_Destaque Carros Conceito Elétricos Nissan Vans Veículos Comerciais

Nissan SOFC completa primeiro período de testes no Brasil

nissan-sofc-1 Nissan SOFC completa primeiro período de testes no Brasil

Desenvolvido sobre a van elétrica e-NV200, a Nissan criou o conceito de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), o primeiro do mundo que funciona através de energia elétrica de bioetanol.

A tecnologia da Célula de Combustível e-Bio, combinada com um sistema de propulsão elétrica e baterias de 24 kWh, garante autonomia de mais de 600 km para o Nissan e-NV200, o que é muito bom para um veículo comercial urbano e com emissão zero, já que tanto o processo do e-Bio quanto a propulsão em si não geram emissões de poluentes.

Essa tecnologia permite obter eletricidade da combinação de oxigênio com um combustível, que no caso é o etanol, mas pode ser também o gás natural. O Nissan SOFC iniciou seus testes no Brasil por conta da larga infraestrutura de abastecimento. Com apenas 30 litros no tanque, a van é abastecida 100% com etanol, mas este pode receber um grande percentual de água, que pode chegar a 55%, conforme divulgado anteriormente.

nissan-sofc-2 Nissan SOFC completa primeiro período de testes no Brasil

Com baixo custo de manutenção e operação, o Nissan SOFC se mostra una proposta eficiente para um veículo híbrido sem impacto ambiental e que se aproveita de uma infraestrutura já instalada (no caso do Brasil), embora possa obter energia também de outros tipos de combustíveis.

No caso do etanol, o custo ainda é menor não só devido à oferta do combustível no mercado, mas também pelo fato de poder ser misturado com água. A tecnologia ainda traz a vantagem de ampliar a eficiência de modelos elétricos da marca, tais como Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o Nissan Note e-Power. Por aqui, pelo menos os dois primeiros seriam um diferencial no mercado nacional, ao empregar o uso de um combustível que o consumidor brasileiro já está mais do que acostuma a ter em seus carros.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend