Híbridos Hatches Japão Lançamentos Peruas Sedãs Toyota

Novo Corolla 2020 no Japão continua como sedã e perua compactos

Novo Corolla 2020 no Japão continua como sedã e perua compactos

O Corolla Axio sempre foi uma variante muito estranha do best seller da Toyota, já que ele era menor que o modelo global e só era vendido no Japão. Bom, isso continua, assim como o tamanho pequeno. Na linha 2020, esse produto adotou o mesmo estilo do Corolla americano, o Sporty.


Pelo menos na versão hatch, o Corolla Sport japonês é igual ao vendido na Europa, sendo um modelo médio de fato e que serviu de carro de teste do Novo Corolla brasileiro, sendo flagrado diversas vezes no país. No entanto, as variantes sedã e perua (Touring) são carros diferentes, apesar da aparência.

Novo Corolla 2020 no Japão continua como sedã e perua compactos

Seguindo a história do Axio, os Novos Corolla Sedan e Fielder são carros que podemos considerar como compactos aqui no Brasil, já que ambos medem 4,495 m de comprimento, 1,745 m de largura, 1,435 m (1,460 m na Touring) de altura e 2,640 m de entre eixos. Na prática, ele tem o porte do VW Virtus, por exemplo.


O Novo Corolla 2020 japonês não usa mais do sobrenome Axio e nem Fielder, que era dado para a perua, que não tinha nada a ver com a familiar feita por um tempo no Brasil. Mesmo com o porte menor, o visual quase idêntico ao do Corolla global, deixa o irmão menor parece maior do que realmente é.

Novo Corolla 2020 no Japão continua como sedã e perua compactos

Feito sobre a plataforma TNGA (GA-C), o Novo Corolla para o Japão ganhou também suspensão traseira multilink como o nosso. O interior é uma reprodução do modelo feito em Indaiatuba, mas com freio de estacionamento eletrônico. Esse modelo nipônico tem motorização 1.2 Dual VVT-i Turbo de 116 cavalos e 18,8 kgfm.

Nesta versão, o Corolla 2020 tem câmbio “Super CVT” (Direct Shift aqui) com 10 marchas, sendo uma por engrenagem e as demais simuladas em correias e polias. A versão manual é a iMT, que é uma caixa com gerenciamento eletrônico nas trocas de marchas.

Novo Corolla 2020 no Japão continua como sedã e perua compactos

Acima dele, existe o velho 1.8 Dual VVT-i de 140 cavalos e 17,3 kgfm, que foi usado no Corolla nacional até geração anterior. Nesse, o CVT é o antigo também. Por fim, o Corolla Hybrid tem o motor 1.8 Atkinson de 98 cavalos, mas o elétrico tem 53 cavalos ante 72 cavalos do global. Esta versão tem opção AWD, chamada E-Four.

Toyota Corolla, Corolla Touring e Corolla Sport 2020 – Galeria de fotos

 

 

 

Novo Corolla 2020 no Japão continua como sedã e perua compactos
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Henrique12

    Corolla no Japão com calotas? Não tá fácil pra ninguém…

    • Tosca16

      Calotas tem no mundo inteiro, a questão é ser equipado com itens de conforto e segurança. E neste modelo e outros mais que são baratos no mundo inteiro, exceto aqui, faz muito sentido calotas…

      • Piston head

        Brasileiro assusta com carros que ele mesmo julga como de ”elite” usando calotas em mercados mais maduros, mas não assusta que os carros de seu país tem apenas 2 airbags e mesmo assim só pq virou lei. O que ele vai dizer quando ver Fusion e Malibu com calotas, então…

        • Henrique12

          O que eu vou dizer? Que é uma economia porca! Se com rodas de liga leve esse carros já são baratos.

        • 4lex5andro

          POis é. O brasileiro médio pensa pouco e, por isso, pouco entende de carros.

          Modelos vendidos aqui como médios de luxo, pelo dobro do preço e entregando pouca segurança, não passam de compactos baratos, mas seguros, em países desenvolvidos.

