Crossovers Elétricos Nissan

Nissan Terra pode ser um SUV elétrico derivado do Novo Leaf

Nissan-Terra-Concept-1 Nissan Terra pode ser um SUV elétrico derivado do Novo Leaf

No escritório de patentes da Malásia, a Nissan registrou o nome “Terra”. De acordo com a revista Autocar, a prática é uma maneira de ocultar as movimentações no sentido de um novo carro. Por isso, ao invés de registrar na Europa e EUA, a montadora preferiu um país asiático com mercado bem reduzido para não chamar a atenção.



No entanto, parece que não funcionou. Apesar da semelhança, o nome não tem a ver com o conhecido utilitário esportivo XTerra, que já foi produzido no Brasil, mas sim com um conceito de SUV elétrico apresentado em 2012. Comenta-se que essa proposta se materializará na forma de um derivado do Novo Leaf, que será apresentado em Frankfurt, no próximo mês.

Nissan-Terra-Concept-2 Nissan Terra pode ser um SUV elétrico derivado do Novo Leaf

Antes, o conceito ainda utilizava células de combustível para ampliar a autonomia. No entanto, agora a proposta do Nissan Terra é ser um SUV puramente movido pela energia das baterias de lítio, compartilhando a plataforma do Novo Leaf. A diferença é que a densidade das células de íons de lítio garantirá pelo menos 547 km, provavelmente no padrão NEDC ou JC08.

Fala-se também que o pacote de baterias mais potente seria opcional, mas que a autonomia menor ficaria em torno de 480 km. Além isso, uma opção com tração integral – com a adição de um segundo motor elétrico – garantirá melhor performance dentro ou fora de estrada. A vantagem desse novo SUV elétrico é que custará bem menos. Os ingleses falam em algo na casa das £ 40.000, enquanto Jaguar I-Pace e Audi e-tron quattro devem surgir a partir de £ 60.000.

Nissan-Terra-Concept-3 Nissan Terra pode ser um SUV elétrico derivado do Novo Leaf

A estratégia é reduzir custos com o compartilhamento da plataforma, mas o campo de atuação pode ser ainda maior. Comenta-se que um crossover compacto e elétrico terá estilo cupê, sendo derivado em estilo do conceito Gripz. Este modelo terá um apelo mais para o asfalto, enquanto o Terra pode seguir o caminho do conceito e ter um foco direcionado para o 4×4, dando assim uma opção diferenciada para o consumidor.

Para brigar com a Tesla, a Nissan contará com estas novas propostas, mas ainda sem um sedã elétrico no horizonte, diferente da aposta da marca americana, que focou em um sedã para começar sua luta no mercado. Mas, a aposta em manter o Novo Leaf como um hatchback, não é solitária, visto que a Volkswagen – assim como a GM e irmã Renault – apostam em modelos mais compactos. No caso do Nissan Terra, a marca segue a tendência mundial, que pede crossovers e SUVs em qualquer motorização, inclusive elétrica.

[Fonte: Autocar]

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend