Chevrolet Crossovers Fiat Kia Peugeot

No andar de cima – comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

O leitor Bruno Manoel apresenta mais um comparativo. Ele andou em quatro modelos do segmento de crossover/minivan e publica aqui suas impressões, bem como uma avaliação de qual é o melhor nesta faixa de preço. Lembramos que se trata de uma opinião pessoal do leitor, e pedimos por conta disso respeito à opinião dele nos comentários.


SUV, crossover ou minivan? Qual a diferença? Bom, a resposta pode ser mais longa que o esperado, mas o que fazem juntos em um só comparativo? Todos atuam na mesma faixa de preço, a dos 90 mil, e não é difícil ver pessoas decidindo entre eles.

O Freemont é uma espécie de crossover, mais parecido com uma minivan. O 3008, apesar de lembrar uma esteticamente, as semelhanças param por aí. Sportage e Captiva são legítimos SUVs, até oferecem tração 4X4, mas foram feitos para a cidade. Com preços parecidos e propostas distintas, esse é nosso comparativo de hoje.

4° Kia Sportage P.576 – R$94.520

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

A Kia teve o ano de 2012 para se esquecer. O aumento do IPI gerou consequências nos preços e nas vendas. E o Sportage ficou em último lugar justamente pelo preço nada convidativo. Pelos quase 90 mil cobrados, LED no farol, airbag duplo, ABS, ar-condicionado manual, direção elétrica, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento e rádio com MP3 não são nenhum diferencial, principalmente perante a concorrência.

Beleza é um dos maiores destaques do carro, Peter Schreyer fez um belo trabalho. O inteiror tem um design atraente, mas os materiais não são os esperados para um carro tão caro, os plásticos rígidos (semelhante a modelos populares) sequer são emborrachados e o tecido utilizado no banco é simplório. Na hora de andar porém, o Kia volta a se destacar e apesar de ser mais lento que o 3008, cumpre seu papel com eficiência.

Com 178 cavalos com etanol, o motor 2.0 em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas, oferece boas retomadas. A suspensão mais rígida passa segurança nas curvas, embora falte um pouco de compromisso ao passar nos buracos. No banco de trás, os passageiros contam com uma boa altura para entrar no veículo, também em função do design das portas ser retilínio.

Se você quiser comprar um Sportage, evite se possível as versões mais básicas, com poucos itens, elas assustam quem está interessado no coreano. Pelo preço cobrado (ainda sem frete incluso), não trazendo nem ESP e tambor nos freios traseiros, o Kia Sportage merecia mais que a última colocação do comparativo.

3° Fiat Freemont Precision – R$91.780

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

A verdade é que nunca um Fiat acima de 90 mil tenha vendido tão bem. E com méritos, a segunda melhor lista de itens de série é do Freemont, com tantos itens e um preço convidativo compõe a fórmula do bom custo/benefício, e deu certo.

ESP, controle de tração, anticapotamento, controle de trailer, 6 airbags, ABS + EBD + BAS, abertura e partida com chave presencial, bancos em couro com ajustes elétricos (motorista) e aquecimento (motorista e passageiro), ar-digital TRI-ZONE, piloto automático, central multimídia com touth-screen, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de monitoramento dos pneus, interior com iluminação noturna, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos com antiembaçamento e rebatíveis eletricamente, etc.

E o interior também impressiona com uso de bons materiais e arremates perfeitos. O grande problema enfrentado pelo Fiat é na hora de andar, haja paciência. Além de fraco e pesado, o Freemont conta com um antiquado câmbio de 4 marchas, que são indecisos. É bom pensar mil vezes antes de ultrapassar aquele caminhão em uma serra.

Voltado para o lado familiar, é o único que leva até sete pessoas e isso exigiu medidas maiores, é o maior do comparativo em todas as dimensões. Também gera consequências no porta-malas, de apenas 145 litros, bem que os bancos adcionais poderiam ser opcionais. A Fiat vem aumentando o preço do Freemont gradativamente, a versão testada já custou em torno de 86 mil reais e isso pode afetar as vendas em um segmento tão concorrido.

