Marketing/Propaganda

Nós fazemos a diferença: Blogs alteram estratégia das montadoras!

logonapreto Nós fazemos a diferença: Blogs alteram estratégia das montadoras!







Uma matéria publicada pelo site Valor Econômico, mostra bem o que o título desta matéria diz: “Nós fazemos a diferença!”. Os blogs e forums de discussão na internet brasileira estão alterando as estratégias de vendas, marketing e até mesmo peças de veículos. Isso é devido a grande influência de formadores de opinião, que discutem na rede sobre carros. Muitas montadoras já escutam a opinião de blogueiros e internautas que opinam sobre seus produtos e serviços. Citam inclusive que novos compradores, procuram tirar dúvidas sobre lançamentos nestas salas de discussão. Hoje em dia, quem pretende gastar dinheiro na compra de automóvel(e não é pouco dinheiro), não vai mais cair na conversa de vendedor. Vai pesquisar mesmo e se informar com quem já conhece o dia a dia do modelo. Até mesmo os sites oficiais passam por mudanças devido a opinião dos internautas. Isso já ocorreu aqui no NA de forma mais direta.

A internet é uma ferramenta muito mais fácil de usar e muito mais abrangente, resumidamente a nível global. Para as montadoras, a discussão sobre defeitos de um carro podem ser, na visão delas, desastrosa. Mas, está claro que existindo uma livre discussão, as reações são realmente livres e respeitadas plenamente. Se alguém não gosta, realmente irá dizer que não gosta. O que deve ser levado em conta é que se há um defeito em um carro, isso não pode ser ocultado, tem que ser divulgado e discutido muito amplamente. Isso pode mesmo salvar vidas…Além disso, os próprios executivos das montadoras entram nestes blogs para observar as conversas. Sabemos bem que executivos do setor automotivo acompanham o que dizemos aqui, mas só raramente se expõe. Isso é bom, mostra a importância que blogs e outros meios virtuais tem sobre o mundo atual.

Os outros “olheiros” do setor automotivo, especializados em pesquisar a opinião na rede estão em toda a parte. Mas, o que você internauta acha de tudo isso? Você que dá a sua opinião e ajuda a formar uma opinião geral sobre o assunto? Comente, este espaço é totalmente seu! Assim, juntos continuaremos fazendo a diferença!

Fonte: Valor Econômico.



  • é o moriah nos ajudando aqui no NA, com matérias bem legais. mas sobre o assunto, os blogs realmente vieram pra ficar, aqui as pessoas podem opinar sem sofrer censura, somos um meio sem rabo preso com ninguém.

    aliás, será que é por isso que as montadoras não convidam muito o NA para seus eventos?? por causa de nosso opinião sincera?? haha….

    eles chamam blogueiros de áreas diversas, que não entendem muito de carros, pra falarem só bem dos produtos em suas reviews. quero ver chamar uma equipe com bala na agulha igual ao pessoal aqui do NA!!

    :banana:

  • LeoAraujo

    Isso é uma ótima notícia :clapp: :clapp:
    Só assim p/ as montadoras abrirem os olhos e começarem a produzir veiculos que agradam. Só compra carro que “não presta” é quem não pesquisa e hoje em dia ninguem ta fazendo isso. Sou mecânico e vejo isso de perto: quando um cliente quer comprar ou trocar de carro ele vai direto ao mecânico, principalmente se for usado. E agora com os usuários da internet aumentendo a cada dia complica mais ainda p/ as montadoras venderem seus carros que não agradam muito. O lado bom disso é que, quem trabalha na area de marketing das montadoras tem acesso aos blogs, comunidades, etc e eles podem ver o que o “povo” ta pensando acerca de seus veiculos e provavelmente melhorando em seus modelos o que mais foi criticado e é claro neh, já sabendo que não vai agradar a todos. Espero que tenha um bom resultado, principalmente p/ nós brasileiros.
    Abraço a todos!!
    :D :D :D

  • pelas_xr3

    Fabricantes como GM e VW n devem tá mto animados com oq houvem por aki, tomara q abram os olhos e parem de gambiarras em cima de gambiarras, colocar aerofolio, saia e por a sigla GT num carro com motor de 20 anos e diz q eh esportivo…

  • Raimundo

    Realmente, observar a reacao de comunidades na net eh de grande proveito. Concordo q chamar pessoas de areas distintas deste meio e com renome, mesmo sendo consumidoras em potencial, parece mais uma forma de propaganda ou consultoria gratuita. Comumente observa-se q muitos q podem comprar carros bons e caros, na sua vantagem de ter acesso a estes, possivelmente sabem pouquissimo da materia. Espero q este canal de opiniao torne-se cada vez mais utilizado para definicoes concretas. Ja pensou daqui a alguns anos, a cartas brancas, o publico decidir por completo como sera seu futuro carro?

  • [Comentario #87630 sera citado aqui]

    É Eber, parece que sim. Mas, temos nossas excessões rsrsr heheeh Nem todas as empresas do setor são fechadas a opinião e ao diálogo com os blogs, especialmente o NA. Aqui o que tem de ser dito vai ser dito, bom ou ruim, temos que avaliar a realidade e não puxar o saco dessas corporações…

  • mandabala

    Acho que a palavra Blog é proibida na peugeot, volks e chevrolet! :OoO:

  • LAC15

    DEDICADO AS MONTADORAS.

