Carros Conceito Crossovers Elétricos Hatches Japão Nissan Salões do Automóvel

Nissan mostra crossover elétrico IMx e finalmente confirma o Leaf no Brasil

nissan-imx-concept-1 Nissan mostra crossover elétrico IMx e finalmente confirma o Leaf no Brasil

A Nissan revelou em Tóquio o conceito IMx, uma proposta de crossover elétrico derivado do hatchback Leaf. O projeto deve se materializar em 2019, se tornando o primeiro SUV da marca com propulsão 100% livre de emissão de CO2. reforçando a proposta já conhecida através do modelo elétrico que atualmente é oferecido em vários mercados.



Com design agressivo e linhas bem aerodinâmicas, o Nissan IMx também foca na condução autônoma através do sistema ProPilot, que recolhe o volante e reclina os assentos, dando mais conforto aos ocupantes, enquanto o veículo assume completamente o controle do carro. Ele também apresenta um conjunto estrutural com baterias de íons de lítio posicionadas sob o assoalho, alimentando dois motores elétricos, um em cada eixo, que produzem em conjunto 433 cv e 71,1 kgfm. A autonomia é de 600 km.

nissan-imx-concept-3 Nissan mostra crossover elétrico IMx e finalmente confirma o Leaf no Brasil

Por fora, um estilo mais próximo de um cupê, com teto bem curvado. Por dentro, o conceito IMx apresenta um lounge para quatro ocupantes, que possuem poltronas largas e confortáveis, bem como um painel de instrumentos amplo e com telas transparentes de OLED, além de volante retrátil e acabamento com materiais que imitam madeira.

Utilizando a condução autônoma, o Nissan IMx pode deixar os passageiros no local desejado e buscar uma vaga de estacionamento com recarga por indução (wireless), recarregando as baterias ou entregando um excedente para a rede pública, dependendo do horário, aumentando a oferta de energia em momentos de pico. Quando os ocupantes retornarão para casa, o crossover vai ao ponto indicado e leva-os de volta para casa.

nissan-imx-concept-8 Nissan mostra crossover elétrico IMx e finalmente confirma o Leaf no Brasil

O Nissan IMx deve demorar bastante para chegar ao mercado brasileiro após seu lançamento, mas outro elétrico da marca japonesa chegará antes. De acordo com Marcos Silva, presidente da Nissan no Brasil, o elétrico Leaf finalmente será vendido para os consumidores comuns no país, mas ainda sem data para isso acontecer. O executivo disse que não irá esperar por uma nova atualização para traze-lo ao mercado.

Já bem conhecido no Brasil, mesmo não sendo vendido ao consumidor comum, o Nissan Leaf chegou há alguns anos inicialmente em ações de marketing da montadora, que chegou a fazer um “tour” pelo país, divulgando a tecnologia do hatch elétrico. Posteriormente, através de acordos, a empresa distribuiu um pequeno lote para taxistas e empresas do setor público e privado, bem como para polícia militar.

nissan-leaf-2018-2 Nissan mostra crossover elétrico IMx e finalmente confirma o Leaf no Brasil

Agora, na segunda geração, o modelo finalmente chegará ao mercado. A demora na introdução do Leaf no cenário nacional é explicada por Silva: “Não adiantava trazer esse carro sem que houvesse a visibilidade de um ciclo desse tipo de produto na matriz”. Ele completa se referindo a outros produtos elétricos da montadora: “Não poderíamos depender de um carro só”. Por fim, Marcos Silva diz: “Agora temos um plano de continuidade e de melhoria desses produtos.”

Um motivo para definição desse projeto é o Rota 2030, que segundo o executivo, deve estabelecer metas mais exigentes para emissão de poluentes no Brasil, favorecendo carros mais ecológicos. Ainda parado no Ministério da Fazenda, a nova política automotiva só será implantada em meados de 2018, mantendo assim as regras de tributação anteriores ao Inovar-Auto por um breve período.

Nissan IMx Concept – Galeria de fotos

[Fonte: Globo]

 

 

  • zekinha71

    Será que teremos: carro meu, dirijo eu?
    Nissan dando uma de Ford, vou trazer o carro, mas não sei quando.

    • Diego Germán de Paco

      Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

    • Uau!

      O Mr. Car faleceu, mas não fala muito nele pq vai q ressuscita.

    • Fedido

      Fala o nome do Mr. Car três vezes na frente do espelho que ele aparece com uma maldição que gruda as suas mãos no volante e lhe obriga a dirigir sem parar por toda a eternidade

  • Cmenusi

    Daria uma matéria interessante um overview sobre como estão os Leaf da 1ª geração rodando aqui no Brasil. Pontos positivos, negativos, problemas enfrentados, vantagens e desvantagens desse tipo de carro, diretamente de um proprietário / condutor.

  • Maycon Farias

    Muito bom, eu adoro carros sem o túnel central ligado no painel, tipo aqueles antigos que dava para se movimentar de um lado para o outro. Deve sair muita coisa desse conceito para a versão final.

  • Vattt

    Essa nova geração do Leaf mais carro e menos nave da família Jetsons ficou bem melhor!!! Hehehehe.

  • Fedido

    Tive o prazer de dirigir o Leaf nessa campanha de marketing da Nissan anos atrás e a conclusão foi: quero um.

  • Edson Fernandes

    Nossa teria facil esse Leaf. Claro que ele vem a um valor queeu não teria condição de ter… mas esse azulzinho do jeito que está…. seria muito interessante para rodar no dia a dia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend