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Nissan Xterra, um carro forte e confortável

Texto de José Carlos Pontes, da Agência Auto Informe:

Viajar de passageiro no banco de trás do Xterra não é um problema, mesmo que a pessoa seja alta. O carro da Nissan tem um amplo espaço e acomoda muito bem cinco adultos, além de levar muita bagagem. A posição de dirigir dá segurança e o seu motor 2.8 a diesel é valente, respondendo aos anseios do motorista. E o melhor, não é um gastão. Medimos o seu consumo, com 80% de rodovia e o restante na cidade, e o resultado foi 8,9 Km/l.

Andamos mil quilômetros com quatro adultos e o ar-condicionado ligado o tempo todo. O resultado foi uma viagem tranqüila, com apenas um porém: um pequeno incômodo com o barulho causado pelos pneus rodando no asfalto. De resto, foram horas de bastante conforto e prazer.

O carro tem um desenho robusto, e o bagageiro com cesta removível dá um charme maior, além de ser útil para quem quer fazer longas viagens e levar muita bagagem, já que o porta-malas tem capacidade de até 1.260 litros, com os assentos na posição normal, e 1.857 litros, se os bancos traseiros forem rebatidos.

Os botões que regulam a entrada e a circulação de ar divergem da robustez do carro. Parecem frágeis, de brinquedo, dando a impressão de que é preciso mexer neles com todo o cuidado.

A tampa do tanque tem uma chave exclusiva, o que também pode parecer arcaico e descômodo para quem utiliza o chaveiro para colocar outras chaves.

O que se destaca no carro é mesmo o conforto, com detalhes que ajudam, como a luz de leitura bem dosada e todos os instrumentos à mão dos ocupantes. O câmbio de marcha reduzida dá um charme para os que andam na cidade, e em nenhum momento ele atrapalha ou confunde o motorista que anda pela primeira vez no carro.

Andando a 120 km/h, o carro parece deslizar, não chegando a alcançar os três mil giros, e o turbocompressor dá uma gostosa sensação de que o carro ainda tem muito para chegar ao seu limite. Isto aumenta o prazer de dirigir.

Não testamos o carro em terrenos difíceis, mas não é preciso pegar estradas enlameadas para sentir que ele cumpre o seu propósito de não deixar você na mão.

O preço básico do Xterra é de R$ 114.694,00, mas o valor do carro testado, com todos os opcionais, é R$ 126.080,00.

O que ele tem
Bagageiro de teto com cesta removível
Desembaçador traseiro
Estepe tamanho original (265/70 R15)
Estribos laterais
Faróis de neblina
Faróis halógenos
Moldura dos pára-lamas na cor preta
Pára-choque dianteiro e grade na cor preta
Retrovisores externos na cor preta
Rodas de alumínio
Vidros verdes
Acabamento de couro (bancos, volante, manopla e alavanca do câmbio)
Ajuste de altura dos cintos de segurança
Banco traseiro rebatível bipartido com assentos removíveis Bússola digital com termômetro
Console central com apoio de braço e porta-objetos
Luz de leitura
Porta-copos duplo integrado no console central

Conforto & Conveniência
Aquecimento
Ar-condicionado com 4 velocidades e reciclagem de ar
Bolsa canguru nos bancos dianteiros
Bolsa lateral nos bancos dianteiros
Cobertura retrátil no porta-malas
Coluna de direção regulável em altura
Direção hidráulica
Espelho retrovisor interno dia e noite
Freio de estacionamento com sistema de acionamento por pedal e destravamento manual
Ganchos de fixação no porta-malas (4)
Ganchos de fixação no teto (6)
Iluminação do porta-malas
Retrovisores elétricos
Sinal sonoro de advertência de chave na ignição
Sinal sonoro de advertência de farol ligado
Sistema de alarme antifurto
Tomada 12V
Tomada 12V no porta-malas
Travas elétricas acionadas por radiofreqüência
Vidros elétricos nas 4 portas
Capacidade do porta-malas até o teto (litros): – com bancos na posição normal: 1.260 – com bancos traseiros rebatidos: 1857

�?udio
4 alto-falantes + 2 tweeters
CD changer 2 DIN no painel para 6 CDs com relógio digital Preparação para sistema de áudio
Rádio CD player
Cinto de segurança traseiro central subabdominal
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos
Cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos
Barras de proteção lateral
Duplo air bag frontal
Freio ABS nas 4 rodas
Kit de primeiros socorros
Travas de segurança para criança nas portas traseiras

Ficha Técnica

Dimensões
Número de passageiros – 4
Comprimento 4.530 mm
Largura sem espelho 1.790 mm
Altura com bagageiro do teto 1.890 mm
Entre-eixos 2.650 mm
Bitola Dianteira 1.525 mm
Traseira 1.505 mm
Tanque de combustível 73,5 litros
Fora de estrada Vão livre mínimo do solo 235 mm
Ângulo de ataque 34°
Ângulo de saída 29°
Peso em ordem de marcha 4×4 1.935 kgf 4×2 1.810 kgf

Pneus

265/70 R15

Motor
Modelo MWM Sprint Nº cilindros / disposição 4 em linha
Diâmetro x curso do pistão (mm) 93 x 103
Volume total 2.798 cm³
Taxa de compressão 17,8:1
Combustível Diesel Sobre alimentação Turbocompressor (Garrett) Resfriamento do ar de admissão Intercooler
Bomba de combustível – tipo Rotativa
Injeção de combustível – tipo Direta Potência máxima [cv (kW)] ISO-ABNT 132 (97) @ 3.600 rpm
Torque máximo [kgf-m (N.m)] 34,7 (340) @ 1800 rpm

Suspensão
Dianteira -Independente com braço triangular, barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e barra de torção Traseira – Eixo rígido, barra estabilizadora, amortecedores telescópicos, feixe de molas semi-elíptico.

Freios
Sistema base – dianteiro disco ventilado
Sistema base – traseiro tambor com ajuste automático
Sistema ABS nas rodas
Freio de estacionamento acionamento com pedal

Transmissão
Tração: 4×2 com acionamento manual para 4×4 (high/low)
Caixa de câmbio manual de 5 velocidades marca/modelo EATON FSO 2405
Relações de marcha: (1a) 3,716 (2a) 2,239 (3a) 1,475 (4a) 1,001 (5a) 0,749 (Ré) 3,457
Relação de diferencial 4,363 Reduzida (versão 4×4) 2,02
Embreagem: acionamento hidráulico
Diferencial de escorregamento limitado traseiro (VLSD)
Roda livre automática
Direção Assistida hidraulicamente

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