Nova Ford Ranger agora tem motores feitos na Argentina

ford ranger fabrica 1
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A Ford fez uma remodelação completa na fábrica de Pacheco, na Argentina, para o lançamento da Nova Ranger na América do Sul e agora inicia também a produção local de motores, em uma nova planta digitalizada e conectada no complexo. 

A nova unidade produzirá, na mesma linha, os dois motores turbodiesel que equipam a Ranger, sendo eles o Lion 3.0 V6, com 250 cavalos e 61 kgfm, e o Panther 2.0 de quatro cilindros, com 170 cavalos e torque de 41 kgfm. 

Com 37.000 unidades vendidas na região, a Nova Ranger agora tem na nova fábrica de motores de Pacheco uma capacidade instalada para produzir 82.000 motores/ano em dois turnos e desenvolvida com a participação ativa da engenharia regional.

ford ranger fabrica 2
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A linha de produção tem sistema inteligente de gestão da qualidade, utiliza mais de 2.000 sensores e mais de 50 câmeras para o monitoramento dos motores e componentes. 

São 129 estações de trabalho possuem controle automático de tarefas, incluindo sistema inteligente de aperto de parafusos.

Elas também foram projetadas para otimizar a ergonomia e o conforto dos operadores, que receberam mais de 5.000 horas de treinamento, segundo a Ford.

ford ranger fabrica 3
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Por lá, o ambiente com pressão positiva e os sistemas inteligentes de climatização e iluminação LED contribuem para o bem-estar e a produtividade. 

A Ford investiu US$ 660 milhões na fábrica de Pacheco para a produção da Nova Ranger e ampliou em 70% a capacidade instalada, para 110.000 veículos/ano.

O processo incluiu a instalação de uma linha de prensas de alta velocidade, de até 2.500 toneladas, e 318 novos robôs inteligentes na área da carroceria, com soldas automáticas. A pintura introduziu a tecnologia de tinta com alto teor de sólidos. 

As linhas de Pacheco foram equipadas também com controle automático de ferramentas de torque, escaneamento 3D para controle dimensional e mais de 1.000 câmeras e sensores, monitorados em tempo real com o uso de inteligência artificial para garantir o padrão superior de execução da picape. 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X