Strada Volcano Cab. Dupla: boa proposta, desempenho mediano

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Lançada em 1996, a Fiat Strada só venceu sua rival VW Saveiro ao inovar, assim como o restante do portfólio da marca italiana e, agora, chega à segunda geração.

Esperada por mais de duas décadas, ela aparece agora totalmente renovada e com proposta interessante no topo de linha: Fiat Strada Volcano CD 1.3 2021 por R$ 79.990.

Sim, não é um valor baixo, mas se comparar com a rival Saveiro Cross ou Duster Oroch, a Strada Volcano tem a vantagem do preço e do fator novidade.

Equipada com motor 1.3 de até 109 cavalos, a picape leve da Fiat aposta em versatilidade, eficiência e conectividade, sem deixar de lado a segurança. A Volcano sai na frente até das demais versões.

Por fora…

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A Fiat buscou na Toro a inspiração para a Nova Strada. Elas são bem parecidas de longe e, mesmo de perto, a traseira dessa picape leve parece clonada da irmã maior.

Contudo, a Strada 2021 tem sua personalidade (italiana, é claro) forte, com frente expressiva, onde os faróis de LED trazem sofisticação e a grade alta, com nome da Fiat, quase imponente.

O para-choque de linhas esportivas e os faróis de neblina, com protetor proeminente, dão leveza ao conjunto. As portas (do Mobi) são pequenas de fato, mas dão acesso bom ao interior.

Com caçamba pouco menor que a da Toro (844 litros), a Nova Strada 2021 tem um bom porte para quem tem garagem pequena. São 4,474 m, ou seja, pouco avançou.

As rodas têm desenho agradável, sendo de aro 15 polegadas, com pneus 205/60 de uso misto.

As barras no teto dão um ar de SUV ao produto. Na traseira, as lanternas não são em LED, mas o estilo é igual da Toro. A tampa é alta e tem bom vão para acesso de carga.

Trava elétrica e luz de LED interna ajudam muito. A capota marítima, porém, é apenas suficiente, como qualquer outra, não suportando chuva forte ou nem tanto assim.

Por dentro…

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Fora, a Fiat Strada 2021 é bem convidativa e chama bastante atenção, especialmente pela frente. Entretanto, dentro, ela não é tão agradável visualmente quanto o exterior sugere.

O painel é simples em desenho e acabamento, puro plástico preto. A Fiat poderia ter adicionado texturas e cores distintas na parte central, para realçar a Nova Strada Volcano.

Não reclamaríamos se ela clonasse o padrão da Toro Volcano. Além disso, vem com ar condicionado de comandos simples demais, que se apoiam no volante do Uno.

Este é ajustado apenas em altura. No painel, há também um porta-objetos bom para colocar álcool gel (nossa realidade não permite esquece-lo).

O porta-luvas é pequeno e baixo. Com quatro pessoas dentro, a Fiat Strada CD 2021 é um pouco menos apertada que o Mobi.

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No entanto, é bem melhor que a antiga e suficiente para a proposta. Cabem razoavelmente quatro pessoas, mas uma quinta vai bem apertada.

O console central tem base para o celular (importante por um detalhe), possui alguns porta-copos medianos e cluster suficiente, importado do Uno.

No alto do conjunto frontal, luz de caçamba, ABS off road e faróis de neblina interessam mais. As portas têm acabamento aceitável e vidros elétricos em todas.

Os retrovisores também têm comando fácil. Com segurança padrão (cintos, apoios e Isofix), a Strada 2021 vem ainda com quatro airbags.

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Por fim, a multimídia… Com visual bem intuitivo, simples e fácil de operar, ela traz a vantagem da conexão com o Android Auto sem cabo, o que é ótimo.

Dá então para esquecer o smartphone naquela base do console. Tem perfis de usuários, Wi-Fi (para o sistema do Google), vem com Apple CarPlay e tem câmera de ré.

Os bancos têm boa padronagem e garantem conforto razoável, é uma pena o espaço não ser mais generoso.

Olhando por cima, o interior podia ter mais atenção no painel, como no Uno, por exemplo. Afinal, com aquela frente estilosa, esse detalhe parece esquecido…

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A caçamba tem bom acesso e vem protegida com plásticos reforçados, sendo fácil de embarcar carga e travar a capota marítima.

A tampa é muito leve, mas não tem amortecimento como na Saveiro.

Por ruas e estradas…

Poderíamos ter pegado a versão Endurance, mas a Volcano com seu Firefly 1.3 é mais “tentadora”, já que a melhor versão da picape da Fiat tem o motor mais disposto.

Isso foi um modo de dizer que é melhor, naturalmente, que o velho Fire 1.4 de até 88 cavalos. Mas, infelizmente, com 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, o novo 1.3 da Fiat não empolga.

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Se a Strada 2021 tivesse chegado em… 2017, a coisa seria diferente. Volcano com 1.3? Nem pensar! O motor seria o E.torQ Evo 1.8. Não, também não seria. Basta olhar para a Toro.

A proximidade entre Nova Strada e Toro, não permite esse compartilhamento. Então, só resta o Firefly 1.3 até que o 1.0 Turbo chegue com 120 cavalos, sem mexer com a irmãzona.

Tendo 13,7 kgfm no derivado de petróleo e 14,2 kgfm no álcool, a Strada 2021 fica devendo mais de motor, o que já era esperado, mesmo ela pesando 1.147 kg.

Cerca de 110 kg mais leve que a antiga, com peso, ela não vai responder como se tivesse um 1.8 no cofre. Para uma proposta de lazer, serve bem.

O bom escalonamento das marchas e uma disposição interessante em baixa são suficientes para que o 1.3 8V mova com alguma desenvoltura a nova picape leve.

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As relações mais reduzidas lembram o que falamos acima, por isso, a primeira é bem curta e das demais recordam um 1.0, chegando mesmo a 3.500 rpm a 110 km/h.

É nessa rotação que o torque alcança seu pico. Na cidade, ela é ágil quando não está carregada, saindo bem nos semáforos e girando em 2.000 rpm na condução.

O câmbio manual da Fiat, aquele que já vem com 10 anos de amaciamento de fábrica, ajuda bastante e você não precisa ir se adaptando. Muito menos na embreagem.

Na estrada, porém, ultrapassagens e retomadas são bem medianas, com lotação completa e sem carga, é preciso afundar o pé e ver o ponteiro subir muito para ganhar fôlego.

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Não existe almoço grátis, pois, uma hora o pequeno 1.3 cobra sua parte. Ainda assim, como só tem ele, melhor se adaptar, nesse caso.

Em subidas longas e aclives mais elevados, uma ou duas reduções ajudam a vencer os números. Isso tudo rodando com etanol.

Na economia, a Fiat Strada 2021 fez 8,7 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, em ambos, com apenas duas pessoas a bordo. Então pense em números piores com mais gente e carga.

Já na dirigibilidade, é outro carro. Mais leve, tanto a picape quanto sua direção, deixam o condutor à vontade. Elétrica, é mais precisa e macia que a antiga, gostosa de guiar.

Os freios são bem dimensionados para a proposta da Strada CD, que ainda tem controle de tração e estabilidade, bem como o diferencial com bloqueio (agora) eletrônico.

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A suspensão tem uma calibragem muito boa e não se ressente com buracos, lombadas animalescas, bloquetes soltos, asfaltos decapados e outras coisas ruins do Brasil.

Mais firme atrás, por conta do feixe de molas, o comportamento da Fiat Strada 2021 é bom, mesmo com eixo rígido. Ela nem chega a pular como as médias, então, ela fica confortável.

Previsível, a Nova Strada não traz surpresas ruins ao volante, o que já é muito bom. Agradou ao dirigir, sem dúvida.

Por você…

Boa evolução. A Fiat Strada 2021 mudou para melhor e agora está mais alinhada com quem procura mais lazer, especialmente na Volcano, completa e com apenas um opcional.

Aliás, este é até dispensável, visto que o aro 16 polegadas com pneu mais baixo, fica mais suscetível à buraqueira. A Nova Strada nem precisa de reforço na estabilidade ou visual, nesse caso.

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Já no mercado, a Volcano é a melhor opção em relação às Endurance e Freedom, que ficam mais caras se completas (confira isso em outra matéria do NA).

Diante da rival Saveiro Cross (a famosa…), ela se sai bem, pois a VW custa R$ 92.690. Tudo bem, ela é mais forte, porém, o “fator novidade”, 4 portas e outras coisas, fazem diferença.

A Duster Oroch é maior, mas começa acima de R$ 82 mil. Sem contarmos que anda apagada, precisando do mesmo “tapa” que o SUV recebeu.

No final das contas, picape leve e com cabine dupla, no momento, é a Strada Volcano mesmo.

Entretanto, não é bom ficar esperando que ela continue assim por muito tempo, o mix de vendas exigirá compensação…

Medidas e números…

Ficha Técnica da Fiat Strada Volcano CD 1.3 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.332 cm³

Potência – 101/109 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Manual de 5 marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,2 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 168 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 3.500 rpm

Consumo urbano – 8,7 km/litro

Consumo rodoviário – 10,3 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo rígido

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 205/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.474 mm

Largura – 1.732 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.595 mm

Entre eixos – 2.737 mm

Peso em ordem de marcha – 1.174 kg

Tanque – 55 litros

Caçamba de carga – 844 litros

Capacidade de carga – 650 kg

Preço: R$ 79.990

Fiat Strada Volcano CD 1.3 2021 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X