Nissan Sakura: elétrico para mudar natureza do kei car

nissan sakura 1

O Nissan Sakura surgiu no mercado japonês como proposta de kei car elétrico em meio a um segmento extremamente popular e necessário na realidade do arquipélago.


Com linhas expressivas, trazendo frente com um pouco do Nissan Ariya, o Sakura é um monovolume com peso reduzido e disposição para enfrentar o trânsito intenso nos grandes centros nipônicos.

Partindo de ¥ 2.333.100 (R$ 89.074) na versão S, o Nissan Sakura tem ainda versões X e G, sempre com tração dianteira.

nissan sakura 4

Seu motor elétrico tem 63,6 cavalos e 19,8 kgfm, sendo montado na dianteira e alimentado por baterias de lítio de 20 kWh, que provê autonomia de até 180 km no ciclo WLTP.

A bateria também pode ser usada como fonte de energia móvel durante emergências e fornecer eletricidade para um dia inteiro em uma casa.

O tempo de recarga completa é de 8 horas ou 40 minutos em carregador rápido para até 80%. Sua velocidade máxima é limitada em 130 km/h.

nissan sakura 6

Medindo 3,395 m de comprimento, 1,655 m de largura, 1,475 m de altura e 2,495 m de entre-eixos, tendo assim 107 litros no bagageiro e espaço para quatro pessoas.

Pesando 1.070 kg, o Nissan Sakura tem modos de condução Eco, Standard e Sport, além da função e-Pedal Step, que usa a frenagem do motor para reduzir a velocidade no lugar dos freios.

O Sakura usa ainda o ProPILOT Park, sistema de condução semiautônoma que controla automaticamente direção, aceleração, frenagem de estacionamento durante as manobras.

nissan sakura 8

O kei car da Nissan dispõe ainda do Advanced Drive Assist Display, um cluster digital de 7 polegadas e a multimídia com navegação GPS e tela de 9 polegadas.

No dispositivo, há também um serviço de chamada SOS de emergência e projeção sem fio para Apple CarPlay.

O acabamento interno do Nissan Sakura tem ainda cores preto, bege e azul cinzento. Já no pacote Premium Interior Package, há revestimento em couro.

Junto ao Nissan Sakura, a Mitsubishi lançou o eK, versão do modelo com três diamantes.

Nissan Sakura – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.