_Destaque _Featured Chevrolet Conversíveis Cupês Esportivos Lançamentos Test Drive

Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

novo-camaro-2017-impressões-NA-24 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

Agora em sexta geração, o Novo Chevrolet Camaro 2017 muda completamente para continuar fazendo sucesso. Afinal, a quinta geração virou Transformer e conquistou tantos clientes quanto fãs em todo o mundo, somando mais de 500 mil emplacamentos. Só no Brasil, o Camaro anterior vendeu 5 mil exemplares.



Diante disso, a nova geração não poderia deixar o sucesso acabar e por isso se revestiu de uma nova pele, agora sobre uma plataforma compartilhada com o Cadillac ATS, que também tem seu propulsor V8 6.2 litros oriundo do Corvette e maior eficiência com a nova caixa de câmbio de oito marchas.

novo-camaro-2017-impressões-NA-51 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

Novo Chevrolet Camaro 2017 – Engenharia

Completamente diferente do anterior em sua composição, o Novo Chevrolet Camaro 2017 tem 70% de seus componentes novos e cerca de 30% deles compartilhados com o Corvette. Até a linha de produção foi transferida do Canadá para a planta da GM em Lansing, Michigan, onde são fabricados os carros da Cadillac.

Em torno de 43% de seus componentes são feitos de materiais leves com o objetivo de reduzir o peso geral, que caiu 83 kg. Destes, 23 kg foram retirados dos conjuntos de suspensão. A plataforma Alpha da GM garantiu ainda ao Novo Chevrolet Camaro 2017 uma construção modular com 11 partes fundamentais, o que agiliza sua fabricação e reduz custos. Mas, mais do que isso, torna a carroceria mais rígida, sendo 28% maior que a quinta geração do bólido.

Além da redução de 20% do peso e sua maior rigidez, o Novo Chevrolet Camaro 2017 apresenta melhorias na aerodinâmicas após 350 horas de testes em túnel de vento. O efeito downforce aumento em 50%. Só o assoalho possui 9 painéis aerodinâmicos que também melhoram a refrigeração dos componentes do veículo.

novo-camaro-2017-impressões-NA-53 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

Os freios foram aumentados e são da Brembo, enquanto o sistema de refrigeração foi duplicado. A melhora na aerodinâmica também foi possui pelas alterações de tamanho. O capô ficou mais longo, por exemplo, mas o Novo Chevrolet Camaro 2017 ficou 31 mm mais baixo, 52 mm mais curto, 26 mm mais estreito e perdeu 40 mm no entre eixos.

Assim, pouco menor e mais leve, o Novo Chevrolet Camaro 2017 manteve o mesmo estilo, agora mais refinado e agressivo, melhorando assim o arrasto aerodinâmico, a eficiência energética, a dirigibilidade e a performance.

Com um olhar mais agressivo, o Novo Chevrolet Camaro 2017 está muito mais esportivo visualmente. As rodas de liga leve aro 20 polegadas possuem estilos diferentes em cada uma das três propostas atuais para o muscle car no Brasil. A série Fifty tem visual exclusivo e aspecto diamantado.

novo-camaro-2017-impressões-NA-65 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

O SS cupê também tem belo aspecto e aspecto de titânio, enquanto o SS conversível se diferencia dos demais por rodas de cinco raios em preto fosco. Este último é quase como uma versão “Sport”. O Novo Chevrolet Camaro 2017 na série Fifty, que comemora os 50 anos do modelo e terá 100 unidades oferecidas em 2016, o estilo foi personalizado.

O para-choque ficou ainda mais agressivo com detalhes em preto brilhante e cromo, bem como spoiler bem mais pronunciado, faixas decorativas em tonalidade laranja, logotipo Fifty, rodas exclusivas, freios com pinças vermelhas e logotipo SS em tonalidade cinza, assim como sua pintura única.

Por dentro, os bancos em couro têm tecido em algumas partes, além de tonalidade azulada. O nome Fifty está estampado nos apoios de cabeça, volante e painel, que recebeu acabamento texturizado personalizado. O Novo Chevrolet Camaro 2017 tem preço de R$ 297.000 nesta primeira oferta para o mercado brasileiro, enquanto as demais ficarão para 2017.

novo-camaro-2017-impressões-NA-25 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

Novo Chevrolet Camaro 2017 – Impressões visuais

Mogi Guaçu/SP – O Novo Chevrolet Camaro 2017 até parece igual entre cupê e conversível, mudando-se apenas o teto rígido pelo retrátil, mas há muitas diferenças, tanto físicas quanto em performance. No test drive promovido pela GM no circuito Velo Cittá, no interior de São Paulo, provamos as duas variantes do clássico muscle car americano.

Equipado com motor V8 6.2 com sistema de desligamento automático de até quatro cilindros e melhorias, especialmente em lubrificação, o Novo Chevrolet Camaro 2017 conta agora com nova caixa de mudanças automática com oito velocidades, além de modos de condução: quatro no total, mas apenas três funcionais no Brasil, exceto se o proprietário for aproveita a rara neve nas serras do sul.

novo-camaro-2017-impressões-NA-26 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

O ambiente interno mudou completamente. O então criticado painel deu lugar a um conjunto mais moderno e menos retrô, tendo como destaque o quadro de instrumentos análogo-digital com display TFT configurável, que permite até três estilos diferentes, além de instrumentação digital que antes era analógica.

Logo acima, HUD com informações bem mais completas que o anterior. A multimídia MyLink 2 agora tem Android Auto e Car Play, navegador GPS e câmera de ré, além de sistema de som Bose, com qualidade bem superior ao anterior. O Novo Chevrolet Camaro 2017 vem também com iluminação personalizável, que pode mudar conforme o modo de condução ou aleatoriamente.

novo-camaro-2017-impressões-NA-1 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

O Novo Chevrolet Camaro 2017 traz vários recursos novos, entre eles um cronômetro de 0 a 100 km/h, medidor de força G, deslocamento do centro de gravidade e outros dados associados com a performance do esportivo. O console vistoso tem alavanca pequena com acabamento em alumínio, freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução: Tour, Sport, Track e Snow/Ice.

O ar-condicionado dual zone tem comandos horizontais e dois difusores circulares cujo ajuste de temperatura fica em seus aros cromados. As portas têm detalhes metálicos de bom gosto e comandos dos vidros elétricos bem posicionados. Há um detalhe aqui, que difere o cupê do conversível.

novo-camaro-2017-impressões-NA-30 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

No conversível, existem dois botões para quatro vidros. Estes servem a ambos, mudando-se a posição em outros dois próximos com indicativos dianteiros e traseiros. A abertura do porta-malas fica na porta do motorista. Os bancos são mais confortáveis e envolventes, mas notamos que o espaço traseiro diminuiu, fruto do entre eixos reduzido.

O teto solar é outro item de conforto destacável. E o volante? Tem fundo chato e detalhes cromados, paddle shifts e até aquecimento, mas seu estilo não agradou em primeiro momento. Falando em aquecimento, os bancos dianteiros com ajuste elétrico (duas memórias para o condutor) podem aquecer, mas também refrigerar, tudo controlado pelos comandos no painel. O porta-malas continua pequeno nas duas propostas, mas o conversível agora tem uma vantagem sobre o antigo.

O Novo Chevrolet Camaro 2017 tem abertura da capota diferenciada em relação à quinta geração, tendo a cobertura traseira integrada ao desenho do veículo, dispensando assim a capa removível. O gancho interno para travamento não existe mais e o processo todo ficou mais rápido. Ou seja, basta apenas manter o dedo no botão localizado no teto e mais nada.

novo-camaro-2017-impressões-NA-12 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

Novo Chevrolet Camaro 2017 – Impressões ao dirigir

Os 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm superam os números anteriores da quinta geração – dado o novo conjunto mais leve, rígido e aerodinâmico – o Novo Chevrolet Camaro 2017 é outro carro ao volante. A cavalaria adicional garante uma arrancada bem mais vigorosa no modo Track, despejando tudo de forma menos controlada nas rodas traseiras.

O V8 6.2 fica cheio o tempo todo, permanecendo entre 5.000 e 6.000 rpm, tendo respostas bem mais nervosas, ajustadas naturalmente pela programação do propulsor, direção e câmbio. Este último com oito marchas, permite explorar bem mais a força oferecida. O soco ao pisar fundo no acelerador é muito bem sentido pelo condutor e saídas de curva com o pé mais embaixo geram saídas de traseiras de forma agressiva, mas controláveis.

novo-camaro-2017-impressões-NA-22 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

Os freios ficaram bem mais potentes e agem de forma progressiva, não surpreendendo o condutor. A estabilidade geral ficou bem melhor, assim como as respostas de direção. O nível de ruído é excelente para um cupê V8 de alta performance.

No modo Track ainda, aceleramos de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Não foi bom, mas sensação foi ótima. Devemos lembrar que o Novo Chevrolet Camaro 2017 o faz em 4,2 segundos. Sua máxima é de 290 km/h. Ele também precisa de 313 metros para ir de 0 a 160 km/h e parar completamente.

novo-camaro-2017-impressões-NA-15 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

O modo Sport entrega um bom nível de esportividade, mas para quem andou primeiro no Track, nesse modo fica mais fácil domar o Novo Chevrolet Camaro 2017. Já no Tour, ele realmente fica dócil e pode-se explorar mais outras características do novo carro. A aceleração progressiva com direito a roncos esporádicos “para chamar a atenção” é fáceis de fazer nesse modo.

Aliás, só por ser um Camaro, ele deverá chamar muita atenção nas ruas, ainda mais por conta de seu escape duplo com ressonadores atualizados, que produzem um som mais agressivo que o anterior. O Novo Chevrolet Camaro 2017 se beneficiou da tecnologia para também direcionar o ruído do motor de forma agradável para o interior.

novo-camaro-2017-impressões-NA-17 Novo Chevrolet Camaro 2017: Impressões ao dirigir

No conversível, a condução é igualmente esportiva como no cupê. Apesar das velocidades limitadas no test drive por conta da segurança, mais no caso do “cabrio”, o Novo Chevrolet Camaro 2017 revelou características semelhantes e pouca invasão de ruído de vento no habitáculo exposto.

Com poucas voltas por jornalista, ficou a sensação de quero mais. Afinal, se antes o Camaro era bem limitado em detalhes e funcionalidades, agora ele está bem mais complexo, necessitando de mais tempo para se descobrir as novidades que a GM introduziu naquele que um dia quase foi chamado de Panther. Assim, amis detalhes e impressões somente no dia a dia da Avaliação NA.

Novo Chevrolet Camaro 2017 – Galeria de fotos

Evento a convite da General Motors. 

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend