Novo Citroën C3 terá câmbio automático (vídeo)

novo c3 auto 1

A Stellantis divulgou um segundo vídeo de uma série para promover o Novo Citroën C3 e acabou revelando que o hatch compacto terá transmissão automática.


Numa das imagens do vídeo, que você pode conferir abaixo, o Novo C3 tem no painel digital a letra “P” de Parking, sendo a posição da trava de segurança de transmissão automática.

Ainda que na imagem não possa ser possível ver o seletor de marchas desse tipo de câmbio, propositalmente oculto na gravação, é possível ver parte da alavanca, cujo pomo é o mesmo do manual.

novo c3 auto 6

A Citroën escondeu os pedais na gravação, mas a posição P do câmbio fica bem evidente no pequeno cluster digital.

Cotado para ter motores pequenos, já que a proposta é ser um produto de acesso, o Novo C3 provavelmente usará motor 1.3 Firefly 8V com câmbio CVT.

O motor EC5M 1.6 16V com transmissão automática Aisin de seis marchas seria outra opção, mas como vemos no caso do Peugeot 208 1.0, a Stellantis busca sinergia nas marcas do grupo.

novo c3 auto 3

Além disso, o tempo de vida do EC5M (antigo TU5) está chegando ao fim com o avanço do Proconve.

Então, a oferta do motor 1.3 Firefly 8V com câmbio manual e CVT seria bem-vinda, inicialmente sem o 1.0, para não interferir nas vendas do Peugeot 208, que ainda mantém as versões com motor ex-PSA.

novo c3 auto 7

Feito em Porto Real, o Novo C3 terá multimídia com novo sistema operacional e projeção sem fio para Google Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré.

Com 10 polegadas, ela é a mesma do Peugeot 208 e deverá estar em outros modelos da Stellantis adiante.

novo c3 auto 4

Espera-se ainda que o atual C4 Cactus se atualize antes da próxima geração com essa tela de 10 polegadas, incluindo ainda comandos do ar-condicionado automático, algo que não é visto no Novo C3.

Com chegada esperada para os próximos meses, o Novo C3 será um alívio para a Citroën, que poderá novamente elevar suas vendas no país.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.