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Nova geração do Hyundai HB20 chega em 2019 – Picape derivada do Creta também

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A Hyundai revelou para um grupo de jornalistas brasileiros, em Seul, algumas novidades referentes ao mercado brasileiro. Uma delas, divulgada pelo jornal Estadão, se refere ao HB20. O compacto da marca sul-coreana é atualmente o vice-líder de mercado no Brasil e deve ganhar sua segunda geração em 2019.



Por conta da chegada dos modelos Fiat Argo e Volkswagen Polo, o Hyundai HB20 poderia crescer e ficar mais sofisticado para bater de frente com a dupla, mas de acordo com Byungkwon Rhim, vice-presidente de operações internacionais da Hyundai, o compacto continuará no mesmo tamanho, um pouco mais abaixo que as propostas das marcas rivais.

Além disso, essa nova geração do HB20 terá desenvolvimento separado das versões hatch e sedã, visto que o três volumes foi uma adaptação feita a partir do hatch, a fim de se adaptar melhor ao mercado brasileiro. A Hyundai também não vai lançar um compacto premium para brigar com a dupla de Fiat e Volkswagen, mantendo o compacto como estrela principal. Atualmente, após facelift, o modelo mede 3,92 m de comprimento e mantém a base de 2,50 m de entre-eixos. Os concorrentes ficam entre 3,99 m e 4,05 m.

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De janeiro a setembro, o Hyundai HB20 vendeu 79.365 unidades, sendo o segundo mais vendido em 2017. No mês de setembro, embora geralmente mantenha a segunda posição nas vendas mensais, caiu para quarto com o rápido crescimento do Kwid e acabou sendo ultrapassado até pelo Ka, somando 8.530 emplacamentos. Sucesso desde que foi lançado no Brasil, no segundo semestre de 2012, o modelo foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro e chegou a ter filas de espera bem longas.

De lá para cá, alçou voo até a segunda posição do mercado e aí estacionou. Um motivo bastante óbvio para que o HB20 não tenha chegado à liderança de mercado é a capacidade limitada da fábrica de Piracicaba-SP. A planta foi dimensionada inicialmente para 150 mil unidades ao ano, mas logo a Hyundai percebeu que teria de alterar o funcionamento da planta e agora ele faz até 180 mil por ano.

No entanto, foi acrescentada a produção do Creta, que tirou uma parte do volume dedicado ao hatch e também ao sedã HB20S, que tem boas vendas, mas limitadas pelo mesmo motivo. Falando nesse assunto, a Hyundai reconheceu a limitação em Piracicaba e revelou que uma ampliação só deve ocorrer em 2019, quando se espera a chegada da picape derivada do Creta e provavelmente inspirada no conceito STC, visto no Salão do Automóvel de 2016. O projeto está em estudo e um dos pontos que pesam contra é exatamente a falta de espaço na planta paulista.

[Fonte: Estadão/Globo]

 

  • Ricardo

    Estava na hora, design “super” inovador já enjoou, enquanto do Gol nunca enjoa.

    • Henrique Franco

      Verdade, gol não enjoa, da apenas desgosto. rs

      • Fabão Rocky

        Concordo. Mtas pessoas tem aquela mentalidade dos anos 80 q carro da GM é confortável, carro da VW é robusto e n quebra, carro da Fiat só dá dor de cabeça e Ford é caro. Apesar da fama de robusto do Gol e de q é um carro q n quebra, tive um Gol City G3 1.0 8v q só andava na oficina. Foi o pior carro q eu já tive. E olha q eu sou chato c/ manutenção.

        • Caio Alcântara

          Palio, Strada, Siena e Wekkend…tiraram essa fama, Palio foi líder em 2014 se não me engano, e sempre tava perto das vendas do gol.

          • carroair30

            Desculpe os HBBOYS,quero dizer,os fas da marca ,mas oHB20 é um carro BOLHA :é sucesso de vendas,admirados por muitos porem logo essa bolha esplode e cpmeça o esquecimento,diferente de um GOL que tem uma tradiçao e uma cnfiança que nao acaba nunca mais

            • Victor Hugo

              Eu sou fã da VW, mas não posso concordar com essa sua afirmação. O carro está do mesmo jeito, com pequenas mudanças estéticas, e as vendas só crescem. Melhor que isso é a revenda, ela que manda no mercado nacional, e o HB20 vende fácil! Então acho que esse carro, e a Hyundai encostou nas 4 + do Brasil e vai permanecer.

              • carroair30

                Entendi sua opniao mas acho que o HB20 esta muito proximo da saturaçao comercial,o efeito “novidade”,o efeito “carro bonito” o efeito “carro diferente” esta caindo,pois a concorrencia esta ofereçendo tudo isso mais um bom espaço interno e uma boa economia com preços mais baixos alem de mais que o Brasileiro ainda é muito conservador preferindo marcas mais tradicionais frente ao mercado

                • Victor Hugo

                  Com relação ao espaço interno, eu acho terrível. Minha irmã tem um HB20, e muitos anos ( quase 10) andei em um Fox, então imagine a minha insatisfação de andar em um HB. Mas, o que está acontecendo no mercado, é o Fox saindo e o HB20 entre os mais vendidos… fazer o que?!

            • Filipe

              Kkkkkkk é cada um que me aparece aqui!!

          • Maneco

            Siena não quebra mesmo, única viatura que aguenta o tranco 24h nas guardas municipais que são guiadas com “carinho”.
            Siena, Pálio e Uno antigo como esses nunca mais. Para mim Fiat já era com esses novos modelos, fora a Toro que achei legal para quem precisa. Hoje iria de Up, Etios e novo Polo se a grana permitir.

        • Filipe

          Fui um infeliz proprietário de um gol g5 (lançamento na época)! Insisti na burrice, após 2 fiascos de gol que meu pai teve. Mas aprendi a duras penas, e fujo da VW assim como o diabo foge da cruz.

          • Marcio Almeida

            Vc nao teve sorte, tive um G5 fiquei dois anos com o carro, rodei 75 mil km, e não tive problema algum, apenas manutencao , logo depois tive um fiesta 1.6 que não me deu grandes problemas mas deu mais manutenção, Hoje tenho um HB com 15 k, nenhum problema ate agora. Carro é sorte tb.

          • Fabão Rocky

            Um carrinho bom q parece q nunca quebra e n tem aquela fama inquebrável é o Corsa. Meu pai já teve 3 e eu já tive 2 e todos eles só me deram alegria e felicidade e nunca me deixaram na mão.

      • Filipe

        Hehehe verdade!! Gol é o retrato do passado e do ultrapassado!

    • No_Name

      Eu acho até o momento o design de carro pequeno mais acertado do mercado brasileiro (HB20).

      • João Cagnoni

        Concordo.

      • Luciano RC

        O carro é bem bonito. O Sedan tem um design bem elegante e atrativo. Eu gosto desse carro. Gostei do Creta (hoje o top 2.0 seria minha escolha) e espero que essa Picape venha mesmo.

        • Rodrigo

          Eu só dirigi o HB20S e pra ser franco não gostei. A sensação de dirigir me remeteu a meu primeiro Palio: suspensão mole demais, posto de condução limitado, ergonomia confusa, espaço interno baixo,… nesse aspecto acho o Ka a melhor opção (Mas o design da traseira é mais simples).

          • A ergonomia do HB20S é impecável e só perde para o Fiesta Sedan em termos de acabamento. Tive um HB20S e o bom acerto da Hyundai me cativou, que até hoje sinto saudades, mesmo estando a bordo de um Fluence atualmente, carro excepcional também.

            • Rodrigo

              Opinião sua, respeito mas não concordo.
              Só como exemplos:
              Computador de bordo acessível por um botão no painel
              Retrovisores elétricos com ajuste no painel também
              Volante não tem regulagem de profundidade
              O ajuste de altura do banco por rodinha e só sobe o assento

              Mas o carro tem suas qualidades, o acabamento é muito bom e eu não achei o motor 1.6 tão beberrão assim como dizem. É mais econômico que o 1.6 Ecotec do antigo Sonic. Mas entre ele e um Ka sedã, ficaria com o Ka. E na versão hatch também.

            • No_Name

              Também acho excelente a ergonomia do HB20. Tive New Fiesta e agora um Focus que são duas referências em ergonomia e sempre que pego um HB20 me sinto muito bem a bordo, tem posição de dirigir ótima (muito fácil encontrar a posição ideal), visibilidade muito boa, bancos que não cansam, comandos fáceis e à mão (só o comando dos espelhos que acho ruim), direção macia, engates precisos no câmbio, embreagem macia, por aí vai…

            • Otavio Marcondes

              Dirigi um alugado. Não gostei da suspensão excessivamente macia e dos faróis muito fracos para um carro atual.

          • Luciano RC

            Já o Hatch é considerado duro pelos consumidores.

      • vicegag

        Para que gastar com melhorias e espaço interno, se ele continua vendendo bem, dá só um tapa no visu, que muitos não deixarão de comprar, afinal aqui é Brasil e não Europa ou EUA.

        • Cristiano_RJ

          Só um “tapa no visu” não seria suficiente. Os tempos mudaram. Tudo evolui, inclusive o mercado e as exigências e desejos do consumidor. A direção hidráulica não seria mais aceitável. Tão pouco as ausências de itens de segurança que nem encarecem tanto assim e estão presentes até em carros mais baratos, como o ESP. Os motores precisam evoluir. Não basta ter um bom desempenho, tem que ser econômico também, e isso só se garante com tecnologias já presentes na concorrência, como injeção direta de combustível, por exemplo. A CMM não pode ser exclusividade das versões mais caras. O Onix provou que é item desejado pelo consumidor e impulsionador de vendas. Enfim, há muitos pontos de melhoria além do design. Os espaço interno, bem, esse poderia melhorar, mas vai entender os coreanos…

      • REDDINGTON

        Ele e o Argo se destacam na minha opinião

      • Jurandir Filho

        208 manda lembranças, subjetivismo a parte, o design do peugeot é o mais interessante entre os compactos, o estilo hyundai com curvas rebuscadas cansa fácil, pega um elantra da geração passada por exemplo…ix35 também, tanto é que nos modelos mais novos o design está mais reto e sóbrio como no citado elantra e o próprio creta

        • No_Name

          Não me fiz por entender, quis dizer dos carros de entrada. Nessa categoria do 208 (compacto “premium”) eu fico com o Fiesta se tratando de design, mas o 208 é bacana também.

          • Cristiano_RJ

            Compacto “premium”. Ô palavrinha desgastada com o mal uso…

        • TSI

          208 é de categoria acima do HB20, UP, Sandero, Ka…
          Entre os seus concorrentes o HB20 é sim o mais bonito. Talvez não tenha um bom custo-benefício desejável para um popular, porém é um carro que agrada no conjunto!

      • Fabão Rocky

        Concordo. Na década passada o q eu tinha esse conceito era o Corsa hatch. Ali é a perfeição do design, mais bonito até q o seu sucessor, o Onix.

      • mjprio

        So peca no pouco espaço interno. Mas acho bem gostoso de dirigir.

      • Pedro154

        Também acho que o HB20 é o mais acertado em termos de design em sua categoria. Acho o HB20S muito bonito também, a única coisa estranha nele é que ele é “estreito”. Percebi isso ao ver o HB20S por trás.

      • André Luis Versiani

        Acho eles bonitos, mas o que mais gosto mesmo é do motor 1.6, casou muito bem com a transmissão, anda muitooo!

      • TSI

        Concordo. Dos populares realmente o mais bonito. Com o design um tanto quanto feminino (maioria que dirige é mulher – pelo menos aqui em SP).

    • Mauro Moraes

      Sério? Eu já acho que os carros da VW que já enjoaram, principalmente porque todos tem a mesma cara por falta de criatividade da montadora. Nem o novo Polo escapou. O HB20 até hoje ainda se destaca no trânsito, enquanto os VW simplesmente foram absorvidos devido a mesmice e agora passam despercebidos. As altas vendas do Hyundai comprovam isso. Lembremos que a VW é a maior montadora do país, mas seu “carro chefe” mai arranha um sexto lugar em vendas.

      • Luis Burro

        Pq tentam sempre comparar os carros com os volks,faz tempo q o gol não é o mais vendido.

      • ObservadorCWB

        Ele foi irônico…ou será que não ? Gol não enjoa ? Até o mercado já enjoou dele…kkk

      • Jesse James

        Conheça o basico de conceitos de design e identidade de marca antes de falar abobrinha, esse Design da Hyundai hb20 eh bem cafona e exagerado na realidade, mas como brasileiro gosta de aparecer e tem um baita mal gosto, caiu no gosto de alguns…mas esse carrinho nao tem mais 2 anos de mercado vai ser engolido pela concorrencia, a primeira pancada ja veio do humilde kwid, comparar um Polo com essa joça da hyundai fica feio

        • Ralf

          O “mal gosto” está previsto nos “conceitos de design e identidade de marca”? Porque se a maioria (e não “alguns”) acha o HB20 bonito, eu fico me imaginando se os “conceitos de design” é que estão com “mal gosto”!! kkk

          Disclaimer! Não sou fanboy de marca alguma, não tenho Hyundai, não ganho de nenhuma montadora para falar bem (como parecem alguns que palpitam por aqui).

