Honda Sedãs Toyota

Novo Corolla nem ameaça as vendas do Civic

toyota-novo-corolla-2008-1 Novo Corolla nem ameaça as vendas do Civic







Nos últimos três anos, a briga entre Corolla e Civic nas vendas, dentro do segmento dos sedãs médios, tem sido ferrenha. E esta briga mostra uma informação que todos meio que já imaginavam: que o consumidor troca de marca quando o carro fica velho e volta a comprar o modelo antigo quando ele é renovado. É nisso que a Toyota aposta quando prevê a retomada da liderança com o Corolla agora que foi reestilizado. Mas esta tarefa tem se mostrado um tanto ingrata, pois o Civic continua firme na ponta das vendas, sem se importar muito com o Corolla.

E olha que o Civic já está com este visual atual a um bom tempo no mercado. Nem mesmo um Corolla novinho em folha o incomoda. Vejamos as vendas dos últimos anos. Em 2005, o Corolla vendeu 36.121 unidades, enquanto o Civic ficou com apenas 20.683. Pois naquela época o Civic estava bem cansado, com seu visual não tão moderno. No ano seguinte a diferença diminuiu, mas o Corolla se manteve à frente (seis mil unidades a mais) mesmo com a chegada do Civic novo, lançado em junho. Já em 2007 o Corolla não resistiu, vendendo apenas 34.000 unidades, em um ano que o mercado como um todo cresceu bastante.

toyota-novo-corolla-2008-2 Novo Corolla nem ameaça as vendas do Civic

Esperava-se que o Toyota Corolla 2009 recuperasse o primeiro lugar nas vendas do segmento, pegando de volta a posição do Civic, mas nada de isso acontecer. O Novo Corolla foi lançado no final de março, e as vendas em abril, primeiro mês do novo modelo, nem chegaram perto do Civic. Em abril foram 3.724 unidades e em maio 3.867, mas os números estão longe de preocupar a Honda, vendendo 5.824 e 5.305 Civic.

A Agência Auto Informe mencionou em sua matéria que o preço do Novo Corolla pode estar sendo um problema. Pois, embora a versão básica seja mais barata que a do Civic, o Corolla XLi é mais caro do que a maioria dos sedãs médios: além do Civic, ganha apenas do C4 Pallas.

[Fonte: Agência Auto Informe]



  • IGAUM

    O corola novo ficou legal…manteve-se atualizado…mas o brasileiro ADORA BELEZA….em detrimento de outras coisas…. por exemplo…prefere rodas esportivas do q um abs, ou air bag…..por isso o CIVIC vende tanto…com o estipo nave espacial dele.

  • rafaelphanton

    Nem é preciso dizer que o que mantém o Civic na frente é o belíssimo visual que ele tem.O carro é lindo.
    Tem pessoas que não gostam mas, a maioria tem o mesmo pensamento: O Civic é o carro do momento.

    Quanto ao Corolla, ninguém pode negar que se não for superior, é tão bom quanto o Civic em confiabilidade.

    De qualquer forma, pelo que custa, a Toyota com o Corolla está buscando é grande margem de lucro e, não apenas ser a lider em vendas.
    Internamente eu prefiro o Corolla mas, no conjunto, fico com o Civic.

  • rafaelphanton

    o Civic é o baixa-calcinhas rss, onde passa as meninas derretem.
    Pode ver que quem tem é maioria de beleza duvidosa e as gatas ao lado, maravilhosas.

  • mmauro

    Esse fato é bastante discutido internamente na Toyota, pois eles esperavam que o mercado fosse receber melhor o novo carro.
    Alguns podem dizer “existe fila de espera”, mas isso não justifica, pois a fábrica tem capacidade para produzir muitos mais carros do que fazem hoje e só não o fazem pq notaram que o mercado não foi receptivo ao novo modelo.
    Uma coisa é certa, o visual do Civic ainda chama atenção e em compensação o Corolla é mais equipado, mas brasileiro se preocupa demais com status e hoje um carro com design mais arrojado se dá bem com isso.
    Além disso, muitos compradores de Civic eram ex-compradores de hatches médios (de 30 a 35 anos) e esse tipo de público não compra um carro com design conservador como o Corolla.

    Talvez se eles tivessem colocado a grade do Corolla americano, o carro teria ficado com cara de menos “tiozão”.

  • pedro faleiro

    Embora os dois são veículos muito confiáveis, PARA MIM, o novo corolla veio aumentar a cara de TIOZÃO do modelo, pois não inovou em nada em termos de design. Já o civic ainda não tem um concorrente a altura, com as mesmas linhas OUSADAS.

  • Foca

    O consumidor brasileiro compra carro pela beleza, isso é fato. Quando o cojunto também ajuda oferecendo qualidade interna, conforto e mecânica altamente confiável, fica difícil competir contra, porém as linhas inovadoras do Civic já começam a dar um certo ar de cansaço. Será que o consumir já esta assimilando as mudanças rápidas? Não podemos deixar de comentar que as pessoas que gostam de carros com as qualidades acima com um toque de classe, compram modelos como o Toyota e nesse ponto a Toyota deve estar trazendo pra si compradores do Vectra, do Fusion e olha que não são só os “tiozãos” que gostam de carros assim. Eu apostaria que a Toyota irá dimninuir e muito essa diferença de vendas com relação a Honda!

  • griosss

    [Comentario #89460 sera citado aqui]

    Nossa viajou feio em amigão..
    Me fala algum item que o corolla tem q o civic nao tenha…

    Civic melhor em quase todos os sentidos, alem de ser bem mais bonito..

    • Thiago

      Beleza nao eh tudo! O civic eh mais beberrao que o corolla. Em termos de conforto, o corolla eh mais confortavel que o civic!!! Eu tenho os dois e prefiro o corolla

  • lauro 2008

    [Comentario #89465 sera citado aqui]

    *** Falou tudo!!!! Inclusive sobre mim mesmo. Tenho 34 anos e meu carro anterior era um GOLF 2.0 ano 2004. Andei no Honda Civic em 2006, e desde então planejei a compra. Gostei do carro tanto na beleza (design) como na estrada, tem boa pegada, estabilidade e dirigibilidade como um todo. Os equipamentos que o carro tem me atendem, acho que poderia ter apenas mais itens de segurança, o deve ser corrigido na linha 2009. Fora isto vamos a vendas do New Civic pelo mundo:

    2007:

    10º (décimo) ano seguido como carro mais vendido no Canadá

    6º (sexto) veiculo mais vendido nos EUA em 2007

    *** Recorde na EUROPA ( A popularidade do Civic, o principal modelo da Honda na Europa, foi a chave para este sucesso, com as vendas na região a crescerem 41,7% para 160.062 carros durante 2007 )

    Líder no segmento no Brasil

    2008:

    Continuidade da liderança do Brasil

    Em MAIO de 2008 foi o carro MAIS vendido dos EUA, tirando a FORD F-150 de seu trono após mais de 17 anos.

  • Metralha

    Se ameaça, eu não sei!
    Mas o que vejo é o Corolla aumentar as vendas, mês após mês, independente do índice de crescimento do mercado.
    Dentro de pouco tempo vamos assistir uma disputa acirrada na casa de 4 ou 5 mil unidades mensais.

  • IGAUM

    [Comentario #89472 sera citado aqui]

    AMIGO ESTÁ COM PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO!!!

    Não disse que o civic não tem equipamentos, pois os tem. Disse que o padrao do brasileiro é comprar carro pela beleza…. por exemplo…compra um palio com rodas, mas nao com air bag.

    Agora…já q vc levantou a lebre…. o corolla tem computador de bordo e vidros um toque para todos os passageiros…E O CIVIC NAO TEM!!! O q é um defeito grava nem carro dessa categoria..

