Dacia Hatches Mercado Montadoras/Fábricas

Novo Dacia Sandero será produzido exclusivamente no Marrocos

Novo Dacia Sandero será produzido exclusivamente no Marrocos

O Novo Dacia Sandero será produzido exclusivamente no Marrocos, de acordo com o site romeno Romania Insider. O motivo da decisão interna da montadora é concentrar em Mioveni, a fabricação de veículos de maior valor agregado.


Isso significa que o Novo Sandero será totalmente feito em Casablanca e Tanger, que possuem plantas de produção da Somaca, joint-venture da Renault-Nissan no país.

O Novo Logan, contudo, continuará a ser fabricado em Mioveni, devido à demanda local, já que é o carro mais vendido da Romênia. Porém, se o Sandero vai para o Marrocos, provavelmente o Stepway o seguirá, deixando a matriz da Dacia com o restante da gama, que inclui ainda o Duster, Dokker e Lodgy.

Além disso, a Dacia deve produzir ali um SUV de sete lugares no próximo ano, sendo um produto que pode chegar ao mercado brasileiro, servindo como uma opção mais barata se comparado a players como o Tiguan Allspace, por exemplo.

Novo Dacia Sandero será produzido exclusivamente no Marrocos

Outro motivo para a transferência é o baixo custo da mão-de-obra marroquina em relação à Romênia, onde o custo já foi mais interessante para a Renault.

No país do Magreb, a Renault tem a liderança no mercado automotivo com 43% das vendas, sendo que a marca líder é a Dacia, com o Sandero sendo o mais vendido. Com níveis de qualidade equiparáveis aos da Europa, o processo produtivo da Somaca pesou também na decisão.

Com isso, será a primeira vez que a Dacia produzirá um modelo seu exclusivamente fora da Romênia. Desde 2004, o Marrocos vem se tornando cada vez mais importante para a Renault, especialmente no caso da Dacia.

Novo Dacia Sandero será produzido exclusivamente no Marrocos

Tendo ali duas fábricas que abastecem também a Europa, apoiada ainda pela operação na Argélia, embora esta vise mais o mercado local.

Por conta dos custos, o Magreb (região norte da África) tem se tornado um local interessante para as montadoras da Europa, que no momento se concentram em atender o crescimento das vendas na região.

[Fonte: Romania Insider]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                  Quem somos

                  O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                  Notícias por email