        • No_Name

          Você é o carlos4carros? Kkkkkkkkkk!
          Até os europeus adorariam ter um Hyundai igual o HB20 por lá, fiote. Eles se lamentam por isso nos fóruns. Carro bizarro é o Gol, Onix (esses dois até os INDIANOS acham horríveis e com razão, porque são mesmo).

          • EDU

            So pela fato fake desse cara de bigode ja tem que rir kkkkkk Vc lembrou bem daquele groselha do Carlos caloi kkkkk

            • Jesse James

              Precisa ter foto de perfil de facebook com cara de bobo para pode comentar aqui ?

          • Jesse James

            Ahan os europeus adorariam um HB20, um Zeronix, um Mobi…carros “EXCRUSIVOS” para o mercado do Braziuuuu…melhor ler besteira do que ser cego neh

            • No_Name

              Estamos falando de design, ô bigodinho. Vá nos fóruns da Europa que você vai encontrar muitos elogios para o DESIGN do HB20. Agora, esses outros carros aí sem chances, são abortos estéticos, formas que não se combinam em nada.

      • Pedro154

        Acho o HB20 bonito, mas será que ele ainda se destaca? Já tem muito HB20 nas ruas.

        • Filipe Augusto Moro

          Coloca ele ao lado de um Gol ou Onix e veja qual chama a atenção a uma primeira vista. Na minha opinião, o HB20.

      • A Volkswagem já não é a maior faz muitos anos. Atualmente é a Chevrolet, e por 14 anos foi a Fiat. VW hoje mal se segura em terceiro.

        • Jesse James

          Esse manja!

      • TSI

        HB20 se destaca no trânsito?
        Você mora aonde?

        Pelo menos aqui em SP se vê mais HB20 do que Gol! É um belo popular, porém o design é um tanto quanto cansativo. E o fato de ser um veículo de entrada, cansa mais ainda já que todo mundo pode ter!

      • TSI

        Destaque no trânsito com HB20?
        Que trânsito você anda, amigo?

        Aqui em SP tem mais HB20 que Gols nas ruas, é mais fácil você se destacar de GOL do que HB20, viu?
        Ademais, se destacar com carro popular é o fim da picada hahaha

    • Gran RS 78

      Vc só pode estar de brincadeira né?

      • Ricardo

        É! Exagerei, continua bonitinho, ao lado do Gol, mas não é aquele impacto do início , os outros compactos populares que são muito feios.

    • Duh

      Gol já nasce defasado.

    • Cristiano_RJ

      O design enjoado ainda lhe garante um respeitoso segundo lugar, ainda mais considerando que trata-se de uma marca relativamente sem tradição no país. Já o design que nunca enjoa, foi incapaz de devolver o ex eterno líder ao pódio. Cada coisa, né?…

    • Hodney Fortuna

      Os carros com design mais conservador enjoam bem menos!

    • Filipe

      Putz…

  • Edson Fernandes

    Só espero que ganhe sim um espaço a mais no interior. O HB20 agradece se isso ocorrer. O Sedan que o diga tbm. E até qdo ele ficará beberrão e sem controlador de velocidade? A Hyundai precisa pensar nisso.

    • klaus

      aquele espaço atrás é apertado ao extremo

      • Ricardo

        Engraçado, o Voyage é espaçoso atrás a ainda tem um bom porta-malas. Além de andar bem e ser econômico. Esses carros ultrapassados!!

    • Yuri Lima

      Deixei de pegar um Hb20S por isso. Muito apertado, fora o preço alto na época (modinha). Acabei fechando com um Nissan Versa. Espaço dá de sobra.

      • Lucas086

        O march não é espaçoso, mas o Versa, rapaz pense em um carro com espaço, ouso a dizer que fica junto do cobalt os mais espaçosos

        • Luciano RC

          O Versa e o Cobalt são os mais espaçosos. Sem falar que o Versa 1.6 consegue andar bem e ainda beber pouco.

          • Lucas086

            Isso mesmo

          • klaus

            tive um Versa 1.6, assino embaixo

          • Victor Hugo

            O motor do Cobalt mata o carro. Era para ser bem mais vendido!

            • Luciano RC

              Um bom 1.6 16V com uns 120cv seria perfeito.

        • Luis Burro

          Mas tbm, é um trambolho! Preferiria um Logan,msmo este sendo inferior em alguns aspectos.

          • Lucas086

            A dirigibilidade do Logan é muito ruim, direção pesada e tudo mais.

          • mjprio

            Peraí. O Logan e horroroso ds dirigir. Duro e treme tudo. Parece uma F4000 com a alavanca balançando em.ponto morto

            • Luis Burro

              Poisé,mas ainda prefiro ele!

      • Luciano RC

        O Versa tem espaço pra brigar com o Cobalt.

      • ViniciusVS

        Deixei o HB20S de lado justamente por esse motivo, é muito bonito porém é apertado demais.

        Fiquei entre Etios Platinum sedan, Versa Unique e Cobalt elite. Acabei fechando no Versa Unique

        • Lucas086

          Etios não kkkkk

          • Pedro154

            Porque não? Design? Muita gente não liga para isso.

            • Lucas086

              Acabamento fraco, 4 marchas, soluções de baixo custo.

          • ViniciusVS

            Pq?

            • Pedro154

              Também não entendi o porque que ele disse que alguém não deveria levar o Etios. É um dos carros mais honestos do seu segmento.

            • Lucas086

              Feio (subjetivo), acabamento fraco, câmbio 4 marchas, soluções de baixo custo (nem travamento das portas ao andar tem).

      • mjprio

        Vc fez exatamente o que eu fiz. A parte da questão do cambio AT que na epoca da minha compra nao havia,escolhi o modelo Japonês pelo espaço , custo( meu SL 1.6 foi 7 mil menor que o HB20S comfort style) e menor seguroe indice de roubo). Alem disso meu carro ja veio com CMM, RLL aro 16,couro de fabrica e ar automatico. Coisas que so o Premium de 70 mil tem

        • Yuri Lima

          O custo-benefício valeu demais!

    • Filipo

      Beberrão ele já não é mais! Depois do facelift de meia-vida em 2015, fizeram alguns aperfeiçoamentos pontuais no motor Gamma (1,6L) e também no Kappa (1L). Recebeu velas de ignição de irídio (antes eram de níquel), pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e evitar o atropelamento das válvulas em situações de sobre-giro e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, privilegiando situações de baixa carga do motor, como ocorre nas frenagens, para recarregar a bateria. Isso além de ter recebido o câmbio manual de 6 marchas (antes 5) e o automático também de 6 marchas (antes 4). Com isso o motor, que antes tinha nota B no Programa Brasileiro de Etiquetagem, passou a ter nota A, ficando até 6,5% mais econômico. O motor de 1L recebeu os mesmos aperfeiçoamentos do de 1,6L e ficou até 6% mais econômico.
      Enfim, o Hb20 pode não ser um dos mais econômicos de sua categoria, mas tampouco é beberrão.
      Já em relação a espaço interno, realmente é apertado. Para os ocupantes da frente, tem bom espaço, mas para os de trás, é ruim.

      • Lucas086

        Mudanças teve mesmo, mas conversando com os donos, alguns dizem que não atestaram menor consumo, mas uma coisa se tem que dizer, esse motor 1.6 faz o carro andar muito.

      • Vinícius

        Me desculpe, mas pelo motor desse carro 1.6, ele não é nada beberrão. De duas uma, o motorista não sabe dirigir ou está esperando um consumo 1.0 em um carro com um dos motores 1.6 mais potentes do mercado.

        • Filipo

          Vinícius, esta resposta foi mesmo para mim? Ou para o Edson?
          Eu estou aqui justamente defendendo que ele não é beberrão.

        • Daniel Thomé

          É beberrão para caramba sim. Pega a última tabela do INMENTRO (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2017.pdf). O HB20 AT6 é nota D na categoria e C na geral. O da minha esposa que já é o AT6 faz incríveis 8km/l na gasolina na cidade e na estrada não passa de 13km/l mantendo 100km/h

          • mjprio

            Meu versa faz 11 na cidade e passa de 16 na estrada fácil. Pena ter tanque pequeno

          • Mas poe não saber dirigir, pois tive o AT4 e fazia 15 km/l tranquilamente na estrada e 10 km/l na cidade, com gasolina aditivada.

            • Daniel Thomé

              Argumentar que a culpa é do modo de condução sem considerar nenhuma outra variável possível chega a ser infantil, de tão “ingênuo”. Além do estilo de condução, pode-se considerar a qualidade do combustível, a intensidade do trânsito, a manutenção do carro, a geografia da cidade, etc, etc.

              Qualquer comparação de consumo entre pessoas diferentes é leviana. Para isso serve órgãos certificadores e avaliadores, que aplicam o mesmo método de observação para todos os veículos. E, como eu disse, o HB20 AT6 em 2017 foi classificado como D na categoria e C no geral. Obviamente não dá para dizer que é econômico…

              • Não é leviana, pois um dos principais aspectos válidos sobre o consumo de combustível é o modo de dirigir. Obviamente que os demais fatores que indicaste tem sua relevância sim, vide meus comentários, mas a pecinha entre o banco e o volante faz uma significativa diferença.