    Viu? vc podia ter ficado kéto…

  • Fernando

    Acho que duas mudanças tornariam a versão básica XLI bem mais interessante:
    – Freios ABS com EBD
    – Rodas de Liga Leve (nem que for Aro 15”)
    Pagar mais de 60mil em um carro sem ABS e com Calotas, não dá !
    Quanto aso outras versões, acho que está bem posicionado. :wha:

  • brunojefferson

    [Comentario #89462 sera citado aqui]

    hehe disse tudo.

  • luky

    [Comentario #89481 sera citado aqui]

    Eu ia citar exatamente esses dois itens que vc escreveu!!!

    – Corolla básico deveria vir com Freios ABS.
    – Corolla básico deveria vir com Rodas de Liga 16″.

    O Civic leva uma vantagem enorme sobre o Corolla no quesito preço, quando comparado os itens que oferece de série na versão básica.

    Pois pra pegar um Corolla com os meus opcionais que o Civic básico, já se vai uma boa diferença de preço.

    Enfim, consumidor dessa categoria de carro exige ABS de série, bem assim design/estética/aparência, e desse modo o Civic básico tem Custo X benefício superior ao do Corolla.

  • D.Lobo

    E dá-lhe Civic :clapp:

    Agora sinceramente, na versão mais equipada a SE-G o Corolla vem com preço estimado de 87 mil reais,fala sperio por esse preço eu pego um Fusion equipadão

  • luky

    [Comentario #89499 sera citado aqui]

    Exatamente…. e ainda dá pra pagar o emplacamento e o seguro por um ano!!!!

  • Vento

    Eu creio que entendo porque o Corolla não agradou tanto, no geral ele mudou pouco, de cara quando olhamos o modelo novo lembramos do antigo, já o Civic, do antigo só leva o nome, totalmente remodelado. No caso do Corolla a mudança maior foi estética, um facelift na frente e trazeira, com novos conjuntos óticos e só! Internamente mudou bem, mas a primeira vista o que vemos é por fora, e como muitos disseram, brasileiro adora design. Pelo preço, ambos deveriam ter mais itens de série, principalmente na área de segurança.

    Abs;

  • Ah, nem deu tempo. Ao vivo é um p carrão. E agora não falta nada. A Toyota nem anda entregando a tempo todos os pedidos. Com tempo os números ficarão mais parecidos. Agora, gosto dos dois. Não sei o que faria se fosse pensar em comprar um dos dois agora :pao:

  • Rodrigo joi

    Não acredito que Toyota imaginou que o corolla tomaria a 1ª posição do Civic, mas o corolla se consolidou ainda mais na segunda posição.
    Carro de tiozão ou não, é um excelente carro, tanto ele como o civic estão muito acima dos padrões de qualidade das demais marcas, produtos de qualidade, modernos e robustos, só falta a toyota trazer opções mais em conta, tipo o Yaris, seria um que estaria de toyota… :D

  • Hodney Souza

    [Comentario #89471 sera citado aqui]

    Aqui em Fortaleza pelo contrário, pessoas que possuem Corolla SEG estão trocando por Fusion SEL por ser tão bom em resistência quanto o Corolla ainda é mais bonito que o Toyota. :owmy:

  • D.Lobo

    [Comentario #89526 sera citado aqui]
    É eu concordo plenemente e no lugar desse t5ipo de comprador eu também faria essa troca,como aliás já escrevi em um post acima

  • Luis.J.R.

    Eu sabia que o corolla iria vender menos que o civic?O brasileiro adorou o design do civic, mais mesmo assim o corolla ficou bonito demais e vai continuar vendendo muito bem.Acho que a gm vai fazer algumas mudanças no vectra, para não perder mais as vendas.É mesmo alguem sabe que motor o vectra vai ganhar`Será o ecotec ou um tal de econoflex???”Alguém sabé”? :??:

  • Alter

    Prefiro o Corolla ao invés do Civic.

    O civic pra mim é o carro do futuro a 10 anos atrás com aqueles faróis puxados.

    o Corolla é mais bem resolvido.

  • R2

    O civic consegue ter um design arrojado para muitos tipos de consumidores. O Corolla fica com impressão de sedan-tiozão. Civic consegue ser carro de boy, esportivo.
    Isso é uma grande diferença…
    Toyota precisa talvez investir mais no interior, painel e tecnologia.
    Mas pra mim a comparação com C4 é descabida… a qualidade da Toyota é mt superior.

