O Novo Citroën C3 foi revelado oficialmente na Índia e também no Brasil, em transmissão online simultânea entre os dois países, com intermediação francesa.
O novo crossover compacto da marca parisiense ainda não teve os detalhes revelados, mas você pode ver as primeiras imagens. Ele terá menos de 4 metros na Índia, onde se sabe que o porta-malas terá 315 litros. Aqui, ainda não foi revelado o volume.
Feito sobre a plataforma modular CMP, ele será produzido em Porto Real-RJ, de onde chegará aos mercados da América do Sul. O visual do Novo C3 é exatamente igual ao da miniatura vazada na China.
Por dentro, algo que não havíamos visto antes, o painel tem visual moderno e atraente, com destaque para multimídia com tela de 10 polegadas com Android Auto e CarPlay, assim como suporte para smartphone.
Compacto, o Novo C3 terá pintura personalizável, com 13 mesclas de pintura da carroceria e do teto, deixando o SUV da Citroën com uma cara mais pessoal.
O interior é mais simples que o do Fiat Pulse, indicando que o Novo C3 ficará abaixo deste também. O cluster parece ser digital, mas duas imagens de um segundo vídeo mostram a versão de acesso, com vidros elétricos com botões nas portas dianteiras e as traseiras com botões entre os bancos dianteiros.
Já os bancos possuem padronagem simples, embora em dois tons. USB e fonte 12V aparecem e a tela da multimídia é menor, apesar de a moldura ser da versão com 10 polegadas. Também não há piloto automático nessa versão.
Também pode ser visto o ar-condicionado manual com botões simples, assim como alavanca de transmissão manual, o que pode indicar o uso do motor Firefly 1.3 de até 109 cavalos da Fiat ou o 1.6 EC5M de até 118 cavalos.
Com produção no Brasil somente no próximo ano, a Citroën deverá iniciar o envio do Novo C3 somente no final de 2022 (veja aqui Novo Citroen C3 mostra as lanternas em flagrante recente), conforme disse Antônio Filosa, CEO da Stellantis para a América do Sul.
O atraso em relação à Índia, provavelmente se deve ao fato da Stellantis precisar de mais tempo para integrar o motor GSE Turbo 1.0, que se espera ter até 130 cavalos, visto que segundo a Fiat, são necessários 18 meses em média de integração de um novo motor.
Se chegasse agora, o Novo C3 teria de portar só o EC5M 1.6 de quatro cilindros e até 118 cavalos, que já equipa o C4 Cactus. Por isso, a demora será benéfica para o produto, que chegará com um motor mais moderno.
A transmissão automática de seis marchas deverá ser a opção ideal no caso do motor 1.0 Turbo, com a manual no 1.3 ou 1.6. Posicionado abaixo do C4 Cactus, ele terá a missão de ser a porta de entrada do duplo chevron no país, popularizando a marca.
A Citroën lançará três modelos novos no Brasil, sendo o primeiro o Novo C3. Será um lançamento por ano e, se contarmos a partir de 2022, o trio se completará em 2024.