                Pra mim, nota C, considerando ser um carro automático convencional, com motor de 122 cv, não é ruim, mas sim mediano (ruim é F), lembrando que sua nota piora graças ao alto consumo com etanol, diferente do consumo a gasolina, que, pela tabela do Inmetro é de 9.9 km/l na cidade para o hatch e 10,2 km/l no sedan,que é nota B no geral e D na categoria, graças aos Nissan, que possuem motores subdimensionados e são mais leves, além de serem dotados de CVT, logo, mais econômicos por natureza. Só observar que o New Fiesta Sedan, com motor e peso equivalente, só é mais econômico graças ao câmbio Powershift, o que lhe deixa com consumo de 11,1 km/l na cidade, o que quando equipado com AT6, deverá ficar igual ao do HB20S se continuar com o mesmo motor.

                • Daniel Thomé

                  Olha a mesma tabela do INMETRO e acha algum carro 1.6 aspirado com cambio automático conversor de torque e peso semelhante que consuma mais do que o HB20S! Duvido achar…

                  HB20S AT 6 marchas: 10,2km/l e 12,9 km/l na gasolina

                  Esses aqui consomem menos e pesam mais:
                  Cobalt 11,1km/l e 14,4km/l geral B (e com motor 1.8 ainda!)
                  208 AT 4 marchas 11,7km/l e 13km/l

                  Etios sedan pesa uns 100kg a menos, mas mesmo com câmbio de 4 marchas e motor 1.5 olha o que ele faz:
                  Etios AT 4 marchas 12,2km/l e 14,9km/l, nota A

                  Até uma Spin 1.8 gasta menos. Até o Golf 1.6 MSI gasta menos e pesa beeem mais!

        • Mr. On The Road 77

          Eu sei dirigir, só de CNH são mais de 20 anos. Eu tinha um Cruze manual que era mais econômico que o meu HB20S aut, nos mesmos percursos.

      • Mr. On The Road 77

        Eu tenho um HB20S 16/17 aut. e o consumo é uma bela merda. Eu tinha um Cruze 1.8 manual que era mais econômico, tanto na cidade quanto na estrada.

        • TSI

          Realmente gastão, hein?
          Gosto muito do HB20, porém não é um veículo popular de bom custo-benefício, visto que uma das principais características da categoria é a economia!

      • Edson Fernandes

        Olha, olhando no grupo de donos de HB20 e comparando com outros compactos, me parece ser sim beberrão. Eu tenho visto donos relatarem isso.

        • Não vejo como beberrão, pelo motor que tem. Se comparar com o New Fiesta, ou mesmo com o Ka, e câmbio manual, vemos que não há significativa diferença.

          • Edson Fernandes

            Não há? Po… eu vejo HB20 1.6 fazendo o mesmo consumo do meu Fluence! E isso queo Fluence é considerado beberrão (que faz similar a Civic, Cruze 1.4 turbo, entre outros). O HB20 é um compacto que eu abri mão por isso.

            Vejo em outros grupos e até tenho evidencias dentro de casa com a dupla march/versa e vejo outros com um consumo bem mais animador.

    • Mr. On The Road 77

      Que melhorem ao menos o entre-eixos do HB20S, pois é extremamente apertado.

  • Bruno Silva

    Uma pena que tenham descartado um modelo premium, seria o ideal para a Hyundai sonhar com a liderança do mercado.

    • Yuri Lima

      Eu entendo que acaba canibalizando o line up. O Onix mesmo só deslanchou depois que tiraram o Sonic do caminho. Fiesta despencou com o Ka. A bagunça que é a linha VW e Fiat nesse segmento é que as fizeram sair da liderança. Vendem bem de forma “pulverizada” cada modelo diferente da mesma categoria, mas a GM e Hyundai ganham no volume massivo de HB20 e Onix.

      • Luciano RC

        E reduz custos, melhora o mercado do carro e ainda faz a imagem. A Chevrolet e a Hyundai mostram que estão no caminho certo.

      • Marcelo Alves

        Se a VW não tivesse feito tantas burradas de 2000 pra cá, teriam hoje só Gol, Polo e Golf na linha, o que já seria bem melhor e, ao invés de terem lançado o Fox e o Up, eles poderiam ter segurado o Gol G3 até 2005 e então lançado uma nova geração dele.

