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Novo Civic Sport tem bom desempenho e apelo visual

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O Novo Honda Civic 2017 chegou ao mercado nacional com múltiplas propostas e já está caindo nas graças do consumidor. No fechamento de setembro, o sedã médio da marca japonesa elevou as vendas para 2.820 unidades e passou a ocupar a 14ª posição no ranking dos automóveis mais vendidos no mês.

Ele ainda está distante do líder do segmento, o Toyota Corolla, mas parece ter fôlego para ir em busca do arquirrival. Mas antes de chegar no sedã conterrâneo, o Novo Honda Civic 2017 se arma com versões para múltiplas finalidades, entre elas a captação de clientes que estão vindo de segmentos abaixo.

A estratégia da Honda com o Novo Civic 2017 foi ter três frentes de ação, sendo que a primeira é conhecida pelas versões EX e EXL, destinadas a atender quem está migrando da antiga geração – a nona – do Civic para a décima. Em estilo e proposta, se encaixam no perfil de quem já tem ou teve o modelo na garagem

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A Honda também quer pegar quem já está nos sedãs médios e quer mudar de marca. Já o topo de linha do Novo Civic 2017, a versão Touring, tem como função atender aqueles que desejam subir de segmento, oferecendo assim uma opção mais premium com performance correspondente.

Por fim, eis que entra uma opção diferenciada no lineup do Novo Honda Civic 2017, a versão Sport. Custando R$ 87.900 com transmissão manual e R$ 94.900 quando dotada de câmbio CVT, o Novo Civic Sport é a porta de entrada para quem está migrando do City ou Fit para o segmento médio. Também tem a mesma proposta em relação aos clientes de outras marcas. O Sport será responsável por 24% do mix, enquanto o Touring por 28% e os EX e EXL pelos 48% restantes.

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Novo Civic Sport 2017 – Estilo

Para cumprir essa tarefa, o Novo Civic Sport apresenta um belo pacote visual com apelo esportivo, algo bem diferente do visto até então no modelo da Honda e buscando atender os desejos de consumidores mais jovens ou que deseja esportividade no estilo.

O destaque fica para a tonalidade preto brilhante nos detalhes do Novo Civic Sport, que integra o acabamento superior dos faróis e grade (cromados nas demais versões). A nova tonalidade confere ao sedã um olhar agressivo e invocado, que chama bastante atenção. Os faróis duplos apresentam projetor tipo canhão no facho baixo e LEDs diurnos.

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As rodas de liga leve aro 17 polegadas também são pretas e deixam o ambiente do Novo Civic Sport ainda mais “sinistro”. Retrovisores e molduras também são pretos, tendo apenas um friso cromado sobre as janelas para quebrar um pouco o visual escurecido do sedã da Honda.

O visual ainda é completado pelas luzes de posição “americanas” dotadas de lentes claras, bem como as vistosas lanternas traseiras em LED e com formato de bumerangue. São envolventes e bipartidas pela pequena tampa do porta-malas. Por não ter acabamento nos famosos pescoços de ganso, o volume interno do bagageiro é de 525 litros contra 519 das demais versões.

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Se tudo é preto por fora, por dentro não deveria ser diferente. O Novo Civic Sport chama atenção logo de cara pelas colunas e teto em tecido preto, que harmonizam-se com o painel e bancos em tecido, igualmente pretos. O conjunto frontal conta com aplique central em tonalidade cinza e alguns detalhes prateados.

Não há opção de couro e nem pode ser instalado nos concessionários. A Honda não recomenda sua colocação por conta dos airbags laterais. O tecido preto também recobre o túnel central elevado entre os bancos dianteiros e as portas. O banco traseiro tem apoio de braço central e três apoios de cabeça.

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Novo Civic Sport 2017 – Conteúdo

O Novo Civic Sport oferece também painel análogo-digital mais simples que o visto em outras opções do Novo Civic, tendo velocímetro digital e conta-giros analógico, assim como nível de combustível e temperatura da água. Há também luzes de orientação de consumo (Econ) e computador de bordo.

Bastante completo, o Novo Civic Sport vem com ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida/descida em todas as posições, sistema de som com quatro alto-falantes, conexões bluetooth e USB e comandos no volante, câmera para manobras em ré, entre muitos outros. A versão Sport com transmissão CVT traz paddle shifters para trocas de marcha atrás do volante.

O Novo Civic Sport também oferece airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade (VSA), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (ESS, que pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros.

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Novo Civic Sport 2017 – Impressões ao dirigir

Luís Carlos-Guararema/SP – A Honda deixou de lado o motor 1.8 da geração nove e manteve o 2.0 anterior, que também faz parte do pacote do Novo Civic Sport. O propulsor tem tecnologia i-VTEC 16V SOHC StartFlex com 150/155 cv a 6.300 rpm e 19,3/19,5 kgfm a 4.700/4.800 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Longe da performance e verdadeira esportividade da versão Touring, o Novo Civic Sport tem proposta de bom desempenho e mais apelo visual. Única opção com transmissão manual de seis marchas, a versão de acesso mostra boa dirigibilidade e prazer ao conduzir.

O motor tem boas respostas, especialmente em baixas rotações, conferindo agilidade no trânsito urbano e também em estrada, especialmente sinuosa, onde é necessária sempre melhor resposta do motor. Tanto nas acelerações, quanto nas retomadas, o conjunto do Novo Civic Sport se mostrou bem adequado para a proposta.

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O câmbio com engates curtos, justos e precisos é muito bom e tem relações bem otimizadas para o 2.0. Se fosse o motor 1.5 Turbo do Touring, o casamento com a transmissão faria verdadeiramente jus ao nome Sport. A alavanca é pequena e elevada, por conta do console alto.

Durante a condução, notamos que o ideal no Novo Civic Sport é usar mais o pulso para as mudanças de marcha, já que o braço fica bem mais apoiado sobre o revestimento de tecido do túnel entre os bancos. A posição de dirigir deixa o condutor em uma posição relaxada e até esportiva, se fizer os ajustes necessários no assento e direção.

Elogiado desde as versões EXL e Touring, já testadas em evento pelo NA, o bom handling do Novo Civic 2017 se repetiu nesta versão Sport, permitindo contornar curvas com excelente estabilidade e controle dinâmico, não deixando a traseira escapar e mantendo-se bem neutro de forma geral.

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O ajuste de direção, suspensão e freios (tecnologia AHA que permite aplicação de frenagem nas rodas internas), o Novo Civic Sport comporta-se muito bem, inclusive em termos de ruído e filtragem de vibrações oriundas do asfalto ou de pisos com outros tipos de pavimentos. Os coxins dos subframes dianteiro e traseiro são hidráulicos, por exemplo.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.500 rpm, o que se traduz e conforto a bordo, além de economia. Pesando 1.275 kg, o Novo Civic Sport manual faz 10,2 km/litro na cidade e 13,4 km/litro na estrada, quando abastecido com gasolina, de acordo com o Inmetro. Com etanol, os números são de 7,1/9,3 km/litro, respectivamente.

Andamos também no Novo Civic Sport com câmbio CVT, que reproduziu as mesmas condições da experimentação da versão EXL, que também compartilha o motor 2.0 Flex. Esta opção garante mais conforto e consumo melhor na cidade, tanto com gasolina quanto com etanol: 10,6/7,2 km/litro, respectivamente.

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No geral, o Novo Civic Sport com transmissão manual agradou pela boa dirigibilidade, além de oferecer muito conforto e espaço a bordo, especialmente para quem vai atrás. Uma pena não ter multimídia, assim como acabamento em couro preto. Já a versão CVT foca mais no conforto, apresentando igualmente um bom resultado.

O conjunto tem bom nível de equipamentos e, acima de tudo, tem um belo visual na pintura Preto Cristal (perolizada). A Honda ainda oferece as cores Branco Estelar (perolizada), Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum (metálica).

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Honda Civic – História

Próximo de alcançar 20 milhões de unidades vendidas, o Honda Civic chega à décima geração. O sedã médio da marca japonesa surgiu em 11 de julho de 1972, tendo como destaque a carroceria hatchback, que quatro anos depois, teriam uma variante alongada e batizada de Accord, dando assim origem a outro best seller da marca.

De lá para cá, o Honda Civic ganhou gerações em 1979, 1983 (que chegou a ser especulada para o Brasil ainda na era de regime fechado), 1987, 1991 (geração que fez sucesso por aqui e chegou importada), 1995 (geração que passou a ser fabricada no Brasil), 2000, 2005 (geração do famoso New Civic), 2011 e 2015, a atual décima geração.

Novo Civic Sport 2017 Manual – Ficha Técnica

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha Flex
Cilindrada – 1997 cm³
Potência – 150/155 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 19,3/19,5 kgfm a 4.700/4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de seis marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,9 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 190 km/h (etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.500 rpm
Consumo urbano – 7,1 km/litro (etanol) – 10,2 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 9,3 km/litro (etanol) – 13,4 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.637 mm
Largura – 2.076 mm (com retrovisores)
Altura – 1.433 mm
Entre eixos – 2.700 mm
Peso em ordem de marcha – 1.275 kg
Tanque – 56 litros
Porta-malas – 525 litros
Preço: R$ 87.900

Novo Civic Sport 2017 – Galeria de fotos:







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