EUA Mercado Nissan Sedãs

Nissan Versa perde espaço para seminovos nos concessionários dos EUA

nissan-versa-2017-eua-1 Nissan Versa perde espaço para seminovos nos concessionários dos EUA

O Nissan Versa é o carro novo mais barato entre as marcas tradicionais nos EUA. O sedã compacto é tido como a porta de entrada e uma referência no segmento de subcompactos (por lá, é claro). No entanto, uma mudança de estratégia da marca japonesa pode colocar o futuro do sedã em risco.



De acordo com o The Truth About Cars, o sedã está perdendo espaço para os carros seminovos nas concessionárias americanas e não é uma aposta dos lojistas, mas do próprio fabricante. Em junho, as vendas do Versa caíram 45% em comparação com o mesmo período de 2016 e em 2017, os emplacamentos do Nissan despencaram 22%.

Para efeito de comparação, em junho de 2016, ele vendeu 14.683 unidades, mas “apenas” 8.155 foram emplacados no mês passado. Ele vendia praticamente o dobro do segundo colocado, mas agora está bem nivelado com os rivais. O motivo não é o preço, que parte de US$ 12.875. A média de preço do segmento é de US$ 16.401, um preço que o Versa também pode acompanhar.

Mas, se antes o modelo era um captador de compradores de carros usados, agora ele está sofrendo exatamente com o oposto. Com planos de leasing inchados no mercado, beneficiando logicamente carros mais caros, o mercado de seminovos também entrou na dança para não desaparecer. No entanto, para os concessionários, vender uma quantidade significativa de sedãs médios e grandes, por exemplo, com um carro acessível zero km, não é fácil.

Assim, a Nissan estaria reduzindo os esforços sobre o Versa, a fim de promover a venda de usados, iniciando um movimento de migração para fora do segmento de subcompactos e incentivando os concessionários no sentido de focarem mais nos carros de segunda mão, onde obviamente eles podem ganhar mais sobre o preço final, algo difícil quando existe uma opção zero na mesma faixa de preço.

Segundo a Kelley Blue Book, os clientes do segmento estão dispostos a gastar em média US$ 3.800 a mais num usado de nível superior do que num zero km de entrada. Já a Auto Trader fez uma pesquisa onde aponta que 69% dos compradores de carros seminovos voltam aos mesmos concessionários para trocar de carro. Ainda assim, o Versa continua como captador de clientes jovens, embora com o mesmo efeito tendo sido visto entre os usados.

[Fonte: TTAC/KBB/Auto Trader]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend