Governamental/Legal Trânsito

Nova CNH pretende reduzir falsificações

cnh-governo2-700x488 Nova CNH pretende reduzir falsificações

O governo apresentou hoje a nova CNH. A Carteira Nacional de Habilitação ganha nova visual e formato para tentar reduzir as falsificações. A partir de 1 de abril de 2015, todos os Detrans estão obrigados a emitir as permissões já no molde atualizado.



Para quem já tem a CNH, a nova carteira só passará a valer quando do momento da renovação, substituindo-se assim gradualmente todas as licenças no país. O novo documento tem marca d´água estilizada com o brasão da República, além de um “QR Code” impresso para verificar a autenticidade através de leitura digital.

O código vai conter informações sobre o condutor. No total, a nova CNH tem 28 itens de segurança contra 20 da atual. Além da nova CNH, o Denatran apresentou os novos CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Eles têm formato alterado e também QR Code, que porta Renavam, placa, ano de fabricação e o modelo. Há também o CPF do proprietário e um código de segurança.

Com essas medidas, o governo quer acabar com as fraudes, pois muita gente imprime informações falsas em documentos de CRV e CRLV para alegar que recolheram IPVA e outros tributos, mas em realidade não o fizeram. O QR Code permite verificar a autenticidade dos documentos e inibir a falsificação.

  • Leandro Alves

    Finalmente vou conseguir colocar o CRLV na carteira junto com a CNH?
    Porque o Brasil ainda não adotou documentos no formato de cartão? Tipo o CPF? Parece ser mais padronizado e ainda pode ter um chip com NFC.

    • Acleciano

      Brasil está acordando para o futuro ainda (infelizmente)…..quem sabe daqui algum tempo….

    • DougSampaNA

      Chip…arrepios. Mesmo cartão chipado os caras já conseguem quebrar codigos e clonar..isso aí é mais um paliativo pra alguem GANHaR HORRORES, fatalmente algum agregado com politicos. A solução é acabar com o clonador, por prisão duríssima pra quem clonar cartão, documentos e afins, e pau nos caras. Tolerancia zero!

      • Bernardo Figueiredo

        O papel de documentos é do tipo papel moeda. usa de micro impressão e coisas do tipo, é o mais seguro.

    • FabioH

      O cartão seria muito mais prático, a fiscalização poderia portar uma leitora que consultaria a base de forma online, trazendo todos os dados do condutor ou do veículo, inclusive foto para se verificar as características físicas de quem está portando o documento. Muito melhor do que uma foto impressa (poderia ter a foto impressa no cartão também) que é facilmente manipulada. Afinal de contas, esse QRcode terá que ser consultado de alguma forma.

    • ObservadorCWB

      Essa é a PRÓXIMA IDEIA….. quando o pessoal ganhar bastante com o novo modelo, daí trocam por cartão….. e vão ganhando cada vez mais. E lá vem mais uma placa, kit de primeiros socorros, extintor ABC, sêlo do ano no pára-brisa e muitas coisas mais.

    • kleber peters

      Mas eu coloco o CRLV junto com a CNH. Basta dobrar o CRLV ao meio. The long arm of the law nunca reclamou, e fica novinho até o fim do ano! Melhor do que deixar inteiro e as bordas ficarem todas esfarrapadas.

    • Sandro

      Se passassem para cartão acho que a gráfica que imprime os documentos ia ficar chateada, pois a cada vez que você renova, é feita uma nova impressão de documento e se passarem para cartão basta somente uma atualização dos dados cadastrais no sistema. Também não me espantaria se não mudaram para cartão ainda pois as gráficas que os imprime deve ter alguém bem influente no governo.

