Citroen Crossovers Elétricos Europa Lançamentos Vídeos

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

O Novo Citroën C4 manteve seu porte de médio, apesar do uso da plataforma compacta CMP da PSA. Apesar disso, contudo, o hatchback praticamente se converte num crossover em termos de estilo.


A mudança já era esperada e vista nas primeiras imagens oficiais, mas agora a marca parisiense declara sua alteração. O uso da plataforma CMP para um modelo médio não é novidade, visto que a VW fez o mesmo com o médio Skoda Scala usando a MQB-A0, por exemplo.

Medindo 4,360 m de comprimento, 1,800 m de largura, 1,525 m de altura e 2,670 m de entre eixos, sendo esta maior que a medida padrão usada no projeto da CMP. Isso indica que poderemos ver um sucesso do C4 Lounge, por exemplo, seja aqui ou na China.

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

Maior que o C4 antigo europeu (segunda geração), o Novo C4 chega com seu irmão ë-C4, que é 100% elétrico, tendo baterias de lítio de 50 kWh, 136 cavalos e autonomia de 350 km, similar ao Peugeot e-208.

O Novo C4 sustenta ainda o Citroën Advanced Comfort, com amortecedores adaptativos, bancos de densidade “pullmann” e colagem de carroceria para redução de ruído a bordo. Sua suspensão tem altura livre do solo de 156 mm, sendo a maior da categoria (dos hatches, é claro).

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

Com o Highway Driver Assist, o “hatch médio” agora tem condução semiautônoma de nível 2 (na própria declaração da Citroën), o Novo C4 tem conjunto ótico geral em LED, belas rodas aro 18 polegadas (também tem 16 e 17 polegadas) e 31 combinações de cores externas, com mais 6 internas.

Também tem teto solar panorâmico e um porta-malas de 380 litros. O Citroën C4 2021 agora tem uma bandeja móvel no painel para armazenamento de itens, além de cluster digital e multimídia com tela de 10 polegadas. Obviamente, não poderia faltar o ar condicionado dual zone e com saídas traseiras.

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

Freio de estacionamento eletrônico, modos de condução no ë-C4 (Normal, Eco e Sport), que vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e tem máxima limitada em 150 km/h.

A bateria tem garantia de 8 anos ou 160.000 km (70% da carga). O hatch vem ainda com o Puretech 1.2 Turbo com 100, 130 ou 156 cavalos, além do diesel 1.5 BlueHDi de 110 cavalos ou 2.0 com 130 cavalos. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático com 8 velocidades.

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

Com pacote ADAS+, o francês tem ainda câmera frontal para registro de imagens, bem como carregamento sem fio de smartphones, serviços online, entre outros.

Na divulgação, a Citroën faz uma interessante retrospectiva dos sucessores do Novo C4 e o Cactus vendido aqui é o último da lista, que lá é também um hatch… Aí vem a questão: Vem?

Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação

Pela declaração da marca parisiense, o novo carro é o sucessor do modelo feito em Porto Real e, como tem a base CMP, pode tecnicamente ser feito aqui.

Tudo dependerá do projeto para um hatch e um SUV compacto de acesso no Brasil. O segundo deve impactar as vendas do Cactus atual, que é uma atualização do anterior, devemos lembrar. Assim como na C4 Cactus atual, aqui o Novo C4 seria classificado como crossover.

Citroën C4 e ë-C4 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Osni Duarte

    Efeito Nivus…

    • É… mas com 2,67 de entre-eixos, deve ter um porte bem mais “parrudo”.

      • Edson Fernandes

        Nem se compara. Esse é um médio de verdade com plataforma e bitolas de tal. O Nivus só tem massa de médio, mas dimensões e configurações de compacto.

        • Andre Cupertino

          Errado. O Nivus mede apenas 10cm a menos que esse C4.

          • Edson Fernandes

            10cm ainda assim é diferença hein?

