Citroen Dodge Ford Honda Renault Sedãs

Novidades em sedãs compactos, para os próximos anos: City, Symbol, C3 Sedã, Trazo e Fiesta Sedã

renault-novo-thalia-brasil-seda-clio-1 Novidades em sedãs compactos, para os próximos anos: City, Symbol, C3 Sedã, Trazo e Fiesta Sedã







O segmento dos sedãs compactos é bem popular no Brasil, um país onde os compradores precisam de um carro barato para andar na cidade, viajar e carregar a tralha. Além do Fiat Siena, que mudará profundamente no final de 2011, para chegar já como linha 2012, nosso mercado nos reserva boas novidades para um futuro mais próximo.

A revista Auto Esporte fala sobre esses lançamentos em sua edição de fevereiro. Vamos comentar sobre cada um deles:

Renault Symbol

O primeiro dessa lista é o Renault Symbol, que chega já em março desse ano. Ele é a aposta da Renault para o segmento compacto, e já está sendo produzido na Argentina, substituindo o Clio Sedã, do qual usa a plataforma.

Para quem quiser uma opção um pouco mais sofisticada que o Logan, pode ser uma boa opção, pois também tem ótimo espaço interno, e conjunto mecânico que não costuma dar problema, conforme vimos no teste de 60.000 quilômetros da Quatro Rodas.

nissan-tiida-seda-brasil-2009-3 Novidades em sedãs compactos, para os próximos anos: City, Symbol, C3 Sedã, Trazo e Fiesta Sedã

Dodge Trazo

Esse chega logo depois do Renault Symbol, no meio do ano. Só que é aquilo, as chances de sucesso dele são mínimas. Se sedãs médios de marcas consagradas, como Citroen e Nissan não vendem bem no Brasil (muitas vezes injustiçados), imagine um sedã da Dodge, que nada mais é que um Nissan com emblema americano na grade?

O carro é ótimo, sem dúvidas, mas seu visual não é dos que deixam os brasileiros apaixonados. E o serviço da Dodge foi muito porco, apenas encaixando seu emblema no local redondo que abrigava o emblema japonês.

A Chrysler diz que ele vem, com certeza, mas podemos duvidar. Ele é o primeiro fruto da parceria entre Nissan e Chrysler para a América Latina, e vem com o motor 1.8 de 126 cavalos da Nissan.

honda-city-2009-fotos-oficiais-1 Novidades em sedãs compactos, para os próximos anos: City, Symbol, C3 Sedã, Trazo e Fiesta Sedã

Honda City

No ano que vêm, um lançamento de muito mais peso no segmento: Honda City. Ele ia ser lançado agora no final de 2009, mas a crise adiou as coisas, pra variar. A Honda está montando uma fábrica na Argentina, para fazer o pequeno notável. Ele usará a plataforma do Honda Fit, assim como seu motor mais potente, 1.5 de 116 cavalos, flex.

O câmbio, a suspensão e a direção elétrica também vêm do Fit. Nada menos que 60% das peças do Fit são aproveitadas no City, mesmo ele não sendo exatamente um Fit sedã.

Preço? A Honda não ia lançar um carro teoricamente “superior” ao Fit e com preço similar. Pra isso está puxando o preço do Civic para cima, para dar mais espaço ali no meio.

citroen-c3-azul Novidades em sedãs compactos, para os próximos anos: City, Symbol, C3 Sedã, Trazo e Fiesta Sedã

Citroen C3 Sedã

A América do Sul é hoje um mercado muito importante para a Citroen, vêm logo depois da Europa. Então, a montadora francesa tem de suprir todas as necessidades desse lugar. Pra isso está desenvolvendo um sedã pequeno, coisa que seria meio estranha na Europa, mas que por aqui faz todo o sentido.

O projeto está sendo feito na França, com participação do pessoal daqui. Espere ele para 2011 nas lojas, concorrendo com Polo Sedã, Honda City e outros modelos mais premium.

O entre-eixos alongado do C3 Picasso deverá ser usado, para o modelo ficar mais equilibrado nas dimensões.

ford-novo-fiesta-sedan-1 Novidades em sedãs compactos, para os próximos anos: City, Symbol, C3 Sedã, Trazo e Fiesta Sedã

Ford Fiesta Sedã (novo)

O Novo Fiesta hatch até que poderá ser fabricado no Brasil, para ficar em um nicho mais alto de mercado, mas o sedã deve vir do México mesmo. Ele começaria a desembarcar no Brasil em 2011.

Como a Ford brasileira exporta bastante coisa para o México, quer compensar isso importando carros. E como o volume do Fusion é muito pequeno, aí tem espaço para mais algum modelo.

O Fiesta sedã ficou bem mais sofisticado, ganhando até mesmo uma versão Ghia. O motor deverá ser o mesmo 1.6 16v Sigma, que estréia esse ano no Focus. Nada de motor 1.0, graças a Deus.  O modelo tem que chegar aqui com imagem de prestígio e sofisticação, nem que seja para vender pouco.

[Fonte: Revista Auto Esporte]



  • BLK

    Tirando o Fiesta e o trazo(é feio,mas é nissan na essencia)o resto é porcaria…
    MAS VAMOS ESPERAR O C3.

  • jonathanBR

    Éber, o C3 sedã virá na próxima geração do C3 ou teremos um 2CV com dor nas costas?

  • Vinícius

    Gosto dos sedans, principalmente do Fiesta, o atual pra mim ja é o melhor do segmento, imagine quando este chegar. Como o Eber citou ele chegará para brigar com um segmento mais premium, por isso nada como um Ford Ka sedan para tomar o lugar do Fiesta como sedan de entrada da Ford.
    O Trazo, é um coitado, um carro que com certeza vai ser mal tratado aqui no Brasil, não vai vender nada. Bom… Eu acho.
    O Symbol é bonito, mas acho que para por aí, vai vender um pouco mais doque o Megane, mas não chegará perto do Logan.
    O City é demais, muito legal, bem acabado e com boa motorização, vai vender muito bem, se o preço ficar na casa dos 50 mil vai arrebentar, mas acho que não surpreenderá como o Civic em vendas. Poderiam traze-lo ainda este ano.
    O C3 sedan, acho que vai demorar mais doque o citado na matéria, e quando chegar vai ser bem-vindo e vai vender um pouco menos doque o hatch, ou seja, vai vender até que bem.

    Até mais.

  • VTR2008

    A Renault tá com uma dificuldade de fazer um sedan com design atraente…tirando o Megane, todos tem cara de gambiarra, até o Laguna é feio….os carros são bons mas o design deixa muito a desejar…
    O Honda City tá muito bonito, mas o preço deve ser aquela facada que a Honda está acostumada a dar…
    Novo Fiesta Sedan também….muito bonito mas vai demorar bastante ainda !

    • reinaldo

      concordo com v c :cool:

  • Polara

    dá pra fazer uma eleição com essas novidades: A Mistura de Cruz Credo com Deus Me Livre do Ano:
    (1) Trazo
    (2) Symbol

  • Henrique de Campos

    Ingrata a missão dos designers em criar sedans a partir de hatchs. Por questões de custos, sempre são obrigados a usar as mesmas portas traseiras do projeto original que, pela angulação geralmente muito vertical devido à traseira quase sempre truncada, impedem que haja uma queda suave do vidro traseiro em direção ao terceiro volume. Os resultados são essas aberrações.

    O Clio sedan já era horrível. Esse Symbol na verdade é o miolo do idoso Clio com novas frente e traseira, fórmula que a VW usou na reestilização do Santana em 1991, se não me engano. Para amenizar o problema, enfiaram (literalmente) uma vigia traseira do tamanho de um bonde, permitindo a tal queda mais suave. Mas ficou espichado demais…. As rodinhas de aro “econômico” completam a esquisitice do modelo.

    Esse Trazo é uma heresia. Tiveram a coragem de expô-lo no último Salão do Automóvel dentro de uma sala escura, para criar um suspense. Quando entrei e dei de cara com esse lixão, tive a impressão que o colocaram lá dentro pra não ridicularizar o resto do estande. Se o carro é bom ou não, a questão não é essa.

    O Honda City não pode ser considerado o Fit Sedan como foi primeiramente noticiado. A plataforma pode ser a mesma, mas é outra história. Imaginem um Fit com porta malas saliente…. intragável.

    O Fiesta é outro que dispensa comentários, mas não pelas razões do Trazo. Ficou bacana, mas não chega aos pés do Fiesta Hatch em harmonia. As rodas traseiras bem afastadas da linha ascendente dos vidros causam a impressão de serem de um triciclo. Ficou parecendo um adulto de pernas curtas.

    Agora vem o C3…. coitado do responsável por esse projeto. Tomara que demore a chegar, pois talvez venha sobre a nova geração do C3 e nem tudo estará perdido. Derivar um sedan do atual modelo parece impossível. O carro é todo arredondado e um terceiro volume alí não se aplica… Mas como não são raras as vezes em que as montadoras parecem sofrer da síndrome do mau gosto(vide 307 sedan), é bem capaz que tenhamos mais um “or concour” em feiura.

  • rafael koch

    [Comentario #138061 sera citado aqui]

    Será a nova geração com certeza! O hatch já está em testes na Europa!
    Agora… em relação ao 2CV com dor nas costas… imagino que mesmo na nova geração isso poderá acontecer! Não consigo imaginar um carro com tamanha curvatura na parte superior e um terceiro volume inchertado! Vai dar trabalho, com certeza!

  • Bruno

    Também vi esse Dodge Trazo no salão ano passado. Pena que a foto não mostra a traseira. É de chorar no canto.

    E essa estória de carro de um com marca de outro (Nissan com marca Dodge) me lembra aquelas aberrações dos tempos da Autolatina (Versailles, Apollo e cia.)

    Quanto ao Symbol, parece desproporcional demais. Uma bizarrice que a Renault vai desovar em países de 3º mundo…

  • Henrique de Campos

    [Comentario #138086 sera citado aqui]

    Sabe o que também me fez criar a iniciativa do boicote (além dos preços) Bruno? O fato de que algumas montadoras tem no Brasil o mercado mais importante fora da Europa… e insistem em nos tratar como um dos piores. Sobra pra nós coisas como Pejô 206 e meio Golf 4 e meio , “Vectrastra”, “Clymbol”, Fiat “Milho” , o remendado Ka…. E deveríamos ter carros tão atualizados como nos seus países de origem.

    A Citroen já está começando a ficar defasada aqui. Não sei se todos sabem, mas o C4 já mudou a cara na Europa. Uma reestilização frontal, mas mudou. Vamos ver quantos anos o atual C4 vai curar aqui na terra da banana, depois de mudar completamente por lá.

  • v NA

    NA espertinha pegando dados da autoespote (revista)

  • denilson cavalheiro

    O Symbol é o mesmíssimo Clio Sedan: vazaram a corcunda do carro, deram um tapa na frente e trazeira e vão nos vender como um novo carro. Tive a mesma impressão do Ford, parece um adulto com pernas pitocas; o City é um carro muito bonito, pena que vai atrasar. Sim, somos o mercado mais importante da Fiat(acho que até mais que a Itália), o terceiro da VW, o quarto da Chevrolet…e o que ganhamos em troca? Éber, este Nissan não é vendido nos EUA? Não é o mais bonito da história, mas para quem consome o ¨belo¨ Renault Logan…

  • [Comentario #138094 sera citado aqui]

    o NA tem autorização do Glauco Lucena, editor chefe da revista, para fazer isso. se não acredita liga lá na editora globo.

