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Novo Audi TT impressiona pela performance e tecnologia – Confira nossas impressões

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O Novo Audi TT chega para dar continuidade à linhagem esportiva e tecnologia da marca de luxo alemã no mercado mundial e agora também no Brasil. Desde a primeira geração, o pequeno bólido germânico usou e ousou em materiais mais leves, a fim de oferecer uma excelente performance.



Nesse primeiro contato com o Novo Audi TT, pudemos ver que o esportivo alemão continuará agradando aos que querem desempenho e eficiência, mas com uma boa dose de inovação. Oferecido com preços sugeridos de R$ 209.990 para a versão Attraction e R$ 229.990 para a Ambition, o modelo tem um pacote de equipamentos bom e poucos opcionais.

Entre estes, está o MMI Plus com navegador para a Attraction por R$ 11.000, bem como os pacotes Advanced (incluindo o som Bang&Olufsen, sensor de estacionamento dianteiro e entrada/partida sem chave) por R$ 11.000 e o pacote esportivo S-Line, que custa R$ 8.000.

Sem definir metas, a Audi propõe ao cliente algo ousado através de uma campanha publicitária agressiva. O Novo Audi TT mantém sua posição de carro da imagem para representar a esportividade da marca e em breve ganhará a versão Roadster, assim como o mais radical TT-S. Ambos chegarão no segundo semestre.

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Impressões visuais

O Novo Audi TT conta com um estilo sofisticado e eficiente em sua proposta, não sendo nada radical ou mesmo agressivo demais. O equilíbrio das linhas chama atenção e em algumas cores, tais como Amarelo Vegas e Cinza Nano, ele impressiona um pouco mais. O cupê alemão ainda pode ser adquirido nas cores Azul Scuba, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Monsão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

Na frente, destaque para os faróis de LED da versão Ambition, que vem acompanhados por LEDs verticais e horizontais, que servem como luzes diurnas e repetidores de direção. A grade é estreita e bem aerodinâmica, tendo o logotipo dos quatro anéis sobre o capô.

O para-choque tem desenho agressivo com duas grandes entradas de ar, enquanto a grade hexagonal tem ângulos mais retilíneos e acabamento interno em preto brilhante. Ela é envolvida por frisos cromados. Na versão Ambition, há também sensores de estacionamentos opcionais (pacote Advanced).

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Sem ser musculoso, o Novo Audi TT reforça a robustez do conjunto com saias de rodas abauladas, enquanto o teto curvo cai suavemente sobre a traseira. Os retrovisores apresentam repetidores de direção e no teto, uma pequena antena estilo barbatana.

Chama atenção a grande vigia traseira e o bocal do tanque em estilo de competição, utilizando o mesmo sistema de abastecimento dos carros de corrida. As rodas de liga leve são aro 19 com pneus 245/35 ZR19 na versão Ambition e apresentam estilo bem agressivo, diferentemente do aro 18 com pneus 245/40 ZR18 da Attraction, que tem visual mais contido.

Na traseira, as lanternas são de LED e a tampa do porta-malas tem um defletor de ar que se eleva automaticamente a partir de 120 km/h, mas pode ser acionado manualmente no painel interno. O para-choque apresenta difusor de ar e duas saias de escape cromadas, sendo que uma delas (a esquerda) apresenta uma válvula de pressão, que pode ser vista facilmente.

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Por dentro, o Novo Audi TT apresenta um ambiente bastante esportivo, porém, muito funcional. Não há muitos botões centralizados ou mesmo uma multimídia tradicional ao centro. Desta vez, o passageiro ficou um pouco mais de lado, enquanto o motorista tem para si praticamente todas as inovações da terceira geração do cupê.

A posição de dirigir é naturalmente esportiva e chama atenção o conjunto volante/cluster. O controle direcional tem fundo chato, revestimento em couro e estrutura em alumínio polido. Nele ficam os comandos do Virtual Cockpit (quadro de instrumentos) e controles de mídia e telefonia. Há também paddle shifts para trocas manuais.

