Ele continua a ser um poderoso hot hatch, ainda que não seja o mais potente do mundo, porém, mantém o maior motor entre os de sua espécie. O Novo Audi RS3 2025 chegou ao mercado mundial com aprimoramentos no chassi para curvas mais rápidas.
O esportivo alemão, que recebera modificações em 2021, acrescentou capacidade maior para fazer curvas, de modo a obter um menor tempo, sendo desenvolvido para circuitos sinuosos, usando um novo controle de torque vetorial nas rodas traseiras.
Marvin Schwätter, gerente de projeto técnico do RS 3, comenta: “O divisor de torque, com sua distribuição de torque totalmente variável entre as rodas traseiras, nos permitiu atingir um novo nível de dinâmica lateral. Foi uma virada de jogo”.
Schwätter conclui: “Identificamos potencial para melhoria e ajustamos o modelo atual em detalhes. Como resultado, o RS 3 agora é ainda mais ágil e tem melhor desempenho em curvas.”
O carro foi testado anteriormente nas curvas fechadas das montanhas espanholas de Montserrat, de modo a entregar um bólido ainda mais capaz, com seu cinco em linha 2.5 TFSI de 400 cavalos e 50,9 kgfm.
Por conta disso, a transferência de torque do RS 3 evita o subesterço logo na entrada da curva e faz curvas mais voluntariamente graças ao ajuste fino — incluindo vetorização do torque de frenagem.
Isso significa que, enquanto o divisor de torque fornece torque para a roda traseira na parte externa da curva, as rodas na parte interna da curva são freadas levemente.
Graças a essas mudanças de frenagem finamente dosadas, o RS 3 segue o raio da curva com mais precisão do que antes, sendo posicionado mais cedo e melhor no ápice da curva.
Isso permite que o motorista acelere mais cedo e alcance uma velocidade maior na saída da curva, baixando o tempo de volta. As duas unidades de controle do vetorização de torque contam com controle eletrônico de estabilização e a vetorização do torque do freio.
Além disso, o Novo Audi RS3 ganhou novos amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS, que agora reagem de forma ainda mais sensível à respectiva situação de direção.
Isso garante vantagem dependendo do modo Audi drive select selecionado, onde a interação desses sistemas também garante maior estabilidade, por exemplo, em condições de pista molhada ou com neve.
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