  • Kokokil

    [Comentario #89462 sera citado aqui]

    E o Corolla é o baixa-calçona das tiazonas…

  • dmt01

    É muito prematuro fazer uma comparação desse tipo agora. O fato de que as vendas do Corolla não estão decolando agora não significa nada.

    Tem um motivo muito simples, quando é iniciada a produção de um carro ele leva alguns meses até atingir um nível mais alto, vejam o Civic quando tinha lista de espera grande, a Hilux algum tempo atrás ou o Ford Ka agora. O novo Corolla está nessa faze, eles vão precisar de alguns meses até ajustar a linha de montagem e os fornecedores e aumentar a produção para um nível mais alto. Um problema foi que a Toyota só lançou o carro aqui 1 ano depois da Europa e isso sem dúvida prejudicou já que a Honda teve um ano a menos de concorrência para o Civic.

    O Civic é o carro da moda agora e aqui no Brasil as pessoas compram o carro que os outros estão comprando e não necessariamente aquele que tem a melhor a relação custo/benefício. É o efeito Tostines: o Civic vende mais porque é melhor?? ou é melhor porque vende mais??

  • hiz0rd

    Após a mudança do Corolla, somente uma frase resume tudo: “O Corolla mudou e passou a ser mais Corolla, sem querer ser Civic.”

  • Schio

    A Toyota com o lançamento no “novo Corola” com mudanças aquém e preços além do esperado, comporta-se como se não tivesse concorrentes no mercado. :down:

  • renato

    nem acho q a toyota tinha pretensão de passar o civic com esse corola derretido aí. o carro melhorou, mas é carro de nixo. no meu prédio tem uns 4, o dono mais novo tem uns 50 anos.
    entre o civic lxs e o toyota novo (eu tenho 32, nunca compraria um toyota corola), fiquei com o sentra. mais barato, maior, melhor equipado, mais potente, com muito mais torque etc etc etc

  • renato

    e tem mais, o civic entra em nixos de mercado q o corola nem sonha em disputar, tipo, dono de golf, de stilo, tds esses caras pensam num civic, nunca num corola. é outro conceito, na mesma classe.
    os próprios vendedores da toyota tem ciência disso e já vem com aquele discursinho pronto “nós temos nossa clientela, não queremos competir com o civic”. apesar de ser um discursinho derrotista, é de certa forma realista.

  • JohnnyHGT

    É como alguns dizem: “Corolla seria O CARRO… se o Civic não existisse.” :upp:

  • Schio

    [Comentario #89591 sera citado aqui]

    Mas para mim Civic também não; porta-malas de hatc, falta espaço e conforto para um sedã e não é um esportivo. :rolleyes:

  • Gustavo Miranda

    Eu também acredito que o problema do Corolla é posicionamento, com preços acima dos 80 mil ele está enfrentando concorrentes de peso e tentando cativar compradores que nem cogitam levar um Corola.

    A Toyota deveria repensar sua estratégia, posicionar o Corola pouquinho acima do Civic em valores, trocar essa grade cafona, escurecer os faróis e melhorar o visual das lanternas para rejuvenecê-lo, feio ele não é, os faróis com as bordas da lataria ressaltadas deixarm eles parecendo olhinhos com pálpebras, ficou bem jóia, é só deixar ele com um visual mais esportivo, sem lentes âmbar para o pisca, além de ajustar os seus preços, certamente vai aumentar as vendas, será como o Fit, um carrinho premium e honesto, com ótimo custo-benefício para sua categoria. Resumindo, resgatar a essência dos Corollas do passado.

  • tedilee

    Como é essa história de “nem ameaça”, se o carro ja vendeu mais que concorrente no ultimo mes?

    Equanto a honda estava com a bola cheia, achando que estava por cima, a toyta óóóóóó…… CRÉÉUUUU.

  • eduardo

    é muito bunito


Send this to a friend