  • Felippe2010

    Se o tamanho vai ser o mesmo da geração atual, o principal problema do HB20 vai continuar, que é o espaço interno.

    • oloko

      Sim, atrás mesmo é sofrível, se o motorista tem 1.7 1.75 m de altura já ferra quem vai atrás

      • carroair30

        Vai de SANDERO que vc resolve o 2 problemas:espaço interno e economia

      • Felippe2010

        é muito estreito, andei em um faz alguns dias e admirei como é apertado

  • Henrique Franco

    Hyundai entendeu bem o mercado brasileiro, não vai fazer a burrada de gourmetizar um projeto de carro popular e no fim ter vendas irrisórias como está acontecendo com algumas montadoras.

    • Luciano RC

      Oriental só entra onde sabe que vai dar certo… pesquisa, entende o mercado e faz tudo com pé no chão e planejamento. Por isso essas japonesas, coreanas e chinesas estão dominando o mundo e comprando todo mundo.

      • lheu

        A chery então, está felizona com o brasil…

        • Luciano RC

          Erro dela mesmo… nunca investiu em marketing.

  • Filipo

    “…mas de acordo com Byungkwon Rhim, vice-presidente de operações internacionais da Hyundai, o compacto continuará no mesmo tamanho, um pouco mais abaixo que as propostas das marcas rivais.”

    Vocês acham mesmo que eles vão entregar de bandeja todas as informações? Acham que ele não pode dizer uma mentirinha para despistar os “olheiros” rivais? É claro! Eu acho que o Hb20 irá crescer, ainda que pouco em comparação a Polo. Essa é a tendência de qualquer mercado!
    E só saberemos dessas coisas já perto do lançamento. Não sejamos ingênuos. O Hb20 sedan (agora com outro nome) deverá crescer sim, a meu ver.

    • rkimwb

      Tenho a impressão de que o novo HB20 será bem parecido com o Accent de nova geração.

    • mjprio

      E so ver o novo projeto do March e do Versa. O hatch ta bem parecido-inclusive-em tamanho com o Leaf

  • No_Name

    Esse carrinho só precisa de uma suspensão mais estável na traseira, melhorar a segurança da estrutura e ganhar itens essenciais como encosto de cabeça, cinto 3 pontos central no banco traseiro com mais airbags e ESP para ficar excelente. É um modelo muito bom e honesto para o segmento dele. Tomara que a Hyundai evolua esses aspectos. Melhorias no motor 1,0 também são bem vindas.

    • Fernando Fagundes

      Cinto central traseiro de 3 pontos nem os carros mais caros da marca tem, acho difícil acrescentarem num HB20, infelizmente.

      • Mr. On The Road 77

        No Creta tem. No Elantra, não. Acho curioso isso…

        • Fernando Fagundes

          Exato, não faz sentindo.

        • Rafael Lima

          O Creta apesar de dividir plataforma com o Elantra é feito em uma fábrica diferente

  • Fábio Henrique

    Acho sensato não ter uma versão mto grande e “premium” nos moldes do polo/argo, até mesmo pq as duas marcas em questão possuem outros carros abaixo desse para atender outros consumidores, ao apostar em apenas um produto focaria na mesma estratégia da Hyundai mesmo

  • Arthur Hogemann

    Pode ser uma com potencial de pôneis, mas me agradou no visual.

  • Lucas086

    Será que vão colocar espaço para andar alguém atrás? Pq hoje, só a pessoa que for quase anão consegue andar.

  • NaoFaloComBandeirantes

    Quando a Hyundai entrou no segmento de compactos no Brasil, havia a dominância de Gol, Palio e Celta.
    Ela conseguir entrar e se estabelecer tão bem e tão rapidamente nesse segmento é um feito e tanto.
    Não é qualquer um que consegue isso.

    Acho que os acertos foram:
    – Design (de forma geral, é um carro visto como bonito)
    – 6 anos de garantia (para ajudar a tirar a insegurança de quem ainda não conhecia a marca)
    – Versão automática (enquanto concorrentes tinham automatizado)
    – Um dos primeiros com motor 3 cilindros flex (acho que só o Picando veio antes)
    – Versão aventureira (embora eu não goste, o brasileiro curtia muito isso)
    – Central multimídia (não veio no lançamento, mas veio rápido)
    – Mídia (muita)

    Ou seja: os caras souberam ler o mercado Brasileiro muito bem.

