Nova Montana: Chevrolet confirma nome da picape rival da Toro

Nova Montana: Chevrolet confirma nome da picape rival da Toro

A General Motors confirmou através do LinkedIn da empresa, que o nome da próxima picape da Chevrolet será Montana. Apesar de a proposta ser muito distinta do modelo que saiu de linha e sua antecessora, a picape monobloco será maior e concorrente direto da Fiat Toro.


O nome foi revelado por Carlos Zarlenga, que mostrou as obras de modernização na fábrica de São Caetano do Sul. Aliás, não muito distante das linhas de montagem, a GM, tem seu centro de desenvolvimento e estilo, onde a Nova Montana está em estágio avançado, conforme mostra um teaser do produto.

Nova Montana: Chevrolet confirma nome da picape rival da Toro

Melhorando um pouco a imagem, podemos notar que a Nova Montana apostará em um layout fortemente inspirado na Blazer americana. Como? Um detalhe na frente indica a presença de luzes diurnas e piscas separados dos faróis.

Há um vinco bem afilado na parte frontal, o que indica o conjunto ótico mais baixo. Além disso, a cabine aparece com barras longitudinais no teto, reforçando a proposta da Nova Montana como um produto médio.

Detalhe também para o que não é visto. As colunas C estão sombreadas, o que indica que serão envolventes no desenho da picape, curvando-se em direção ao vidro traseiro.

Nova Montana: Chevrolet confirma nome da picape rival da Toro

Isso permite que a caçamba tenha, visualmente, um comprimento maior que o real, mas seria meramente para efeito estético. As lanternas aparecem também e serão horizontalizadas ou compactas como na Toro.

O estilo frontal lembra a projeção da “Chevrolet Montana Z71 2024” feita por Kleber Silva, do canal KDesign AG, claramente inspirado na Chevrolet Blazer e na Colorado Z71 americana. O canal Overboost BR fez algo semelhante, mas com carroceria diferente.

Feita sobre a plataforma VSS-F, a mesma de Onix e Tracker, a Nova Montana deve ter perto de 5,00 m e entre-eixos bem maior que os modelos compactos citados.

Nova Montana: Chevrolet confirma nome da picape rival da Toro

Com quatro portas, a Nova Montana poderá estrear aqui o motor 1.3 Turbo de quatro cilindros, usado pela GM em outros mercados, entregando 163 cavalos originalmente, mas que aqui pode ser anabolizado para chegar até 180 ou 190 cavalos.

A transmissão GF6-3 de seis marchas é outro item que deve fazer parte do pacote, mas não esperamos por um propulsor diesel, mesmo porque a GM não tem mais uma opção de tamanho pequeno.

Sobre o motor 1.5 Turbo da Equinox, ele é mais antigo e inspirado ainda na Família II. Pouco provável ser usado. A Nova Montana provavelmente usará suspensão traseira multilink e pode ter opção de tração nas quatro rodas, previsto no projeto da VSS-F, embora com eixo de torção em “V”, que pode ser visto em Onix e Tracker.

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.