    :banana:

  • peterson666

    tirando o fiesta os outros são gambiaras espero ver o acabamento do city eo c3 sedam pq o resto ea sobra do tacho :teeth2:

  • D.Lobo

    Os únicos q se salvam daí são o Fiesta Sedan(ainda assim com uma trazeira esquisita)e o Honda City, os outros não vuo nem me dar o trabalho de comentar pois são todos bizarros :pao:

  • Fernando

    Qual sera o preço do City e onde ira parar o Civic.
    Porque o Fit ja ta quase o preço do Civic imaginem o sedã

  • Weddly

    Acho o novo Fiesta Sedan bem esquisito.

  • rivo

    [Comentario #138134 sera citado aqui]

    Como sempre faz a Honda, por pouco não sera um assalto a mão armada, se o civic não vale que pedem, imagina o City então…
    E o que dizer do Fit…

  • speedboy

    esse novo fiesta é muito tosco

  • duhs2dany

    1º o Symbol nada mais é que um tiida sedã
    2º Esse city se vier com preço igual ou superior ao civic … vai bagunçar o meio de campo.
    3º Se o c3 já é feio… imagine o sedã
    4º Fiesta sedan ta bunito pra caraleO! :P

  • Luis.J.R.

    Há tem mais!Vai vir o cerato, talvez o novo polo sedan que acho que pode ser feito aqui, e um novo sedan da gm que pode ser um viva sedan(bom acho).Mais esse fiesta tá mesmo bonito, o city acho que vai vender mais quando ser lançado. :cool:

  • Corvette

    O Thalia vai ser um carro pequeno-médio com traços que lembram sedans franceses e italianos de porte maior. Para quem quer ir ao trabalho com mais conforto mas sem chamar tanto a atenção mas não aparecer tão despojado, esse carro vai combinar bem.

    O Trazo vai ser um sucesso sim, se vier na casa dos 40 mil, ele vai vender muito. O carro é relativamente grande, perfeito para levar as crianças ao colégio e ir ao trabalho, fazer compras e passear. Ele lembra alguns Dodge dos anos 80 e início dos anos 90 que eram carros para o batente, mas sem pecar no espaço. Um carro que não deixará famílias ou indivíduos que não ganham tanto com cara de motoristas de carros baratos de frotas.

    O Fiesta para mim cresceu tanto que agora ele é o novo Escort e no lugar entre do Verona e Del Rey ficou o Focus. O Fusion ficou, vamos dizer, no lugar do Maverick 4 portas. Se o Mustang vier, ele ficará no lugar do Maverick. Falta o Lincoln Town Car para ficar no lugar do Landau cujo carregava o símbolo da Lincoln e não da Ford.

    Se compensar, eu não pensarei duas vezes em levar um Trazo, um carro que será útil, espaçoso, com porte respeitável, com linhas que representam uma família de respeito e por isso poderá ter o seguro bem mais barato por metro cúbico de carroceria!

  • Raimundo

    [Comentario #138178 sera citado aqui]

    O Symbom, pra mim, eh um Clio sedan com coluna C com vidro, porta-malas redesenhado e frente q mescla Sandero e Tiida ou o sedan deste.

    O City, conforme o texto, devera ter preço de Civic, ja q deve ser mais caro q o Fit do qual deriva e este na versao intermediaria ja assume o preço do Civic basico. O q acho estranho eh q a Honda ainda nao começou a construir a montadora da Argentina, q por conta da crise, iria adiar para 2010. Assim, ate q fique pronta, o City so devera chegar ao mercado em 2011. Em 2012 espera-se uma nova geracao do Civic bem diferente da atual q justificaria o aumento de preço criando a vao cujo City ira se alocar.

    O C3 ja eh apertado atras. Espero q se criarem um sedan, melhorem este ponto.