            Diante desses carros, há muito na plataforma que pode ser explorada, pelos só 10cm.

            • Andre Cupertino

              Como se o Cactus não usasse plataforma de C3…

              • Edson Fernandes

                Mas estamos falando do Cactus ou do C4 da materia em questão?

                E pra mim o C4 Cactus é um C3 alongado. VC nota nitidamente isso ao entrar nele.

                Tanto que eu teria um C3 mas não teria um Cactus, ainda que o motor THP fosse algo interessante pelo tanto que ele anda(mas não pagaria o que pedem por ele).

        • Osni Duarte

          Foi ironia. Pus reticências ao fim da frase.

  • Luiz Santos

    Tá mais para concorrente do Nivus. Não vou dizer que é mais bonito, porque gosto é bem pessoal (e o meu tende para o Nivus), mas ficou bem chamativo, no bom sentido.

    • Cromo

      Tá no caminho do Nivus com porte maior.

  • Gustavo Maia

    As dimensões são bem interessantes, quem sabe chega mesmo como uma espécie de sucessor do C4 Lounge, sendo posicionado um pouco acima do C4 Cactus

  • MonHoe

    Cactus demorou tanto pra chegar que agora tá desatualizado, parece que a letargia é um problema das marcas francesas

  • Raphael P

    Vem ou não vem?

    • A princípio vem, tirando o C4 Lounge.

      • Raphael P

        Resta saber quando.

        • Daniel dos Santos

          quando o Europeu sair de linha

      • Para mim, ele seria um concorrente de peso para o HRV, renegade, t-cross e cia…
        Basta dar uma mexida nas versões do Cactus e esta feito.

        • Antonio Carneiro

          Creio que o foco da PSA para tal, neste momento, vai ser o novo 2008.

      • andrevilsonpereira

        eu pensava que iria vir para substituir o C4 Cactus

        • ele é bem maior que o Cactus…
          A Citroen tem até a possibilidade de mudar o nome e tirar de vez o nome C4 dele e deixar apenas Cactus
          E este novo poderia vir com o C4 Aircross

          • andrevilsonpereira

            ou só chamar de C4 mesmo, e no lugar do Cactus lançar um SUV derivado da próxima geração do C3, e deixar o novo C4 competindo com o Compass

    • zekinha71

      Quando ficar velho e obsoleto vem.

    • fsjal

      Pode até vir, mas vão dar aquela depenada básica

  • PEDAORM

    Bizarro esse design exterior.

  • Tibúrcio

    Bonito! Pena que aqui só tem as sobras da PSA…

    • Os produtos da PSA do nosso mercado pecam por permanecerem em linha bem mais que o razoável. E quase sempre sem nenhum tipo de atualização ao menos cosmética. Aí acabam ficando defasados depois de meia dúzia de anos.

      • Cromo

        Eu acho q isso é consequência, a causa raiz mesmo é a desconfiança do consumidor na confiabilidade nos carros PSA.

        • Eles vem com um investimento pesado nas fábricas da Argentina e Porto Real para lançar vários modelos aqui até 2022.
          A confiabilidade do grupo foi limada no Brasil por uma escolha infeliz do representante nacional no início das operações, que acabou detendo a exclusividade na rede concessionária e prestou serviços de pós-venda horríveis, infelizmente.
          Depois que o grupo recuperou a administração de sua rede brasileira, vem trabalhando duro na recuperação da imagem. Eu sempre estive de olho nessa realidade, pois sempre achei os modelos deles interessantes, mas não tive coragem de adquirir nenhum até 2014. De lá pra cá estamos no quarto PSA em casa (2 Citroen e 2 Peugeot), e posso relatar que a rede deles, apesar de reduzida, tem prestado serviço em qualidade melhor do que eu tive na VW e GM, pra ficar nas últimas marcas que tive relacionamento entre 2005 e 2014.
          Está faltando realmente uma gama atrativa de produtos. E o resto é ter paciência para ir mudando a péssima imagem que foi criada justificadamente pela má atuação até 2010.

