Nova Volkswagen Amarok 2023 terá multimídia vertical

amarok 23 painel

A Nova Volkswagen Amarok 2023 chegará ao mercado internacional – menos o Brasil – com multimídia em tela vertical como na Nova Ford Ranger, modelo da qual deriva.


Desenvolvida com base na SYNC 4 da Ford, a multimídia da VW Amarok de segunda geração terá telas de 10 ou 12 polegadas, seguindo o padrão da picape média americana.

No novo padrão a ser usado pela VW, a multimídia terá funcionalidades diversas, como monitoramento em 360 graus e projeção sem fio para Android Auto e CarPlay.

amarok traseira

Também terá sistema de navegação GPS nativa, assim como comandos de voz e funcionalidades via Alexa, além de câmera de ré, conexão Bluetooth, 4G com Wi-Fi, controle do ar condicionado dual zone e serviços online.

Por meio dela, também será possível controlar totalmente o sistema de som premium, que pode ser da B&O, assim como funcionalidades do veículo, como modos de condução.

Com teclas na parte inferior do display, a Nova Amarok 2023 mostra no teaser, apenas o apoio de cabeça e o volante, que será como do Novo Golf com comandos sensíveis ao toque.

amarok 2023 teaser 1

O painel reproduz a forma básica do conjunto frontal da Nova Ranger, incluindo o desenho dos difusores de ar que, apesar disso, não são iguais aos da picape da Ford.

O cluster deverá ser digital com tela de 10,25 ou 12,3 polegadas, tendo ainda o túnel central com seletor de tração e alavanca estilizada da VW para a transmissão automática.

No pacote a ser oferecido pela Volkswagen Amarok 2023, o pacote de assistência ao condutor ADAS terá mais de 30 sistemas integrados, faróis IQ.Light Matrix LED, entre outros.

amarok 23 teaser 6

A Nova Amarok 2023 terá ainda motorização 2.0 TDI e 3.0 TDI, além de uma versão a gasolina, que pode ser um V6 3.0 TSI ou algo parecido.

Disponível nas versões de acesso, Life, Style, Panamericana e Aventura, a Nova Amarok 2023 terá capacidade para levar até 1,2 tonelada na versão de cabine simples e tracionar até 3,5 toneladas.

A produção será centrada na África do Sul com exportação para todo o mundo, exceto o Brasil…

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.