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Virtual Cockpit

O Novo Audi TT é um carro bem intuitivo em seu ambiente, mas o quadro de instrumentos requer mais atenção do que o normal. A tela digital de 12,3 polegadas é totalmente configurável e vem com grafismos e mapas em 3D. O visual é muito legal, sendo um atrativo a mais para o condutor e até para o “distante” passageiro. Há dois modos básicos de visualização: clássico e progressivo.

O clássico apresenta dois mostradores circulares grandes e informações centralizadas, enquanto o progressivo reduz estes instrumentos e cria um plano de fundo tridimensional para o mapa de navegação, bem como um seletor virtual de funcionalidades, tais como mapas, navegação, mídia, sons, configuração, etc. Com ele, o Novo Audi TT dá adeus à tela central de multimídia, comuns nos carros “normais”.

Ao centro, a pouca diversão do passageiro será manusear talvez o ar condicionado automático (apenas no Ambition), cujos displays ficam no centro dos difusores de ar, que possuem formato de turbina. Basta girar o aro central para os ajustes. Logo abaixo, ficam os comandos do Audi Drive Select, que permite três modos de condução, bem como acionamento do spoiler traseiro, desligamento do controle de estabilidade e do Start&Stop, bem como a luz de alerta.

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No console central, o botão de partida (Ambition) está presente, bem como um porta-objetos com tampa e a tradicional alavanca da transmissão S tronic. O MMI Plus agora tem menos botões para seleção das funções, mas mantém o touchpad, que possibilita até escrever. Botões do freio de estacionamento eletrônico e do Auto Hold ficam próximos.

Os bancos são esportivos e apresentam regulagens elétricas, inclusive lombar, tanto para motorista quanto para passageiro, mas não há memorização. O acabamento é em couro nas laterais e Alcantara (Ambition) na parte central. Esse mesmo material reveste a parte central das portas.

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O espaço na frente é suficiente para dois, mas atrás, apenas duas crianças ou dois adultos de baixa estatura poderão se acomodar com muita dificuldade e ainda levando prejuízo em conforto para quem vai na frente. O teto e as colunas são pretos, enquanto as luzes de leitura são em LED e com acionamento sensível ao toque.

O porta-luvas na versão Ambition vem de série com o MMI Plus, que inclui entrada para CD/DVD e duas portas SD Card. O sistema ainda tem Bluetooth e HD interno de 10 GB. No porta-malas, o Novo Audi TT oferece 305 litros, suficientes para um casal sem filhos ou um solteiro. O banco traseiro é bipartido e ajuda a ampliar o espaço, que ainda conta com rede de segurança e estepe fino sob o assoalho. A tampa pode ser acionada pela chave eletrônica.

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Impressões ao dirigir

A Audi promoveu um test drive do Novo TT entre as regiões de Rio Bonito e São Pedro da Aldeia, região dos lagos no Rio de Janeiro. Na famosa Via Lagos, rodamos com o novo esportivo da marca alemã e pudemos aproveitar muito do potencial do veículo.

Com posição de dirigir esportiva, o condutor se sente bem à vontade a bordo do cupê. O volante tem boa empunhadura e os comandos são bem acessíveis, exceto os de faróis. A direção elétrica apresenta boas respostas e varia de acordo com o modo de condução, que no Audi Drive Select é basicamente comfort, dynamic e individual. O condutor pode escolher também o modo efficiency.

Puxando 1.230 kg, o propulsor 2.0 TFSI com dupla injeção de combustível (direta e indireta) e turbocompressor, garante excelentes arrancadas e aceleração bastante linear em modo Drive, mas bem mais agressiva no modo Sport, que ainda permite as trocas manuais.

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O Novo Audi TT tem disponíveis 230 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 35,7 kgfm entre 1.600 e 4.300 rpm. O motor é bem elástico e extremamente silencioso quando em marcha lenta. Nem dá para percebe-lo funcionando, mesmo estando do lado de fora.

Acelerando o carro parado, o som do motor não empolga, muito menos os escapes. Chega a parecer um carro comum com motor pequeno. Sem dúvida, o baixo nível de ruído é algo surpreendente em um esportivo. No entanto, a coisa muda de figura quando se está em velocidades mais altas.

O ronco do motor se faz bem presente no interior e fica bom de ouvir. Acima de 120 km/h, quando abre o defletor traseiro, o Novo Audi TT começa a empolgar. Os giros em modo Sport sobem muito rápido e ver o ponteiro chegando na faixa vermelha é um estímulo a mais para pisar fundo. O câmbio S tronic proporciona trocas rápidas e suaves, bem como ajuda nas excelentes retomadas.

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Se o condutor decidir aliviar o pé e andar de forma mais comedida, a rotação em modo Drive ficará em 2.000 rpm. Bom para o conforto a bordo, que não é o objetivo final do modelo, e ainda ajuda no consumo. O Inmetro divulgou média de 12,7 km/litro na estrada e 9,9 km/litro na cidade, classificando o Novo Audi TT com nota “A” em sua categoria. Muito bom!

Potente, esperto e frugal, o 2.0 TFSI garante diversão ao condutor e passageiro, apesar da tração dianteira. Rodas aro 19 e suspensão adaptativa agregada ao Audi Select Drive, reduzem as características indesejadas da força apenas na frente, deixando o cupê bem colado ao chão. O ajuste é firme mesmo no modo comfort e dá para perceber imediatamente as alterações de um modo para outro.

A direção elétrica é bem direta, enquanto os freios agem com muita eficiência, mesmo durante frenagens mais bruscas, garantindo controle ao condutor. Nas curvas, os bancos ajudam a manter o motorista bem firme. A estabilidade foi um ponto bem acertado no Novo TT, mas a Audi reserva naturalmente algo melhor no TT-S, que vem com tração nas quatro rodas Quattro. Isso sem contar o propulsor bem mais potente.

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Conclusão

O Novo Audi TT mantém o espírito esportivo da marca de luxo alemã. É pequeno, ágil e muito rápido. Para quem buscar um diferencial em meio aos carros tradicionais, tendo ainda desempenho e até economia de combustível, o cupê tem uma boa oferta.

Os preços não são dos mais atrativos, mas na realidade do Brasil e do segmento em que ele se encontra, estão equilibrados. Com opcionais, o Novo TT Ambition alcança quase R$ 250.000. Nessa faixa, por exemplo, temos o Chevrolet Camaro. No entanto, apesar de esportivos, eles possuem características bem distintas.

A Audi foca em clientes entre 31 e 50 anos, evocando a ideia de que o consumidor só chamava atenção quando andava em carrinho de bebê. Agora, a ideia é novamente chamar a atenção, mas com um carro muito, muito diferente…

Galeria de fotos do Novo Audi TT:

Viagem a convite da Audi.

5.0

  • Rmx

    É um bom carro mesmo, tenho esse conjunto no meu Golf GTi Performance, e a possibilidade de mudar tanto as caracteristicas do carro com o DCC (Select Drive), deixa a direção bem mais interessante do modo ECO ao Sport a transformação é grande, se tem varios carros em um !

    • Blade Runner

      Você tem um Golf GTI Performance com 230 cavalos e 36kgfm de torque? Rodas aro 18? Você mora na Europa?

      • Rmx

        Sim! exatamente

        • Blade Runner

          Manual de 6 marchas ou DSG?

          • Rmx

            DSG prefiro esse tipo de cambio bom para congestionamentos longas viajens. E em estradas de Montanha é bem divertido em S ou manual.

    • iCardeX

      Golf GTi Performance! Uau!

  • Thiago C

    Feliz quem tem seus 31 e pode comprar esse carro.

    • Daniel Colpo

      Eu nem com 80 anos vou poder comprar esse carro
      Kkkkkk

  • Matheus Cavalheiro

    Excelente! Na versão de entrada o ar é manual e digital então? (Controles permanecem nas saídas de ar?) Acredito que o logotipo poderia ser alocado na grade, praticamente não se vê quando associado a cor clara.

