Nova Kombi: VW ID.Buzz e ID.Buzz Cargo agora oficiais

volkswagen id buzz 1

Kombinationsfahrzeug. A Nova Kombi enfim se tornou oficial na Alemanha. Apresentada em Hamburgo, famosa cidade portuária do país, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo se apresentam para o mundo.


Minivan e furgão, ambos elétricos, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo chegarão ao mercado com motor elétrico traseiro de 203 cavalos e bateria de lítio de 77 kWh, carregada em estações de até 170 kW.

O tempo de recarga rápida do nível da bateria aumenta de 5% a 80% em cerca de 30 minutos e a tecnologia a bordo permitirá que receba e envie energia para o ponto de abastecimento.

volkswagen id buzz 5

Inspirada na clássica Kombi, que o Brasil produziu por mais de 60 anos, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo querem escrever uma nova história com apelo emocional e tecnologia.

Josef Kabaň, designer-chefe da VW, diz: “O T1 – ícone da década de 1950 – permitiu que as pessoas ganhassem mobilidade e liberdade. Com a ID.Buzz, estamos transferindo esse DNA T1 para os dias atuais e, portanto, para a era da mobilidade elétrica”.

volkswagen id buzz 3

Dotada de faróis full LED adaptativos e direcionais, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo portam ainda luzes diurnas em LED, frisos com as linhas clássicas da Kombi, incluindo a pintura “saia-e-blusa”.

Além das vigias nas colunas A, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo apresentam ainda colunas D com referências às antigas entradas de ar, além de lanternas horizontais em LED no lugar das antigas verticais.

Com 4,172 m de comprimento, 1,985 m de largura, 1,937/8 m de altura e 2,988 m de entre-eixos, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo apresentam espaço interno amplo.

volkswagen id buzz 7

A ID.Buzz tem 1.121 litros de espaço para bagagens até o teto, mesmo com cinco lugares postos ou 2.205 litros com a segunda fileira rebatida.

Já a ID.Buzz Cargo tem 3,9 m³ de volume no baú para carga, com capacidade para 600 kg. Com coeficiente aerodinâmico de 0,28/0,29, respectivamente, prometem eficiência no consumo energético.

Por dentro, o ambiente reflete a família ID e tecnologias como assistente virtual, HUD e sistemas como Car2X, ACC Front Assist, Lane Assist e Travel Assist estão integrados.

volkswagen id buzz 8

A VW não revelou o motivo dos bancos dianteiros disporem de apoios de braços nas extremidades, assim como não revelou o funcionamento dos bancos modulares.

Com tampa traseira elétrica até na versão Cargo, a ID.Buzz – apesar do visual – será vendido como um veículo comercial na versão furgão.

Ou seja, terá de oferecer vantagens em custo-benefício para tal. As vendas começam em maio e a seguir, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo vão para os EUA e Canadá.

Volkswagen ID.Buzz e ID.Buzz Cargo – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.