Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

O nome foi uma novidade, mas o modelo era um velho conhecido dos brasileiros. O Nissan V-Drive 2022 chegou ao mercado nacional para se posicionar como a opção de entrada da marca, deixando o novo Versa como o sedã mais refinado.


Essa prática é comum entre as montadoras e permite ter uma gama mais completa para seus clientes. No caso da Nissan, também permitia continuar oferecendo um bom produto no segmento dos sedãs compactos.

Mas será que ainda vale a pena investir no V-Drive, um modelo de concepção mais antiga, enquanto a marca também oferece o novo Versa?

Confira todos os detalhes do Nissan V-Drive 2022 e descubra a resposta!

Nissan V-Drive 2022 – detalhes

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

As primeiras informações de que a Nissan manteria o antigo Versa e mudaria seu nome para V-Drive surgiram em outubro de 2019, mas elas não vieram da filial brasileira da marca.

Por ser vendido em diversos outros mercados da América Latina, essa situação também ocorreu em outros países. O primeiro mercado a receber tal novidade foi o Panamá, seguido por diversos outros que recebiam o carro do México.

A diferença para o nosso mercado é que temos a produção local desse modelo, tocada na fábrica de Resende (RJ). Mas a ideia era exatamente a mesma: manter o antigo sedã, agora como V-Drive.

Não demorou muito para que a Nissan do Brasil confirmasse essa informação, deixando claro que seguiria a direção dada pela montadora. Por aqui, isso ainda incluiria a versão 1.0, além das versões 1.6 que nossos vizinhos também têm.

O visual que você já conhece

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Enquanto o novíssimo Versa trazia um visual renovado e bem mais chamativo, além de itens como seis airbags, visão em 360º, alerta de colisão frontal e monitoramento de ponto cego, o V-Drive 2022 é um sedã mais simples.

Além do visual um pouco mais cansado, o modelo de entrada da Nissan não oferece tanta modernidade em sua lista de equipamentos de conforto e segurança. Mesmo assim, porém, estamos falando de um modelo com diversas qualidades.

Falar sobre seu design é entrar num campo subjetivo, mas não dá para dizer que esse aspecto mereça qualquer crítica. Com estilo mais “arredondado”, o V-Drive 2022 mantém a conhecida grade com contornos cromados em sua dianteira.

Os faróis de tamanho avantajado invadem a lateral e ainda sobem em direção ao capô. Este, por sua vez, tem dois vincos bem discretos ao centro. Além disso, o para-choque dianteiro continua com uma boa abertura.

É importante ressaltar que, por ser um modelo de entrada, o V-Drive 2022 precisou de algumas “economias” em seu visual. Os faróis de neblina, por exemplo, só aparecem na versão mais cara, deixando uma peça em plástico preto nas outras configurações.

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Na lateral do sedã compacto vemos outros exemplos disso, como os retrovisores e maçanetas pintados de preto nas versões mais baratas, recebendo a mesma pintura da carroceria (versão 1.6 Plus CVT) ou um acabamento cromado (1.6 Premium CVT) apenas nas configurações mais caras.

Ainda na lateral do V-Drive 2022, nenhuma mudança em relação ao que era oferecido no antigo Versa. Um vinco mais forte começa nos faróis e termina nas lanternas, enquanto outro mais discreto aparece na altura das maçanetas.

As rodas são de 15 polegadas e tem pneus 185/65 em quase todas as versões (de aço e com calotas nas três primeiras), reservando as medidas 195/55 R16 (liga leve) apenas para a opção mais cara da linha.

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Fechando o visual externo do V-Drive 2022, sua traseira mantém a barra cromada acima da área reservada para a placa, abrigando o logo da Nissan. As lanternas seguem o estilo dos faróis e invadem sem medo as laterais do sedã.

As medidas do modelo da Nissan são de 4.492 mm de comprimento, 1.695 mm de largura, 1.506 mm de altura e 2.600 mm de entre-eixos. Ele tem um tanque de combustível de 41 litros e pesa entre 1.056 kg e 1.093 kg, dependendo da versão.

Um sedã honesto

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Quando descrevemos um modelo que tem apenas o nome como novidade, o público pode ter a impressão de que se trata de um produto empobrecido pela marca, sem qualquer qualidade. Mas esse não é o caso do V-Drive 2022.