    • Doccar

      Acho que nenhum Audi possui ar manual, sendo todos digitais…
      Achei o preco meio salgado, a versao de entrada poderia ter o mesmo preco do S3..ou um pouco menos.

      • GPE

        Claro q tem sim. A1 e A3 tem ar manual em algumas versões. Pelo q entendi, a versão de entrada desse TT tbm tem ar manual

    • GPE

      De acordo com a reportagem, é manual. Falta apenas ver uma imagem de como fica

      • ricmoriah

        a Audi não disponibilizou essa versão.

        • GPE

          Imaginei. Quase sempre só colocam a top pra teste

    • ricmoriah

      o ar é manual sim no TT Attraction.

  • shdn2010

    Carro show de bola, mas um ponto negativo é ter que pagar mais por sensores de estacionamento…. chega a ser ridiculo comparando a carros populares que já vem de série…

  • Mr. Car

    Gostei. Inclusive do som que estava rolando na hora das fotos, he, he. Viva os 80’s!

  • ARENANB

    Só eu achei esse Dashboard tosco? Sei lá, prefiro aqueles velocímetros convencionais.

    • Mr. Car

      Acho que só, he, he! Afinal, os velocímetros convencionais estão aí. Simulados, mas estão.

      • ARENANB

        Ah, não tinha visto todas as fotos. Achei que só era possível ficar naquela tela com o velocímetro pequeno e digital.

  • MMOODDOO

    ainda vai ter pessoal compra CAMARO.[30k–EUA]

    • Matheus L.

      Na versão vendida aqui no Brasil o Camaro é vendido por 39 mil doláres mais ou menos, e o Audi TT na faixa dos 40-41 mil. Os preços são praticamente os mesmos.

  • Arthur Lima

    Oôôô, me corrijam se eu estiver errado, mas é isso mesmo que eu entendi?
    – TT Ambition = 230k
    – MMI plus = 11k
    – pacote Advanced = 11k
    – pacote S-line = 8k

    Então para ter um Audi TT x-tudo o carro sai por 260k?
    260 MIL REAIS???

    • a_brasil

      Audi pra variar com suas pegadinhas, é sempre assim
      A4 por 100k, porém…pelado.
      Ai você tem os opcionais por pequenas bagatelas que o carro pula pra 150k FACIL!
      Obrigado, mas vou de BM ou MB :)

      • Rudi S Junior

        Nem precisa ir tão longe para os opcionais serem caros, veja os opcionais do Golf GTI custam quase 40k a mais.

      • Comentarista

        Segue o padrão do grupo. VW tbm é assim. Vem só lata, rodas e conjunto motriz com cambio manual. O resto paga separado.

  • Brave_Jaguar

    “Resumindo, este é o melhor automóvel da Audi em décadas.” – Jeremy Clarkson

  • Bruno Fabricio

    Pelo visual e pela marca esse carro merecia uma 6 cilindros aspirado manual.

  • Zelotes Universal

    Carro legal, pena que vai sofrer com as péssimas estradas e ruas do nosso bananão …

  • Blade Runner

    Achei muito caro para ter o mesmo conjunto motriz do Golf GTI (2.0 TSI de 230 cavalos e câmbio DSG6).

    • Gustavo73

      Se olharmos os preços na Europa, ele deveria partir de uns 180mil.

  • Netovski

    Pergunta ao NA:

    Onde ele reproduz o DVD? No painel de instrumentos? Não vi a tela do MMI nas fotos.

    • Junio Tavares Silva

      Boa pergunta, tbm fiquei curioso!

  • leitor

    Ah, eu num desses!

  • a_brasil

    Realmente, impressiona pela tecnologia, porém pelo design, continua insosso como a maioria dos Audis.

  • Mateus

    Gostei do carro, mais uma M235i ainda faz mais meu estilo.

    • Marcelo Dalla Rosa

      Também gostei muito do carro, mas se eu tivesse grana, por esse preço iria de 235i também.

