Kombinationsfahrzeug. A Nova Kombi enfim se tornou oficial na Alemanha. Apresentada em Hamburgo, famosa cidade portuária do país, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo se apresentam para o mundo.
Minivan e furgão, ambos elétricos, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo chegarão ao mercado com motor elétrico traseiro de 203 cavalos e bateria de lítio de 77 kWh, carregada em estações de até 170 kW.
O tempo de recarga rápida do nível da bateria aumenta de 5% a 80% em cerca de 30 minutos e a tecnologia a bordo permitirá que receba e envie energia para o ponto de abastecimento.
Inspirada na clássica Kombi, que o Brasil produziu por mais de 60 anos, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo querem escrever uma nova história com apelo emocional e tecnologia.
Josef Kabaň, designer-chefe da VW, diz: “O T1 – ícone da década de 1950 – permitiu que as pessoas ganhassem mobilidade e liberdade. Com a ID.Buzz, estamos transferindo esse DNA T1 para os dias atuais e, portanto, para a era da mobilidade elétrica”.
Dotada de faróis full LED adaptativos e direcionais, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo portam ainda luzes diurnas em LED, frisos com as linhas clássicas da Kombi, incluindo a pintura “saia-e-blusa”.
Além das vigias nas colunas A, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo apresentam ainda colunas D com referências às antigas entradas de ar, além de lanternas horizontais em LED no lugar das antigas verticais.
Com 4,172 m de comprimento, 1,985 m de largura, 1,937/8 m de altura e 2,988 m de entre-eixos, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo apresentam espaço interno amplo.
A ID.Buzz tem 1.121 litros de espaço para bagagens até o teto, mesmo com cinco lugares postos ou 2.205 litros com a segunda fileira rebatida.
Já a ID.Buzz Cargo tem 3,9 m³ de volume no baú para carga, com capacidade para 600 kg. Com coeficiente aerodinâmico de 0,28/0,29, respectivamente, prometem eficiência no consumo energético.
Por dentro, o ambiente reflete a família ID e tecnologias como assistente virtual, HUD e sistemas como Car2X, ACC Front Assist, Lane Assist e Travel Assist estão integrados.
A VW não revelou o motivo dos bancos dianteiros disporem de apoios de braços nas extremidades, assim como não revelou o funcionamento dos bancos modulares.
Com tampa traseira elétrica até na versão Cargo, a ID.Buzz – apesar do visual – será vendido como um veículo comercial na versão furgão.
Ou seja, terá de oferecer vantagens em custo-benefício para tal. As vendas começam em maio e a seguir, ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo vão para os EUA e Canadá.