Sim, estamos falando de um sedã compacto de entrada (favor não confundir com “um sedã barato”, pois isso não existe mais em nosso mercado), então não espere por nada de outro mundo em seu visual ou lista de equipamentos.

Mas a Nissan manteve aquilo que sempre atraiu no antigo Versa: seu bom espaço interno e o generoso porta-malas. Começando pelo segundo atributo, estamos falando de 460 litros para as bagagens, o que é muito bom para famílias, taxistas e motoristas de aplicativo.

Talvez você saiba que existem outros nesse segmento com um espaço ainda maior, mas quase todos (exceto o Grand Siena) cobram mais caro por isso. Portanto, o V-Drive 2022 sai ganhando nesse quesito.

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Além disso, a Nissan também reforça que os ocupantes de seu modelo de entrada vão bem acomodados. Os passageiros do banco traseiro tem 930 mm de espaço para cabeça, 1,32 m para os ombros e 940 mm de espaço para as pernas.

Já na parte dianteira, o motorista conta com 1,01 m para cabeça, 1,32 m para os ombros e 1,06 m para as pernas.

Falando sobre seus equipamentos, vemos a mesma receita de simplicidade, mas tudo dentro do esperado para esse segmento. A versão de entrada vem com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista e volante com regulagem de altura, vidros e travas elétricos, entre outros.

Subindo para as configurações mais caras, o V-Drive 2022 vai recebendo itens como central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, rodas de liga leve, ar-condicionado automático digital, câmera de ré e acabamento premium no interior.

Os preços do sedã em seu lançamento variavam entre R$ 57.990 e R$ 77.990, mas hoje já estão entre R$ 64.490 e R$ 82.790. Mesmo assim, a Nissan tem um dos modelos mais baratos desse segmento, especialmente quando falamos de suas versões 1.6.

E a versão 1.0?

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

O lançamento oficial do V-Drive no mercado brasileiro ocorreu em agosto de 2020, quando a marca divulgou as informações de quatro opções: versão básica (conhecida apenas como 1.6), Special Edition, Plus e Premium, todas com motor 1.6 16V.

Isso fez com que muitos se perguntassem sobre a versão 1.0, aquela que seria mais barata e que realmente atuaria como uma configuração de entrada. Poucos dias depois, a marca explicou o que tinha acontecido.

Ao passo que a linha 1.6 do V-Drive seria vendida normalmente nas concessionárias, a versão 1.0 seria oferecida exclusivamente na nova loja virtual da Nissan, onde hoje também são vendidos os modelos Versa Exclusive e Kicks Sense.

As lojas físicas continuariam com algumas unidades para o test-drive, algo muito importante para que os vendedores convençam seus clientes, mas a venda em si seria feita apenas pela internet.

Essa novidade permite realizar todo o processo de compra sem sair de casa, desde a escolha do modelo até a finalização da compra. Por ser um processo bem simples, e que realmente pode ser feito totalmente pelo computador, essa ferramenta virou uma arma importante para a marca.

Além disso, os primeiros 100 compradores do V-Drive 1.0 ainda teriam vários outros benefícios. A lista incluía as três primeiras revisões obrigatórias sem custos, vale-combustível de R$ 200, um ano adicional de Nissan Way Assistance (totalizando 3 anos de assistência) e 15 meses grátis de Sem Parar (no Plano Cidade).

Outra vantagem, caso o cliente optasse pelo financiamento oferecido nesse processo de compra, era o prazo de 120 dias para pagar a primeira parcela.

Vendas

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Passados 12 meses desde que chegou ao mercado brasileiro, o V-Drive 2022 ainda luta para alcançar as primeiras posições de seu segmento. A concorrência, como nós sabemos, não é nada fácil.

O modelo da Nissan atua dentro do segmento de sedãs pequenos, ou compactos, e briga com rivais como VW Voyage, Hyundai HB20S, Fiat Cronos, Fiat Grand Siena, Renault Logan e outros.

Falando sobre seus resultados em 2021, suas vendas de janeiro a julho o colocam quase no final dessa lista. Nesses sete meses, o V-Drive 2022 acumulou 4.386 unidades, em boa parte graças ao ótimo resultado de julho, quando emplacou 1.170 unidades.

Como esses números não são tão bons em todos os meses, no final o representante da Nissan ocupa apenas a 6ª colocação no acumulado do ano em seu segmento, o que lhe dá uma participação de apenas 6,70%.

