Nova Amarok 2023 aparece novamente em teaser na Europa

Nova Amarok 2023 aparece novamente em teaser na Europa

A Nova Amarok 2023 ganhou mais um teaser e desta vez, tem mais detalhes a revelar. A próxima geração da picape média vendida no mercado nacional, será maior e mais robusta que a atual.

Com 5,35 m de comprimento, ela também ficará mais larga, passando de 1,95 m para 1,99 m. Desta forma, espera-se que atenda melhor aos requisitos dos mercados nos quais será comercializada.

Obviamente um deles será o Brasil, mas somente após o fim do modelo argentino ou convivendo com ele por algum tempo, visto que General Pacheco não fará essa nova geração.

A preferência lá deve ficar com a Tarok, menor e mais barata, que acabará com centralizar a maior parte das vendas de picapes da VW no Brasil e Mercosul.

Contudo, a Tarok não deve usar um EA189 2.0 TDI para rivalizar com a Toro Diesel, embora seja tecnicamente possível tal combinação.

Assim, o cliente da VW terá que optar pela velha Amarok (se quiser um diesel) até seu fim ou já partir para a nova geração, que terá seu EA897 3.0 TDI devidamente pronto para entregar mais de 260 cavalos.

Nova Amarok 2023 aparece novamente em teaser na Europa

Espera-se ainda que a Nova Ranger use esse propulsor da VW no lugar do Power Stroke britânico em determinados mercados.

A dúvida que paira é sobre a transmissão, que no caso do EA897 é associada com a ZF 8HP. Na Ranger, o câmbio predominante será o GM-Ford de 10 marchas.

Nas versões mais baratas, a Nova Amarok 2023 pode dispor do EA288 2.0 TDI, mais moderno e menos polêmico que o EA189, o pivô do Dieselgate.

Com produção confirmada para a África do Sul, a Nova Amarok 2023 não ganhará linha de montagem fora do país africano, pelo menos é o que se sabe no momento.

Feita numa planta de US$ 1 bilhão, a Nova Amarok 2023 deve ser enviada para todos os continentes, diferente da Nova Ranger fabricada por lá, que deve abastecer mesmo a Europa.

EUA, Argentina e Tailândia vão produzi-la também.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.