Nissan: R$ 1,3 bilhão para fazer novos modelos

nissan resende 1

A Nissan anunciou um novo investimento no mercado brasileiro e será de R$ 1,3 bilhão para fazer modelos inéditos em Resende, interior do Rio de Janeiro.


O dinheiro também será usado para modernizar a planta fluminense, que deverá fazer carros sobre a plataforma modular CMF-B.

Ashwani Gupta, COO da Nissan Motor Co, comentou: “Estamos convencidos do grande potencial da América do Sul para o desenvolvimento dos nossos negócios”.

Gupta continuou: “Não somente contamos com uma grande marca como também com uma rede de distribuidores cada vez mais consolidada e o talento adequado de nossa gente para impulsionar nosso crescimento”.

O executivo finalizou: “Este novo investimento é uma amostra do nosso firme compromisso para seguir oferecendo o melhor da nossa tecnologia e engenharia japonesas para os clientes”.

A Nissan não comenta sobre os futuros produtos, mas as maiores chances estão com o Magnite, assim como para um sucessor do Kicks, ambos compartilhando a plataforma com a Renault.

Contudo, a fábrica de Resende é tão grande que pode comportar outros produtos de origem Nissan, mas pelo que foi observado na estratégia global da aliança Renault-Nissan, apenas dois modelos terão a CMF-B por aqui.

O Magnite tem potencial enorme num mercado cada vez mais centrado nos SUVs, enquanto um novo Kicks híbrido de segunda geração, poderá crer e se tornar um equivalente emergente do Qashqai atual.

Com uma dupla de utilitários esportivos, mantendo a importação de Versa e Sentra, assim como da picape Frontier, a Nissan pode manter-se bem no Top 10, evitando assim a ameaça da Caoa Chery.

No momento, a fábrica de Resende adiciona um segundo turno com 578 pessoas envolvidas no processo e com objetivo de ampliar a oferta do Kicks, único carro da marca feito atualmente no país.

O reforço no crossover visa também aumentar as exportações para a região da América do Sul.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.