  • Joaquim Grillo

    Nunca gostei desse carro, nem dele nem do new fiesta não sei por que, ainda acho o gol mais sóbrio e o new ka

  • Luis Burro

    Acho o sedã (junto com o prisma) o melhor desenho da categoria.
    Se a picape mantiver está frente,tlvz fique melhor q a do SUV.Apesar de quase idênticas acho a do outro meio apática.

  • Paulino Lino

    Só espero que essa pick-up não venha tão horrorosa quanto o CREDO!

  • zekinha71

    Essa será a melhor pick up roubada do mundo.

  • Cleidson

    O que mais me deixa chateado é q o hb20x tem direção elétrica e os outros não.

    • mjprio

      Fato. Em que pese a DH dos demais modelos ser precisa e bem macia

    • Duh

      A reestilização do Hb20 foi bem safada, só colocaram o at6, de resto não trouxeram nada de interessante.

  • V12 for life

    Data prevista para a segunda geração do Onix também, a briga entre os dois deve continuar forte.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Depois a nova geração do Sandero, que é provável que já tenha o CVT nesse facelift e 1.3 turbo também na nova geração.

      • V12 for life

        A promessa desse 1.3 turbo é 180cv, acho muito difícil vir no Sandero, mas como é um 3 cilindros, deve ter versão 1.0 e isso casa bem com Sandero e Logan.

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          acho que esse é só pro RS no lugar do 2.0 aspirado

        • mjprio

          Mas o 1.0 ja tem o novo SCe. Que tem variador nos dois comandos. Uma GDi seria bem vinda. Acredito num motor 1.3 3C em torno dos 100CV aos moldes do puretech da PUG e do firefly da FIAT

  • Mr. Pug

    O melhor do segmento, a Hyundai vai ter que fazer algo muito bom pra substituí-lo a altura. Algo me diz que vai ser igual ao New Civic, foi tão inovador e divisor de águas no segmento que as novas gerações não conseguiram ser tão desejáveis como a a de 2006.

    • TSI

      Concordo que o HB20 revolucionou a categoria popular do Brasil!
      Espero que continue assim com o lançamento!

  • Pedro154

    Wish list para o HB20 2019-2020:

    • Maior espaço interno;
    • Direção elétrica de série em todas as versões;
    • Cintos de três pontos para todos os ocupantes e o terceiro encosto de cabeça de série em todas as versões;
    • Motor 1.0 Turbo de verdade, não aquele gambiarrento que lançaram antes;
    • ESP de série a partir das versões intermediárias;
    • Lista de versões mais simples. HB20 foi lançado em 2012 e só a pouco tempo que eu passei a entender que versão era qual;
    • Revisão no motor 1.6 para ser mais econômico. Poderiam, de repente, criar um 1.5 12v igual a Ford fez.

    • Daniel Thomé

      Perfeito! Temos um HB20s AT6 em casa e as tuas reivindicações são exatamente as mesmas que eu faço.

      • TSI

        Concordo também!
        Principalmente na economia!
        Veículo popular PRECISA ser econômico e ponto!

  • Esquilo

    Ainda é cedo pra ver se essa fermentação no tamanho dos compactos é vantajosa do ponto de vista de vendas para as montadoras. Argo e polo são carros pensados para um segmento acima, com simplificações pra terem um preço na faixa abaixo, mas ainda custam mais e não até então não tiveram um resultado expressivo em vendas. Se o HB crescer, deve ser pra algo do porte do Onix, pouca coisa maior.

  • Ricardo Blume

    Gosto do design do HB20 mas como a Hyundai não é boba, uma nova geração ao modelo fará bem e o manterá entre os cabeças por mais anos.

  • Evandro

    Pois é, deu pra perceber que todo mundo tá querendo entrar na onda da Toro, o que prova que a Fiat é sempre bastante inovadora, embora queiram ou não, só espero que a pickup baseada no Creta seja moderna e não com o visual datado do Creta atual….

  • TSI

    A HYUNDAI deveria era trazer um veículo para competir com os “Premiuns” (208, POLO, C3, New Fiesta)… um carro para ficar entre o HB20 e o i30 (extinto?)!

    Infelizmente sobrecarregaram o HB20, que todos sabem que é um ótimo popular, mas não é um carro que pode bater de frente com “Premiuns”!

  • Filipe Augusto Moro

    Tá aí um carro que realmente merece uma nova geração, com melhorias condizentes aos novos carros da categoria.

  • Maneco

    Espero que termine a sensação de claustrofobia que esse carro tem. Nunca compraria essa geração, talvez a próxima, desde que também tenha um banco descente. Aliás, alguém conhece banco do motora pior daqueles Ka antigos que é arqueado para trás e não dá suporte para as costas ?

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