O líder é o Voyage, que já vendeu 15.214 unidades em 2021 e tem 23,26% de participação. Ele é seguido por HB20S (14.499 e 22,16%), Cronos (12.835 e 19,62%), Grand Siena (8.191 e 12,52%) e Logan (6.691 e 10,23%).

Os únicos que aparecem abaixo do V-Drive 2022 são os falecidos Ka Sedan e Etios Sedan, o que indica claramente que a Nissan ainda pode melhorar nas vendas desse modelo.

E isso não se dá pelo fato de que a marca priorize o novo Versa, pois nesse caso a história é parecida. Para a Fenabrave, o modelo renovado atua no segmento de Chevrolet Onix Plus, VW Virtus, Toyota Yaris Sedan, Honda City e Chery Arrizo 5.

No mesmo período citado acima, de janeiro a julho de 2021, o Versa acumulou 6.036 unidades, ficando na 4ª posição com 9,43% de participação. Isso o deixa atrás de Onix Plus (29.573 e 46,22%), Virtus (14.951 e 23,36%) e Yaris Sedan (8.842 e 13,82%).

Nissan V-Drive 2022 – versões

Confira a linha atual do V-Drive 2022, composta por cinco versões. Elas contam com dois motores e dois tipos de câmbio, totalizando três tipos de conjunto mecânico.

  • V-Drive 1.0 MT 2022
  • V-Drive 1.6 MT 2022
  • V-Drive 1.6 Special Edition CVT 2022
  • V-Drive 1.6 Plus CVT 2022
  • V-Drive 1.6 Premium CVT 2022

Nissan V-Drive 2022 – equipamentos

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

V-Drive 1.0 MT 2022 – motor 1.0 12V de 77 cv e 10 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: ar-condicionado, banco do motorista rebatível e com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica progressiva com ajuste de altura, vidros traseiros e dianteiros com acionamento elétrico, tomada de 12V integrada ao console central, retrovisores externos com regulagem manual interna, grade frontal com acabamento cromado, rodas de aço aro 15, airbags para o motorista e passageiro, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), trava elétrica com acionamento por controle remoto, preparação para áudio, antena de teto, dois alto falantes, entre outros.

V-Drive 1.6 MT 2022 – motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + abertura interna do porta malas e motor 1.6.

V-Drive 1.6 Special Edition CVT 2022 – motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm de torque, com câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio XTRONIC CVT com função overdrive, comandos de áudio e telefone no volante, acabamento prata na manopla do câmbio, painel de instrumentos Fine Vision, central multimídia com rádio AM/FM, MP3 Player, tela colorida de 6,75 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, função RDS, conector USB, auxiliar e Bluetooth, quatro alto falantes, entre outros.

V-Drive 1.6 Plus CVT 2022 – motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm de torque, com câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + para-sol com espelhos para o motorista e passageiro, porta-malas com iluminação, luzes de leitura para o motorista e passageiro dianteiro, maçanetas externas na cor do veículo, retrovisores elétricos rebatíveis na cor do veículo, rodas de liga leve aro 15, alças de segurança no teto para o passageiro frontal e passageiros traseiros, bancos com revestimento premium, acabamento das portas dianteiras com revestimento premium, entre outros.

V-Drive 1.6 Premium CVT 2022 – motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm de torque, com câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático digital, acabamento do volante com revestimento premium, aerofólio traseiro na cor do veículo, maçanetas externas cromadas, retrovisor externo com luzes indicadoras integradas, rodas de liga-leve aro 16, faróis de neblina com acabamento cromado, limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável, câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio, central multimídia Multi-App com rádio AM/FM, MP3 Player, display colorido de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, função RDS, Loja Multi-App de aplicativos, conector USB, Bluetooth, conexão à internet através de Wi-fi.

Nissan V-Drive 2022 – preços

Veja a lista atual de preços do V-Drive 2022, que sofreu um aumento acumulado médio de 8,5% em suas versões desde que chegaram ao Brasil, em agosto de 2020. Confira:

  • V-Drive 1.0 MT 2022 – R$ 64.490
  • V-Drive 1.6 MT 2022 – R$ 68.490
  • V-Drive 1.6 Special Edition CVT 2022 – R$ 72.690
  • V-Drive 1.6 Plus CVT 2022 – R$ 77.790
  • V-Drive 1.6 Premium CVT 2022 – R$ 82.790

Nissan V-Drive 2022 – motor

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

A linha de motores do V-Drive 2022 é composta por apenas duas opções, que podem ser ligadas a dois tipos de câmbio. Com isso, o sedã compacto da Nissan oferece três tipos de conjunto mecânico.

