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Noruega vai gastar US$ 25 bilhões em túneis submarinos para os fiordes

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Os fiordes são algo comum na Noruega e atração turística obrigatória para quem quer conhecer o país. Mas, em termos viários, eles obrigam os noruegueses a atravessar grandes enseadas a bordo de balsas, tornando as viagens muito demoradas.

Para melhorar a logística nos transportes e a vida de quem precisa atravessar os famosos fiordes, o governo da Noruega decidiu aplicar US$ 25 bilhões num projeto audacioso.

A proposta é de construção de túneis submersos e flutuantes sob as águas das enormes fendas que adentram o país. Através de balsas, tubos submarinos serão ancorados a 30 metros de profundidade, ficando mais imunes às intempéries próximas da superfície.

Ainda não se sabe como as balsas de sustentação ficaram posicionadas de forma a evitar o deslocamento e potencial rompimento dos túneis. Como já se sabe, os fiordes são bem profundos, o que dificulta a ancoragem no fundo. Também não foi revelado quantas travessias submersas serão construídas no país, mas a Noruega quer iniciar a operação do primeiro deles até 2035.

[Fonte: Autoblog]





  • Adriano Tochio

    É só chamar a Petrobras pra uma consulta, que da tudo certo !!

    • Supernescau

      Mediante pagamento de consultoria e adicional de pixuleco.

      • Pacheco

        Isso dai é menos da metade do desviado. Suave… pode mandar a conta pra cá.

      • Franco da Silva

        E “palestras” do ilustríssimo molusco.

        • zekinha71

          Só não pode discursos da mãe da mandioca de vento, o último foi eletrizante.

  • Pacheco

    Menos do que roubaram da Petrobras. Tranquilo.

  • Pacheco

    Vai sair antes que o Trem-Bala da Dilma.

    • CanalhaRS

      E da transposição do São Francisco.

      • Pacheco

        O trem-bala e a transposição do Rio São Francisco já virou cabeça de bacalhau.

    • gabriel moraes

      me contento com o VLT pronto

      • Pacheco

        Isso tbm entrou pra História viu.

        O VLT de Santos tbm não sai, as estações de Trem de SP, o Monotrilho, etc.

        O monotrilho da zona sul era para estar pronta pra Copa e nada, a da ZL tem os trilhos prontos e as estações com obras mais devagar que tartaruga, a linha Amarela que não termina, a linha Lilás que não anda, etc

        Por isso que eu falo, acaba o mundo e não conclui as obras nesse pais.

  • fbl

    Enquanto isso no bananil, se tivessemos um projeto dessa complexidade seria isso aí mais uns 1000000% para pixulecos, caixas 2 e pedalinhos dos nossos safados socialistas da estrelinha.

    • Edson Fernandes

      Acredite… há para passagens de umbilicais. E acredite, é de muita qualidade.

    • Mr. Car

      Você acabou de expropriar meu comentário. Acho que você é comuna, he, he!

      • fbl

        Nao me xingue pfv

        • Mr. Car

          Me desculpe, realmente peguei pesado. Ofensa grave, he, he!

  • Wagner Lopes

    Aqui esse valor não daria pra pagar nem as balsas…

  • Bispo

    fosse no BR… sairia $15BI….no começo….depois com os adicionais de consultoria, palestras. pixulecos e taxa companheiros….fechava em $50BI … com a obra parcialmente entregue…e obvio…com “goteiras”.

  • Vattt

    Comentar sobre essa matéria será redundância! Mas vou concordar com a maioria dos comentários abaixo. Se essa obra fosse para as olimpíadas heim??? Quanto custaria??? Quero nem calcular.

  • Nicolas97

    Essa é uma das três ideias propostas para conectar os Fjords, as outras são ponte pênsil e ponte flutuante. Só será tomado a decisão de qual tecnologia será utilizada no final do ano. O título “vai gastar 25 Bi com túneis submarinos” da como certa algo que ainda nem foi decidido, pois como a própria matéria informa não sabem ainda como superar os desafios desse tipo de solução.

  • Ricardo Blume

    Se eles não sabem como posicionar as balsas de sustentação é só chamar a Odebrecht, a OAS ou a Camargo Correa. Só não garanto que a obra custe US$ 25 bi.

  • Antonio Falm

    Paneleiros. Povo marcado, povo feliz.

  • Zé Mundico

    Orçamento dessa obra na pátria amada Brasil:
    5% para o deputado autor da emenda.
    5% para a amante do deputado autor da emenda.
    5% para o senador que aprovou a matéria.
    5% para a esposa do senador
    5% para o lobista que encaminhou a aprovação do projeto.
    5% para o diretor da área técnica da construtora.
    5% para o filho do diretor da área técnica da construtora.
    5% para o diretor da compra de equipamentos da empreiteira.
    5% para o contador da construtora para liberar a verba.
    5% para o diretor financeiro da construtora para aprovação do adicional.
    5% para o encarregado da liberação da licença ambiental.
    5% para o superintendente do banco que libera as verbas.
    5% para o líder indígena da área.
    5% para o líder quilombola da área.
    5% para a Ong que defende as saúvas, raposas e araras da área afetada.
    5% para o tesoureiro do partido a título de parceria institucional.
    5% para o secretário-geral do partido a título de contribuição política.
    5% para o fundo partidário para ser usado na próxima eleição.
    5% para o líder do MST da área a ser desapropriada.
    5% para o dono do imóvel desapropriado.
    5% para o tesoureiro do partido, de preferencia em espécie (pixuleco)
    5% para o presidente da câmera de vereadores.
    5% para a publicidade da obra na mídia amiga.
    5% para o marqueteiro de estimação, de preferencia em dólar (acarajé)
    5% para o recém-criado FCC – Fundo de Combate a Corrupção.
    5% para despesas cartoriais e autenticações.

    A obra será iniciada com a presença das autoridades numa festa com show do Wesley Safadão, mas dentro de poucas semanas será interrompida por falta do repasse de verbas, falta da licença ambiental, falta de energia, falta de água e até falta do salário da peãozada.

    Motivo: esqueceram de pagar a quentinha do motoboy que estava providenciando a papelada.

  • Rbs

    Em uma semana os chinas fazem isso daí!!



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