Europa Hatches Mercado Nissan

Nissan Note deve sair de cena diante do Novo Micra

Nissan Note

O Nissan Note ficou na mira do Novo Micra. O compacto de estilo próximo ao do Honda Fit – um rival natural – deve sair de cena no próximo ano, de acordo com a revista inglesa Autocar. O monovolume deixará a linha de montagem em Sunderland para que o novo hatch seja feito.

Segundo Jim Wright, diretor da Nissan Reino Unido, o Note “vai continuar por enquanto, mas vai ser extinto quando o Novo Micra entrar em produção. Não há prazo para isso no momento.”

Wright explicou que não há como manter três modelos na gama de entrada, visto que o Micra anterior – nosso March – estava posicionado abaixo do Note e com o novo carro a situação ficaria difícil.

novo-micra-3

A intenção da Nissan é manter apenas dois carros no segmento B, sendo eles o Novo Micra e o Novo Juke. Os demais serão cortados. A proposta da marca japonesa é reduzir os custos de produção e manter o lineup mais equilibrado, oferecendo carros de melhor qualidade por um preço equivalente.

Desde seu lançamento em 2005, quando ainda compartilhava a plataforma com o Renault Modus, as vendas do Note vêm despencando no mercado europeu, caindo de 153 mil naquele ano para 66 mil em 2015.

A segunda geração fez bem ao Note, tanto em termos de espaço quanto em design, convertendo o modelo em um verdadeiro “anti-Fit”. Tamanha foi sua boa recepção, que chegou a ser especulado para comercialização no Brasil, onde poderia ter ficado acima do March.

nissan-note-epower

O Note também é oferecido nos EUA, algo impensável em comparação com a geração anterior, que também foi fabricado em Oppama, Japão. Apresentado como conceito em 2004, o compacto foi feito na primeira geração até 2013.

Logo após, surgiu a atual, bem mais equilibrada e global, que também é feita em Aguascalientes, México (daí a chance de ter sido vendido no Brasil), além de Kyushu, Japão. A plataforma, antes a B do Tiida, agora é a V do March, o que possibilitaria inclusive uma eventual produção nacional.

Como será substituído na Europa, é provável que o Note continue por mais algum tempo no México, atendendo mercado latino-americanos e também os EUA, embora o Novo Micra (March) possa ser assumir seu lugar em Aguascalientes, batendo de frente com o Fiesta no mercado americano. No Japão, por exemplo, já circula em testes uma versão híbrida do compacto (foto acima), indicando que ele ainda tem vida pela frente.

novo-versa-1

Novo Versa

Depois do Novo Micra, a Nissan deve lançar um equivalente de três volumes, que assumirá o lugar do Versa atual em alguns mercados. Seu nome poderá ser Almera ou Sunny, dependendo da região, além do próprio Versa, no caso brasileiro, por exemplo.

O novo sedã deverá ter um visual mais agressivo, sofisticado e especialmente atraente, bem diferente da proposta atual. O entre eixos de 2,60 m pode ser mantido, mas para não ficar muito grande e por conta do desenho, seu porta-malas de 460 litros não deve crescer. Aliás, o próprio tamanho do Versa pode ser diminuído com essa mudança. Hoje ele tem nada menos que 4,49 m.

novo-versa-2

Para ilustrar bem essa proposta, Theophilus Chin fez uma projeção do que do próximo Almera – nome usado pelo Versa em alguns países do Sudeste Asiático – onde o sedã aparece com um visual bem interessante, mas ao contrário do atual, com traseira curta e elevada.

Se vier como nesta projeção, o Novo Versa ganharia muitos clientes apenas pelo visual. Na parte mecânica, o trio europeu – 1.5 dCi de 90 cv, 0.9 Turbo com 90 cv e 1.0 de 73 cv – seria naturalmente substituído por 1.6 de 111 cv, 1.2 com 79 cv ou 1.2 Turbo de 98 ou 114 cv, o que não seria nada ruim.

[Fonte: Autocar/Projeção: Theophilus Chin]







Send this to friend