Nivus Comfortline 2024: Conta com bom motor, visual externo é bem melhor do que a simplicidade interna

nivus comfortline (2)

O SUV Crossover da VW tem design mais jovial que seu irmão T-Cross, o acabamento é um pouco mais simples e não tem opção de motor mais forte.

O Nivus figura entre os modelos mais emplacados da categoria, com design atrativo e bom desempenho.

Avaliamos uma unidade da versão Comfortline e trouxemos todos os detalhes no texto de hoje.

A versão Comfortline é a intermediária, acima da Sense e abaixo da Highline.

Partindo de R$ 134.390,00, ele vem de série com:

Controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, chave presencial, 6 airbags, carregamento de celular por indução, controle de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), câmera de ré, direção elétrica, faróis em LED com DRL em LED integrado, painel de instrumentos digital de 8″, rodas de liga leve 16″, sensores de estacionamento traseiros, sistema “Start & Stop”, sistema de som VW PLAY 10″ com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e mais.

Bom motor para o segmento

volkswagen nivus 2

O motor que equipa o Nivus Highline já é velho conhecido, 1.0 turbo, o 200 TSI, de 3 cilindros, injeção direta de combustível e 12 válvulas.

Ele apresenta 128 cv e 20,4 kgfm de torque no etanol, 116 cv e os mesmos 20,4 kgfm de torque na gasolina.

Pesando 1238 kg, o Crossover acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e tem velocidade máxima de 189 km/h.

O câmbio é o automático Tiptronic de 6 velocidades, os freios são a disco nas 4 rodas e o tanque tem capacidade para 52l.

O Pulse conta com o motor Turbo de três cilindros em algumas versões e faz 0 a 100 km/h em cerca de 9,4s, com velocidade máxima de 189 km/h.

A Tracker 1.0 turbo tem o 0 a 100 km/h em 10,9s e velocidade máxima de 177 km/h.

O consumo do Nivus fica na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada rodando com etanol e 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada rodando na gasolina.

O consumo do Pulse no etanol fica na casa dos 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l em rodovia, já na gasolina são 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l em rodovia.

Por fora, melhor que por dentro

De longe, o maior atrativo do Nivus é seu visual que, apesar de não ter muitas mudanças desde o lançamento, continua bem moderno.

nivus comfortline (4)

De frente, o logo da VW brilhante em preto e cromado casa com a grade, que é bem vazada e preta, exceto por uma fileira prateada, bem na direção do meio do logo.

Os faróis e faróis de neblina em LED trazem um ar de modernidade, e o capô com vincos leves e quase liso complementam o visual do carro.

A saia de para-choque é preta, cor essa que se arrasta até os para-lamas e desce para a lateral inferior.
Nas extremidades do para-choque possui um acabamento em preto fosco, que sobe até o vinco, quase na altura da grade superior.

nivus comfortline (6)

Visto de lado, o Nivus mostra seu charme, com a carroceira SUV Crossover vindo à tona mais fortemente.

O ângulo do para-brisa sobe sem muita inclinação até a coluna A.

O teto começa a cair mais acentuadamente na coluna B e essa linha continua quase até o fim do carro, onde encontra o aerofólio de dimensões razoáveis e acaba abruptamente.

O rack no teto é preto, passa um ar mais aventureiro, porém não casa tanto com a proposta, assim como a região inferior, incluído o acabamento das caixas de rodas, em preto fosco.

nivus comfortline (7)

As rodas aro 16” são bonitas, pintadas de prata, sem muito destaque, apenas bonitas.

nivus comfortline (11)

As lanternas traseiras em LED são unidas por um acabamento em preto brilhante, passam um ar de modernidade bem interessante.

nivus comfortline (8)

A saia do para-choque novamente é em plástico preto, com alguns filetes pintados de prata para dar uma quebrada nesse abuso de preto fosco que acompanha o modelo.

Interior merece mais capricho

nivus comfortline (19)

Os bancos de tecido são bonitos e confortáveis, mas nessa faixa de preço já poderiam ser em couro, ou pelo menos com desenho um pouco mais inspirado.

São construídos em tecido cinza claro e escuro, com costuras horizontais no encosto e no assento.

nivus comfortline (21)

O Painel é construído em plástico, sem requinte ou adornos, mas, pelo menos, tem um desenho bonito.

A multimídia fica encaixada em uma moldura em preto brilhante, que está na moda e é visualmente agradável.

nivus comfortline (16)

Falando nela, voltada ao motorista está a central multimídia, bem completa e com ótima conectividade, fica em cima dos difusores centrais de ar.

nivus comfortline (17)

Descendo um pouco mais há o acionamento do ar-condicionado, bem à moda antiga, com botões rotativos.

Embaixo dele há um compartimento onde o celular pode ser carregado por indução.

nivus comfortline (14)

No cluster está a tela de 10”, ponto alto do modelo, integrada à multimídia, ela permite diversas configurações e recursos, tem mostradores até que bonitos, mas ainda para um analógico bem desenhado, na minha visão.

nivus comfortline (20)

No banco de trás, o espaço não é muito bom, apesar de suficiente, não é o ponto alto do modelo.

nivus comfortline (1)
O porta-malas, por outro lado, é mais que suficiente e não deixa a desejar para uma família em uso regular.

No top 5 de vendas

O Nivus vende bem no mercado brasileiro, sempre figurando entre os principais do segmento.

No acumulado de janeiro a maio de 2024, o Nivus emplacou 20.507 unidades, que foram responsáveis por deixa-lo na quinta posição dentre os SUVs.

A categoria é liderada pelo T-Cross, com 25.583 unidades emplacadas, seguido pelo Creta, com 24.673 unidades.

A terceira posição pertence ao Kick, com 23.505 unidades e a quarta posição é do Tracker, 22.948 unidades.

No Ranking geral, que contempla todos os modelos de automóveis, o Nivus fica na décima segunda posição, à frente de Renegade, Compass, Fastback, Pulse e Corolla, por exemplo.

Seu visual moderno e mecânica conhecida no mercado jogam a seu favor, mas poderia fugir um pouco da tendência do mercado e melhorar o interior, que não é muito sofisticado.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.