Elétricos Europa Híbridos Mercado

Noruega: Vendas de carros eletrificados alcançam 75% do mercado

Noruega: Vendas de carros eletrificados alcançam 75% do mercado

A crise imposta pelo coronavírus está afetando todos os mercados de carros pelo mundo, mas na Noruega, o efeito tem sido um pouco diferente. Da mesma forma que nos outros países, o reino nórdico também viu as vendas de automóveis caírem, porém, elas se acentuaram nos modelos movidos por gasolina e diesel.


Até mesmo os híbridos comuns recuaram em oferta, contudo, os eletrificados (incluindo os híbridos plug-in) simplesmente foram “esquecidos” no mercado norueguês, onde foram vendidos 9.358 unidades em março, o que representou 75,2% dos emplacamentos gerais. Mesmo com queda de 26,2% em relação à fevereiro, o segmento passou a dominar completamente as vendas no país.

Com queda de 32,2% nas vendas, a Noruega ainda segue a tendência em trocar os carros comuns por elétricos, sendo que os modelos 100% energizados responderam com 6.996 unidades, um recuo de 35,1% em comparação com 2019. Já os híbridos plug-in emplacaram 2.392 exemplares, aumento de 17,5% ante o ano passado.

Os carros diesel representaram 10,4% das vendas, sendo que os abastecidos apenas por gasolina tiveram participação de apenas 7,7%, deixando os híbridos comuns (sem recarga externa) com 6,7%. Diante disso, os noruegueses parecem não voltar aos modelos com motores de combustão interna simples.

Nos automóveis, o líder de vendas em março foi o Audi e-tron com 1.681 unidades. O Golf ficou em segundo, seguido por Nissan Leaf, Hyundai Kona e o Tesla Model 3. O SUV mais vendido foi o Mitsubishi Outlander, que ficou em sexto nas vendas gerais. Renault Zoe, BMW i3, Hyundai Ioniq e Volvo XC60 completam os 10 mais vendidos.

Já no resto da Europa, as vendas em março desabaram. Na Alemanha, os emplacamentos caíram 38% no mês passado, enquanto na Espanha, o recuo foi ainda maior: 69%. O país é o segundo mais atingido pelo Covid-19 no continente, depois da Itália, que teve uma queda vertiginosa de 85%. A França teve uma queda de 72%.

[Fonte: Foro Coches Eléctricos/Auto News]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    De fato esse Audi e-Tron é um dos elétricos mais vistos nas ruas da Europa. Já o Model 3 é bem mais raro de se ver. De forma geral os mais comuns mesmo são e-Golf e Zoe, esses estão por toda parte no trânsito.

    • 😎.

      O 208 E vai crescer muito no continente.

  • Raimundo A.

    Renda alta. Consciência alta. Estrutura alta. Normal.

    • El Cabron

      tudo isto graças ao petróleo do mar do norte, apenas para registro.

      • Thiago

        huhu… já já te dão aquele adjetivo famoso por aqui… muhh

      • Luciano

        País que soube se desenvolver com o que tinha de mais valioso, o petróleo. Fundou uma estatal (Statoil que agora se chama Equinor) e um fundo soberano monstruoso a partir das receitas com petróleo. Uma baita de uma social democracia!!!!! A nossa mina de ouro aqui tem pessoas que fazem questão de entregar para os outros países, mesmo o seu líder se dizendo “nacionalista”, Vá entender. Parabéns a Noruega e seu povo.

      • T1000

        energia que continua vindo do petróleo.
        qual a vantagem do elétrico para eles?

    • Ducar Carros

      Subsídios e restrições aos autos a combustão altas também!

    • Ricardo Blume

      Eu já diria que são políticas públicas. Quanto a renda, esta é alta, mas não esqueça que o custo de vida acompanha a renda média do povo.

  • Jose Pedro Almeida

    Eles já estão em 2064
    e aqui voltamos para 1964 kkkk

    • Luís Paulo

      Estamos em 1864!! Isso sim!!

    • Eu diria que vamos entrar em 1984!

  • Randy de Lima

    Graças a renda per capita acima de 100mil, a Noruega vai acabar com o carro a gasolina/diesel antes do previsto

  • Eduardo Zacchi

    Tudo muito lindo, tudo muito maravilhoso, enquanto isso, a mineradora Hydro (NORUEGUESA) poluía bacias e contaminava comunidades no Pará, suas petroleiras mandam bala na exploração do suco de dinossauro no ártico entre outras “cositas más”.

    Muita hipocrisia pra pouca ação…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email