Clássicos Cupês Elétricos Europa

Nobe 100, um elétrico vintage que nasceu na Estônia

Nobe 100, um elétrico vintage que nasceu na Estônia

A Estônia é um dos três países bálticos que fizeram parte da antiga URSS. Sem tradição automotiva, o país eslavo chama atenção por uma campanha de crowndfunding que objetiva levantar US$ 1,2 milhão para execução de um projeto muito interessante, um carro elétrico de três rodas com estilo totalmente vintage, chamado Nobe 100.


Sem desempenho digno de nota e com alcance apenas suficiente, o Nobe 100 está atraindo a atenção da imprensa mundial e de muita gente pelo fato de ser um carro de estilo clássico, pequeno e atraente para entusiastas, mas que ao mesmo tempo traz consigo um o futuro da boa parte dos automóveis, que é a eletrificação.

Nobe 100, um elétrico vintage que nasceu na Estônia

De acordo com Roman Muljar, fundador da empresa Nobe, o carrinho terá velocidade limitada em 110 km/h e as baterias de íons de lítio garantirão autonomia de 220 km, suficientes para um uso urbano no dia a dia. Sem dar muitos detalhes técnicos sobre o projeto, Muljar apenas revelou que o Nobe 100 terá tração em suas três rodas. Além disso, as baterias podem ser recarregadas plenamente em apenas duas horas, o que é um feito muito bom.


Mas a performance parece ser o de menos no Nobe 100. A carroceria apresenta linhas bem suaves, arredondadas na parte traseira por conta de sua concepção de triciclo. Na frente, os faróis circulares saltam no conjunto, que tem grade falsa devidamente cromada e com abertura centeal quase triangular, lembrando as velhas táticas de estilo de algumas marcas para fazer sua identidade fluir no desenho. No capô, uma pequena estatueta em forma de cabeça com cabelo estilo rabo-de-cavalo chama atenção.

Nobe 100, um elétrico vintage que nasceu na Estônia

O para-brisa é bem vertical, mas envolvente, enquanto as colunas A e B são bem estreitas. Já as colunas C são igualmente envolventes, mas mais espessas e consistentes que as demais, sustentando um vidro traseiro em forma de bolha. Retrovisores circulares cromados e maçanetas com o mesmo acabamento reforçam a proposta vintage do Nobe 100. Com teto branco, o carro de quatro lugares tem ainda frisos laterais suaves e rodas integrais com calotas e pneus de banda branca. Na traseira, um toque moderno é o conjunto ótico em feixes de LED.

Por dentro, o ambiente não poderia ser mais agradável. Na cor da carroceria e sem os acabamentos plásticos de agora, que tentam nos enganar, o Nobe 100 traz dois lustrosos mostradores circulares, sendo um deles relógio, botões, manivelas e maçanetas cromadas, ajustes de ventilação e porta-luvas com chave.

Nobe 100, um elétrico vintage que nasceu na Estônia

Abaixo dele, uma mesinha retrátil que pode servir para pequenas refeições. Os bancos dianteiros são individuais, mas o traseiro é único e mais apertado. Há também espaço para bagagens e teto removível. Para desfilar com estilo e sem emissão de ruído ou poluição, este estoniano clássico e elétrico agradará muita gente quando começar a ser produzido. Por enquanto, 57% do valor já foi obtido, mas ainda faltam 34 dias para o encerramento.

Nobe 100 – Galeria de fotos

 

Nobe 100, um elétrico vintage que nasceu na Estônia
Nota média 5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email