      • carnero

        Excelente observação

    • Edinaldo_Tapica

      Pior foi nem isso. Economizaram até na logo (colocando a da Dacia KKKKKKKK)

      • Osni Duarte

        Nossa… que engraçado… estou sem ar…

        • Edinaldo_Tapica

          Você é bem amargo né? Deve ser bem ruim viver assim…

      • Pedro V.

        Sanderolla :P

    • Dod

      Na Europa, na própria Alemanha, os modelos de entrada da Mercedes, Audi e BMW possuem versões com calotas até hoje; nos Estados Unidos os nossos sedãs médios (Corolla, Civic, Sentra, Jetta, …) são compactos e a maioria também possuem versões com calotas, então não é de se espantar que no Japão isso ocorra também. Aqui mesmo o Corolla GLi tinha calotas de encaixe na versão de entrada direcionada aos PCD até bem pouco tempo.

    • th!nk.t4nk

      Corolla é carro popular nos países desenvolvidos. No Brasil é que vira “carro de luxo”. Idem pra modelos como Mini, Smart, Jetta, Civic, etc. A pizzaria do meu bairro faz entregas com Série 1 pra você ter ideia. No inverno deixam com calotas, porque nessa faixa de preço não vale a pena ter 2 conjuntos de rodas (metem uma de ferro + calota). Esse Corolla aí então nem se fala, é popularzão total fora do Brasil.

      • Herick Miyato

        é brasileiro se achando que a pizzaria do bairro tem uma série 1, mas tem um trabalho zuado aí do que adianta

  • Aí vemos que a Toyota perde de ser líder. Lançaria o Corolla Axio no Brasil, abaixo do Corolla, e eliminaria o Yaris e o Etios. Certamente iria liderar entre os sedãs compactos também.

    • Aristênio Catanduva

      no Brasil esse carro seria vendido de R$80K-R$100K nunca seria o mais vendido

      • pedro rt

        se fosse vendido aki custaria o msm q seus concorrentes, ou seja na casa dos 50mil ate os 80mil

        • Aristênio Catanduva

          o carro usa a mesma plataforma do nosso Corolla, só pelo painel da para ver que alguns detalhes superam o nosso Corolla GLI por larga margem

          • Jean Caunetto

            observei mesma coisa, so pelo painel ja superou aquele painel porco de sandero do nosso corolla de entrada.

        • Aristênio Catanduva

          custaria no minimo mais que Polo/Virtus 1.0 Turbo

    • Josimar Genm Tavares

      Vamos combinar que essa dupla yaris e etios é bem feinha. E agora com a chegada dos novos Onix e HB20 vão cair no ostracismo, e olha que Yaris têm versões mais caras que as opções turbo deles. Uma solução seria trazer esse 1.2 turbo e colocar o powertain hybrid do Corolla, num Yaris New Genration, porque ir contra a tendência, é perder dinheiro.

      • pedro rt

        acho q esse duplinha feia da toyota vai sair de linha nos proximos 2 ou 3 anos e quem vai ficar no lugar sera um SUV baseado na plataforma deles q chega em 2021 e talvez tenha tmb um novo hatch e sedan pra substituir eles q nunca venderam bem e vao vir numa faixa mais ampla de preços entre os 60mil e os 100mil

    • cobaiao

      Sem dúvida, um corolla com esse porte e a possibilidade de ser recheado de equipamentos e versão híbrido mataria a pau. Porém imagino que virar uma montadora líder em volume não quer dizer lucratividade, nesse caso, muito mais jogo para Toyota vender Corolla com tag de carro de luxo para consumidor que paga por isso, mesmo em menor volume do que tentar ganhar em escala de produção.

  • Joao Victor

    O etios do Japão

    • Herick Miyato

      na verdade é o toyota Aqua

  • Rodrigo

    Desculpe, posso estar enganado, mas… pelo que estou vendo nas fotos, esse Corolla (o sedan, claro) tem o mesmo tamanho do brasileiro. Portas, área envidraçada… tudo igual. Onde ele é menor?

    • Sedici

      Também tive essa impressão.

    • Josimar Genm Tavares

      Caraca, deu as medidas do carro, e está em dúvida? Só comparar com a versão nacional.