  • Daniel Saraiva Vila Nova

    Design muito massa! Mas pensando racionalmente o Golf Gti é bem mais negócio e custa metade do preço. Se ao menos tivesse a tração integral desde a versão mais básica… Mesmo sabendo que o audi TT tem visual mais esportivo e muito provavelmente seu conjunto mecânico suspensão, freios, aerodinâmica sejam melhores, na minha opnião se eu tivese grana, eu levaria o Golf por andar praticamente a mesma coisa e poder levar 5 pessoas custando metade do preço…

    • gveralonso

      Quem compra um TT nem pensa em GTI. Audi é outro nível e o carro é bem melhor que o Golf, além de ter um design matador.

  • DTF

    Demais…..

  • Zelotes Universal

    Excelente carro para … quem vive na Europa. EUA, Austrália e no Chile ….

    Aqui no Brasil é uma verdadeira bomba relógio, pois vai sofrer com alta desvalorização, seguro alto, manutenção exorbitante, falta de peças e pior de tudo, vai sofrer com nossas péssimas estradas ….

    Serve mais para dar volta no shopping e ostentar para os parentes e vizinhos invejosos ….

    Desculpa .. é a pura realidade.

    • Johnny Souto

      Infelizmente é a verdade.

    • Rodrigo

      Eu lembro que em 2001 fiz uma viagem para Milão, na sede da empresa em que eu trabalhava. No estacionamento havia um Audi TT (aquele de primeira geração) e imaginei que era de algum diretor, mas a surpresa foi que pertencia a uma funcionária do departamento de SAC. O dono da empresa andava em uma singela BMW série 5 perua.

      • Zelotes Universal

        Questão de prioridades … aqui no Brasil tem gente que anda de carro importado e paga aluguel … e por aí vai …

        • Fabricio d

          Já tive um vizinho que andava de Cherokee SRT8, mas a casa era bem simples.

    • Bugrezilla

      Pior que a linha tt não desvaloriza quase nada.

    • MMOODDOO

      e os bandidos kk,,,vai tq coloca blindagem

    • Alessandro Lagoeiro

      Não discordando de você, mas…. É a realidade para quem?
      Para você, para mim, para 98% da população? Com certeza. Mas a Audi tem um público específico. Ela não quer vender para todo mundo. Ela quer vender para esses 2% da população que não precisa se preocupar nem um pouco com isso.

  • Agnaldo Gastaldi

    É ótimo, mas não passa num buraco ou numa vala que qualquer cidade tem.

    • Ernesto

      Se todos pensassem como você, aqui ninguém comprava Ferrari, Porsche, Lamborghini…Essas pessoas que compram não estão preocupadas se precisarão trocar um pneu que criou uma bolha por causa de um buraco. Eles têm $$$!

  • Bugrezilla

    Tesão de carro, se fosse na faixa de R$ 160k teria lugar garantido na minha garagem. Mas por 230k começa a complicar, tá cheio de brinquedinho bem divertido que dá pra comprar por menos que isso.

  • Cesar A

    Diria que é um excelente carro no país errado. Inútil comparar o custo com os EUA por exemplo. Uma pena, pois aqui se mata o carro com a ganância pelo lucro desmedido tanto da montadora quanto do desgoverno.

  • zeuslinux

    É lindo, mas acho que não vale essa diferença toda em relação ao Golf GTi com motor semelhante em desempenho.

    Vi um Golf GTi top de tudo numa concessionária VW por 136 mil. O interior era lindo demais !

  • Rodrigo

    Que linda máquina! De todos os cupês, o Audi TT é o mais bonito, na minha opinião.
    Ele e o Fiat Coupé, que em seu tempo era um carro muito bonito. Aliás, até hoje admiro quando vejo na rua. O azul e o verde musgo eram meia favoritos.

  • Artur

    Esse carro é lindo, mas prefiro um Alfa 4C (embora a diferença de preço entre os 2 seja grande…).

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