  • Acleciano

    Vamos ver se vai surtir algum efeito…pq brasil já viu né…..
    PS: Ficou até melhor visualmente e espero que seguramente tb…

  • birchip

    Essa nova CNH é uma ótima iniciativa, mas bem que poderiam começar primeiro a atualizar o atual RG (Registro Geral)

    Facílimo de se adulterar ou falsificar. Em SP, basta ir na Praça da Sé

    O nosso governo até tentou atualizar com o RIC – Registro de Identificação Civil, mas está em projeto desde 2010

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/be/Modelo_do_novo_RG_brasileiro.jpg/220px-Modelo_do_novo_RG_brasileiro.jpg

    • iCardex

      Ouvi dizer que seria Cadastro Único, e reuniria todos os outros documentos obrigatórios (RG, CPF, CT, TE, RS e CE). Obviamente, abreviaríamos esse novo documento para C.U.

      Você poderá ir a uma loja para comprar um veículo, e fechar negócio rapidamente. No caixa a atendente pediria-lhe apenas o seu C.U e autorizaria o pagamento em seguida. Simples assim.

      • Afonsojor

        Ninguem vai pedir meu C*

        • iCardex

          Mas o Cadastro Único será a porta de entrada para contemplar os benefícios da eficiência do nosso governo! Será menos burocracia neste país conforme prometido! Não compreendo tal resistência….

          • Edson Fernandes

            Poderia ser CG (Cadastro Geral), acho que ficaria uma solução valida.

            • iCardex

              Hey, Edson! Repare que eu estou apenas sendo sarcástico… “cadastro único”, “porta de entrada”, “governo”…… foi só para descontrair…

              • Edson Fernandes

                Eu sei disso, mas só dei uma solução para o nome…rs Porque se o problema fosse o nome (o Lula chegou a falar em uma entrevista sobre isso e ainda foi totalmente descreditado pela ideia) isso teria tido uma solução rapida.

                Esse cadastro daria uma solução a uma série de pendencias de qualquer tipo.

    • gustavo

      Esse ai e o Lula 51 etanol rs,rs,rs,

  • Cléber_V

    Legal. O único problema é que nesse exato momento a bandidagem já deve tá quebrando a cabeça e já falsificando esses novos itens de segurança…

  • Chega_de_Ignorância

    Nossa!
    Até que enfim vão parar de imprimir documento de carro em IMPRESSORA MATRICIAL (DE FITA) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pqp.
    O denatran/contran é um LIXO
    Garanto que seguraram até agora essas porcarias de documento desse jeito pra facilitar as falsificações

  • Guest

    Oooo que legal… retiraram a foto… tem certeza que o documento sem foto é eficiente? agora teremos que portar o RG junto da CNH?
    Huehuehue só aqui mesmo na banania mesmo um regresso desse… parabéns a quem votou nesse congresso!

    • GPE

      Colega, onde vc viu que retiraram a foto? Melhor olhar a foto com calma antes de comentar

      • Ramom Alencar

        verdade, perdão, vi de relance e me precipitei.

  • GPE

    Enfim algo útil!

  • Gyraia

    ainda não será em formato de cartão magnético??? ainda em papel??? seremos sempre país de terceiro mundo por essas e outras

  • BlueGopher

    Legal que escolheram 1 de abril para o lançamento.
    Como já se sabe que os Detrans nunca atendem os prazos que são estabelecidos, é só dizer que era pegadinha…

  • Alexandre Costa Rocha

    não é desta vez que teremos o (CU) para unir todos os documentos em um só, enquanto isso na petrobras!!!! la existe o (CU)

  • iCardex

    QR Codes para inibir falsificação!??! Aonde está a segurança disso? Os chineses, os Koreanos e os Japoneses utilizam QRs codes há pelo menos 30 anos para catalogar os seus estoques. E, por sinal, é o código bidimensional mais simples para se criar e decifrar. Qualquer Smartphone mequetrefe consegue decifrar um QR code com o um App para esta função.

    Experimentem: http://www.i-nigma.com/CreateBarcodes.html

    • Leandro Alves

      Então, acho que estão falando de utilizar o QR Code para fazer consulta no banco de dados mais rápido, sem ter de digitar nada.

    • Rafael

      Tá viajando. Qualquer um pode gerar um QR code, mas a solução de geração e leitura pode ser proprietária e também validada pelo emissor. Nos bancos atualmente a solução inibiu a fraude eletrônica e vem sendo cada vez mais utilizada.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend