.6 litro flex de quatro cilindros com câmbio manual.

Nissan March SL 1.6 CVT 2019 – adota ar-condicionado automático digital, bancos com revestimento em tecido especial premium, detalhes internos em prata, preto e preto brilhante, maçanetas internas cromadas, central multimídia Nissan Multi-App (com tela sensível ao toque de 6,75 polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, download de aplicativos, conexão à internet via WiFi, Bluetooth e sistema de navegação), faróis e lanternas com máscara negra, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 185/55 R16, câmera de ré com imagem integrada ao display do rádio, entre outros.

Nissan March 2019 – preços

Confira abaixo os preços do Nissan March 2019 nas versões disponíveis no mercado brasileiro:

  • Nissan March SV 1.0 MT 2019: R$ 47.490
  • Nissan March SV 1.6 MT 2019: R$ 52.490
  • Nissan March SV 1.6 CVT 2019: R$ 57.990
  • Nissan March SL 1.6 CVT 2019: R$ 62.990

(preços com base no site da Nissan em agosto de 2018)

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019 – motor

O Nissan March 2019 tem dois motores disponíveis no Brasil, sendo 1.0 e 1.6. O propulsor 1.0 tem três cilindros e é bem elástico, entregando 77 cv com gasolina ou etanol a 6.200 rpm. O torque também é único: 77 kgfm a 4.000 rpm nos dois combustíveis.

A outra opção é o motor 1.6 16V Flex. Este entrega 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm, também com os dois combustíveis. A transmissão é manual de cinco marchas.

Ambos possuem bloco, cabeçote e cárter de alumínio, sendo um desenvolvimento da Nissan ainda em uso nos mais variados mercados, inclusive nos EUA. Eles possuem duplo comando de válvulas no cabeçote com sistema de variação eletrônica de abertura e fechamento de válvulas, garantindo assim melhor rendimento aos propulsores.

Ainda assim, nem tudo são flores, tecnologicamente falando, em relação ao emprego da dupla de propulsores no Nissan March 2019.

O sistema de partida frio do Nissan March 2019 continua sendo o anterior, que utiliza tanquinho para gasolina e abastecimento por um bocal no acabamento de plástico entre o capô e o painel. De acordo com a Nissan, pesquisas com clientes consideram nenhum interesse em pagar mais por um sistema de pré-aquecimento.

Mas se o sistema de partida a frio é arcaico, pelo menos um dispositivo – igualmente antigo, mas muito eficiente nos dias atuais – é a transmissão CVT. Desde que a Nissan trouxe o March para o Brasil, ainda importado do México, as súplicas pelo câmbio eram enormes.

Havia sim, o temor de que a velha caixa automática de quatro marchas dos modelos anteriores fosse parar no interior do compacto. Ela era oferecida até nos EUA, a bordo do Versa, e aqui faria a japonesa trabalhar contra o cliente com uma caixa pouco eficiente.

Então, para não ficar como a Toyota com seu Etios de quatro marchas, a Nissan introduziu o esperado CVT limpo, ou seja, sem simulação de marchas.

O sistema tem gerenciamento para reduções e se adapta ao estilo de condução do motorista, tendo ainda a função overdrive desligado para se obter melhor desempenho. Além de conforto, ela proporciona economia. Dentre todos os itens oferecidos pelo Nissan March 2019, sem dúvida o CVT Xtronic é um dos dois principais, sendo o outro a multimídia MultiApps.

O Nissan March 2019 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 15 segundos no 1.0 e 9,3/10,6 segundos no 1.6, respectivamente manual e CVT. As velocidades máximas são de 154/182 km/h, sendo 1.0 e 1.6, este último com as duas opções de caixa de mudanças.

O hatch da marca japonesa registra 8,8 km/litro no etanol e 12,9 km/litro na gasolina, com motor 1.0 na cidade. Com motor 1.6, o compacto faz 8,5 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina, também no ciclo urbano. No CVT, o modelo faz 7,8 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina.

Os motores 1.0 e 1.6, este último também com CVT, rodam bem na estrada, garantindo assim ao Nissan March 2019 médias de 10,4 km/litro no etanol e 15,0 km/litro na gasolina, quando considerado o 1.0.

No caso dos 1.6 manual e CVT, os resultados são 9,9 km/litro no etanol e 14,4 km/litro na gasolina, no primeiro, e 9,8 km/litro no etanol e 14,5 km/litro na gasolina, no segundo. Com isso, o compacto ganhou classificação “A” para os dois propulsores no Inmetro.

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Nissan March 1.0 MT – 15 segundos e 154 km/h
  • Nissan March 1.6 MT – 9,3 segundos e 182 km/h
  • Nissan March 1.6 CVT – 10,6 segundos e 182 km/h

O Nissan March 2019 tem um bom desempenho com seus dois propulsores. O compacto é leve e tem motores de bom rendimento, traduzindo-se em performance com economia.

Na versão 1.0, o hatch tem reações naturalmente mais lentas, mas graças ao peso reduzido, os 77 cv são suficientes para um desempenho razoável para o segmento. Retomadas e acelerações possuem um maior tempo de resposta, por conta do foco em economia e por isso as marchas apresentam relações voltadas para esse objetivo.

O lado bom desse novo motor da Nissan é seu baixo ruído e funcionamento suave em comparação com antigo motor 1.0 da Renault, que era bem mais barulhento e pouco eficaz, que mesmo em marcha lenta o som era bem perceptível. O barulho ficava mais evidente nas acelerações.

A diferença entre os dois propulsores – também nesse caso – é grande. O três cilindros da Nissan é bem esperto, especialmente em baixas rotações, conferindo uma performance muito superior ao velho D4D da Renault, usado anteriormente.