          • Cromo

            Primeiro a montadora melhora sua qualidade, mas pra ganhar confiança demora tempo, uma ou mais gerações de carros. A Fiat também tinha uma péssima imagem no início das operações no Brasil, mas melhorou, a PSA pode fazer o mesmo.

  • SUV Crossover Cupê seria a classificação adequada, uma vez que Crossover não é categoria.

    • Ma também não é cupê. Ele é um hatch de quatro portas. Cupê de 4 portas é outra abominação. Cupê necessariamente tem que ter apenas 2 portas. Mas o mundo tá do avesso mesmo. Nem os fabricantes respeitam mais as denominações.

      • Crossover é isto: misto de elementos de outras categorias, num carro de uma determinada categoria.

  • Alaor

    A Citroen deveria tirar de linha o C4 Lounge (que já morreu mesmo) e trazer este carro. Com toda certeza, venderia bem, parece muito interessante.

    • El Gato!

      “…com toda certeza, venderia bem…”

      É ironia, né?

      • Alaor

        Claro que não. É SUV ou parece um, é tudo que o mercado quer. Só ver as vendas do Cactus.

  • Rodrigo

    Eu certamente teria um

    • com toda certeza eu tb seria um futuro comprador…
      Só fico meio pensativo, por causa do porta malas, principalmente que agora terei um carrinho de bebe, para levar pra cima e pra baixo…
      Estava até falando com minha mulher, no proximo carro, levarei o carrinho, coube no porta malas, ele esta na lista de possivel compra.
      No fim, acredito que só o Duster e o Nivus poderão estar na lista final.

  • th!nk.t4nk

    Essa traseira eu preferia nunca ter visto. Vai sangrar os olhos de quem estiver dirigindo atrás.

    • Matafuego

      Não é tão terrível quanto a traseira do C4 Cactus

      • Edson Fernandes

        Que traseira feia daquele carro! horrivel mesmo!

  • Mayck Colares

    Não gostei muito do design, pra mim o Ds4 de 2012 usando a base do c4 hatch da geração passada da um show nesse aí, isso que ele já era Cross e com esse design meio coupé. Claro que em tecnologia não tem o que comparar, Citroen tá sempre banhado em tecnologia, seja pro bem ou pro mal. Infelizmente o novo c3 e esse novo c4 seguindo a mesma escola não caíram muito bem no desenho.

  • Terra

    Que coisa horrível, até o Mobi fica bonito perto disso.

  • Interessante, sem dúvidas. Tem o desenho bem alinhado com o que o consumidor anda procurando. Basta saber se tem viabilidade técnica e financeira para vir para nosso mercado.

  • marc west

    “Na divulgação, a Citroën faz uma interessante retrospectiva dos sucessores do Novo C4 e o Cactus vendido aqui é o último da lista, que lá é também um hatch… Aí vem a questão: Vem?”

    Essa parte do texto está estranha. Ou vcs querem dizer que foi uma lista dos antecessores do Novo C4?

  • Antonio Carneiro

    Acho que primeiro vem o C5 Aircross, depois um substituto do Aircross e, depois , este vem substituir o Cactus. Uns 4 ou 5 anos de diferença. PSA deixa seus seus carros por bastante tempo e depois muda completamente. O foco no momento deve ser o 208 e o 2008.

    • hinotory O

      Design do 2008 novo já está enjoando e nem apareceu aqui ainda.

  • hinotory O

    O problema é que os designs da citroen enjoam muito rápido.

    • leomix leo

      Hyundai é muito pior, enjoa muito mais rápido, hije se vc olhar ummC4 hatch, projeto de 2004, e olhar um hb20 2012, o Hyundai parece mais velho, o citröen envelhece melhor.

  • Fernando Pires

    Carro interessante

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email