Chevrolet Captiva Ecotec – R$89.990

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

A Chevrolet Captiva chegou no Brasil em 2008, e logo virou febre entre os consumidores. E até hoje ela não faz feio perante novos rivais. O trunfo do SUV americano desde o começo de suas vendas, é a extensa lista de itens de série a um preço bem convidativo. Só ela e o 3008 trazem acionamento do freio estacionamento elétrico, e para ligar o motor e ar-condicionado, basta um simples toque na chave.

Em meio a tantos itens, senti falta do controle indivual da temperatura do ar-condicionado digital, e de uma central multimídia. Já que estamos falando de interior, a Captiva também agrada, o acabamento é muito bem feito e as três saídas de ar circulares no centro do painel são bem distribuídas. Em espaço também vai bem, só perde para o Freemont, que é bem maior.

Na hora de andar, a Captiva também não decepciona, o motor é o maior em cavalos e segundo maior em torque, que acoplado a uma boa transmissão de 6 marchas garante um rodar satisfatório. A suspensão é a mais equilibrada do comparativo, e passa segurança nas curvas. O grande vilão do Chevrolet no entanto, é a própria idade, o modelo já pode começar a se despedir do mercado.

Interessante é que consegue ir bem em todos os aspectos, mas não se destaca em nada. É uma excelente escolha, mas não melhor que o primeiro colocado.

1° Peugeot 3008 Griffe – R$91.490

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

O mal desempenho nas vendas do Peugeot 3008 assustam os consumidores. Raro de se ver, o crossover francês consegue reunir várias qualidades em um só carro e surpreende a quem faz o test-drive. O visual controverso é fácil de ser acostumar, e com o tempo até simpático o carro fica. Entrando no carro, o bom acabamento e a sensação de solidez é excelente, em especial pela cabine com uma espécie de cockpit de carros esportivos.

O head up display (informações projetadas em uma pequena tela na linha do volante) também é um dos destaques do modelo, assim como o teto panorâmico. O único opcional disponível para essa versão é o WIP NAV – GPS, o GPS com tela de 7” rebatível eletricamente. Agora, se na parte dianteira vai bem, os passageiros atrás contam com pouco espaço (entre-eixos de 2,61m) e além de limitado, a saída do ar-condicionado não conta com regulagem individual.

Até aí o Peugeot não se destacava muito perante os rivais, mas o grande trunfo está na motorização. O THP 1.6 de 165 cavalos e 24,5 mkgf aliado a rápida transmissão de 6 velocidades formam de longe o melhor conjunto do comparativo. E o Peugeot é o mais leve do comparativo, com 1.480kg ele deixa a obesa Captiva (1.706kg) e Freemont (1.755kg) para traz, o único que tem peso semelhante é o Sportage, 1.493kg. No geral, a marca francesa ainda sofre preconceito pelo seu pós-venda ruim e fama de manutenção cara, é o menos vendido daqui.

Resumo: O Peugeot 3008 consegue reunir desempenho e equipamentos a um preço convidativo. Ainda que o seu espaço não seja bom, é uma excelente escolha. A Captiva é o carro mais equilibrado de todos, escolha racional para quem quer um pouco mais de espaço.

Freemont tem um excelente custo/benefício, espaço interno sem igual, acabamento primoroso, pena que seu motor aliado a uma antiga transmissão de 4 marchas sejam insuficientes para o peso do carro. Sportage é o mais simples de todos, falta equipamentos e até tem uma boa mecânica, mas seu design não foi suficiente para justificar um preço tão alto.

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

No andar de cima - comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont

Obs: ASX não participou devido a suas versões terem preços muitos distintos. A Hyundai não pratica uma política clara de preços, impossibilitando o ix35 ter itens como custo/benefício avaliados. CR-V não tinha disponível para testar e está temporariamente fora linha.

Por Bruno Manoel

No andar de cima – comparativo 3008 x Sportage x Captiva x Freemont
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email