Nova CNH já está valendo em território nacional

nova cnh 3

Junho começou e a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também. O documento em novo formato, passa a valer em todo o território nacional e traz muitas diferenças para a anterior.


Atendendo à Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, a CNH revisada agora tem cor verde predominante e novos elementos gráficos para evitar a falsificação e fraude.

Disponibilizado impresso e em formato digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito, a nova CNH é obrigatória e todos os condutores que tiverem de fazer a renovação, terão o documento no padrão atualizado.

Quem obteve a CNH antes desta data, continuará com o documento antigo até a renovação. Para quem for obter a CNH pela primeira vez, esta já virá no padrão modificado.

Para evitar fraudes e falsificações, a nova CNH dispõe de elementos gráficos visíveis somente com uso de luz ultravioleta, assim como tinta fluorescente, que permite ao documento brilhar no escuro.

nova cnh 1

Também foi introduzido um holograma na parte inferior do documento, enquanto a assinatura passa a ficar abaixo da foto do condutor.

Nome social e filiação afetiva também ganharam espaço na nova CNH. Já na parte inferior do documento, agora existem descrições visuais das categorias de veículo e marcação nas quais o condutor está habilitado.

Há também espaço para observações, que podem ser desde restrições alimentares até atividade comercial, entre outras.

Além da nova CNH, o padrão introduzido também serve para permissão para dirigir e autorização para condução de ciclomotores (até 50 cm³).

O novo padrão da CNH vem com sigla “BR” representando o Brasil, assim como selo com prazo de validade, brasão da República Federativa, além do já conhecido QR Code.

Com a nova CNH, o governo quer ampliar a segurança e tornar o documento mais digital e menos impresso, para facilitar a vida dos motoristas no Brasil.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.