    Estou com a duvida quanto ao Fiesta sedan. Se ele vier mesmo do Mexico aqui assumindo o posto de sedan compacto premium. O q acontecera com o Fiesta daqui? Vai ganhar um facelift pra continuar brigando com Siena, Viva sedan entre outros ou sera eliminado? A Ford estaria, finalmente, aumentando sua gama, com Ka hatch, futuro Ka sedan (vamos ver), novo Fiesta q nao deve ser o mesmo q deriva o Fiesta sedan a vir do Mexico (se for, sera compacto premium pra brigar com Polo e Punto e nao Palio e Gol), Focus hatch e sedan, EcoSport etc. Agora, falta a Ford participar aqui do segmento de SW e minivan onde apenas a GM e Fiat participam completamente. Poderia criar um Fiesta SW e uma aquele conceito do Fista minivan q lembra um C-Max menor.

  • Giovanni

    [Comentario #138250 sera citado aqui]

    Estão todos criticando, mas eles se esquecem que modelos como o Symbol e o Trazo devem chegar com preços muito competitivos. Na hora da compra, o sujeito vai fazer as contas e comprovar isso, garantindo as vendas. Muita gente julga se será um sucesso ou não só pelo visual, e a prática tem mostrado que não é bem assim. Cada vez mais as pessoas vão atrás do custo x benefício, pesquisam bem, não se guiam mais só por um design bonitinho. Creio que o Symbol em especial possa vir com uma política bem agressiva de preços, o que fará muita gente rever seus conceitos, inclusive os que estão criticando tanto :blink:

  • Filipe Augustus

    Alguns carros eu acho que fazem falta no nosso mercado!!!!!
    Civic SW,ficaria linda!!!!
    Fiesta SW tbm!!!!Já que o EcoSport é muito caro e eu imagino que na nova geração o EcoSport possa ir pra nivel de Captiva,Tucson e etc…
    O Civic e o Corolla Hatch
    Uma Perua Vectra/Astra/Cruze…sei lá…oq vai ser…mais a GM precisava de uma perua!!!!
    A Nova Zafira deveria vir importada da Europa pra competir com C4 Grand Picasso e Scenic!!!!!
    Não deveriam lançar o Malibu!!!E sim um Omega 4 CL,ou trazer o Insgnia!!!!
    O Tigra e o Astra Twin top deveria ser trazidos tbm da europa…
    a Mazda deveria voltar ao nosso mercado…
    e deveria existir algum compacto,tipo Gol ou Palio com opção de carroceria conversível na casa de uns 60 mil reais,para ver como o mercado se comportava!!!
    Deveria existir um GOL GTI com Turbo…porem bem acabado e despojado,para ter um preço acessível.
    Na verdade se eu for ficar falando tudo que o mercado precisava eu ficaria aqui até amanhã,porem acho que seria importante alguns que eu citei!!!!

    =D

  • VTR2008

    [Comentario #138178 sera citado aqui]

    O Dodge Trazo é o Tiida Sedan
    O City mais caro que o CIVIC? Então a Mercedes Classe C tem que ser mais cara que a Classe E, o Astra mais caro que o Vectra ….
    C3 feio..só pra vc né!

  • Fernando

    se o preço do civic for colocado nas alturas, melhor a honda colocar mais um motor na gama do civic e oferecer equipamentos essenciais tais como airbag lateral e computador de bordo, de série, porque a Kia ta começando a cair no gosto do brasileiro e o Magentis vem ae

  • Fernando

    o c3 é um hatch do estilo ame-o ou odeie-o, e tem vários admiradores
    mas pra lançar um sedan dele bem feito vão ter que se esforçar pq os 150 engenheiros da peugeot podem atacar novamente pro lado da citroen xD

  • tscarani

    [Comentario #138288 sera citado aqui]

    Preços competitivos? O Trazo certamente vai ser mais caro que o Tiida, origem dele. Só daí já pode colocar que vai ser a partir de ~50k.

  • Adenilson

    [Comentario #138438 sera citado aqui]

    se um deles dar as caras aqui,vamos queimá-lo


Send this to a friend