    Acho bom as montadoras instaladas no Brasil, observarem melhor o trabalho das japonesas, que estão nos oferecendo produtos em sintonia com seus lançamentos no mercado externo, e inclusive efetuando todos os testes de desenvolvimento, em período absurdamente menores do que as outras. Vide exemplo a o Civic e Corolla e o Fit que mal chegou no Japão e já está com lançamento previsto para o final do ano.
    Como péssimo exemplo cito o peugeot 206/207 Brasil que somente para mudar míseras peças demorou infinito meses, bem como a Fiat com a familia palio que ainda não lançou a Strada e até a novela Linea.

    O dinamismo dos japoneses é impressionante, bem como o respeito que no presente tem demonstrado.
    Porém não são santos, oferecem preços sugeridos sem exigirem de seus concessionários maior respeito pelo consumidor, pois o ágio come solto no Civic, Corolla e até nas motos Honda CBR600RR, inclusive com o dólar caindo, essa moto não teve queda de preço, e a Honda para não atrapalhar seus concessionários retirou aos consumidores a oportunidade de visualizar o preço sugerido que antes era visual.

    As demais montadoras, peço menor prazo para desenvolverem seus produtos e maior qualidade nos mesmos e que nos ofereçam produtos com maior aproximidade de seus lançamentos no mercado externo, principalmente nos quesitos, segurança, emissão de poluentes e design.

    E finalmente a todas elas, bem como também as suas associações, Anfavea, Fenabrave… que entrem em acordo entre ambas, para definirem UM PROJETO REAL E PALPÁVEL SOBRE A REGULARIZAÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DOS IMPOSTOS IPI E ICMS QUE TANTO ONERAM OS NOSSOS BOLSOS.

    JÁ ESTAMOS CANSADOS DE SERMOS ASSOLADOS PELOS TRIBUTOS IMPOSTOS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS, FEDERAL E MUNICIPAL. PORÉM SEM O SETOR AUTOMOTIVO SE ORGANIZAR E ENTRAR EM ACORDO SOBRE QUAL A CARGA TRIBUTÁRIA JUSTA PARA SEUS PRODUTOS FABRICADOS, FICAMOS SEM FORMA EM NOSSOS PROTESTOS.

    ACORDA MONTADORAS.

    DE UM POVO APAIXONADO POR CARRO, MAS NÃO CEGOS.

  • LAC15

    CORREÇÃO:
    Onde se lê: “ágio come solto”, ler corre solto.
    Onde se lê: “ficamos sem forma em nossos protestos”, ler sem força em nossos protestos.

  • Bruno de Figueredo

    Se eles tiverem um pouco de inteligência vão ficar grudados nos computadores para saber a opinião dos consumidores nos blogs.

  • countach

    Aeeee Ebér, blz kra??

    lembra do countach dos tempos de CDR ainda?? =P

    então, leio a muuito tempo o blog, acho que desde qdo foi criado +- hehe, com excessão (eh assim que escreve?) do tempo que fiquei sem pc, mesmo assim quero parabenizá-lo pelo NA cada vez maior e mais forte e dizer que agora vai ser difícil me tirar daqui hein ueiasoueoisauioeuisao

    abrsss

  • [Comentario #87705 sera citado aqui]

    aeee countach!! claro que lembro! bem-vindo!! :drinkk:

  • Carlos Medeiros

    É interessante realmente em saber que os executivos dão uma bizoiada de vez em quando por aqui.
    O lance de opinião de carros e montadoras na sua maioria das vezes vão muito pela preferencia do individuo. Eu por exemplo gosto muito dos carros da Ford mas não nego por exemplo de que a geração do fiesta do modelo 2005 e 2006 possui um interior não tão confortável. Muitos plásticos sem nenhum forrinho ou tecido cobrindo o plástico. Na geração atual melhoraram um pouco o painel com cores diferentes e tecidos nas portas. Mas eu acho isso se deveu a grande reclamação por parte dos consumidores… porque apesar disso trata de um bom carro com um bom e durável motor.
    No lance da fiat stilo por exemplo eu acho que qualquer um tem todo o direito de gostar da fiat e etc…mas em um caso onde por mais de 6x acidentes análogos ocorreram não se pode classificar como isolados e defender a montadora. Se vc realmente gosta da montadora critique ela pra que ela providencie algum tipo de recall em respeito ao consumidor. Todos nós gostamos de carros e temos de regra nossa preferencia por montadora… mas primeiro sempre o nosso bem estar !!!!
    Torço muito pra que um dia nosso país seja menos corrupto e diminua essa imensa carga tributária imposta a todos nós e possamos quem sabe usufruir de carros semelhantes aos americanos, europeus e japoneses por um preço não tão longe de ser alcançado.

  • Vento

    Eu mesmo já fiquei sócio de alguns fóruns de discussão de alguns modelos de carros só para tirar o máximo de informação sobre o carro que eu pretendia comprar, então posso afirmar que todo site, forum, blog e etc…que tráz informação e opinião sobre carros, tem sim, valor e influência na hora da compra!! Neste aspecto o NA está de parabéns, é muito imparcial… :clapp:

    Abs;

  • Hodney Souza

    Quando penso em comprar um determinado modelo de um automóvel recorro aos blogs, principalmente o NA. Pra mim este blog é como um tribunal que discute a qualidade e viabilidade de um produto. Desde que estas discussões sejam imparciais e respeitosas sem criticas insultuosas que não levam a nada deixando assim uma imagem distorcida e leviana de um produto. :eyess:


Send this to a friend