Em sua versão de entrada, o modelo nipo-brasileiro vem com o propulsor 1.0 flex de 3 cilindros em linha e 12 válvulas, com disposição transversal, injeção multiponto, aspiração natural e duplo comando de válvulas no cabeçote.

Essa opção entrega 77 cavalos de potência a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina, além de oferecer sempre 10 kgfm de torque máximo a 4.000 rpm. Oferecido apenas em uma configuração, vem sempre com o câmbio manual de cinco marchas.

A outra opção do V-Drive 2022 é o motor 1.6 16V, também bicombustível e com disposição transversal, aspiração natural, injeção multiponto e duplo comando de válvulas, mas com 4 cilindros em linha.

O nível máximo de potência, independentemente do combustível usado, é de 111 cavalos a 5.600 rpm, enquanto o torque fica em 15,1 kgfm, a 4.000 rpm. Esse motor pode ser ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou à transmissão automática do tipo CVT.

Nissan V-Drive 2022 – desempenho

Veja o desempenho do V-Drive 2022 em relação à aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, mostrando claramente que a versão intermediária (motor 1.6 e câmbio manual) é a melhor de todas nesse quesito.

Confira:

  • V-Drive 1.0 MT – 16 segundos e 162 km/h
  • V-Drive 1.6 MT – 10,3 segundos e 187 km/h
  • V-Drive 1.6 CVT – 11,6 segundos e 187 km/h

Nissan V-Drive 2022 – consumo

Nissan V-Drive 2022: preço, versões, motor, equipamento detalhes

Confira também quais são os números do sedã compacto quando falamos sobre seu consumo, na cidade ou na estrada. Diferente do desempenho, onde a versão intermediária se sobressai, aqui quem manda é o V-Drive 1.0 com câmbio manual, que impressiona em suas médias.

CONSUMO CIDADE

  • V-Drive 1.0 MT – 8,8 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina
  • V-Drive 1.6 MT – 8,4 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina
  • V-Drive 1.6 CVT – 7,8 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • V-Drive 1.0 MT – 10,5 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina
  • V-Drive 1.6 MT – 10 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina
  • V-Drive 1.6 CVT – 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina

Nissan V-Drive 2022 – manutenção e revisão

O V-Drive 2022 vem com três anos de garantia de fábrica, algo que será mantido se o proprietário fizer todas as revisões periódicas. Elas estão programadas para 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Confira os valores:

Revisão

Custo

Custo

QuilometragemPreços 1.0Preços 1.6
10.000 kmR$ 242R$ 281
20.000 kmR$ 595R$ 640
30.000 kmR$ 410R$ 427
40.000 kmR$ 595R$ 640
50.000 kmR$ 410R$ 427
60.000 kmR$ 595R$ 640
TotalR$ 2.847R$ 3.055

Nissan V-Drive 2022 – ficha técnica

Motor

1.0 12V

1.6 16V

TipoDianteiro transversal, Gasolina e EtanolDianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros3 em linha4 em linha
Cilindrada em cm39991598
Válvulas1216
Taxa de compressão11,2:110,7:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 77 cv @ 6200 rpm / Etanol: 77 cv @ 6200 rpmGasolina: 111 cv @ 5600 rpm / Etanol: 111 cv @ 5600 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 10 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 10 kgfm @ 4000 rpmGasolina: 15,1 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 15,1 kgfm @ 4000 rpm
Transmissão
TipoManual 5 marchasManual 5 marchas ou CVT
Freios
TipoDisco ventilado / TamborDisco ventilado / Tambor
Direção
TipoElétricaElétrica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independenteMcPherson, independente
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço aro 15 polegadasAço/liga leve de 15 polegadas ou liga leve de 16 polegadas
Pneus185/65 R15185/65 R15 ou 195/55 R16
Dimensões
Comprimento total (mm)44924492
Largura sem retrovisores (mm)16951695
Altura (mm)15061506
Distância entre os eixos (mm)26002600
Capacidades
Porta-malas (litros)460460
Tanque (litros)4141
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)n/dn/d
Peso em ordem de marcha (kg)1.0561.060 a 1.093
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,300,30

Nissan V-Drive 2022 – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.