    • Herick Miyato

      é menor já vi um de perto

    • Zé Mundico

      É bem menor sim, basta comparar as medidas. Comparar por foto sempre tem o problema da escala usada.

    • pedro rt

      e so impressao, ele e menor q o brasileiro, e do tamanho de um virtus, cobalt ou versa

    • Leandro

      Desde a geração conhecida aqui como “Brad” o Corolla vendido no Japão é menor e com design diferente. Desta vez apenas as dimensões são menores mas o design é mais “global”.

  • Josimar Genm Tavares

    Com esse 1.2 turbo no Yaris, ai sim ele estaria equiparável a brigar com o trio turbo HB20, Polo e Onix. Agora ele é só um aspirado, mais caro, menos tecnológico (tem versões até sem central multimidia) e andando bem menos. E seu sedan que ao contrário de Virtus ( que é considera do mini Jetta) e Onix Plus (que foi considerado um mini Cruze), o Yaris três volumes não foi comparado a um possível mini Corolla, da geração anterior, e isso é bem estranho. ACORDA TOYOTA.

  • ㅤ ㅤ ㅤ ㅤ Tэщㅤ ㅤ ㅤ ㅤ

    Corolla nunca foi e nunca será um sedan médio, ok

  • ㅤ ㅤ ㅤ ㅤ Tэщㅤ ㅤ ㅤ ㅤ

    Corolla nunca foi e nunca será um sedan médio 😊

    • th!nk.t4nk

      Mesmo o brasileiro, que é esticado, ainda é um dos sedãs compactos mais curtos do mercado. Pra virar médio teria de crescer 30 cm pelo menos e ficar bem mais largo.

      • ㅤ ㅤ ㅤ ㅤ Tэщㅤ ㅤ ㅤ ㅤ

        verdade. pra chegar no Camry e no Accord falta feijão demais pra esses carros kk

    • Piston head

      Hoje aprendemos que o Corolla tem praticamente a mesma largura e comprimento que os seus concorrentes, mas mesmo assim ele não é médio.

      • ㅤ ㅤ ㅤ ㅤ Tэщㅤ ㅤ ㅤ ㅤ

        todos os concorrentes do Corolla são compactos 👍

        • Piston head

          Não faz sentido comparar com US size class, definitivamente não se aplica a nós.
          Nossa segmentação assemelha-se a européia.

          • th!nk.t4nk

            Mas na Europa o Corolla também é chamado de compacto (assim como Civic, Golf, etc).

            • Aristênio Catanduva

              o problema é que os Sedans estão muito maiores, e aqui no Brasil os japoneses entraram concorrendo contra o ultimo sedan médio br o Chevrolet Vectra

  • Herick Miyato

    Esses aí são raríssimos lá… O que mais vendem da toyota são o Prius, Aqua, Crown e Alphard… Esse último tem muitos na rua

  • Todos com traseira feia.

    • pedro rt

      bonito e o etios e o yaris seguindo sua opniao ne…

  • pedro rt

    seria perfeito se vissemos esse corolla no BR no lugar dos feios e tristes ETIOS/YARIS, gostei desse corolla com tamanho de virtus

  • Luis Burro

    Aham bem compacto, minicarro inclusive!

  • Luis Burro

    Mas o modelo de tamanho original tbm é vendido por lá???
    Pq se for a Toyota ñ pode contar este tbm na conta final nas vendas do Corolla,é de outro segmento e fosse assim seria só as montadoras usar o msmo nome pra todos os modelos!

    • th!nk.t4nk

      Que eu saiba só tem a versao mais curta. Os japoneses preferem hatches e kei-cars. É cultural (famílias pequenas, impostos altos, etc). Pra eles um sedã com jeito popular esticado não faria muito sentido, só teria custos e pouco benefício.

  • driguetto

    A perua ficou feia

  • leomix leo

    Só eu acho que esse retrovisor não casa direito com o design só carro? Já olhei ao vivo e fico agoniado.

  • Luiz Felipe S. Silva

    Não sei se poderia ser considerado compacto.
    Na verdade a Toyota só aplicou o entre eixos do Hatchback ao sedan e a perua. Mas se o Hatch europeu e americano é considerado médio, porque o Corolla sedan japonês não?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email