O Nissan March 2019 apresenta uma boa altura no habitáculo, que aliada à linha grande área envidraçada, passa a sensação de maior espaço interno. Os assentos tem espuma firme, porém agradável ao toque, mas o volante tem ajuste de altura, assim como o banco do motorista, cujo corpo fica razoavelmente encaixado.

Na traseira, o espaço para as pernas é reduzido, enquanto o encosto traseiro é mais vertical. No geral, o hatch da marca nipônica se destaca em termos de espaço e ergonomia.

Quando o assunto é o motor 1.6, o Nissan March 2019 apresenta melhor dirigibilidade em relação ao modelo equipado com motor 1.0 12V. A linha de cintura baixa ajuda muito nas manobras, além do pequeno raio de giro (4,5 m) e câmera de ré, um item necessário no dia a dia, que chega a “sobrar” no compacto de 3,83 m.

A direção elétrica confere ao modelo um conforto sem igual, sendo bastante elogiável.

Pesando até 980 kg, o Nissan March 2019 continua sendo ágil no trânsito urbano. O motor 1.6 16V Flex de 111 cv – não importando o combustível – responde de imediato ao acelerador, garantindo também boas retomadas de velocidade e saídas vigorosas no meio urbano.

A transmissão manual tem bom escalonamento de marchas e não há buracos entre elas. Atingindo 3.200 rpm a 110 km/h, na rodovia, o compacto vai garantindo conforto ao dirigir.

Com transmissão CVT, o Nissan March 2019 se comporta muito melhor. O rodar é mais suave devido ao funcionamento da caixa de relações continuamente variável, que reduz prontamente em desaceleração, garantindo segurança e também a possibilidade de retomada.

Falando nisso, o câmbio tem programação para bloqueio do overdrive, permitindo assim que o motorista possa ter o motor cheio para uma retomada quando o dispositivo entende que ele deseja fazer isso.

O funcionamento do motor 1.6 com CVT é linear, possibilitando que o Nissan March 2019 possa alcançar altas velocidades mantendo 2.000 rpm sempre. Com menor ruído, por conta do funcionamento em baixa rotação na maior parte do tempo, o modelo garante conforto ao rodar, permitindo viagens longas com pouco cansaço.

O CVT Xtronic também dá ao condutor a chance de relaxar braço e perna esquerda no meio urbano, altamente estressante para os motorista. Assim, esse conforto – agora em duas versões – já é item de série na topo de linha SL, respondendo assim à tendência de aumento da demanda dos clientes que querem esse conforto, especialmente os PCD, que necessitam de um veículo adaptado para suas necessidades do dia a dia.

A direção elétrica é leve e progressiva em qualquer dos motores, enquanto os freios são apenas suficientes. A suspensão tem uma calibragem para o conforto e o Nissan March 2019 apresenta certa tendência de inclinar um pouco mais do que o esperado nas curvas, mas ainda assim mantêm-se de forma segurança.

O curso de molas e amortecedores é curto, fazendo com que saía do chão em determinados casos, provocando uma batida de fim de curso indesejável e semelhante ao de carros importados, não preparados para nossa dura realidade brasileira.

Por enquanto, o hatch e seu irmão sedã, o Versa 2019, não receberam controles de tração ou estabilidade, nem mesmo assistente de partida em rampa, mas logo isso deve ser resolvido.

Nissan March 2019: preço, consumo, detalhes, equipamentos

Nissan March 2019 – consumo

Cidade

  • Nissan March 1.0 MT – 8,8 km/litro no etanol e 12,9 km/litro na gasolina
  • Nissan March 1.6 MT – 8,5 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina
  • Nissan March 1.6 CVT – 7,8 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Nissan March 1.0 MT – 10,4 km/litro no etanol e 15,0 km/litro na gasolina
  • Nissan March 1.6 MT – 9,9 km/litro no etanol e 14,4 km/litro na gasolina
  • Nissan March 1.6 CVT – 9,8 km/litro no etanol e 14,5 km/litro na gasolina

Nissan March 2019 – manutenção e revisão

As revisões da Nissan são feitas a cada 10.000 km, sendo que o custo R$ 2.493 com motor 1.0 no Nissan March 2019 e de R$ 2.789 no motor 1.6.

Em ambos, o serviço inclui mão de obra e são substituídos óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, velas de ignição, filtro de ar, fluído de freio e fluído de refrigeração. São inspecionados os demais itens, tais como pastilhas, discos de freio, molas, amortecedores, dobradiças, sistema elétrico, escapamento, pneus, rodas, ar-condicionado, freios, entre outros.

É recomendável agendar os serviços de revisão e também recall, se for necessário.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.6

10.000 km

R$ 209

R$ 244

20.000 km

R$ 542

R$ 579

30.000 km

R$ 329

R$ 404

40.000 km

R$ 542

R$ 579

50.000 km

R$ 329

R$ 404

60.000 km

R$ 542

R$ 579

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Nissan March 2019 – ficha técnica

Motor

1.0

1.6

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

11,2:1

10,7:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 77 cv @ 6200 rpm / Etanol: 77 cv @ 6200 rpm

Gasolina: 111 cv @ 5600 rpm / Etanol: 111 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 10,0 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 15,1 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 15,1 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / CVT

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Aço / Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

185/65 R15

195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3827

3827

Largura sem retrovisores (mm)

1675

1675

Altura (mm)

1528

1528

Distância entre os eixos (mm)

2450

2450

Capacidades

Porta-malas (litros)

265

265

Tanque (litros)

41

41

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

950

980 (MT) 999 (CVT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

Nissan March 2019 – fotos

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